Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
Gui Leão
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 67 vezes
Curtiram: 262 vezes

Re: Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por Gui Leão » 19 Ago 2012, 13:20

Bugiga escreveu:
MatheusRolimChespirito escreveu:
10. ? [1974]
Sua sinopse consta em uma edição da revista Tele Guía. Estreou no dia 17 de maio de 1974. Não há muitas informações sobre este episódio, já que sua sinopse apenas diz que '' Chapolin ajuda um homem que foi preso a escapar de sua cela ''.
Não se trata do episódio "Para Fugir da Prisão" (perdido atualmente no SBT)?
Bugiga, talvez, a tradução livre que foi feita no primeiro post não tenha sido muito feliz.

Estive analisando melhor a sinopse e me dei conta de que a resposta estava na nossa cara. Além de "A pistola regalada, no le mires agujero", outro episódio de 1974 em que o "Chapolin intervém para salvar da cadeia um inocente" é "La Bella Durmiente era un señor muy feo". O Vermelhinho é invocado, justamente, para evitar que Chimpandolfo fosse preso pela polícia, que o considerava um perigo para a vizinhança. Basta rever o início do episódio.

Esse episódio deve ser exibido, atualmente, no início da temporada para substituir algum perdido mundial, como "Más vale una mujer joven, rica y bonita que una vieja, pobre y fea" ou "Colección de rateros".

RenatoCS
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: El Nacional
Curtiu: 88 vezes
Curtiram: 591 vezes

Mensagem por RenatoCS » 19 Ago 2012, 13:30

Gui Leão escreveu:Esse episódio deve ser exibido, atualmente, no início da temporada para substituir algum perdido mundial, como "Más vale una mujer joven, rica y bonita que una vieja, pobre y fea" ou "Colección de rateros".
Ese episodio está muy bien ubicado a inicios de la temporada, porque la locución la hace Chespirito y él solo hizo locuciones a finales del 73 hasta Enero del 74
Imagem
Imagem

Gyochaves
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 0

Mensagem por Gyochaves » 19 Ago 2012, 15:52

Eu não sei, não, mas essa sinopse ""El Chavo del Ocho" y Kiko le hacen la vida pesada al profesor Jirafales que está perdidamente enamorado de la "Bruja"" parece ser de "A Briga dos Pombinhos", a parte ""El Chavo del Ocho" y Kiko le hacen la vida pesada al profesor Jirafales..." é um indicativo muito forte desse episódio, pois nele o Chaves e o Quico ficam contra o Prof. Jirafales se reconciliar com a dona Florinda enquanto ele não der a bola quadrada para o Quico, mas como o Gui Leão disse que tem outra Tele-Guía com uma sinopse que bate mais com o episódio em questão, fiquei pensando numa antecipação, mas tem a reprise de 02/12/1974 que traz a sinopse quase igual à descrita na Tele-Guía 1.151, porque se houvesse um erro em "Bruja", a Tele-Guía corrigiria na hora de elaborar a sinopse da reprise, creio eu.

E sobre a possibilidade de esse episódio ser uma 1ª versão de "Bilhetes Trocados", baseando-se nessa sinopse e analisando a versão que conhecemos e tbm fazendo uma analise de outros episódios de 1974 que tiveram versões em anos posteriores com a Chiquinha, não vejo indícios de que seja uma 1ª versão desse ep. porque, como já escrevi aqui antes, acho que a primeira versão desse ep. seria algo assim:

"O prof. vai guardar o bilhete e sem querer ele deixa ele cair no pátio. Aí vem o Chaves e encontra o bilhete. Dps o seu Madruga chama o Chaves para fazer-lhe um favor (acho muito estranho ele pedir pra Chiquinha e a chiquinha mandar o Chaves ir na venda, não que ela não tenha feito isso muitas vezes, por ser preguiçosa). Pede para ele ir a venda e dá o bilhete com as compras, só que o Chaves atrapalhado lê o bilhete que ele achou, achando que era o do seu Madruga e começa a rir, e o seu Madruga pergunta do que ele tá rindo e o Chaves diz que é da maneira que o madruga se refere ao dono da venda, dizendo "Meu amor". Aí o seu madruga diz que esse não é o bilhete das compras e o Chaves diz "Como não, se... ah! Não, esse bilhete eu encontrei no pátio". Aí qdo o Chaves sai da casa do seu Madruga ele vê o Quico procurando o bilhete. Aí o Quico pergunta se o Chaves não o encontrou e o Chaves, ao meu ver, estaria com os dois bilhetes, um em cada mão (outra coisa estranha é que a troca tenha acontecido por uma traquinagem da Chiquinha, pra mim, seria mais fácil que acontecesse por um engano do Chaves ou do Quico), e então o Quico tira o bilhete errado da mão do Chaves e xinga ele e o Chaves retribui o xingão e vai até a venda. Dps o prof. Girafales vem e pergunta do bilhete e o Quico diz a ele que o bilhete tava com o Chaves. Aí então acontece toda a confusão. Dps o prof. Girafales lembra do que o Quico disse de que o bilhete tava com o Chaves. E o Chaves volta e diz tudo aquilo pro seu Madruga. Aí o professor, a dona Florinda e o Quico chegam para tirar satisfações, e é aí que acontece algo que me fez acreditar mais na existência de uma versão perdida desse ep.: o prof. diz que ele foi quem escreveu o bilhete e o Chaves diz que vai contar para o dono da venda quem foi que mandou o "recadinho" para ele. Aí a dona Florinda diz para o Chaves esperar e pergunta quem escreveu o bilhete das compras e aí é o CHAVES que diz que foi o seu Madruga, pq acho tbm estranho a dona Florinda perguntar para o Chaves e a Chiquinha se meter dizendo que foi o pai dela (O mesmo ocorre no ep. do "Disco Voador", na versão de 1974, o seu Madruga diz ao Chaves que o seu barriga vai vir e o Chaves diz que ele gosta de perder tempo e que o seu Barriga sempre se dá mal qdo vai lá pq sempre o recebe com uma pancada, mas que é sem querer querendo, mas na versão de 1977 é a Chiquinha que se mete, falando como se tivesse narrando uma história, na 3ª pessoa. Por isso que acredito mais na existência de uma versão perdida desse ep., pode parecer viagem minha, mas acho que seria mais ou menos assim uma suposta 1ª versão de "Bilhetes Trocados"."

Não consigo encaixar a bruxa no contexto dessa história. Se a confusão fosse com a Bruxa, o roteiro do ep. teria que ser muito diferente. Pra quê o seu Madruga iria mandar uma carta para a dona Clotilde e qual seria o conteúdo dela? Eu acho mais fácil a 1ª versão desse ep. ter sido algo parecido com o que eu descrevi porque se fosse uma confusão com a bruxa o roteiro seria muito diferente da versão que conhecemos.
Mas é claro que não posso afirmar nada, são só supositórios de minha parte, hehehe. :)

Gol D Roger
Membro
Membro
Curtiu: 111 vezes
Curtiram: 178 vezes

Mensagem por Gol D Roger » 19 Ago 2012, 15:57

Gui Leão escreveu:
Bugiga escreveu:
10. ? [1974]
Sua sinopse consta em uma edição da revista Tele Guía. Estreou no dia 17 de maio de 1974. Não há muitas informações sobre este episódio, já que sua sinopse apenas diz que '' Chapolin ajuda um homem que foi preso a escapar de sua cela ''.
Bugiga, talvez, a tradução livre que foi feita no primeiro post não tenha sido muito feliz.

Estive analisando melhor a sinopse e me dei conta de que a resposta estava na nossa cara. Além de "A pistola regalada, no le mires agujero", outro episódio de 1974 em que o "Chapolin intervém para salvar da cadeia um inocente" é "La Bella Durmiente era un señor muy feo". O Vermelhinho é invocado, justamente, para evitar que Chimpandolfo fosse preso pela polícia, que o considerava um perigo para a vizinhança. Basta rever o início do episódio.

Esse episódio deve ser exibido, atualmente, no início da temporada para substituir algum perdido mundial, como "Más vale una mujer joven, rica y bonita que una vieja, pobre y fea" ou "Colección de rateros".
Eu não acho, Gui. Pra mim esse episódio cabe perfeitamente no início da temporada, e ainda deve ter uma primeira parte mundialmente perdida.
Sempre questione todas as regras que te impõem. Seja livre para fazer o que você quiser!

Chad'
Membro
Membro
Time de Futebol: Portuguesa
Curtiram: 270 vezes

Mensagem por Chad' » 19 Ago 2012, 16:03

Gui Leão escreveu:
Bugiga escreveu:
10. ? [1974]

Eu não acho, Gui. Pra mim esse episódio cabe perfeitamente no início da temporada, e ainda deve ter uma primeira parte mundialmente perdida.
Mas não tinha aquela história de que as três versões do ep. tiveram sua primeira parte cortada?
Títulos e posições de destaque:
1º em A Fazenda do Fórum Chaves 4 :campeao:
1º no Foot Betting 2015 :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - dezembro/2015 :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - setembro/2016 :campeao:
1º no Torneio GUF 19 - Série A :campeao:
1º em A Fazenda do Fórum Chaves Segunda Chance :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - junho/2019 :campeao:
2º na eleição de usuário do mês - agosto/2012 :vice:
2º na eleição de usuário do mês - outubro/2013
2º no XIV Concurso de Piadas
2º no Trivia Fórum Chaves 3
2º na A Casa do Chavesmaníacos 14
2º no Foot Betting 2017
3º na eleição de usuário do mês - setembro/2013 :terceiro:
3º no Torneio GUF Série B 14
3º na eleição de usuário do mês - outubro/2015
3º no Torneio GUF Série A 18
3º na eleição de usuário do mês - janeiro/2016
3º na eleição de usuário de 2016
3º na eleição de usuário do mês - novembro/2017
3º na eleição de usuário do mês - março/2019
3º no Bolão do Brasileirão 2019
4º na III A Fazenda do Fórum Chaves Imagem
4º na eleição de usuário do mês - abril/2015
4º na eleição de usuário do mês - novembro/2015
4º no Bolão da Copa América 2019
4º na eleição de usuário do mês - setembro/2019

Gol D Roger
Membro
Membro
Curtiram: 178 vezes

Mensagem por Gol D Roger » 19 Ago 2012, 16:10

A versão de 1976 e do programa '' Chespirito ''. ;)

A de 1974 ainda está em discussão se realmente existe uma parte 1 mundialmente perdida.
Sempre questione todas as regras que te impõem. Seja livre para fazer o que você quiser!

Gui Leão
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 67 vezes
Curtiram: 262 vezes

Mensagem por Gui Leão » 19 Ago 2012, 18:37

Gui Leão escreveu:
Bugiga escreveu:
10. ? [1974]

O episódio exibido em 17 de maio de 1974 pode até ser uma excepcionalíssima reprise do episódio exibido no início do ano. No entanto, me parece que é a ele, sim, que a sinopse se refere. Dei uma olhada na sinopse da versão de 1976, e ela também chama a atenção para o fato de a polícia perseguir Chimpandolfo.

Em relação à comprovação da existência de uma primeira parte perdida, não devemos ficar esperançosos. A Tele-Guía nos fez o "favor" de repetir tanto a sinopse de "Os marcianos" quanto a de "Buffalo Bill".

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 163 vezes
Curtiram: 391 vezes

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 20 Ago 2012, 00:49

Gui Leão escreveu: O episódio exibido em 17 de maio de 1974 pode até ser uma excepcionalíssima reprise do episódio exibido no início do ano. No entanto, me parece que é a ele, sim, que a sinopse se refere. Dei uma olhada na sinopse da versão de 1976, e ela também chama a atenção para o fato de a polícia perseguir Chimpandolfo.

Em relação à comprovação da existência de uma primeira parte perdida, não devemos ficar esperançosos. A Tele-Guía nos fez o "favor" de repetir tanto a sinopse de "Os marcianos" quanto a de "Buffalo Bill".
Gui, penso que a 1a. parte de A Bela Adormecida Era um Senhor Muito Feio (1974) é devidamente comprovada por dois detalhes do roteiro:

1) "Sí. sí, me recuerdo ahora": É o que Chapolin responde quando Natasha, no início do episódio, pergunta se o herói não se lembra do cavernícola que esteve adormecido por 20 mil anos. Até então, em nenhum momento, Chapolin é informado da existência desse ser. Isso só pode ter acontecido na primeira parte da saga.

2) Personagem de Carlos Villagrán: Aparece em cena sem qualquer apresentação, no meio do episódio, e entra como quem já esteve com o Chapolin antes. Sem uma primeira parte, este seria um buraco que não condiz com a genialidade dos roteiros de Chespirito, ainda mais em 1974.

Como é a primeira saga da série Chapolin, talvez ainda não houvesse a idéia de criar uma chamada estilo "no capítulo anterior"...

E não acredito que a sinopse sobre "ajudar a alguém que foi preso injustamente" se refira a esse episódio. Sei que as sinopses muitas vezes são imprecisas, mas Chimpandolfo não chegou a ser preso. A não ser que o cientista ou o ajudante tenha sido preso na 1a. parte, o que não creio.

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2171 vezes
Curtiram: 4731 vezes

Mensagem por Barbano » 20 Ago 2012, 09:07

Esses resumos pelo que eu sei só surgiram a partir de 1976, com a saga Ser pintor é uma questão de talento / pintando o sete.

E são poucos os episódios que tem tal resumo. No caso de Chaves tem isso em Pintando o sete, O jogo de ping pong, A sociedade parte 2, As paredes de gesso, Pai por algumas horas, O sapateiro prodigioso, A proposta e Um astro cai na vila. Não lembro se tem em alguma outra saga...

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 20 Ago 2012, 20:59

Fabão escreveu:Esses resumos pelo que eu sei só surgiram a partir de 1976, com a saga Ser pintor é uma questão de talento / pintando o sete.

E são poucos os episódios que tem tal resumo. No caso de Chaves tem isso em Pintando o sete, O jogo de ping pong, A sociedade parte 2, As paredes de gesso, Pai por algumas horas, O sapateiro prodigioso, A proposta e Um astro cai na vila. Não lembro se tem em alguma outra saga...
Pois é. Vamos tomar como exemplo a saga "A Festa à Fantasia", do mesmo ano de "Chimpandolfo" (1974):

Na primeira parte, o narrador apenas anuncia o título do episódio, sem avisar que teria duas partes.

Na segunda parte, o narrador anuncia que esta é a "segunda e última parte do episódio". Não é mostrado nenhum resumo do capítulo anterior.

Mesmo quem não assistiu a primeira parte consegue entender perfeitamente a história: graças ao inteligente roteiro, Dr. Chapatin entra em cena e é informado da trama logo no começo do episódio.

Ou seja: foi mais fácil esconder essa primeira parte da versão de 1974 do que as de 1976 e 1982. Se a narração do título de "Chimpandolfo" (1974) seguiu o mesmo padrão de "A Festa à Fantasia" (1974), bastou trocar a narração da "segunda e última parte" pela da primeira, que não menciona tratar-se de uma saga.

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 26 Ago 2012, 09:54

Fabão escreveu: Na abertura do Tripas de cera, para apresentar o Horácio, mostram uma cena do episódio Nós e os fantasmas. Se fosse da temporada de 78 dificilmente pegariam uma imagem de um episódio exibido há cerca de 3 meses, né? :ponder:

Mas pode ser que não tenha nada a ver também.
Fabão, acho que essa hipótese não tem a ver mesmo.

Em "Tripas de Cera", Horácio Gómez só aparece na última cena, e se ela fosse ao ar na introdução, estragaria a surpresa.

Por isso, resolveram utilizar uma cena do último episódio em que Horácio havia aparecido. E era realmente "Nós e os Fantasmas" de 1977, exibido entre "Hospedaria Sem Estrelas" e "Fotografando o Casamento". Este último não traz Horácio no elenco, e fecha a temporada de 1977 na ordem atual da Televisa.

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro

Re: Episódios perdidos mundiais de Chaves e Chapolin

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 30 Ago 2012, 12:45

Seu Moncho escreveu:Nunca tinha visto o episódio "O caso dos homens idênticos". Acabei de assistir no Youtube e, pela versão de 1974, parece ser um remake, já que a primeira parte do episódio não tem tanto a ver com a segunda. Os últimos 10 minutos, em que há de fato a confusão entre o Racha Cuca e o tio de Florinda, seriam perfeitamente um quadro independente do programa Chespirito.

Mas é chute meu...quem sabe qualquer dia, em uma Tele-Guia da vida, descubram uma versão de 1971/1972...
Seu Moncho, na verdade, existe um esquete do Chapolin de 1980 que é só a primeira parte, onde tentam entrar na casa sem a chave.

E assistindo ao vídeo, é nítido que faz MUITO mais sentido esse esquete separado. É um indício de que houve uma adaptação para encaixar em "O Caso dos Homens Idênticos" (1974) e completar o tempo.

Muitos detalhes haviam sido distorcidos, como o vizinho, o carregador de malas, e onde estava a chave.

Acredito que até 1974 eram dois esquetes separados. Só nos resta imaginar como foi em 1976...

Quase Seca
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 350 vezes
Curtiram: 1427 vezes

Mensagem por Quase Seca » 30 Ago 2012, 15:13

O mais óbvio é que essa sketch regravada em 1980 é original de 70/71/72 e foi reaproveitada nesse episódio pra completar tempo mesmo. Em 1976 sem dúvidas devem ter feito o mesmo, pois não faria sentido desmembrar um episódio que já cumpre 20 minutos pra colocar um menor com uma sketch(algo parecido acontece em "O patrão é quem manda", mas mesmo com todas as cenas cortadas ele continua como episódio solo, pois o original tinha quase 30 minutos sem intervalos). Resumindo, a versão de 1976 deve ser idêntica à de 1974.

Ps: Também estranhei pra caramba esse episódio quando vi pela primeira vez. A parte do vizinho é muuuuuiiiito avulsa na história.
Imagem

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 31 Ago 2012, 13:18

Algumas considerações sobre as datas presentes no site ACC:

1) DESPUÉS DEL CHAPULÍN AHOGADO TAPEN EL POZO
Chapulín Colorado Cap 65 y 66 5 y 12 de Octubre 1974

Ao que parece, a informação para o site ACC foi buscada em uma etiqueta de fita, semelhante àquela do SBT:

Imagem

Neste caso do "Poço do Racha Cuca", o dado correto seria somente "Cap 65, 5 de Octubre", mas devem ter esquecido de apagar o resto.

2) DONDE ESTÁ EL DONDE, PERDÓN, EL DUENDE
Chapulín Colorado Cap 226 31 Enero 1979

Por esta data e pela numeração, percebe-se que a fita do SBT adotava uma numeração antiga! Uma numeração maior que a atual. Basta seguir o calendário de 1979 e ver que é impossível que os episódios nºs 243 e 244 tenham sido exibidos em 02/05 e 09/05, se o nº 226 tiver sido exibido em 31/01.

A numeração antiga da Televisa, registrada nessa fita do SBT, apresenta uma diferença de 5 episódios a mais. Na numeração atual, estes episódios de 02/05/1979 e 09/05/1979 seriam nºs 238 e 239 (ou seja, 5 unidades a menos).

A explicação é que a numeração antiga contava com "As Pulgas Amestradas", "O Planeta Vênus" e, pelo visto, mais outros três. Quais seriam estes? Será que o SBT teve essa sorte de ter recebido mais algum?

3) ARISTÓCRATAS VEMOS, RATEROS NO SABEMOS
Chapulín Colorado Cap 0 29 Junio 1974 y 14 septiembre 1974

Parece que estamos diante de uma fita com 02 episódios cancelados! Não vamos chamar de perdidos. O número zero ali indica que são episódios fora do catálogo atual, e uma revista Tele-Guía traz uma sinopse de 29/06/1974 que bate com o roteiro de "Aristocratas Vemos...". Isso já é praticamente consenso.

Percebam que não são dois episódios em sequência: há mais de dois meses entre eles. Ou seja, estes episódios foram juntados nesta fita. Especulando, podem estar juntos por serem os dois cancelados mais próximos. A Tele-Guía com a sinopse do dia 14/09/1974 poderá comprovar (ou não) essa hipótese.

Chad'
Membro
Membro
Time de Futebol: Portuguesa
Curtiram: 270 vezes

Mensagem por Chad' » 31 Ago 2012, 13:21

O Necrotério virou perdido mundial em 1990.

Basta ver que após a saída da TVN da transmissão CH no Chile, esse episódio parou de ser transmitido em toda a América Latina.
Títulos e posições de destaque:
1º em A Fazenda do Fórum Chaves 4 :campeao:
1º no Foot Betting 2015 :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - dezembro/2015 :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - setembro/2016 :campeao:
1º no Torneio GUF 19 - Série A :campeao:
1º em A Fazenda do Fórum Chaves Segunda Chance :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - junho/2019 :campeao:
2º na eleição de usuário do mês - agosto/2012 :vice:
2º na eleição de usuário do mês - outubro/2013
2º no XIV Concurso de Piadas
2º no Trivia Fórum Chaves 3