Eu não sei, não, mas essa sinopse "
"El Chavo del Ocho" y Kiko le hacen la vida pesada al profesor Jirafales que está perdidamente enamorado de la "Bruja"" parece ser de "A Briga dos Pombinhos", a parte "
"El Chavo del Ocho" y Kiko le hacen la vida pesada al profesor Jirafales..." é um indicativo muito forte desse episódio, pois nele o Chaves e o Quico ficam contra o Prof. Jirafales se reconciliar com a dona Florinda enquanto ele não der a bola quadrada para o Quico, mas como o Gui Leão disse que tem outra Tele-Guía com uma sinopse que bate mais com o episódio em questão, fiquei pensando numa antecipação, mas tem a reprise de 02/12/1974 que traz a sinopse quase igual à descrita na Tele-Guía 1.151, porque se houvesse um erro em "Bruja", a Tele-Guía corrigiria na hora de elaborar a sinopse da reprise, creio eu.
E sobre a possibilidade de esse episódio ser uma 1ª versão de "Bilhetes Trocados", baseando-se nessa sinopse e analisando a versão que conhecemos e tbm fazendo uma analise de outros episódios de 1974 que tiveram versões em anos posteriores com a Chiquinha, não vejo indícios de que seja uma 1ª versão desse ep. porque, como já escrevi aqui antes, acho que a primeira versão desse ep. seria algo assim:
"O prof. vai guardar o bilhete e sem querer ele deixa ele cair no pátio. Aí vem o Chaves e encontra o bilhete. Dps o seu Madruga chama o Chaves para fazer-lhe um favor (acho muito estranho ele pedir pra Chiquinha e a chiquinha mandar o Chaves ir na venda, não que ela não tenha feito isso muitas vezes, por ser preguiçosa). Pede para ele ir a venda e dá o bilhete com as compras, só que o Chaves atrapalhado lê o bilhete que ele achou, achando que era o do seu Madruga e começa a rir, e o seu Madruga pergunta do que ele tá rindo e o Chaves diz que é da maneira que o madruga se refere ao dono da venda, dizendo "Meu amor". Aí o seu madruga diz que esse não é o bilhete das compras e o Chaves diz "Como não, se... ah! Não, esse bilhete eu encontrei no pátio". Aí qdo o Chaves sai da casa do seu Madruga ele vê o Quico procurando o bilhete. Aí o Quico pergunta se o Chaves não o encontrou e o Chaves, ao meu ver, estaria com os dois bilhetes, um em cada mão (outra coisa estranha é que a troca tenha acontecido por uma traquinagem da Chiquinha, pra mim, seria mais fácil que acontecesse por um engano do Chaves ou do Quico), e então o Quico tira o bilhete errado da mão do Chaves e xinga ele e o Chaves retribui o xingão e vai até a venda. Dps o prof. Girafales vem e pergunta do bilhete e o Quico diz a ele que o bilhete tava com o Chaves. Aí então acontece toda a confusão. Dps o prof. Girafales lembra do que o Quico disse de que o bilhete tava com o Chaves. E o Chaves volta e diz tudo aquilo pro seu Madruga. Aí o professor, a dona Florinda e o Quico chegam para tirar satisfações, e é aí que acontece algo que me fez acreditar mais na existência de uma versão perdida desse ep.: o prof. diz que ele foi quem escreveu o bilhete e o Chaves diz que vai contar para o dono da venda quem foi que mandou o "recadinho" para ele. Aí a dona Florinda diz para o Chaves esperar e pergunta quem escreveu o bilhete das compras e aí é o CHAVES que diz que foi o seu Madruga, pq acho tbm estranho a dona Florinda perguntar para o Chaves e a Chiquinha se meter dizendo que foi o pai dela (O mesmo ocorre no ep. do "Disco Voador", na versão de 1974, o seu Madruga diz ao Chaves que o seu barriga vai vir e o Chaves diz que ele gosta de perder tempo e que o seu Barriga sempre se dá mal qdo vai lá pq sempre o recebe com uma pancada, mas que é sem querer querendo, mas na versão de 1977 é a Chiquinha que se mete, falando como se tivesse narrando uma história, na 3ª pessoa. Por isso que acredito mais na existência de uma versão perdida desse ep., pode parecer viagem minha, mas acho que seria mais ou menos assim uma suposta 1ª versão de "Bilhetes Trocados"."
Não consigo encaixar a bruxa no contexto dessa história. Se a confusão fosse com a Bruxa, o roteiro do ep. teria que ser muito diferente. Pra quê o seu Madruga iria mandar uma carta para a dona Clotilde e qual seria o conteúdo dela? Eu acho mais fácil a 1ª versão desse ep. ter sido algo parecido com o que eu descrevi porque se fosse uma confusão com a bruxa o roteiro seria muito diferente da versão que conhecemos.
Mas é claro que não posso afirmar nada, são só supositórios de minha parte, hehehe.