Trilha do Chapolin no SBT
"Ainda estamos procurando" - Silvio Santos
- quico, devolva meu pau
- Membro
- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: potiguar de mossoró
- Curtiu: 318 vezes
- Curtiram: 1572 vezes
Eu ainda sou da teoria que essa composição foi retirada de algum filme, serie ou produção nacional ou estrangeira e editada pelo SBT.
O SBT comprava produções da CBS/ABC/NBC nos anos 80 a rodo, incluindo shows, programas de auditório e os carai. Vai saber se não foi um audio que foi rodado em um The gong show americano da vida e o departamento de chamadas cortou o trecho.
Se não for isso, então se trata de uma produção de baixo custo sem autor conhecido comprado pelo sbt num disco de trilhas e efeitos de comédia sem licenciamento. Dai nunca descobriremos o autor, porque de fato ele é desconhecido mesmo. Talvez o nome da trilha, se for esse o caso, deve se chamar Comedy #5 ou algo assim, extremamente genérico.
O SBT comprava produções da CBS/ABC/NBC nos anos 80 a rodo, incluindo shows, programas de auditório e os carai. Vai saber se não foi um audio que foi rodado em um The gong show americano da vida e o departamento de chamadas cortou o trecho.
Se não for isso, então se trata de uma produção de baixo custo sem autor conhecido comprado pelo sbt num disco de trilhas e efeitos de comédia sem licenciamento. Dai nunca descobriremos o autor, porque de fato ele é desconhecido mesmo. Talvez o nome da trilha, se for esse o caso, deve se chamar Comedy #5 ou algo assim, extremamente genérico.
- Esses usuários curtiram o post de quico, devolva meu pau (total: 1):
- Ricardo Moro
VOANDO
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --
Faz sentido. Alguns meses antes de passarem a usar como chamada do Chaves entre 88 e 90, usavam uma trilha do Snoopy (curiosidade uma que também combina sintetizador com instrumento de verdade) e é interessante que não era uma trilha que tocava no Snoopy, mas sim uma trilha criada especificamente para o musical de 1978.quico, devolva meu pau escreveu: ↑26 Ago 2025, 22:22Eu ainda sou da teoria que essa composição foi retirada de algum filme, serie ou produção nacional ou estrangeira e editada pelo SBT.
Sempre achei bem aleatório o SBT ter tido esse disco do Snoopy. Isso me faz pensar se essa trilha não pode ser de algum disco aleatório de algum desenho de trilhas originais que nem sequer eram usadas como no caso do Snoopy.

-
- Membro
- Curtiu: 537 vezes
- Curtiram: 617 vezes
Talvez devêssemos procurar mídias do Ligeirinho da década de 70 e 80 onde talvez tenha tocado essa trilha e por isso o sbt usou na tal vinheta de intervalo? Por que se for parar pra pensar, esse tema combina muito mais com o Ligeirinho do que com Chapolin, Chaves ou Veja o Gordo.
Eu até tentei, mas o mais promissor que encontrei fazendo essa busca foi isso aqui:BazzoReverso escreveu: ↑26 Ago 2025, 23:20Talvez devêssemos procurar mídias do Ligeirinho da década de 70 e 80
https://www.discogs.com/pt_BR/release/4 ... -Hitparade
Eu não consegui encontrar nada desse disco para poder conferir, até tem um medley de polkas ali na lista, no entanto está classificado como "Pop". Provavelmente devem ser músicas cantadas com instrumentos de verdade

- oasis wonderwall da silva blur
- Membro
- Programa CH: Chespirito
- Curtiu: 399 vezes
- Curtiram: 1733 vezes
Simquico, devolva meu pau escreveu: ↑26 Ago 2025, 22:22se trata de uma produção de baixo custo sem autor conhecido

Eu não sei se alguém já notou, mas o clarinete parece ter uma afinação de 448hz (portanto 8hz mais agudo que o padrão internacional).
Eu não consegui encontrar muita informação se isso é comum ou não em clarinetes. Eu estava tentando descobrir se nos anos 70/80 isso seria comum mas parece que não, para ilustrar isso eu fiz uma comparação entre a BGM e uma música dos anos 70 chamada Team 74, por ter uma sequencia parecida de clarinete:
É possível ouvir como na BGM o clarinete é mais agudo mesmo tocando as mesmas notas. Eu até pensei que podia estar acelerada mas parece que o BPM é inteiro, normalmente seria um numero quebrado se tivesse sido acelerada.
Se tiver algum clarinetista por aí, seria interessante saber se é comum o som do clarinete ser mais agudo assim ou se é algo muito raro. Se for raro/incomum talvez possa ser útil para encontrar o autor (exemplo: se tiver um clarinetista que faça trilhas brancas e a afinação do clarinete for exatamente igual a afinação do clarinete da BGM, pode ser um bom sinal para olhar outros trabalhos do mesmo clarinetista).
Eu não consegui encontrar muita informação se isso é comum ou não em clarinetes. Eu estava tentando descobrir se nos anos 70/80 isso seria comum mas parece que não, para ilustrar isso eu fiz uma comparação entre a BGM e uma música dos anos 70 chamada Team 74, por ter uma sequencia parecida de clarinete:
É possível ouvir como na BGM o clarinete é mais agudo mesmo tocando as mesmas notas. Eu até pensei que podia estar acelerada mas parece que o BPM é inteiro, normalmente seria um numero quebrado se tivesse sido acelerada.
Se tiver algum clarinetista por aí, seria interessante saber se é comum o som do clarinete ser mais agudo assim ou se é algo muito raro. Se for raro/incomum talvez possa ser útil para encontrar o autor (exemplo: se tiver um clarinetista que faça trilhas brancas e a afinação do clarinete for exatamente igual a afinação do clarinete da BGM, pode ser um bom sinal para olhar outros trabalhos do mesmo clarinetista).
-
- Membro
- Curtiu: 537 vezes
- Curtiram: 617 vezes
Olha cara, parabéns pela pesquisa e talz, mas acho que saber disso não vai nos fazer encontrar a BGM.