A esquete do "psiquiatra" de 1971 e o "episódio piloto" de Chespirito 1980 foram encontrados no Youtube em 2019/20 na véspera do bloqueio universal da Televisa. Ou seja, se tivéssemos demorado mais um pouco, já era. Eram vídeos "upados" anos antes de serem encontrados, se não me engano, o de 1971 foi postado em 2011 e o de 1980 em 2016. Geralmente são vídeos com nomes bem aleatórios, o do psiquiatra mesmo estava nomeado como "chango chango". Ou seja, houve evidências exatamente disso que você falou: episódios perdidos disponíveis publicamente no Youtube por colecionadores ou usuários anônimos, mas que tinham pouca view e ninguém se atentou. Tenho certeza que não havia só esses 2 ou 3 episódios, com certeza havia outros que não tiveram a mesma sorte e foram ocultados de vista pela Televisa antes de algum membro de fórum CH percebê-losTio Trambique escreveu: ↑09 Fev 2025, 23:16Também acho, principalmente se for de 1975 para frente, que possui uma abertura padrão de fácil detecção.vamos começar antes que esfrie escreveu: ↑09 Fev 2025, 22:57Algum perdido Mundial foi postado no youtube por um anônimo em algum momento e a televisa derrubou, principalmente durante o apagão. Isso eu tenho a mais absoluta certeza.
Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos
- SirBrandes
- Membro

- Programa CH: Chespirito
- Time de Futebol: tudo armado pela FIFA
- Curtiu: 104 vezes
- Curtiram: 87 vezes
- Esses usuários curtiram o post de SirBrandes (total: 4):
- Sargento Refúgio • Cyrano (Fabricio De Carvalho). • Episódio Perdido Mundial • cyber Revolvinho
Glenn Gould sempre tocou certo, enquanto o mundo todo tocava errado
- Episódio Perdido Mundial
- Membro

- Programa CH: Chapolin
- Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
- Curtiu: 8163 vezes
- Curtiram: 1958 vezes
Isso é atestado pelo fato da Malicha está segurando a pedrinha da Amarelinha no terceiro blocoBugiga escreveu: ↑08 Fev 2025, 17:34Sobre a amarelinha, não duvido que ela seja utilizada no próprio episódio do Fotógrafo. Talvez no início do terceiro bloco (que infelizmente está cortado na gravação) o Chaves e a Malicha estejam pulando amarelinha quando o Seu Madruga chega com a câmera (já que nesta versão não tem Chaves brincando de fotógrafo com uma câmera de lata).

Iniciando um assunto maior, não respondendo ao Bugiga...
Bom, o episódio ao todo na gravação que temos, tem exatamente 22:03, mas considerando os cortes feitos no blocos e considerando a versão de 77 como base, considero que no começo do segundo bloco há 1 minutos e 5 segundo a mais, o dialogo de 77 tem o valor de 1 minuto e 2 segundos, mas coloquei mais 3 pra arrecincar (considerando que os episódio de 74 eram mais longos então não faz mal aumentar um pouco o valor), o dialogo de 74 cortado e o de 77 é praticamente o mesmo (só mudando o distraido e o ouça meu jovem mais longos), não deve mais coisa, nos dois o Chaves quer brincar de fotografo e o Quico fala de medalhas, o bloco deve iniciar provavelmente igual na versão de 77, mostrando a camera;
considero que no começo do terceiro bloco, há pelo menos uns 50 segundos, considerando que na versão de 77 há a presença do professor girafales que não faz presente na versão de 74, e talvez 10 ou 15 ou até apenas 5 segundos da Malicha e o Chaves brincando e o resto do corte é preenchido pelo dialogo da Malicha, Chaves e Seu Madruga antes da Malicha falar pra comprar uma camera nova.
E por fim, o quarto e último bloco provavelmente foi o menos cortado, já que ele inicia quase do mesmo modo que o bloco na versão de 77, com o Quico posando pra foto (considerar também que o fim do terceiro bloco é o mesmo que acaba um dos blocos da versão de 77), na versão de 77 é uns 5 segundos antes do seu madruga perguntar "se é de corpo inteiro" assim como na versão de 74, então se for pra colocar um valor maior, é no máximo uns 10 segundos.
Somando aos créditos que aparecem a partir do episódio do Despejo do grande campeão, que é quando começa aparecer o padrão de créditos que aparece nesse episódio, e na briga dos pombinhos que encerra esse pequeno ciclo com esses créditos, os créditos desse episódios devem ter no máximo uns 30 segundos, os episódios desse ciclo os créditos giram entre 26-35 segundos.
Depois desse texto todo, o episódio completo deve ter 24 minutos e 43 segundos, ou esticando, 25 minutos
► Exibir Spoiler
- Esses usuários curtiram o post de Episódio Perdido Mundial (total: 3):
- Bugiga • [PV] • Sargento Refúgio

- Sai-de-Trás
- Membro

- Time de Futebol: Nenhum
- Curtiu: 147 vezes
- Curtiram: 979 vezes
É, ele se lembra de uma versão primitiva de O Vendedor de Balões.Gabilondo escreveu: ↑10 Fev 2025, 16:16Nem talvez, Chespirito disse que se lembrou de um material que havia escrito semanas antes.Bebê de Carne sem Osso escreveu: ↑10 Fev 2025, 15:34Talvez (apenas talvez), no dia 17/06/1971, foi exibido a esquete mais primitiva de Chaves, com uma versão primitiva de Chaves, Chiquinha e o Seu Madruga.
Aí a Televisa trocou o dia 17/06/1971 pelo dia 20/06/1971.
Mas estou falando de uma versão primitiva mais antiga ainda, talvez uma simples esquete de duas crianças brincando em um parque exibido em 17/06/1971, sem ser O Vendedor de Balões.
Editado pela última vez por Sai-de-Trás em 10 Fev 2025, 19:19, em um total de 2 vezes.

- Membro

O chespirito fez um remake de algo que ele ainda não tinha feito?

- Sai-de-Trás
- Membro

- Membro

AnumBebê de Carne sem Osso escreveu: ↑10 Fev 2025, 19:21@Confusão em Foco! (1974), veja isso:
https://vizinhancadochaves.wordpress.co ... r-que-nao/

- Barbano
- Administrador

- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 2173 vezes
- Curtiram: 4735 vezes
Mas como você chegou nessa conta?vamos começar antes que esfrie escreveu: ↑06 Fev 2025, 00:29eu sei que ja falaram isso aqui em algum momento, mas eu perdi o fio. Agora com a descoberta do episódio do fotógrafo, um completo desconhecido que ainda era exibido em 1982, é bom relembrar...
- Fita em formato antigo (quadruplex) do Episódio "Vai graxa?" - parte 1, inédito no SBT na época. Será que a MAGA dublou? Se não, pelo padrão da fita (identico ao da fonte dos desejos, por exemplo), certeza que o SBT recebeu em 1989/1990 e decidiu não dublar mesmo sendo roteiro inédito. Ele é o episódio #79264, ou melhor, o episódio 264 de 1979.
- Fita em formato antigo (Quadruplex) do episódio "A fonte dos desejos". Episódio recebido entre 1989/1990 e dublado pela MAGA. Ele é o episódio 258 de 1979 (#79258)
Pelas datas e a numeração das fitas é possível chegar a conclusão que até o ano de 1991/1992, pelo menos, antes da remasterização dos anos 90 onde pode ter ocorrido a possível mudança no formato das fitas para UMATIC, a Televisa distribuia 296 episódios de Chaves. Não é pouca coisa não. Pode haver reprises no meio, mas muito material ainda era distribuido nos anos 90, quem sabe até esse do FOTÓGRAFO. E imaginem só, será que o SBT recebeu e decidiu não dublar como ocorreu com o episódio do engraxate, por já ter um semelhante no ar? Ou será que foi dublado mesmo assim?
Quando o Fraga em 2011 disse que o SBT na época recebeu 290 episódios do Chaves não foi um palpite, mas provavelmente uma aproximação.
Atualmente são 273 distribuídos pela Televisa. O delay em relação à distribuição atual está em 13 episódios (o Vai Graxa atualmente é o 251). E 273+13 = 286, e não 296.
Lembrando que nessa conta ainda pode ter uma ou outra reprise, ou seja, não são necessariamente 13 perdidos. Mas, se forem 13, já sabemos quais são vários deles, né?
Cara, tem alguns fatores que devem ser levados em conta.Polegar escreveu: ↑09 Fev 2025, 17:01Joguei essa ideia no Segundo Pátio e tô trazendo pra cá.
É extremamente absurdo que não hajam gravações de perdidos em espanhol disponíveis desde sempre. Nem UNZINHO que seja. O primeiro perdido postado já foi conseguido mediante esforço de fãs (Hector Parte 1), numa época tardia do YouTube, quando havia a consciência de que aquilo era um conteúdo raro que precisava ser "buscado". Nenhum surgiu na internet naturalmente.
Por que isso é tão estranho? Porque em um país como o Brasil, que recebeu menos perdidos que os outros, e deixou de transmitir alguns prematuramente (Madruguinha, Toureiros e Planrta Vênus pararam em 1992), eles circularam no comércio alternativo normalmente, primeiro em VHS, depois em CD, e foram postados no YouTube desde cedo, sem nenhum problema.
O resto da América Latina recebeu o dobro ou mais, recebeu o Programa Chespirito (72-73) e, em alguns lugares, foram exibidos até o comecinho dos anos 2000.
Mesmo diante dessa riqueza, nenhum circulou? Nenhum foi gravado e comercializado em vhs's/cd's caseiros em nenhum país? Nada foi enviado pra internet de canto nenhum da América? Nem os perdidos em português existem em espanhol.
Isso não faz sentido. As probabilidades não batem. Não é lógico.
A maioria dos perdidos que circulava nos anos 2000 tinham sido todos gravados por uma mesma pessoa (o Leandro), lá no final dos anos 80 / começo dos anos 90. Depois apareceram também algumas gravações do James e do Rodrigo Cordeiro, mas em número mais limitado de episódios. Mas não é algo que dezenas de pessoas gravaram e os registros foram aparecendo, é bem mais limitado do que parece. Inclusive o mesmo acontece com Chespirito BKS. Apesar de ter sido exibido já na segunda metade dos anos 90, também é algo que poucas pessoas do meio CH gravaram e disponibilizaram. A grosso modo, tudo tem como origem Valette e Cássio.
E tudo indica que já nos anos 90 esses episódios não eram mais transmitidos na maioria dos países, salvo uma ou outra exceção. O Reniet gravou o Héctor parte 1, mas pelo jeito era só isso que passava de diferente por lá. Veja que o episódio do fotógrafo só apareceu em uma gravação de mais de 40 anos atrás. É provável que ao longo dos anos 80 e 90 muita coisa já tenha saído de catálogo, por isso alguns materiais só aparecem tendo como origem gravações muito antigas.
- Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 4):
- Cyrano (Fabricio De Carvalho). • Cláudio • Guilherme CH • Sargento Refúgio
- Membro

E recentemente, com o Mércio
- Esses usuários curtiram o post de Episódio Perdido Mundial (total: 1):
- Sargento Refúgio

- Ruan Fonseca
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: potiguar de mossoró
- Curtiu: 362 vezes
- Curtiram: 1711 vezes
Fui conferir e é mesmo.Barbano escreveu: ↑12 Fev 2025, 10:59Mas como você chegou nessa conta?vamos começar antes que esfrie escreveu: ↑06 Fev 2025, 00:29eu sei que ja falaram isso aqui em algum momento, mas eu perdi o fio. Agora com a descoberta do episódio do fotógrafo, um completo desconhecido que ainda era exibido em 1982, é bom relembrar...
- Fita em formato antigo (quadruplex) do Episódio "Vai graxa?" - parte 1, inédito no SBT na época. Será que a MAGA dublou? Se não, pelo padrão da fita (identico ao da fonte dos desejos, por exemplo), certeza que o SBT recebeu em 1989/1990 e decidiu não dublar mesmo sendo roteiro inédito. Ele é o episódio #79264, ou melhor, o episódio 264 de 1979.
- Fita em formato antigo (Quadruplex) do episódio "A fonte dos desejos". Episódio recebido entre 1989/1990 e dublado pela MAGA. Ele é o episódio 258 de 1979 (#79258)
Pelas datas e a numeração das fitas é possível chegar a conclusão que até o ano de 1991/1992, pelo menos, antes da remasterização dos anos 90 onde pode ter ocorrido a possível mudança no formato das fitas para UMATIC, a Televisa distribuia 296 episódios de Chaves. Não é pouca coisa não. Pode haver reprises no meio, mas muito material ainda era distribuido nos anos 90, quem sabe até esse do FOTÓGRAFO. E imaginem só, será que o SBT recebeu e decidiu não dublar como ocorreu com o episódio do engraxate, por já ter um semelhante no ar? Ou será que foi dublado mesmo assim?
Quando o Fraga em 2011 disse que o SBT na época recebeu 290 episódios do Chaves não foi um palpite, mas provavelmente uma aproximação.
Atualmente são 273 distribuídos pela Televisa. O delay em relação à distribuição atual está em 13 episódios (o Vai Graxa atualmente é o 251). E 273+13 = 286, e não 296.
Lembrando que nessa conta ainda pode ter uma ou outra reprise, ou seja, não são necessariamente 13 perdidos. Mas, se forem 13, já sabemos quais são vários deles, né?
Acho que errei na hora da digitação e nem me liguei
VOANDO
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --
- Cláudio
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Atlético - MG
- Curtiu: 537 vezes
- Curtiram: 1218 vezes
Pior que a conta não fecha, se considerarmos reprises que eram distribuídas + perdidos conhecidos, já ultrapassa esse número de 13.Barbano escreveu: ↑12 Fev 2025, 10:59Mas como você chegou nessa conta?
- Esses usuários curtiram o post de Cláudio (total: 1):
- Sargento Refúgio
- Barbano
- Administrador

Mas não sabemos como era feita essa distribuição. Acapulco, por exemplo, hoje distribuem apenas a reprise. Pode ser que outros episódios da época também tivessem apenas a reprise sendo distribuída (o que de repente pode até abrir espaço para mais perdidos, se um "A Fonte dos Desejos, por exemplo, fosse o #287 na época).
-
João Neto (Eng. Camin)
- Membro

- Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
- Curtiu: 163 vezes
- Curtiram: 391 vezes
Bugiga escreveu: ↑08 Fev 2025, 17:34Sobre a amarelinha, não duvido que ela seja utilizada no próprio episódio do Fotógrafo. Talvez no início do terceiro bloco (que infelizmente está cortado na gravação) o Chaves e a Malicha estejam pulando amarelinha quando o Seu Madruga chega com a câmera (já que nesta versão não tem Chaves brincando de fotógrafo com uma câmera de lata).
Acho que vocês mataram a charada. Realmente, esse jogo de amarelinha deve aparecer no início do 3º bloco.Confusão em Foco! (1974) escreveu: ↑10 Fev 2025, 18:50Isso é atestado pelo fato da Malicha está segurando a pedrinha da Amarelinha no terceiro bloco
![]()
Com isso, acho que podemos afastar a ideia (por enquanto) de que esse episódio é antecedido por uma versão perdida de "Panqueca Para Dentro, Barriga Para Fora", que foi citada somente por ser um episódio que tem jogo de amarelinha.
- Esses usuários curtiram o post de João Neto (Eng. Camin) (total: 4):
- Bugiga • Episódio Perdido Mundial • Sargento Refúgio • cyber Revolvinho
- Sai-de-Trás
- Membro

Eu acho que Salvem meu Bebê (1974), tem uma esquete do Dr. Chapatin, pois a versão de 76 é curtinha: 18 minutos.

- HOMESSA
- Membro

- Time de Futebol: Botafogo
- Curtiu: 813 vezes
- Curtiram: 5182 vezes
Eu estava pensando nisso ontem enquanto assistia. Não necessariamente do doutor Chapatin, mas creio em uma esquete ali sim.Bebê de Carne sem Osso escreveu: ↑13 Fev 2025, 07:52Eu acho que Salvem meu Bebê (1974), tem uma esquete do Dr. Chapatin, pois a versão de 76 é curtinha: 18 minutos.
- Barbano
- Administrador

Quando tem esquete a Teleguía costuma trazer a informação.Bebê de Carne sem Osso escreveu: ↑13 Fev 2025, 07:52Eu acho que Salvem meu Bebê (1974), tem uma esquete do Dr. Chapatin, pois a versão de 76 é curtinha: 18 minutos.
Remake mais curto não é algo tão raro. Só ver o caso do remake de O Debilitador Potencial ou de O Cão Raivoso, por exemplo.
- Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
- Cyrano (Fabricio De Carvalho).