Página 1 de 1

Multishow e censura a piadas CH

Enviado: 24 Mai 2018, 09:31
por Seu Rampeiro
Ontem, no episódio "A tribo perdida (73)", uma piada que originalmente deveria ser "o Batman não vem porque foi passar lua de mel com o Robin" foi dublada como "o Batman não vem porque o pneu do batmóvel furou". Segundo um administrador deste fórum, a decisão de alterar a piada partiu exclusivamente do canal e não há meio de evitar que os textos de futuros episódios inéditos também sejam alterados. Ainda segundo ele, episódios Maga não sofrerão alteração. Crio este tópico por acreditar que um assunto (gravíssimo) como esse merece destaque à parte. O grupo globo ontem desrespeitou e, muito pior, poderá continuar desrespeitando as séries que nós tanto amamos.

EDIT: Vou desenhar: uma coisa é adaptar as séries aos acontecimentos brasileiros e alterar letra de música por má criatividade, outra é censurar deliberadamente uma piada por questões ideológicas. É uma lambança infinita misturar as duas coisas.

Re: Multishow e censura a piadas CH

Enviado: 24 Mai 2018, 09:41
por O Gordo
Ontem, no episódio "A aula de história (79)", piadas que originalmente deveriam ser sobre o México foram dubladas como sendo do Brasil. Segundo um administrador deste fórum, a decisão de alterar a piada partiu exclusivamente da MAGA e não há meio de evitar que os textos de futuros episódios inéditos também sejam alterados. Crio este tópico por acreditar que um assunto (gravíssimo) como esse merece destaque à parte. A MAGA ontem desrespeitou e, muito pior, poderá continuar desrespeitando as séries que nós tanto amamos.

Re: Multishow e censura a piadas CH

Enviado: 24 Mai 2018, 09:43
por Chinforinfola96
Enquanto isso, os "comediantes" do Multishow utilizam a palavra "viado" com frequência e o programa que antecede Chaves possui gays estereotipados e caricatos.
Coerência, a gente não vê por aqui.

Re: Multishow e censura a piadas CH

Enviado: 24 Mai 2018, 09:43
por Seu Rampeiro
Vou desenhar: uma coisa é adaptar as séries aos acontecimentos brasileiros, outra é censurar deliberadamente uma piada por questões ideológicas. É uma lambança infinita misturar as duas coisas.

Re: Multishow e censura a piadas CH

Enviado: 24 Mai 2018, 09:46
por Chambón
O pior é que esse lance de ''furou o pneu do batmóvel'' ficou sem graça pra caralho

Re: Multishow e censura a piadas CH

Enviado: 24 Mai 2018, 09:51
por O Gordo
O que eu quis dizer com meu comentário é que vocês estão fazendo tempestade em copo d'água.

Re: Multishow e censura a piadas CH

Enviado: 24 Mai 2018, 09:53
por Seu Rampeiro
Censura deliberada (que, reitero, poderá voltar a acontecer) é desrespeito tão grande quanto inverter esquetes. Eu não deixarei de assistir CH no multishow, mas sempre ficarei com o pé atrás.

Re: Multishow e censura a piadas CH

Enviado: 24 Mai 2018, 09:56
por Eng. Pudim
Sinceramente eu não nada demais. Alguns aqui adoram fazer tempestade em copo d' água. Não achei a mudança da piada adequada, não (ainda mais com a original sendo tão marcante), mas não se faz necessário vir com cinco pedras na mão pra criticar o Multishow.

Re: Multishow e censura a piadas CH

Enviado: 24 Mai 2018, 10:02
por Seu Rampeiro
Trago pra cá alguns quotes de outros tópicos:
BrunoSamppa escreveu:CENSURA?

Não existe motivo sensato para substituir uma piada que é totalmente traduzível e faz sentido para nós. O que incomoda em uma piada que Chespirito fez sempre em seus programas e contava em entrevistas até o dia de sua morte? Quando Thomas H. e eu recebemos da Gábia este texto em forma já traduzida para o Português, não mudamos isso. Ainda lembro do Berriel ter comentado que achava a piada "pesada", o que me põe em duvida se esta decisão agora partiu de seu bel-prazer ou é coisa de gente acima. Vão redublar ou cortar a mesma piada também no Remake da Tribo Discoteca de 76? Se este tipo de piada incomoda tanto, então era melhor nem ter comprado as séries, pois Chespirito sempre fez este tipo de humor durante todos os anos que escreveu seus programas. Vai alterar o texto original em todos estes tipos de piadas? Seria atrevimento fazer isso e iria macular a obra. Também vão deixar de exibir o episódio em que o Seu Madruga encosta as mãos no Chaves e o muleque limpa os ombros em desespero como se fosse pegar algo contagioso depois de ter visto o homem "se declarando" para o Prof. Girafales? Também vai cortar o Quico falando pra Chiquinha que não beijaria o Chaves nem que ele fosse "bailarin de Bellas Artes" ? Traduzido e adaptado muito bem na Maga como "bailarino do Municipal". Poderíamos enumerar centenas de textos envolvendo Homossexualidade nos textos de Chespirito, afinal foram 25 anos de programas.

Quem foi o responsável por isso? É necessário esclarecer!

Sério. Para que tá feio! Já basta ter que aturar esta qualidade de áudio deplorável feita de maneira proposital que não tem nada a ver com a qualidade que a Maga entregava.

Não vou esquecer desse Gouvea aí no texto também não. Isso não é profissional.
Quase Seca escreveu:Também acho que não precisa de tanto preocupação exagerada, apesar de concordar com essa questão de desrespeito com a obra original ser perigoso, e tals, mas vamos aguardar. Talvez eu me preocupasse mais se fosse uma série toda escrachada, toda zoada, como um South Park dos anos 70. Mas as séries do Bolaños são mais sutis. Acho que não dá pra comprometer tanto assim. Ao menos prefiro esperar por isso.
Barbano escreveu: Concordo. Quanta tempestade em copo d'água por uma mísera piada. As séries sempre tiveram adaptações, algumas de gosto bem duvidoso (como o clipe do Dia das crianças e o Que Bonita Sua Roupa). Se for criar caso para cada piada ou adaptação que a gente não goste, não vai ter dublagem no mundo que vá ser aceita. Eu prefiro olhar o todo.
Concordo, mas compreendo o que o Neto quer dizer. É que no caso essas adaptações bosta foram por pura bestagem da Maga. Já esse tipo de adaptação do Multishow é por motivos claros de acobertar piadas """"""""""homofóbicas""""""""", e outras do tipo. A longo prazo podem limar várias outras.

Porém como já disse, as séries são relativamente sutis e provavelmente não sofrerão tanto assim.
Misterpom escreveu:Eu entendo o Neto também, mas não sou do tipo que joga fora o bebê junto com a agua suja. Prefiro criticar a censura e ainda assim elogiar o que tem sido de forma bem feita.

Acho que o Multishow pecou por excesso de zelo. Não existe absolutamente NADA de homofóbico em uma piada que diz que Batman e Robin são casados. Não há nada de pejorativo nisso. Pra mim, a graça da piada (que convenhamos, não é tão engraçada assim) vem do fato de que os dois heróis são parceiros, mas não parceiros LITERALMENTE. Se houve maldade na piada, erraram feio porque não aparenta maldade nenhuma.

Justiceiro Social é um saco mesmo e certamente infesta o Multishow, mas infelizmente esse é o tempo em que vivemos. De um lado, gente preconceituosa que utiliza o termo "politicamente incorreto" pra disfarçar seus preconceitos e fobias e de outro lado, gente que fica "ofendido" por qualquer coisa com o único objetivo de censurar aquilo que não agrada ideologicamente. E que se foda o contexto histórico e o desejo do autor, é óbvio.
E esclareço novamente:
Neto escreveu:Só esclarecendo: também não quero jogar o bebê fora. Há uma mácula imensa de água suja nele e poderão surgir mais outras; contudo, ainda o "amamentarei" :vamp:

Re: Multishow e censura a piadas CH

Enviado: 24 Mai 2018, 10:09
por Antonio Felipe
Por excesso de zelo, eu vou fechar esse tópico. Não por problema com o Multishow, mas risco do destaque demasiado a isso virar uma bola de neve incontrolável e que acabe sendo usado de forma irresponsável contra todo o projeto. Vocês sabem o quando alguns espumaram por conta de CH estar na Globo. Daí a acontecer algo a partir desse fato é um pulo. A discussão pode ser feita normalmente no tópico do episódio.

Se houver algo mais grave posteriormente, podemos mudar a abordagem.

Abs.