Guilherme CH escreveu:O caso do esquete "O marujo enjoado" é algo bem curioso mesmo, principalmente pelo fato do episódio principal ("Sustos na vila") não ter sido dublado pela Maga...
Não há a possibilidade do SBT ter recebido a reprise desse esquete junto com algum "perdido mundial" do Chaves no final da temporada de 1974? É só ver que no lote de 88, a emissora dublou a reprise de "Natal, noite de paz" (1973) junto com o esquete "Uma refeição indigesta" (1974).
Esse esquete do marujo curiosamente não conta com a participação da Maria, mesmo ela ainda estando no elenco em 1973. A ausência dela pôde ter possibilitado que o esquete fosse reprisado junto com algum outro episódio, quem sabe a primeira versão mundialmente perdida de "Posso não emprestar o que é meu, mas dos outros..." (1973), exibida em 11 de novembro de 1974.
De informações concretas que temos atualmente, a temporada de 1974 foi a única que teve reprises de episódios mundialmente perdidos. Numa dessas o SBT deve ter recebido algum deles no lote de 88, e vai lá se saber se não veio de brinde o esquete do marujo...
Eu torço muito para que o episódio "Sustos na vila" tenha a dublagem Maga. Mas o fato dele ter sido redublado no lote da Rio Sound, me leva a crer que de alguma forma não é a versão original de 1973 que o SBT exibiu lá em 1988. Caso contrário essa compilação teria voltado em 2012 com os demais semelhantes ou em qualquer outra época. E se o SBT tiver perdido mesmo a dublagem de "Sustos na vila", bastaria ter pedido o áudio para a Televisa, mas enfim...
Só um adendo: até poucos anos atrás, tínhamos a informação de que o episódio "Sustos na vila" (1973) teve uma edição de reprise no programa Chespirito em 1981. Isso só reforça ainda mais que Televisa deve ter desmembrado o esquete "O marujo enjoado" de seu episódio principal ainda no começo da década de 80, ou seja, antes mesmo do SBT adquirir as séries CH. O link de um antigo site de Lista CH comprova isso:
http://www.oocities.org/br/guiach/lista ... ito_81.htm
Agora, se essa reprise não foi coisa da Televisa, e sim de outra emissora latina, me corrijam se eu estiver errado.
De qualquer forma, dentro dessa possibilidade de desmembramento, das duas uma: ou o esquete realmente foi reprisado separadamente em algum outro episódio do Chaves (que no caso é a teoria que eu levantei acima), ou a Televisa o mandava avulso para as outras emissoras até uma determinada época.