Redução da maioridade penal

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Você é a favor da redução da maioridade penal?

Sim, para 16 anos.
21
30%
Sim, para 14 anos.
39
57%
Não, sou contra.
9
13%
 
Total de votos: 69

Avatar do usuário
ElChanfle2
Banido
Banido
Mensagens: 473
Registrado em: 28 Nov 2009, 17:42
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Redução da maioridade penal

Mensagem por ElChanfle2 » 26 Jun 2012, 18:09

Na boa, cadeia não é hotel cinco estrelas. Ninguém é preso por acaso, fez alguma merda para estar lá. Reconheço que realmente em alguns presídios a situação é insustentável,mas dependendo do delito, já que existem tipos e tipos de crime, presidário tem é que sofrer mesmo. Sei que existem muitos falsos moralistas que vivem falando em ~ Direitos Humanos ~, mas quero só ver se um dia, na pior das hipóteses, um ente querido seu for vítima da violência urbana. Já que infelizmente não existe pena de morte no Brasil ( Hum, ou melhor, felizmente, já que se existisse só pobre que seria condenado), nada mais justo do que criminosos que cometam crimes hediondos apodreçam e sofram bastante em celas superlotadas. E quando digo criminoso incluo também os menores de idade, que se garantem na lei brasileira, que é um grande incentivo a criminalidade.

Aí vocês falam: "Ah, mas começar a botar menor de idade na cadeia, em condições sub-humanas só vai fazer com que ele saia mais revoltado e cometa mais crimes". Sim, sou obrigado a concordar, essa é a grande verdade. Mas se a justiça brasileira punisse EXEMPLARMENTE, por pior que fossem as condições do presídio, o indivíduo jamais voltaria para o mundo do crime, pois saberia que se assim fizesse passaria outros longos anos padecendo em celas superlotadas. Mas não, estamos no país da impunidade, onde o cara comete os piores tipos de crime e não cumpre sequer um terço da pena. Por isso, acho que antes de reduzirem a maioriade penal, tinham que fazer valer a lei, punir exemplamente, e não melhorar as condições do presídio, pelo contrário. Assassino, estuprador, pedófilo, esquartejador, tem mais é que mofar numa cela com outros 100 bandidos.

Sonhar é bom, eu sei que infelizmente isso nunca, jamais, em tempo algum acontecerá no Brasil. Enquanto isso, todos nós ficamos reféns da própria lei brasileira,deixando menores de idade que cometem crimes bárbaros praticamente impunes, já que se fossem pro xadrez saíriam de lá piores e mais revoltados ainda, podendo puxar o gatilho na cabeça de alguém que você ama aqui fora. Sensação de impotência é uma merda.

Avatar do usuário
Furtado
Membro
Membro
Mensagens: 6248
Registrado em: 13 Dez 2011, 21:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 89 vezes

Re: Redução da maioridade penal

Mensagem por Furtado » 26 Jun 2012, 23:53

Se o Brasil fosse um país sério e não tivesse um sistema penitenciário tão precária e uma justiça tão duvidosa, eu seria a favor da redução da maioridade penal. Enquanto o nosso país não tiver um sistema de segurança sério, não dá pra colocar em prática estas propostas.
Ex-moderador do Bar do Chespirito

Avatar do usuário
Jean Bruno
Membro
Membro
Mensagens: 380
Registrado em: 14 Fev 2009, 16:15
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Campo Grande - MS
Curtiu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: Redução da maioridade penal

Mensagem por Jean Bruno » 27 Jun 2012, 06:23

Sim, pra 14.

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: Redução da maioridade penal

Mensagem por Riddle Snowcraft » 27 Jun 2012, 13:34

Se for ficar no "se", mais facil pegar o livro A Utopia e dizer "eu quero isso aqui tudo"
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Vicente Souza
Banido
Banido
Mensagens: 586
Registrado em: 18 Mar 2012, 19:22
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Redução da maioridade penal

Mensagem por Vicente Souza » 27 Jun 2012, 18:47

Paulo Felipe escreveu:Sim, para 4 anos.
Uma criança de 4 anos presa? :assobiando:
:P
a

Avatar do usuário
Daniel Brito
Membro
Membro
Mensagens: 9262
Registrado em: 05 Fev 2012, 12:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vitória
Localização: Salvador - BA
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 65 vezes

Re: Redução da maioridade penal

Mensagem por Daniel Brito » 02 Jul 2012, 17:58

Vejam esse caso em Viamão (RS):
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-su ... legre.html

Adolescente suspeito de cometer 30 homicídios é apreendido no RS

Um adolescente de 17 anos foi apreendido e cinco mulheres foram presas na manhã desta sexta-feira (29) no Bairro Castelinho, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com a Polícia Civil, o menor é responsável por 10 homicídios já confirmados e suspeito de ter cometido outros 20 que ainda estão sendo investigados pela polícia.

Segundo o delegado Carlos Wendt, responsável pela operação que envolveu cerca de 30 agentes, o jovem era conhecido como "Playboy" e agia a mando de um detento do Presídio Central. "Ele prestava serviços para esse presidiário. Os dois se falavam com frequência por telefone celular quando os crimes eram combinados", afirmou ao G1. Uma das mulheres detidas pela polícia era namorada do apenado.

Ainda conforme a polícia, na residência que servia como quartel general para o tráfico da região foram apreendidas duas armas, munição, crack, maconha e cocaína. O adolescente será encaminhado à Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) e as mulheres serão levadas para o Presídio Feminino Madre Pelletier, em Porto Alegre.
Imagem
Vencedor do Usuário do Mês (maio, junho e outubro de 2012)
Usuário do Ano de 2012
Moderador do subs Da Discussão Nasce a Luz e CH no Exterior (novembro de 2012 - novembro de 2013 / novembro de 2015 - novembro de 2016)
Moderador do TV de Segunda Mão (novembro de 2013 - novembro de 2014)
Moderador Global (novembro de 2014 - novembro de 2015)
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Wesley Souza
Membro
Membro
Mensagens: 1261
Registrado em: 07 Jan 2011, 21:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: PALMEIRAS
Localização: Barueri
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Redução da maioridade penal

Mensagem por Wesley Souza » 05 Jul 2012, 18:47

Sim , pra 14 anos, nessa idade já tem muito fedelho que vive fazendo o que não presta ..

Avatar do usuário
Lucas_Panurge
Membro
Membro
Mensagens: 188
Registrado em: 01 Fev 2009, 13:44
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Paysandu Sport Club
Localização: Belém-PA
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 0

Re: Redução da maioridade penal

Mensagem por Lucas_Panurge » 08 Jul 2012, 12:44

Não só diminuir a maioridade e instituir pena de morte, também é necessário botar o preso pra trabalhar. Se não for assim, cadeia vai continuar sendo universidade de criminoso.

Avatar do usuário
Chilindrinaツ
Membro
Membro
Mensagens: 2522
Registrado em: 27 Jun 2011, 21:24
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio/Cricíuma.
Curtiu: 47 vezes
Curtiram: 18 vezes

Re: Redução da maioridade penal

Mensagem por Chilindrinaツ » 09 Jul 2012, 18:19

Até com 12 anos a gurizada ja comete essas barbaridades... Mas sobbre a pena de morte que o ElChanfle2 comentou, que se existisse seria o pobre que seria morto. Na minha opiniao os politicos de Brasilia nao adeririam a essa lei pq eles tbm ctz seriam punidos dessa forma ( e olha que tem politico lá que merece...)

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: Redução da maioridade penal

Mensagem por Barbano » 14 Ago 2012, 17:12

Fiquei na dúvida se botava isso nesse tópico ou no da pena de morte / prisão perpétua...
NOTÍCIAS
Menina de 9 anos é estuprada por menor em Boa Esperança do Sul, SP
Jovem de 17 anos foi preso em casa com uma faca e confessou o abuso.De acordo com a PM, ele já tinha passagem por homicídio, roubo e tráfico.

Uma menina de 9 anos foi estuprada por um menor, de 17, em Boa Esperança do Sul (SP), na tarde desta segunda-feira (13). O jovem foi localizado e apreendido pouco tempo depois. Na delegacia, ele confessou o abuso sexual.

Segundo a Polícia Civil, a menina seguia para a casa da tia acompanhado do primo de 7 anos. Ao chegar no bairro Vista Verde, ela foi rendida pelo rapaz, que estava armado com uma faca.

A menina foi levada para um matagal onde foi estuprada. Moradores chamaram a Polícia Militar após encontrarem a menina chorando. De acordo com a PM, as roupas da criança estavam molhadas e havia muito sangue.

Policiais fizeram buscas na região e encontraram o suspeito em casa, na Rua dos Messi. Com ele, foi apreendida uma faca de cozinha usada na ação, segundo a PM.

Na delegacia, o jovem confessou o estupro. A PM informou que um irmão do suspeito que mora na cidade relatou aos policiais que o menor morava no Maranhão e que lá já tinha passagem por homicídio, tráfico de drogas e roubo a mão armada.

O jovem será levado para o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) de São Carlos (SP). Já a menina passou por exames no Instituto Médico Legal (IML) em Araraquara. Segundo a PM, a criança sofreu lesão dilacerante na vagina.

http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regia ... ul-sp.html
Aí me digam, um traste desses tem recuperação? Com 17 anos já tinha passagem por homicídio, roubo e tráfico. E agora estuprou uma menina de 9 anos.

Aí daqui a alguns meses ele completa 18 anos, e tá livre, leve e solto para ampliar o currículo.

Francamente... Eu já me posicionei no outro tópico contra prisão perpétua ou pena de morte, mas casos como esse acabam me deixando em dúvida com relação a isso. Só tenho a certeza que a idade não deveria ser um empecilho para esse cidadão ficar muitos anos atrás das grades.

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: Redução da maioridade penal

Mensagem por Riddle Snowcraft » 14 Ago 2012, 20:16

Tinham que acumular os crimes cometidos dos 0 aos 17 anos, e aplicar as devidas punições quando o filha da mãe fizer 18.
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Chavo
Membro
Membro
Mensagens: 8431
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:35
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Araraquara - SP
Curtiu: 50 vezes
Curtiram: 69 vezes

Re: Redução da maioridade penal

Mensagem por Chavo » 14 Ago 2012, 22:51

Não sei se eu falei aqui naquele discurso monstro de algumas páginas atrás, mas o status de inimputável (= não ser responsabilizado pela prática de infrações penais) de que gozam os menores de 18 anos não é previsto apenas pelo Código Penal, mas pelo art. 228 da Constituição Federal, que é a norma máxima de um Estado.

Devido a isto, antes de se pensar num projeto de Lei pra mudar a maioridade no Código Penal, é necessário instituir um projeto de emenda à Constituição pra alterar este art. 228 que, por ter a qualificação de norma constitucional, está acima de todas as outras Leis. E essa emenda à Constituição só passa a ter vigência caso obtenha aprovação por 3/5 dos membros de cada casa legislativa do Congresso Nacional (Câmara e Senado).

Logo, não vai ser tão fácil alterar a maioridade penal no Brasil. E que bom pois reduzir a maioridade acenderia ainda mais o pavio da criminalidade ao invés de apagá-lo.
Minha trajetória no meio CH:

- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Organizador do Balão do Usuário 2011 (1° semestre)
- Tetracampeão do Balão do Usuário 2010 (rodadas 11, 12, 13 e 14)
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)
- Integrante do meio CH desde 2005

Avatar do usuário
cianide
Membro
Membro
Mensagens: 514
Registrado em: 11 Mar 2013, 14:48
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: O que??!!
Localização: Ribeirão Preto
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 1 vez

Re: Redução da maioridade penal

Mensagem por cianide » 15 Abr 2013, 00:25

Vamos reavivar esse tópico...

Creio que a maioria sabe dessa notícia: Victor Hugo Deppman, 19, aluno do curso de Rádio e TV da faculdade Cásper Líbero em SP, foi morto por um assaltante na frente do prédio onde morava. Na data do latrocínio (9), o criminoso estava a 3 dias de completar seus 18 anos. Isso fez com que grande parte dos brasileiros exigissem a redução da maioridade penal.
Aqui está um artigo bem interessante sobre o assunto, intitulado Razões para NÃO reduzir a maioridade penal:

http://vinibocato.wordpress.com/2013/04 ... ade-penal/

Antes de ler esse artigo, eu era a favor da redução da maioridade penal, agora estou bem dividido. Vale a pena ler.
iago83 escreveu:eu acho que deveria transformar o fórum chaves em casa noturna
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Don CHelipe
Membro
Membro
Mensagens: 3034
Registrado em: 07 Out 2010, 21:59
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Guarulhos - SP
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 107 vezes

Re: Redução da maioridade penal

Mensagem por Don CHelipe » 15 Abr 2013, 08:53

Eu sou a favor sim! Eu to pouco me fudendo se os presidios estão lotados, direitos humanos pra esses arrombados na casa do caralho!!!

Como voce vai prevenir que um fdp frio desse não cometa crimes? Com educação? Ah faz me rir!!!

O que esse mlk merecia, era se fuder o maximo possivel! Daí o malandrão fica 3 aninhos na CASA e depois sai mais psico ainda.... esses caras ai tinham que mofar na cadeia...
Desde 2006 no meio CH

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: Redução da maioridade penal

Mensagem por Barbano » 15 Abr 2013, 09:39

Eu já votei aqui, e tô achando que 14 anos é até muito.

No caso de crimes hediondos, como homicídio e estupro, tem que ter pena bem pesada para esses "di menor". Já para coisas mais leves acho que ainda dá para tentar uma medida de socioeducativa. Desses alguns talvez ainda tenham correção.

Responder