Uma conferência sobre episódios perdidos

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
Avatar do usuário
Bruno Bolaños
Membro
Membro
Mensagens: 1638
Registrado em: 31 Jan 2009, 23:06
Programa CH: Chapolin
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 0
Curtiram: 1 vez

Uma conferência sobre episódios perdidos

Mensagem por Bruno Bolaños » 19 Abr 2009, 01:41

Uma conferência sobre episódios perdidos
Perdidos no Brasil...
Imagem
Imagem

Perdidos no Equador...
Imagem
Imagem

Perdidos na Costa Rica...
Imagem
Imagem

Perdidos mundialmente...
Imagem
Imagem
______

Enfim, uma infinidade de episódios perdidos, das únicas séries: Chaves, Chapolin e o programa Chespirito!

Mas quem são os episódios perdidos? Qual o significado desses termos? Por que?
Bom, tudo começou quando as séries CH estavam sobre as mãos da grandiosa empresa de televisão mexicana Televisa. Seus altos poderes econômicos, e sua grandiosidade em acordos comerciais com o Brasil e o mundo, iniciaram uma confusão de organizações dos episódios gravados. Baixas qualidades, desorganização, preguiça, tudo isso e mais outros fatores causaram perdas e sumiços de episódios raros e conhecidos tanto no Brasil quanto na América Latina!

Eu afirmo á vocês que... ah, perdão, eu nem mesmo me apresentei, eu sou o Bruno Feliciano, á seu dispor!

Como eu dizia, eu lhes afirmo que esses episódios perdidos, irão regressar á nossas televisões um dia! Em resumo, episódios perdidos no Brasil e no mundo são episódios de Chaves, e Chapolin e outros que não são exibidos na tevelisão á mais de 10 anos! Ou menos, pois há episódios não exibidos desde 2003 do Chapolin, que se tornaram perdidos. E entre uns e outros, os episódios inéditos que estreiaram após anos de serem dublados, episódios perdidos que voltaram anos após serem cortados de exibição.

Exemplos são episódios como o Perdão, é aqui onde vive o morto? de 1974 do Chapolin, dublado em 1990, e exibido somente em 2008, e o mesmo ocorreu com mais de 20 episódios!

Sim amigos da América Latina... são muitos os episódios perdidos, e há muito mistério, curiosidades e muito debate sobre essa longa história bizarra e macabra sobre o desaparecimento dos episódios perdidos, em que culpa são da emissora de Silvio Abravanel, o SBT, e a Televisa.

"Os episódios pararam de ser exibidos, em sua maioria no ano de 1992, de acordo com relatos e pesquisas, muitos dos episódios antigos exibidos até este ano, tinham versões mais recentes no novo lote que o SBT tinha adquirido em 92, então separaram vários episódios que eram muito parecidos e eles foram arquivados como programas antigos da emissora, assim tomando Chaves e Chapolin como feitos por eles, muitos deles foram encaminhados para o departamento onde fazem os comerciais e chamadas da emissora, isso já foi provado devido as inúmeras cenas de episódios perdidos e inéditos exibidos em vários comerciais, um grande exemplo era o antigo comercial do seriado onde se percebe cenas do episódio perdido “O primeiro dia de aula”. Mais de 60 episódios principalmente os de Chapolin estão arquivados sem nem mesmo terem ido ao ar, uma prova disso são os vários resumos de episódios que o programa Falando Francamente apresentado por Sonia Abrão, passava quase todos os dias.

Imagens do episódio "O primeiro dia de aula" em uma chamada de 2003"
Créditos: http://www.chespiritobr.com/index.php?acao=perdidos

Os motivos mais possíveis para o cancelamento e o desaparecimento desses episódios, apesar de alguns serem interessantes e outros serem absurdos, "o mais intrigante é que nenhuma teoria sobre o SBT consegue explicar tudo, pois sempre há exceções."

"1- Perda da qualidade das fitas:
Por serem fitas muito antigas e tantas vezes exibidas, as fitas foram se desgastando e se deteriorando com o tempo, o que comprometeu a qualidade da imagem de vários episódios e assim não valeria a pena e algumas até seria impossível de serem copiadas para o novo sistema de exibição de fitas que o SBT adotou quando quando se mudou para o CDT da Anhanguera. Não seria de interessante para o SBT fazer cópias para o sistema BETACAM/SP DIGITAL, sistema que é usado hoje pela emissora.

2- Substituição:
Já que existem várias versões da mesma história de um capítulo, o SBT optou por exibir uma cópia mais nova de um outro capítulo com a mesma história por motivo de qualidade de imagem e economia.

3- A falta de interesse do SBT em remasterizar episódios das fitas antigas:
Outra motivo pode ser a falta de interesse do SBT para fazer novas cópias dos tais episódios que estão no arquivo, um processo que não valeria de nada para eles, já que a série mesmo com os episódios atualmente exibidos daria, na suposição deles, o mesmo ibope que os "perdidos". É mais ou menos o ditado: "Não se mexe em time que está ganhando".

4- Vencimento do contrato de exibição:
O SBT não teria renovado os direitos de exibição sobre vários episódios, uma vez que existiam as novas versões e não valeria à pena gastar dinheiro (a emissora estava em crise) passando os "velhos". Essa hipótese poderia estar diretamente ligada à da substituição das versões. Como estes episódios foram comprados em pacotes, muitos outros episódios do pacote que não possuem outras versões também foram sacrificados, incluindo episódios que só foram exibidos uma vez.

As panquecas da Dona Clotilde

5- Censura:
Episódios com cenas "não recomendadas" para crianças, com atitudes dos personagens que influenciariam o público infantil a cometeram tais atos. Veja alguns episódios que não são mais exibidos e uma hipotética justificativa para o cancelamento dos mesmos:

"Os Inseptos" - 1ª versão: Chaves lambe o ferro quente de passar roupas

"Brincando de Atropelamento" - 1ª versão: Chiquinha coloca esmalte de unha por volta do Quico para simular o atropelamento, e Chaves coloca linguiças para simular suas tripas de fora.

Imagem

"Espíritos Zombeteiros":
Apesar de tudo, esse episódio engraçadíssimo que virou um clássico tem coisas que poderiam justificar seu cancelamento: No episódio, o tema espiritismo é abordado,e junto com ele muita coisa engraçada. Até é realizado uma sessão espírita pela Dona Clotilde em plena meia noite na casa do Seu Madruga. Talvez a emissora não achou cabível tratar assim o tema e da maneira que foi feito que poderia agredir de uma certa maneira a Religião Espírita que no Brasil é uma das maiores do mundo. E pra completar, no final do episódio, após o fracasso da sessão espírita, Dona Clotilde faz uma crítica que não agradaria nada aos adeptos da tal religião e muito menos o senhor Rick Medeiros que é um dos poderes do SBT.
Confira o diálogo final do episódio:

Chaves: Eu não saiba que eram pratos do Seu Madruga.

Seu Madruga: Eu também não sabia que era sonâmbulo...

Dona Florinda: Ham, pois eu lhe disse, mas o senhor não me deu atenção!

Dona Clotilde: Eu também lhe disse.

Seu Madruga: Ham, então porque a senhora insistiu tanto em acusar os espíritos zombeteiros?

"Dona Clotilde: Por bobagem, porém me convenci de que isso não é verdade, de que só as pessoas ignorantes podem acreditar em mortos que aparecem ou em coisas semelhantes."

Tudo isso deve-se ao fato de que Chaves a princípio não foi feito para crianças. Era um programa humorístico que ocupava o horário nobre no México e se voltava para um público adulto que atingia o horário. Mas sua popularidade e enredo atraiu também as crianças e a partir daí, Chespirito passou a tomar cuidados com a atitudes dos personagens, diálogos, o tema, e a história dos episódios.

Imagem
Esquete perdida de 1972, intitulada "O dinheiro perdido".

6- "Abrasileiramento"
O SBT sempre tentou abrasileirar ao máximo Chaves e Chapolin, dublando até as entrevistas com os atores. O caso é que existem vários episódios com músicas em espanhol que não foram dubladas, daí a emissora resolveu por cortar.

Exemplos:

.: A segunda parte do episódio do Chapolin, "Juleu e Romieta": Nesse episódio é feito uma serenata para Romieta, cujo a música "Taca La Petaca" não foi dublada para o português. O episódio só foi exibido uma vez em 1998, se tornou um perdido, e retornou á ser exibido á partir de 2008.

.: O resto da história da "Branca de Neve e os sete anões": Nessa história do Chapolin são cantadas 3 músicas: "Churi Churin Fun Flays", que o SBT chega a exibir mesmo não estando dublada a versão cantada pelos anões na mina, porém corta a parte em que a mesma é cantada pela Branca de Neve e os Sete Anões. "Las Brujas", cantada por Ramon Valdés (Espelho) e Angelinez Fernandes (Bruxa), e "El País de las Fantasías" cantada pelo Professor Girafales e cia. Não estando dubladas as músicas, o SBT resolveu cancelar/cortar o restante dos episódios que dão continuação à história e cortou várias partes dos que exibe, deixando escapar somente a "Churi Churin Fun Flays" que por sinal ficou famosa e é uma das mais adoradas e conhecidas pelo público brasileiro.

.: "O Alfaiatezinho Valente" o clipe "Siganme los buenos" (Campeón), pertencente á parte inédita da saga, não foi exibida, óbviamente. Os clipes "Hermano Francisco" estreou em 2008, supostamente o SBT deixou vazar a exibição ou fez propositamente. Também estreou o clipe "No me lo van a creer", ambos em espanhol, uma surpresa á todos os Chavesmaníacos.

.: O episódio final de "Um festival de vizinhos" - (A festa da boa vizinhança), Chaves: Também não é exibido o último episódio desta história, talvez seja porque a dublagem tenha deixado algumas coisas em espanhol já que neste episódio são representados no palco pelo integrantes da vila, poemas e trocadilhos que seriam intraduzíveis, como por exemplo o poema de Dona Clotilde que faz bastante trocadilhos com a palavra Ramón (Seu Madruga). Nesse episódio Seu Madruga também interpreta uma canção.

.: A parte final de "O Chapolin em Acapulco": Esta história só tem um episódio, mesmo assim o SBT corta o final do mesmo, em que é cantado a música "El Chapulin Colorado".

As hipóteses absurdas:
Muito especularam e muito foi dito sobre o desaparecimento do episódios, dentre as mais conhecidas estão:

.: Um incêndio nos arquivos de fitas do SBT que causou a danificação de vários episódios.
.: Um alagamento na antiga sede do SBT que teria atingido a seção de fitas.

Porque escapam cenas de "episódios perdidos” e nunca vistos nas chamadas e vinhetas:
Vejam o mais provável motivo...

Nos últimos anos o SBT vem digitalizando todo o seu acervo de vídeo para o sistema DST. Um sistema digital onde tudo é catalogado em um computador e a fita não entra em contato com o leitor.
Atualmente o SBT já digitalizou quase, senão todos os episódios que não foram remasterizados quando o SBT mudou para o Anhanguera, além dos que ficaram na gaveta depois de serem exibidos. Enfim todas as fitas referentes a Chaves e Chapolin.

Quando precisam fazer alguma chamada ou vinheta, o departamento de Criação Visual vai a sala de ARQUIVO DIGITAL e solicita algumas imagens das séries para ilustrar a chamada pois não podem pegar das fitas editadas que ficam na Sala Mestre onde são exibidos os programas e onde ficam as fitas pré-editadas dos episódios que vemos atualmente.
Já que nesse Arquivo Digital estão todos os episódios de Chaves e Chapolin, por ventura acabam vindo na tal fita e são colocados no ar sem ao menos os criadores da chamada saberem que aquele é um episódio que não é exibido.

Do arquivo digital DST são gravadas fitas BETAMCAM SP/ DIGITAL que serão usadas para a exibição na programação.
Quando uma pessoa da produção de algum programa ou jornal da emissora necessita de imagens de anos atrás, vai ao arquivo digital e pede uma cópia das imagens.

Aí vocês perguntam: Porque o departamento de programação da emissora não vai ao Arquivo Digital e pedem tais cópias dos "perdidos"?
Resposta: Do jeito que são relaxados, descuidados e não se interessam pelo o que é dito pelos telespectadores e menos pela programação da emissora, o departamento de programação nem deve saber da existência dos episódios engavetados e se souber não dão a mínima pois pra ele a acomodação fala mais alto. Eles usam os ditado: "Pra que mexer em time que está ganhando?"

Pra eles é bem mais fácil continuar com os episódios em exibição atualmente que dão ótima audiência do que se preocupar com o que está no arquivo...
Nesse meio de televisão só tem maluco. Os responsáveis pela programação da emissora estão muito ocupados com os milhares de programas, filmes e outras séries da emissora do que Chaves e Chapolin..."

Imagem
Mais um episódio perdido mundial de 1973/1974 do Chapolin.

Supostos perdidos
Sabemos quase que de cór quantos e quais eles são. Mas e se existem episódios que foram perdidos e ninguém lembra? Já fazem mais de vinte anos que as séries CH estão no ar aqui no Brasil. Existe a possibilidade de que alguns episódios tenham sido exibidos poucas vezes e depois saído do ar, devido aos tenebrosos cortes que o SBT promove. Principalmente no ano de 1992, quando o SBT cortou varios episódios, sendo que até hoje ninguém sabe o porquê. Leia a seguir o depoimento de um fã de CH, que traz algumas dúvidas:

"Por volta de 1995, estava assistindo Chapolin e depois de muito tempo sem assistir, minha mãe resolveu assistir comigo. O episódio do dia era "O Futebol é Minha Melhor Medicina". Quando terminou o episódio e começou "Vinte Mil Beijinhos para Não Morar com a Sogra" ela comentou que o episódio do futebol estava "cortado"... Não entendi, porque eu já o assistia há cinco anos e sempre o vi assim. Ela falou que estava faltando a cena com o "Seu Madruga". Nunca entendi, até que um bom tempo depois, descobri que junto à outra versão da construção, tem uma versão do futebol com Ramón. Mostrei as duas versões a meu primo (em espanhol para não influenciar a resposta), que assistiu CH de 1984 a 1991 e ele também afirmou que a versão que ele via era com "Seu Madruga"." Trecho de um comentário do user Valette Negro no tópico "Supostos Perdidos".

------------

Muitos espectadores relatam que já viram episódios que teriam se perdido junto com os perdidos comuns. Como no relato acima, que levanta suspeitas da existência de outra versão de "O Futebol é Minha Melhor Medicina" dublada. Como naquela época poucos gravavam CH, são poucas as provas da existência desses episódios. Estes episódios são chamados de "Supostos Perdidos" pelos fãs.

O caso mais famoso é o do episódio "O Revolvinho do Chaves". Esse episódio teria sido exibido dentro do TJ Brasil (um telejornal da época), quando houve uma inundação no SBT. Já existe uma suposição muito plausível, na qual seria o episódio "As Bombinhas da Chiquinha", versão 1. Esta hipótese está baseada no fato de que muitas das pessoas que afirmam ter visto tal episódio dizerem que as crianças brincavam de guerra da independência. Mas a foto a seguir deixa umas dúvidas:
Imagem

Vêem algo na mão da Chiquinha? Muitos diriam que é uma matraca, mas a forma como a Chiquinha está segurando sugere que seja um revólver de brinquedo. E as características dos personagens (como a roupa da Chiquinha, que sugere o ano de 72) indicam que o episódio seja festivo e antigo, o que pode provar que seja uma versão antiga de algum episódio no ar, como "História do Brasil" ou "Brincando de Guerra da Independência".

E provavelmente pode ser uma foto propaganda, como diversas outras que andam á fora pela internet e outros lugares, como essa por exemplo:
Imagem

--------

Ex-perdidos
"Milagrosamente, o SBT resolveu remasterizar episódios (segundo fontes) e, em setembro de 2003, depois de mais de dez anos em hibernação, oito episódios voltaram ao ar. São eles:

- Chifrinhos de Nozes - voltou em 1/9/2003
- A Chirimóia - 2/9/2003
- O Cachorrinho da Chiquinha (Peludinho) - 3/9/2003
- O Fantasma do Seu Barriga - 5/9/2003
- Churruminos (Tem uma Mosca no meu Café) - 8/9/2003
- A Troca de Chapéus (o Chiclete Grudou no Chapéu) - 9/9/2003
- Quem Descola o Dedo da Bola parte 2 - 12/9/2003
- Seu Madruga Fotógrafo parte 1 - 15/9/2003

Hoje em dia passam regularmente como se nada tivesse acontecido. Quase quatro anos depois, volta, em 22 de março de 2007, o nono episódio da série dos ex-perdidos do Chaves:

- O Ratinho do Quico (não-exibido desde 1988 até 2007, porém presente no DVD da Imagem Filmes com a dublagem original)

Às vezes chegam até ser engraçadas as trapalhadas do SBT. É importante lembrar que três episódios de Chaves que o extinto programa de Sônia Abrão (o Falando Francamente) exibiu nunca ninguém tinha ouvido falar deles até aparecerem no FF, mas mesmo que não tenham passado no seriado estão dublados e são considerados perdidos. São eles:

As apostas - Mini esquete na qual Quico e Chaves fazem apostas.
Brincando de escolinha - Outro episódio antigo, lembra aquela parte do episódio "Um banho para o Chaves", no qual Chiquinha é o "Professor Girafales" de Chaves e Pópis. Presente no segundo e no quinto boxes de DVD's da Amazonas Filmes, também deve ter sido cancelado por ser antigo.
Aulas de boxe - 1ª versão - Uma versão mais antiga do que a que passa atualmente.

------
Imagem
O famoso perdido do Chaves, intitulado "A festa da amizade" mais conhecido como "A pichorra".

Existem também episódios raros, episódios que ficam um bom tempo sem passar e depois voltam ou que só passam de vez em quando. Veja a lista com detalhes:

Seu Madruga fotógrafo - Parte 2 - Lote de 84, parou de passar em 2001, voltando no dia 20/07/2005 e tendo desde então exibições esporádicas.
Troca dos recados versão 1 (com o Seu Barriga) - Episódio que Seu Barriga pensa que Dona Florinda está apaixonado por ele (este episódio não conta com a presença de Chiquinha e nem de Seu Madruga). Fatos não confirmados: passava normalmente até 92, voltou a passar em 99, em 2000 saiu e voltou a passar em 2003, apenas duas vezes.
O dia de São Valentim - Lote de 84, parou de passar em 2003 (mais precisamente no dia 19 de maio), tendo raras exibições posteriormente.

Dois episódios que eram raros antes, voltaram a passar ativamente. Pelo que parece, foi por causa da reformulação de 2003. São eles:

Troca dos recados versão 2 (com Seu Madruga) - A mesma história, mas ao invés de Seu Barriga é Seu Madruga quem pensa que Dona Florinda o quer e o episódio também conta com a presença de Chiquinha. Foi exibido uma vez em 90, voltou em 99, era raramente exibido e no final de 2004 começou a passar regularmente.
O professor apaixonado versão 2 (Somos Cafonas) - Segunda versão com a presença de Chiquinha, episódio que Seu Madruga ensina Professor Girafales a se declarar a Dona Florinda. No final, é cantada a música "Somos Cafonas Sim". Era exibido raramente, uma delas foi no "Chaves Especial" do dia 26/04/03. No final de 2004, começou a passar normalmente. Atualmente não é mais considerado raro ou perdido.

Agora falaremos do Chapolin, que infelizmente também teve episódios cancelados em alguns anos quando era exibido. Foram poucos, confira abaixo:
Planeta Vênus - Perdido mundial, 1ª versão, exibido pela última vez em 1992.
A autópsia / Simpato Yamazaki - 1ª versão, exibido pela última vez em 1992.
Aventuras em Marte (exibido como filme) - Dois programas de 40 minutos de 1981, exibido pela última vez em 11/12/1999, e em 2006 apenas para pequenas filiais, e no mesmo ano nas parabólicas.

Seis episódios perdidos de Chapolin voltaram a ser apresentados desde novembro de 2005. São esses:
- O louco da cabana
- Pedintes em família
- A peruca de Sansão
- O mosquito biônico
- A bola de cristal
- Juleu e Romieta, parte 2

Ex-perdidos do Chapolin
Imagem

Recentemente, 52 episódios voltaram ao ar de novembro de 2005 a março de 2007 e desde julho de 2008, sendo que 46 deles estrearam no Brasil, dando a entender que existe um novo lote de episódios dublados nos anos de 1992 e 1993. Por que o SBT está exibindo só agora? Também gostaríamos de saber...

Pelo desconhecimento total de seu acervo e pela desinformação de seus funcionários, o SBT, que não sabia que estava apresentando preciosidades nunca exibidas antes (mesmo dubladas há mais de 15 anos), não fez uma divulgação sequer desses episódios inéditos de Chapolin, os exibindo no modorrento horário de sábado depois do almoço. Resultado: a série saiu do ar no dia 17 de março de 2007, dando lugar a "Eu, a Patroa e as Crianças". "Chapolin" voltaria um ano depois, em 30 de junho de 2008, com mais episódios inéditos.

Só existe um episódio raro de Chapolin:
A casa Mal-Assombrada versão 2 - Lote de 90. Este episódio passava raramente quando Chapolin era exibido. A versão conta com Rubén Aguirre (Girafales) de mordomo e Ramón Valdez (Seu Madruga) como o "louco dos dinossauros". A primeira versão sempre foi a mais exibida, onde Ramón é que faz o mordomo e Angelines Fernández (Dona Clotilde) é a louca. Como esta segunda versão foi exibida em 2006, o SBT pode cancelar a primeira caso volte a exibir Chapolin.

Estes são os episódios perdidos, mas isso é só uma base. Com certeza o SBT tem muito mais episódios guardados em seu acervo que nunca foram passados. Uma prova disso são pequenos trechos que o SBT usou em chamadas, e nestes casos geralmente são exibidos trechos de episódios perdidos ou até mesmo de outros nunca exibidos pela emissora. Veja a cena do episódio "Os Prisioneiros de Maria Bonita", exibido em uma vinheta de 2003. Este episódio nunca havia sido apresentado pelo SBT até 16/9/2006.

Enfim, são muitos episódios cancelados e o culpado disso tudo é o SBT, por não dar valor as essas pérolas e por desconhecer seu próprio acervo. Mas se formos ver bem, a programação do SBT é assim, não é só no Chaves que acontece. Desenhos também acabam penando. Quando o SBT tinha os direitos do tradicional desenho Pica-Pau, ele era totalmente editado, com vários quadros não indo ao ar. Até séries gravadas pelo próprio SBT são vítimas da tesoura. Moacyr Franco (ator e comediante) revelou que a comédia Meu Cunhado ainda tem em torno de trinta episódios inéditos sem nunca ter sido exibidos, sendo que ocorreram diversas reprises desta série. Fora a desordem da programação, que é alterada freqüentemente (muitas vezes sem prévio aviso).

O guia de episódios

CHAVES
Episódios perdidos que voltaram á ser exibidos:
1974

01) O Chiclete Grudou no Chapéu (1992/2003)
02) O Ratinho do Quico (1988/2007)

1977

03) O Fantasma do Sr. Barriga (1992/2003)
04) Seu Madruga Fotógrafo - Parte 1 (1992/2003)

1978

05) A Chirimóia (1992/2003)
06) Os Chifres Queimados do Professor Girafales (1992/2003)
07) Quem Descola o Dedo da Bola - Número 2 (1992/2003)

1979

08) O Cachorrinho (1990/2003)
09) Tem Uma Mosca no Meu Café (1992/2003)
Episódios dublados que não são exibidos
1972

01) Chespirito: O Mendigo Ladrão / O Homem da Roupa Velha / A Moeda Perdida
02) O Dinheiro Perdido - Versão 1
03) Roupa Limpa Suja-se em Casa - Versão 1 / Chespirito: O Marinheiro Mareado
04) Os Balões Levam o Chaves / Chespirito: Don Quixote / Chespirito: Procurando Emprego
05) As Novas Vizinhas - Parte 1 - Versão 1 / As Novas Vizinhas - Parte 2 - Versão 1
06) Dr. Chapatin: No Restaurante / As Novas Vizinhas - Parte 3 - Versão 1

1973

07) Chespirito: O Mordomo Chespirito / Seu Madruga Pintor - Versão 1
08) As Apostas / Chómpiras: Ladrões Espertos / Brincando de Escolinha
09) Chómpiras: Os Ladrões e a Velha Policial / Barquinhos de Papel - Versão 1
10) Os Toureadores - Versão 1
11) Chómpiras: A Pistola de Brinquedo / A Bandinha
12) Pai Por Algumas Horas - Versão 1
13) Jogando Bola
14) A Pichorra

1974

15) Mal Entendidos - Versão 1
16) O Mistério dos Pratos Que Desaparecem - Parte 1
17) Os Espiritos Zombeteiros - Parte 2
18) O Professor Apaixonado - Versão 1
19) Quico Doente - Versão 1
20) Uma Ajuda para a Cruz Vermelha - Versão 1
21) Santa Ignorância - Versão 1
22) O Homem Invisível - Versão 1
23) O Caçador de Lagartixas - Versão 1
24) A Falta D'Água - Versão 1
25) A Insônia do Seu Madruga - Versão 1
26) Chómpiras: Os Ladrões Assaltam a Casa da Velha / Jogando Beisebol
27) O Despejo do Seu Madruga - Versão 1
28) Uma Aula de Boxe - Versão 1
29) Cyrano de Bergèrac / Ama o Teu Inimigo - Versão 1
30) O Disco Voador - Versão 1
31) O Dia da Independência - Versão 1

1975

32) O Velho do Saco - Versão 1
33) Quem Descola o Dedo da Bola nº2 - Versão 1
34) Seu Madroga, O Primo do Seu Madruga
35) ...
36) Seu Madruga, o Conquistador - Parte 3 - Versão 2
37) O Cupido Ataca de Novo - Parte 4 - Versão 2
38) O Radinho do Quico
39) Brincando de Atropelamento
40) Um Banho para o Chaves - Versão 1
41) Os Inseptos do Chaves - Versão 2

1977

42) Gente Sim, Animal Não - Versão 2
43) Seu Madruga fotógrafo - Parte 2
44) O Regresso da Chiquinha - Versão 2
45) As Panquecas da Dona Clotilde

1978

45) Epidemia de Gripe - Versão 2

1979

46) O Bilhete de Loteria - Versão 3
47) Aula de Aritmética e Geometria
48) Os Filhotes de Gato do Restaurante

A maioria destes episódios já foi exibida pelo SBT, mas agora são episódios perdidos. Alguns têm sua dublagem comprovada, no entanto nunca foram exibidos na TV.
Trechos de episódios que o SBT exibiu somente em chamadas
1974

01) A Casinha do Chaves

1976/1977

02) Episódio Desconhecido - (O SBT passou trechos deste episódio em uma chamada antiga, há alguns anos, onde Chaves, Quico, Chiquinha, Seu Madruga e Dona Florinda dançavam olhando para a câmera)

1978

03) A Importância de Estudar (Chaves enfia o pé na cesta de Dona Clotilde que Seu Madruga carregava)
CHAPOLIN
Episódios exibidos normalmente até 2003
1972

01) Conde Terra Nova / O Vampiro

1973

02) Para Fugir da Prisão v.1
03) Dr. Chapatin no Casamento / O Pistoleiro da Marreta Biônica
04) A Troca de Cérebros v.1

1974

05) A Casa Mal Assombrada
06) O Bar de Chespirito / O Verniz Invisibilizador

1975

07) A Construção v.1
08) Vovô Matusquela
09) Mini Disco Voador

1977

10) Ovos Podres e Moscas

1978

11) O Lobisomem
Episódios perdidos que voltaram á ser exibidos
01) O Louco da Cabana (1984 - 26/11/2005)
02) Pedintes em Família (1985 - 03/12/2005)
03) Uma Coisa é Ser Sansão, Outra é Usar Peruca (1995 - 11/03/2006)
04) O Mosquito Biônico (1994 - 17/06/2006)
05) A Bola de Cristal (1990 - 14/10/2006)
06) A Romântica História de Juleu e Romieta - Parte 2 (1998 - 04/08/2008)
Esquetes que o SBT possui, mas nunca foram exibidos
1972

01) Dr. Chapatin e os Assaltantes de Banco - Versão 1 (acompanha os episódios Conde Terra Nova e O Vampiro)

1975
02) O Futebol é Minha Melhor Medicina - Versão 1 (acompanha o episódio A Construção Versão 1)
03) A História de Cristovão Colombo - Versão 1 (acompanha o episódio Vovô Matusquela)
04) Don Juan Tenório - Versão 1 (acompanha o episódio Mini Disco Voador)

1977
05) Doentes por Conveniência - Versão 2 (acompanha o episódio Ovos Podres e Moscas)

1978
06) Não Foi Pênalti! (acompanha o episódio O Lobisomem)
Trechos de episódios que o SBT exibiu somente em reportagens / chamadas
1974
01) O Garçom Atrapalhado / Ovos Podres e Moscas - Versão 1

1977
02) A Bomba na Lanterna - Versão 2
03) O Boxeador / O Plasma de Energia Vital

1978
04) As Filmagens / A Vila Caindo de Velha
Episódios perdidos no mundo todo
1975
01) Os Piratas - Parte 3

1976
02) O Homem das Cavernas - Parte 1

1977
03) A Revólver Dado não se Olham as Balas - Versão 2 - Parte 1
Em pensar nessas diversas possibilidades de episódios perdidos, supostos perdidos, e mesmo não perdidos, com muitas raridades tanto de Chaves, quanto de Chapolin e Chespirito, o fanatismo por CH com todos esses mistérios aumenta á cada momento.
A realidade do ínicio ao fim desse mistério será oculta eternamente para nós.
:)

Créditos e agradecimentos:
Clube do Chaves.com.br
Chespirito BR.com
Portal Chaves.com
Chespirito Media.com
FórumCH.com.br
Editado pela última vez por Bruno Bolaños em 26 Jul 2009, 00:22, em um total de 1 vez.

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Uma conferência sobre episódios perdidos

Mensagem por Chapolin Gremista » 19 Abr 2009, 01:47

Bom tópico, não tinha visto ainda.

Minha mãe adorava Perdidos no Espaço. Alguém sabe onde tem pra baixar?
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
Silvester
Membro
Membro
Mensagens: 5233
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:59
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Cascavel-PR
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 4 vezes

Re: Uma conferência sobre episódios perdidos

Mensagem por Silvester » 19 Abr 2009, 08:51

Parabens Bruno,acho que voce só esqueceu que o episódio"Antes uma mulher jovem,rica e bonita do que uma velha,feia e pobre v.1" tb é perdido mundial(tendo apenas um trecho exibido no episódio"Uma Conferencia sobre o Chapolin")

Avatar do usuário
João
Membro
Membro
Mensagens: 774
Registrado em: 29 Jan 2009, 15:26
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Tangamandápio
Curtiu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Uma conferência sobre episódios perdidos

Mensagem por João » 19 Abr 2009, 09:36

Muito bom o tópico, embora há certas hipóteses que temos que discordar, uma dela é a Censura...
Eu tenho 99,5% de certeza que os perdidos não por censura e, para sustentação disto, afirmo que:
- Se realmente se preocupassem com censura, não exibiriam também episódios como "Seu Madruga carpinteiro" onde o professor Girafales leva uma martelada na cara e na nuca, "Show de ioios" onde no final o seu Madruga fica realmente estraçalhado, "O belo adormecido" onde seu Madruga é esmagado e entende-se que este morreu :rolleyes:
Enfim, são muitos os episódios que o SBT não exibiria por conta da censura, ou seja, esta hipótese não pode ser procedente.
- Pra que o SBT iria ficar vendo episódio por episódio só pra ver aquele que tivesse uma coisinha forte eles já iriam filtrar? Em CH, praticamente TODOS os episódios tem soco, pancada, chute, violência, se fosse assim, o SBT nem fecharia contrato com a Televisa e nem exibiria mais

Aliás, aquela teoria sobre o revolvinho do Chaves fui eu que criei, viu. Você deu uma resumida e talz, mas com certeza foi com base na minha :P
Há quem diga que esse episódio do revolvinho é "As bombinhas" e na minha opinião tá longe de ser, ninguém confunde um episódio de 1972 com 1973, visto que o figurino era muito diferente.

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: Uma conferência sobre episódios perdidos

Mensagem por Barbano » 19 Abr 2009, 09:56

Já que o Bruno copiou uns duzentos textos para botar aqui, vou botar também a minha teoria, que já publiquei na CHBR. :P

=====

Na semana de estréia do Chapolin em 2008, dos seis episódios exibidos, quatro foram inéditos. Aliás, uma coisa que os fãs ainda se perguntam é porque só agora o sbt está exibindo esses episódios, e porque não fazem o mesmo com Chaves. Vou explicar nessa coluna a minha teoria para isso.

Para tentar entender esses mistérios dos inéditos que aparecem, temos que voltar ao ano de 1990. Nesse ano, o sbt estreou um grande lote de episódios de Chaves e Chapolin. A diferença é que nesse lote o sbt simplesmente não exibia esquetes de outros personagens, como Dr. Chapatin e Chompiras e Peterete. Já em 1992, o sbt estreou o último lote de episódios inéditos de Chaves. Mas, mais do que estrear, o sbt reorganizou a exibição do seriado. Para padronizar as exibições, o SBT na época cancelou todo o material que considerava desnecessário, ou seja, tentou deixar apenas uma versão de cada episódio, cancelou todos os esquetes de outros personagens, episódios muito curtos, ou que simplesmente eles consideravam que fugia de algum padrão por eles adotado.

Depois do Chaves, é a vez de reorganizar e estrear os inéditos do Chapolin, certo? Pois bem, mas não foi o que o sbt fez. Simplesmente foram deixando, deixando, e o seriado ficou até 2003 com praticamente os mesmos episódios que exibia desde 1990. Os esquetes de outros personagens do lote mais antigo de episódios, de 1984, continuavam sendo exibidos normalmente. Já os esquetes do lote mais novo continuavam guardados. A tal reorganização dos episódios do Chapolin aconteceu somente agora, a partir de 2003/2004. E é claro que, tantos anos depois, o critério de organização não foi exatamente o mesmo que foi adotado com Chaves. Nessa organização, o sbt optou por manter todos os esquetes com os devidos episódios, e finalmente ocorreu a estréia do último lote de episódios do Chapolin. Puro relaxo com a série deixar esses episódios estocados por mais de 10 anos, e estrear sem nenhuma divulgação. Mas, antes tarde do que nunca!

=====

Eu acho que é isso...

1984 - Estréia o primeiro lote de Chaves e Chapolin, com os episódios exibidos com seus devidos esquetes.

1988 - Estréia o segundo lote de Chaves, com episódios e esquetes exibidos, mas totalmente misturados pelo sbt. Por isso misturaram esquetes de 72 com esquetes de 74, etc. Não estrearam o lote de Chapolin (do qual até hoje só se tem conhecimento de 2 episódios)

1990 - Estréia o terceiro lote, com exibições apenas dos quadros Chaves e Chapolin, jogando os esquetes que os acompanham para escanteio. Os episódios antigos continuaram sendo exibidos com os devidos esquetes.

1992 - Estréia do quarto lote de Chaves, e reorganização da exibição da série, deixando apenas uma versão de cada episódio no ar, cancelando esquetes de outros personagens, e episódios que não se enquadravam em algum critério de exibição da emissora. Por algum motivo não fizeram o mesmo com Chapolin, deixando o último lote guardado e não reorganizando as exibições.

2003 - Remasterização de Chaves e Chapolin, a partir dos originais, ocasionando a volta de alguns episódios de Chaves e a volta/estréia de muitos episódios do Chapolin.

====

De todas as teorias para desaparecimento de episódios, a única que temos total certeza é a substituição de episódios por versões mais novas, deixando apenas uma versão no ar. Isso é um fato incontestável, já que tais episódios entraram no lugar dos antigos inclusive da ordem de exibição (exemplo, quando era para exibir Planeta Vênus versão 1, exibiram a versão 2; quando era para exibir Carateca versão 1, exibiram a versão 2; quando era para exibir Os Insetos do Chaves versão 2, passaram a versão 3, etc).
Imagem

Avatar do usuário
João
Membro
Membro
Mensagens: 774
Registrado em: 29 Jan 2009, 15:26
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Tangamandápio
Curtiu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Uma conferência sobre episódios perdidos

Mensagem por João » 19 Abr 2009, 10:43

Vale citar também os perdidos no mundo inteiro que só o SBT tem...
Como por exemplo: os toureiros de 1973, seu Madruga pintor parte 1 e FBV parte 2 de 1976, Madruguinha parte 2 de 1977, Errar é humano parte 1 de 1978, fora aquele episódio desconhecido que aparece todo mundo dançando na vila. Também temos os do Chapolin: Planeta Vênus de 1973 e as Pulgas amestradas de 1978...
Por que será que pouquíssimas emissoras têm estes episódios e por que será que logo o SBT recebeu tal privilégio?

A teoria que eu dou para isto é a seguinte:

A maioria dos países que têm os direitos de exibição de CH, exibem em ordem cronológica.
Creio eu, que a Televisa deixou as temporadas todas organizadas certinhas, prontas pra vender, como se fosse um "pacote fechado", só que nesse pacote, "esqueceram" alguns episódios, e como foi este que mandaram para a maioria das emissoras, a maioria não recebeu estes episódios que chamamos "perdidos mundiais" ou "inéditos mundiais".
No caso do SBT, ele praticamente "ganhou" alguns episódios pra ver como era a série, e quando resolveu adquirir o resto dos episódios, não recebeu na ordem certinha como as outras emissoras, ou seja, não recebeu o "pacote fechado" da Televisa.
Assim sendo, certamente a Televisa pegava alguns episódios sortidos e ia mandando, muitas vezes até mandavam sagas incompletas, fora de ordem, e nada impede de terem mandado episódios que não eram pra ser mandados (no caso os que foram citados anteriormente).

Enfim, eu acho que esta pode ser a explicação pro fato do SBT ter diversos perdidos.

Avatar do usuário
Silvester
Membro
Membro
Mensagens: 5233
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:59
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Cascavel-PR
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 4 vezes

Re: Uma conferência sobre episódios perdidos

Mensagem por Silvester » 19 Abr 2009, 10:49

Essa história de episódios perdidos por substiuição de versões ta certa só que comum porem
E os episódios sem nenhuma outra versaõ no ar(espiritos Zombeteiros,A pichorra e outros)

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: Uma conferência sobre episódios perdidos

Mensagem por Barbano » 19 Abr 2009, 11:58

João, outro ponto é que as matrizes do sbt são antigas, a maioria mandadas na década de 80. Já nas outras emissoras parece que o acervo é renovado de tempos em tempos, e nas novas cópias aparecem e desaparecem episódios...
Imagem

Avatar do usuário
Bruno Bolaños
Membro
Membro
Mensagens: 1638
Registrado em: 31 Jan 2009, 23:06
Programa CH: Chapolin
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Uma conferência sobre episódios perdidos

Mensagem por Bruno Bolaños » 19 Abr 2009, 12:47

Fabão escreveu:Já que o Bruno copiou uns duzentos textos para botar aqui, vou botar também a minha teoria, que já publiquei na CHBR. :P
Ah, mas... mas eu dei os créditos :D
Fabão escreveu: Eu acho que é isso...

1984 - Estréia o primeiro lote de Chaves e Chapolin, com os episódios exibidos com seus devidos esquetes.

1988 - Estréia o segundo lote de Chaves, com episódios e esquetes exibidos, mas totalmente misturados pelo sbt. Por isso misturaram esquetes de 72 com esquetes de 74, etc. Não estrearam o lote de Chapolin (do qual até hoje só se tem conhecimento de 2 episódios)

1990 - Estréia o terceiro lote, com exibições apenas dos quadros Chaves e Chapolin, jogando os esquetes que os acompanham para escanteio. Os episódios antigos continuaram sendo exibidos com os devidos esquetes.

1992 - Estréia do quarto lote de Chaves, e reorganização da exibição da série, deixando apenas uma versão de cada episódio no ar, cancelando esquetes de outros personagens, e episódios que não se enquadravam em algum critério de exibição da emissora. Por algum motivo não fizeram o mesmo com Chapolin, deixando o último lote guardado e não reorganizando as exibições.

2003 - Remasterização de Chaves e Chapolin, a partir dos originais, ocasionando a volta de alguns episódios de Chaves e a volta/estréia de muitos episódios do Chapolin.

====

De todas as teorias para desaparecimento de episódios, a única que temos total certeza é a substituição de episódios por versões mais novas, deixando apenas uma versão no ar. Isso é um fato incontestável, já que tais episódios entraram no lugar dos antigos inclusive da ordem de exibição (exemplo, quando era para exibir Planeta Vênus versão 1, exibiram a versão 2; quando era para exibir Carateca versão 1, exibiram a versão 2; quando era para exibir Os Insetos do Chaves versão 2, passaram a versão 3, etc).
Creio que a remasterização dos episódios em 2003 não foi o principal motivo pelo retorno e estréia de episódios e esquetes de Chaves e Chapolin. Bom, foi sim, só que de minha parte houve vários outros motivos que ocorreu a exibição de perdidos, inéditos e o desaparecimento de certos episódios em 2003...
João escreveu:Vale citar também os perdidos no mundo inteiro que só o SBT tem...
Como por exemplo: os toureiros de 1973, seu Madruga pintor parte 1 e FBV parte 2 de 1976, Madruguinha parte 2 de 1977, Errar é humano parte 1 de 1978, fora aquele episódio desconhecido que aparece todo mundo dançando na vila. Também temos os do Chapolin: Planeta Vênus de 1973 e as Pulgas amestradas de 1978...
Por que será que pouquíssimas emissoras têm estes episódios e por que será que logo o SBT recebeu tal privilégio?

A teoria que eu dou para isto é a seguinte:

A maioria dos países que têm os direitos de exibição de CH, exibem em ordem cronológica.
Creio eu, que a Televisa deixou as temporadas todas organizadas certinhas, prontas pra vender, como se fosse um "pacote fechado", só que nesse pacote, "esqueceram" alguns episódios, e como foi este que mandaram para a maioria das emissoras, a maioria não recebeu estes episódios que chamamos "perdidos mundiais" ou "inéditos mundiais".
No caso do SBT, ele praticamente "ganhou" alguns episódios pra ver como era a série, e quando resolveu adquirir o resto dos episódios, não recebeu na ordem certinha como as outras emissoras, ou seja, não recebeu o "pacote fechado" da Televisa.
Assim sendo, certamente a Televisa pegava alguns episódios sortidos e ia mandando, muitas vezes até mandavam sagas incompletas, fora de ordem, e nada impede de terem mandado episódios que não eram pra ser mandados (no caso os que foram citados anteriormente).

Enfim, eu acho que esta pode ser a explicação pro fato do SBT ter diversos perdidos.
Acontece que como está escrito no texto, a realidade ficará eternamente oculta para nós, mas gostei da tua teoria. Em pensar que o SBT possui fitas mofando em seu arquivo com tantas raridades inéditas e sobretudo perdidos mundialmente, que somente eles possuem em alta qualidade...
Dono do extinto Chespirito Media

@brunofvfv

Avatar do usuário
Chápulo
Membro
Membro
Mensagens: 4001
Registrado em: 31 Jan 2009, 23:05
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Barcelona S. C.
Localização: Manta/Guayaquil, Ecuador
Curtiu: 133 vezes
Curtiram: 38 vezes

Re: Uma conferência sobre episódios perdidos

Mensagem por Chápulo » 19 Abr 2009, 14:04

Parabéns Bruno! Excelente trabalho de pesquisa e exceleente informaçao!

No resto de América Latina, a Televisa manda direitamente os lotes de episódios. Muitas emissoras agora tem o lote novo de episódios (estreou em 2007), com o novo copyright:

Chaves (1977):
Imagem

Chapolin (1974):
Imagem

Chespirito (1980):
Imagem
(Créditos da foto: Gustavo MM)

Uma das poucas emissoras que nao receberam o novo lote de episódios de Televisa é a Repretel, de Costa Rica. Por esse fato, eles tem perdido muitíssimos episódios (Arrebentando baloes 73, Menino mentiroso 77 parte 2, Cachando sin guante 77, e muitíssimos episódios do prog. Chespirito 80-95) por qualquer causa (a mais discutida até agora sao os terremotos que Costa Rica desgraçadamente sufriu). Mesmo aconteceu com Gamatv, porque meia temporada 79 do Chaves (o lote novo do Chapolin já estreou ano passado) é "perdida" aqui.

As emissoras que tem o lote novo da Televisa tem quase todos os episódios conhecidos até agora, mas com uma nova ordem (Lo chiflado no quita lo cantado era transmitida aos fins de 74, mas agora é de fins de 75), episódios que reaparecem (As piadas do tio Ramón, 73, era ex-perdido; e supostamente [boato] ia retornar o episódio das pulgas amestradas 78 neste novo lote. Só as pessoas que tem Ratensa podem confirmar próximamente, já que o Canal de las Estrellas (CDLE) nao passa mais Chapolin, e Gamatv passa Chapolin sem ordem e duas vezes por semana.

Ecuavisa de Equador, nos anos 70 e 80 tinha os direitos das exibiçoes dos programas de Chespirito para o pais. Há se confirmado que eles entao passaram episódios agora perdidos (Héctor Bonilla pt1 79, Planeta Vênus 73, Pulgas amestradas 78, FBV parte 2 76, entre muitíssimos outros).

O que eu quero dizer com isto? Ordens da Televisa. Muitíssimos episódios que SBT tem (Toureadores 73, Héctor Bonilla pt1 79, Planeta Vênus 73, etc) sao perdidos no Brasil e no resto do mundo. Supoe-se entao que a Televisa mandou uma carta ou um fax para NAO exibir tais ou quais episódios dos acervos dos canais. Por exemplo: existe o boato que a Televisa nao exibe a primeira parte de Héctor Bonilla 79 por ter problemas com o Héctor. Mas nao pode ser 100% certo porque eles ainda exibem os filmes que ele fez.

Nao sei se estou certo ou errado com as minhas suposiçoes. :B):

------------------

edit: Bruno, o RenatoCS pede que você troque as imágens dos episódios perdidos e coloque as certas. :joinha:
Editado pela última vez por Chápulo em 19 Abr 2009, 14:39, em um total de 1 vez.
Usuario del Fórum Chaves desde el 31 de enero de 2009

Valette Negro
Membro
Membro
Mensagens: 1943
Registrado em: 01 Fev 2009, 07:58
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 57 vezes
Curtiram: 191 vezes

Re: Uma conferência sobre episódios perdidos

Mensagem por Valette Negro » 19 Abr 2009, 14:33

Caramba Bruno, essa conferência está foda... Foi a melhor que já vi até hoje. Vc fez um apanhado geral de tudo o que já rolou na net sobre essa história cada vez mais estranha e misteriosa. Talvez eu precise de vc no projeto Volta-Perdidos.

Valette Negro
Membro
Membro
Mensagens: 1943
Registrado em: 01 Fev 2009, 07:58
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 57 vezes
Curtiram: 191 vezes

Re: Uma conferência sobre episódios perdidos

Mensagem por Valette Negro » 19 Abr 2009, 14:39

Chápulo escreveu:Parabéns Bruno! Excelente trabalho de pesquisa e exceleente informaçao!

No resto de América Latina, a Televisa manda direitamente os lotes de episódios. Muitas emissoras agora tem o lote novo de episódios (estreou em 2007), com o novo copyright:

Chaves (1977):
Imagem

Chapolin (1974):
Imagem

Chespirito (1980):
Imagem
(Créditos da foto: Gustavo MM)

Uma das poucas emissoras que nao receberam o novo lote de episódios de Televisa é a Repretel, de Costa Rica. Por esse fato, eles tem perdido muitíssimos episódios (Arrebentando baloes 73, Menino mentiroso 77 parte 2, Cachando sin guante 77, e muitíssimos episódios do prog. Chespirito 80-95) por qualquer causa (a mais discutida até agora sao os terremotos que Costa Rica desgraçadamente sufriu). Mesmo aconteceu com Gamatv, porque meia temporada 79 do Chaves (o lote novo do Chapolin já estreou ano passado) é "perdida" aqui.

As emissoras que tem o lote novo da Televisa tem quase todos os episódios conhecidos até agora, mas com uma nova ordem (Lo chiflado no quita lo cantado era transmitida aos fins de 74, mas agora é de fins de 75), episódios que reaparecem (As piadas do tio Ramón, 73, era ex-perdido; e supostamente [boato] ia retornar o episódio das pulgas amestradas 78 neste novo lote. Só as pessoas que tem Ratensa podem confirmar próximamente, já que o Canal de las Estrellas (CDLE) nao passa mais Chapolin, e Gamatv passa Chapolin sem ordem e duas vezes por semana.

Ecuavisa de Equador, nos anos 70 e 80 tinha os direitos das exibiçoes dos programas de Chespirito para o pais. Há se confirmado que eles entao passaram episódios agora perdidos (Héctor Bonilla pt1 79, Planeta Vênus 73, Pulgas amestradas 78, FBV parte 2 76, entre muitíssimos outros).

O que eu quero dizer com isto? Ordens da Televisa. Muitíssimos episódios que SBT tem (Toureadores 73, Héctor Bonilla pt1 79, Planeta Vênus 73, etc) sao perdidos no Brasil e no resto do mundo. Supoe-se entao que a Televisa mandou uma carta ou um fax para NAO exibir tais ou quais episódios dos acervos dos canais. Por exemplo: existe o boato que a Televisa nao exibe a primeira parte de Héctor Bonilla 79 por ter problemas com o Héctor. Mas nao pode ser 100% certo porque eles ainda exibem os filmes que ele fez.

Nao sei se estou certo ou errado com as minhas suposiçoes. :joinha:
sinceramente, eu não sabia que os episódios haviam sido reeditados e reestreados em 2007 com new copyright... e será que nessa não vieram milagres, como "Piratas, parte 3", por exemplo?

Avatar do usuário
Jôpiras
Membro
Membro
Mensagens: 3231
Registrado em: 01 Fev 2009, 13:35
Programa CH: La Chicharra
Time de Futebol: Atecubanos
Localização: Atrás de você
Curtiu: 5 vezes
Curtiram: 4 vezes

Re: Uma conferência sobre episódios perdidos

Mensagem por Jôpiras » 19 Abr 2009, 14:40

Já ouvi falar que o episódio em que o Chaves voa com balões, de 1972, deixou de ser exibido porque as crianças poderiam tentar fazer a mesma coisa...
:P

O das Panquecas da Dona Clotilde não é exibido mais porque as fitas perderam a qualidade, tanto que a imagem ficou amarelada.

E além do clássico "filme" Aventuras em Marte, que deixou de ser exibido em 2001.

Avatar do usuário
Chápulo
Membro
Membro
Mensagens: 4001
Registrado em: 31 Jan 2009, 23:05
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Barcelona S. C.
Localização: Manta/Guayaquil, Ecuador
Curtiu: 133 vezes
Curtiram: 38 vezes

Re: Uma conferência sobre episódios perdidos

Mensagem por Chápulo » 19 Abr 2009, 14:42

Valette Negro escreveu:sinceramente, eu não sabia que os episódios haviam sido reeditados e reestreados em 2007 com new copyright... e será que nessa não vieram milagres, como "Piratas, parte 3", por exemplo?
Nao, para nada. Só a maioria dos episódios comuns, incluindo (até agora) Piadas do tio Ramón e reordenando Lo chiflado no quita lo cantado
Usuario del Fórum Chaves desde el 31 de enero de 2009

Avatar do usuário
Jader
Membro
Membro
Mensagens: 20675
Registrado em: 30 Jan 2009, 16:41
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Americana-SP
Curtiu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: Uma conferência sobre episódios perdidos

Mensagem por Jader » 19 Abr 2009, 14:50

Muito bom trabalho Bruno, material interessante e que pode mesmo ser aproveitado no movimento Volta-Perdidos. :joinha:
Imagem

Imagem

Trancado