Qual a sua opinião sobre um possível remake de CH?

Boatos se iniciaram após a perda dos direitos dos personagens pela Televisa

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
SirBrandes
Membro
Membro
Mensagens: 372
Registrado em: 05 Out 2015, 18:49
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Vasco
Localização: Brasília
Curtiu: 85 vezes
Curtiram: 46 vezes

Qual a sua opinião sobre um possível remake de CH?

Mensagem por SirBrandes » 04 Ago 2020, 22:16

Como visto, o cenário atual de CH está permeado de dúvidas. Percebemos a quantidade de direitos de propriedade artística envolvida na obra de Chespirito, e essa bolha recentemente explodiu, após a Televisa não conseguir (ou não querer) renovar os direitos de utilização dos personagens de Chespirito, que expiraram em 31/07/2020.
O resultado não poderia ter sido mais drástico e imediato: em questão de dias, CH saiu de todas as plataformas televisivas, virtuais pagas, e sofre revés aumentado nas plataformas livres de vídeos como YouTube (como alguns vídeos CH, que até então tinham escapado do bloqueio mundial e estavam livre pra todos os países, agora são bloqueados apenas no México)

Muitos boatos surgiram sobre qual seria o desfecho desse imbróglio jurídico. Os mais otimistas acreditam que o Grupo Chespirito brigaria por posição avantajada na propriedade dos direitos dos programas, sabendo do tratamento medíocre da Televisa com a obra do familiar, e retornaria com as séries e oxalá com alguns episódios perdidos para transmissão seja por contrato com alguma plataforma de streaming, seja renegociando os direitos de transmissão das obras com as emissoras que tinham contrato vigente com a Televisa.
Já os mais pessimistas, acreditam que, com o fato de nenhum dos dois terem direitos suficientes para livremente distribuir o material gravado [GCH com os direitos dos personagens e direito intelectual; Televisa com as fitas brutas das gravações], isso resultaria num impasse que levaria muito tempo para ser resolvido, e os episódios acabariam arquivados durante esse período.

Mas um outro boato que fortaleceu, todavia, foi a de que Roberto Gómez Fernández, filho de RGB, Chespirito, planejaria uma possível releitura da obra original através de um remake produzido em forma de série oficial (tipo aquelas Netflix Originals), uma vez que possui os direitos - e a posse - dos roteiros originais

Eu, sinceramente, não acredito que essa teoria venha a se concretizar. Mas vamos supor que realmente seja feito um remake de CH, começando pelos mais consagrados Chaves e Chapolin. O remake, caso seja um exclusivo da Netflix, teria todas aquelas características de uma série dividida em temporadas (dependendo do sucesso dela), similar a outras produções que também são remakes de versões clássicas mais consagradas. Haveria um elenco novo, de atores profissionais [deixe seu espaço para provocar o Chaves Brasileiro], interpretando os personagens que o público latinoamericano passou a amar ao longo das décadas. É quase certo, entretanto, que o roteiro não seja seguido fielmente, considerando que a moral, e talvez até a ética, mudaram drasticamente, e piadas de caráter considerado gordofóbico, machista e abusivo seriam fortemente criticados, um alvo fácil da cultura do cancelamento (que só perdoa CH de certa forma, por ter sido produzido numa época em que essas piadas mais fortes eram levadas mais na esportiva do que hoje). Caso esse remake fosse feito nessa plataforma, os roteiros teriam que ser alterados. Não teria mais Seu Madruga batendo no Chaves ou beliscando o Quico, por exemplo. Agora, é claro que o remake poderia sim ser produzido para um outro serviço de transmissão [talvez um próprio universo cinematográfico - esse tá mais para lenda urbana do que uma possibilidade real] em que os sentidos originais dos roteiros seriam mantidos.

Mas como todos nós sabemos, o fã de CH é um fã extremamente crítico e fiel à originalidade. Se até o fã leigo possui um nível crítico extremamente alto em relação às dublagens de CH (como não aceitar um outro dublador para os papéis de Chespirito sem ser o Gastaldi), o que dirá uma versão remake totalmente adaptada ao moralismo humorístico da atualidade?

Minha opinião: se o RGF quer mesmo fazer um remake de CH, ele é livre para o fazê-lo, faça como quiser. Mas defendo que isso não afete a distribuição ou até mesmo a existência do material original, da obra de CH que todos nós amamos. Os fãs devem ter o direito ao acesso tanto à essa versão, quanto à versão clássica que deveria ser distribuída como era até essa semana - ou seja, um não interfere no outro

E vocês? Acham que um possível remake de CH poderia sim vingar e ter o mesmo sucesso como uma releitura de CH que Chaves Animado teve... ou acham que Chaves/Chapolin bom, é o CH original, clássico, e nunca será superado por qualquer outra reedição? Opinem
Editado pela última vez por SirBrandes em 05 Ago 2020, 13:35, em um total de 2 vezes.
Imagem
"Lähtisitkö silloin kanssani järvelle?" - Maijanen, Pave

Avatar do usuário
Flash
Membro
Membro
Mensagens: 1329
Registrado em: 19 Jul 2018, 22:07
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 354 vezes
Curtiram: 330 vezes

Qual a sua opinião sobre um possível remake de CH?

Mensagem por Flash » 04 Ago 2020, 22:43

Acho que jamais fariam tanto sucesso. Remake de programa humorístico dos anos 70 precisaria mudar muita coisa pra ser aceito, e isso tiraria toda a graça do original. Não aceitamos nem os remakes do próprio Chespirito, imagina um remake com atores diferentes? Eu acho que a gente até atura rever o mesmo ep várias vezes pq remete às exibições que acompanhamos desde a infância, mas rever algo que só tenta imitar com elementos modernos não me atrairia a atenção, afinal, eu não ia me preocupar em ver o remake como uma nova roupagem, mas sempre fazendo comparações com o original, que é inimitável.
Esses usuários curtiram o post de Flash (total: 2):
SirBrandesFola
Imagem Correndo pelo Meio CH Imagem

Avatar do usuário
SirBrandes
Membro
Membro
Mensagens: 372
Registrado em: 05 Out 2015, 18:49
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Vasco
Localização: Brasília
Curtiu: 85 vezes
Curtiram: 46 vezes

Qual a sua opinião sobre um possível remake de CH?

Mensagem por SirBrandes » 04 Ago 2020, 23:02

⚡Flash⚡ escreveu:Acho que jamais fariam tanto sucesso. Remake de programa humorístico dos anos 70 precisaria mudar muita coisa pra ser aceito, e isso tiraria toda a graça do original. Não aceitamos nem os remakes do próprio Chespirito, imagina um remake com atores diferentes? Eu acho que a gente até atura rever o mesmo ep várias vezes pq remete às exibições que acompanhamos desde a infância, mas rever algo que só tenta imitar com elementos modernos não me atrairia a atenção, afinal, eu não ia me preocupar em ver o remake como uma nova roupagem, mas sempre fazendo comparações com o original, que é inimitável.
Taí um ponto que não tinha pensado antes. As comparações são inevitáveis, e o mais complicado, comparar com CH que é uma das maiores obras de comédia da América Latina. Um remake de CH teria que chegar bem próximo da perfeição pra não flopar
Imagem
"Lähtisitkö silloin kanssani järvelle?" - Maijanen, Pave

Avatar do usuário
arthurdecastro
Membro
Membro
Mensagens: 29
Registrado em: 02 Jan 2016, 00:06
Programa CH: Chaves
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 43 vezes
Curtiram: 5 vezes

Qual a sua opinião sobre um possível remake de CH?

Mensagem por arthurdecastro » 04 Ago 2020, 23:55

Nunca assisti muito o desenho de Chaves/Chapolin, mas como eles trabalharam isso do "incorreto/antigo"? Imagino que seja mais leve por ser um produto infantil, mas real fiquei curioso pois não deixa de ser um remake, correto?

(obs.: esse tópico era o único que não estava abrindo para mim, retornava um HTTP ERROR 500)

Avatar do usuário
Ambrosi
Membro
Membro
Mensagens: 4589
Registrado em: 17 Set 2011, 23:15
Programa CH: Chapolin
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 67 vezes
Curtiram: 291 vezes

Qual a sua opinião sobre um possível remake de CH?

Mensagem por Ambrosi » 04 Ago 2020, 23:57

Acho isso:
Imagem
Esses usuários curtiram o post de Ambrosi (total: 5):
Jacintogusta dos biscoitosChavonildoPoweRScorpion

Avatar do usuário
Bugiga
Moderador
Moderador
Mensagens: 4479
Registrado em: 06 Fev 2009, 23:33
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Inter
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 3288 vezes
Curtiram: 1178 vezes

Re: Qual a sua opinião sobre um possível remake de CH?

Mensagem por Bugiga » 05 Ago 2020, 00:12

Seriam que nem as novas versões dos Trapalhões e da Escolinha do Professor Raimundo: uma bosta.

Remakes tornam inevitável uma comparação, e há várias piadas comuns nos anos 70 e 80 que eram a essência dos seriados, mas que não seriam mais cabíveis atualmente.

Esses usuários curtiram o post de Bugiga (total: 2):
JacintoFola
Puxa! Re-Puxa! Super-Ultra-Puxa!

Avatar do usuário
Catafractário
Membro
Membro
Mensagens: 467
Registrado em: 28 Fev 2017, 02:20
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grenoble Foot 38
Localização: Selva de Concreto
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 88 vezes

Qual a sua opinião sobre um possível remake de CH?

Mensagem por Catafractário » 05 Ago 2020, 00:13

Na minha opinião qualquer tentativa do RGF/GCH de substituir o material em poder da Televisa será recebida de forma quase que universalmente negativa, independente da qualidade do produto final. Se o público casual rejeita redublagem e dublagem de material inédito por conta de vozes diferentes do que consagrou as séries por aqui, imagina refazer tudo do zero. Seria queimar dinheiro e sujar a reputação de todos os envolvidos.

Falam em vantagem do GCH nessa questão, mas pelo que vejo é exatamente o contrário. RGF só é alguém porque os produtos protagonizados por seu pai explodiram em popularidade. Tirando esses produtos, ele é reduzido a ninguém. Ninguém é fã de CH por causa do Chavo Kart ou do Chapulín Animado, mas sim por causa das séries que justamente estão nas mãos do conglomerado mexicano. As personagens que agora estão em seu poder não têm valor algum se desvinculadas da fonte. Ele precisa desesperadamente desse material em circulação, qualquer outro será tratado como simples derivado e seu público apenas questionará onde está o original.

Avatar do usuário
Jimmytwain91
Membro
Membro
Mensagens: 763
Registrado em: 15 Jul 2015, 23:02
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 32 vezes
Curtiram: 34 vezes

Qual a sua opinião sobre um possível remake de CH?

Mensagem por Jimmytwain91 » 05 Ago 2020, 00:24

Acho uma ideia absurda, vai ficar um lixo que nem do SBT....

Avatar do usuário
Mr. Zero
Membro
Membro
Mensagens: 1245
Registrado em: 08 Out 2009, 02:47
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 321 vezes
Curtiram: 356 vezes

Qual a sua opinião sobre um possível remake de CH?

Mensagem por Mr. Zero » 05 Ago 2020, 00:25

Sou indiferente, desde que a série original seja acessível também.

Quanto mais produtos CH, para aumentar o alcance dos personagens e dos roteiros, maior a chance até mesmo das séries clássicas receberem um tratamento melhor. A série Doctor Who, de 1963, foi conhecida por grande parte da atual geração após assistirem ao remake e terem a curiosidade de buscar o original. Clássicos do Batman e Superman no cinema também.
Esses usuários curtiram o post de Mr. Zero (total: 2):
arthurdecastroScorpion
Imagem

Avatar do usuário
RenatoCS
Membro
Membro
Mensagens: 2939
Registrado em: 24 Mai 2011, 00:56
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: El Nacional
Localização: Cuenca - Ecuador
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 101 vezes

Qual a sua opinião sobre um possível remake de CH?

Mensagem por RenatoCS » 05 Ago 2020, 00:46

No debería juzgar sin ver. Pero si la serie animada nunca me gustó, es difícil que lo consiga un remake.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Jacinto
Moderador
Moderador
Mensagens: 19467
Registrado em: 12 Dez 2009, 22:54
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Localização: Jaboatão - PE
Curtiu: 3964 vezes
Curtiram: 902 vezes

Qual a sua opinião sobre um possível remake de CH?

Mensagem por Jacinto » 05 Ago 2020, 00:55

Ambrosi escreveu:
04 Ago 2020, 23:57
Acho isso:
Imagem
KKKKKKKKKKK

Avatar do usuário
SirBrandes
Membro
Membro
Mensagens: 372
Registrado em: 05 Out 2015, 18:49
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Vasco
Localização: Brasília
Curtiu: 85 vezes
Curtiram: 46 vezes

Qual a sua opinião sobre um possível remake de CH?

Mensagem por SirBrandes » 05 Ago 2020, 01:45

Mr. Zero escreveu:
05 Ago 2020, 00:25
Sou indiferente, desde que a série original seja acessível também.

Quanto mais produtos CH, para aumentar o alcance dos personagens e dos roteiros, maior a chance até mesmo das séries clássicas receberem um tratamento melhor. A série Doctor Who, de 1963, foi conhecida por grande parte da atual geração após assistirem ao remake e terem a curiosidade de buscar o original. Clássicos do Batman e Superman no cinema também.
Penso que o tal remake poderia até vir a calhar se usado como um "marketing" para a obra original, como bem dito. Até mesmo quando não tinha o desenho, apenas as gravações clássicas, os próprios fãs faziam os próprios produtos de marketing para CH.
Street Chaves, Super Madruga World e o game do Chapolin da Tectoy são a prova disso :rindo:
Imagem
"Lähtisitkö silloin kanssani järvelle?" - Maijanen, Pave

Avatar do usuário
Zenon CH
Membro
Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 19 Fev 2009, 11:34
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vasco
Localização: Brasília
Curtiu: 1106 vezes
Curtiram: 94 vezes

Qual a sua opinião sobre um possível remake de CH?

Mensagem por Zenon CH » 05 Ago 2020, 07:33

Um live action do Chapolin seria interessante (num formato filme ou mini série) :D
Imagem
Zenon Barriga y Pesado, desde 2007 acompanhando o meio CH.

Avatar do usuário
Gominho das trevas hétero
Membro
Membro
Mensagens: 4833
Registrado em: 09 Out 2014, 16:18
Programa CH: Chaves
Curtiu: 382 vezes
Curtiram: 407 vezes

Qual a sua opinião sobre um possível remake de CH?

Mensagem por Gominho das trevas hétero » 05 Ago 2020, 08:13

Meu sonho que saísse o Dom Caixão brasileiro com esse elenco:

Dom Caixão - Matheus Ceará
Celório - Porpetone
Rafael Contreras - Celso Portioli/ Danilo Gentili
Genoveva - Mara Maravilha
Melquiades - Tuca Graça
Filha do Dom Caixão - Ana Paula Renault

Ou senão que fação um remake do Chaves brasileiro com o Raul Gil fazendo o Chaves.
Esses usuários curtiram o post de Gominho das trevas hétero (total: 1):
SirBrandes

Avatar do usuário
Anri, Comedora de Casada
Usuário do Mês
Usuário do Mês
Mensagens: 21428
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: The Twilight Zone
Curtiu: 504 vezes
Curtiram: 3322 vezes

Qual a sua opinião sobre um possível remake de CH?

Mensagem por Anri, Comedora de Casada » 05 Ago 2020, 08:17

Chaves eu acho que não dá. O desenho embatumou rápido. E não é uma franquia que dá pra levar pra algum lugar, ao contrário do Chapolin, que tem centenas de modelos pra pescar inspiração: Super-heróis americanos, tokusatsus japoneses, ficção cientifica britânica... por isso, eu acredito numa revitalização do Chapolin sim.

Não um "remake" no sentido cru da palavra, pq refazer as histórias é dar tiro no pé, mas criar situações novas, levar o Chapolin pra onde o Chapolin nunca foi antes. Como o Zero citou, Doctor Who voltou em 2005, mas n foi um "remake" e sim uma continuação total, novo formato, novos eventos, mesmo universo... e deu certo pra caralho.
Esses usuários curtiram o post de Anri, Comedora de Casada (total: 3):
BugigaMr. Zeroarthurdecastro
Antonio Felipe escreveu:Ô, meu, você não tem nada pra fazer, não?

Responder