Mundo

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Mundo

Mensagem por Chapolin Gremista » 12 Mar 2020, 06:49

Coronavírus nas prisões
Irã liberta 70 mil presos para protegê-los do coronavírus
O trabalhador preso, massacrado pelo capitalismo, agora pode morrer na prisão ou nos hospitais por falta de socorro contra o coronavírus


As autoridades do Irã concederam liberdade temporária a 70 mil presos para impedir a disseminação do novo coronavírus nas penitenciárias. O país enfrenta um surto da doença, com 7.161 casos e 237 mortes.

Nesta segunda-feira (09/03), o Ministério da Saúde iraniano informou a ocorrência de 595 novas infecções e 43 mortes pela enfermidade nas 24 horas anteriores. Os números são pouco menores do que os de domingo, enquanto 2.394 pessoas superaram a doença.

A maioria dos pacientes foi registrada na província de Teerã, com 1.945 casos; seguida por Qom, origem da epidemia no Irã, com 742; Mazandaran (633); e Isfahan (601).

Enquanto tentam controlar a situação, escolas e universidades permanecem fechadas, assim como ginásios, centros esportivos e a maioria dos locais turísticos. E todos os tipos de eventos culturais, esportivos e religiosos foram suspensos.

Na verdade, essas prisões são resultado de muita violência que, ordinariamente, a envolve e caracteriza um Estado Burguês, para impor a ordem diante da acumulação injusta que o capital impõe, o que agride diretamente a classe trabalhadora, notadamente o exército de desempregados que o sistema é obrigado a manter para manter o salário baixo.

A realidade da população carcerária, deve ser encarada como uma prática da tortura, física e psicológica, no Irã e em todo lugar cujo capital é determinante. E essa conduta, reflete no judiciários do país.

A violência antecede as prisões, quando milhões de trabalhadores, impedidos de trabalhar, são impelidos a pequenos furtos para a mantença de suas famílias. E, quando são pegos, não conseguem se defender do pesado braço do Estado, que faz cair sobre eles todo o aparato repressivo de forma vil e covarde.

Soma-se a isso, o fato da polícia alcançar confissões e informações por meio de torturas, que contaminam os inquéritos policiais e a instrução criminal, material que, utilizado pelo Ministério Público e o Judiciário, serve tão somente para segregar o trabalhador condenado nas prisões.

Depois, presas ou detidas, quando ficam à disposição da justiça, são submetidas à tortura ou ao tratamento desumano, enquanto aguardam julgamento ou quando já cumprem sentenças. Em tais situações, o modo como permanecem presas, e as situações concretas de danos que sofrem, ou do risco de sofrê-las, põe por terra qualquer garantia constitucional, ou estados de direitos existentes.

A crise nas penitenciárias, não só do Irã, como do mundo todo, e que, frise-se não sofrem só com o coronavírus, demonstram um completo fracasso do sistema prisional e servem somente para esmagar a classe operária mais pobre. É tarefa da esquerda combater o sistema penitenciário e lutar pela libertação dos presos, tanto os que aguardam julgamento quanto os que já cumprem penas, e por abaixo esse degradante sistema, que, de tão desumano, não se espera outra coisa dele que não um foco de doenças, que, numa hora como essa, percebe-se bem o drama dessa realidade e como ela afeta a todos.
https://www.causaoperaria.org.br/ira-li ... ronavirus/
Editado pela última vez por Bugiga em 12 Mar 2020, 07:02, em um total de 1 vez.
Razão: Já sabem
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Europa

Mensagem por Chapolin Gremista » 12 Mar 2020, 06:51

Ditadura brasileira
Espanha: coronavírus serve de desculpa para direita proibir protestos
A direita, inclusive no Brasil, onde está acuada pela mobilização das massas, pode importar o “expediente” e, querer proibir manifestações.


É possível balizar a História através de grandes ideias, por eventos econômicos, luta de classes. Mas, também é possível balizar a História por meio de doenças que acometem grandes grupos populacionais: as epidemias.

Foi aí que Stefan Cunha Ujvari no seu livro A História e suas epidemias, fez notar que a convivência do homem com os micro-organismos, pode fazer surgir uma fascinante narrativa tormentosa e, muitas vezes mortal. Esse encontro e, convivência entre seres humanos e aqueles invisíveis habitantes do planeta, os germes e vírus.

Acrescente que esses perigosos micro-organismos podem ser incrementados em laboratórios e mesmo, sofrerem mutações permanentes e, contagiarem populações inteiras.

Tudo considerado, chegamos ao cenário do coronavírus: guerra comercial com a China, derrocada do imperialismo no Mundo, perda de inúmeros mercados dos EUA, etc.

Contudo, se faltava o uso político dessa arma e guerra biológica…

Agora não falta mais: a Espanha proibiu em algumas localidades concentrações de massa, sob a desculpa de proteger a população do coronavírus.

Dessa forma, o uso político do novo vírus é pela primeira vez estabelecido com o pretexto para impedir a mobilização popular, a concentração de pessoas, protestos, coisa que a direita sempre tentou fazer, mas, agora encontra um bom motivo, uma excelente desculpa.

Nota-se a armadilha. Se a concentração de pessoas se torna perigosa por motivo da facilitação do contágio, para ser coerente com essa ideia seria necessário fazer como o Irã que liberou sua população carcerária. Ou seja, a “ditadura” iraniana, libertou 70 mil presos que estavam confinados e, agora estão sendo soltos, justamente devido á concentração grande de pessoas nas celas ser perigosa para o contágio

Por outro lado, se a Espanha não quer concentração nas ruas, não pode pelos mesmos motivos permitir a concentração carcerária, uma vez que nos presídios espanhóis por conta da doença os presos terão parte de seus direitos restritos, serão focos da doença que ameaça a todos.

Assim, Salvador Illa durante a conferência de imprensa após o Conselho de Ministros em La Moncloa anunciou que eventos de massa serão estudados caso a caso, em coordenação com as comunidades autônomas. Segundo o Ministro da Saúde espanhol, estas são as iniciativas do governo para interromper o progresso do coronavírus.

Observa-se que de um problema nasce uma “solução”. O exemplo espanhol pode se espalhar e a direita, inclusive no Brasil, onde está acuada pela mobilização das massas, pode importar o “expediente” e, querer proibir manifestações sob a desculpa da epidemia.

Um Mundo de incertezas, de vírus mortais que desembarcam no país justamente quando do desmantelamento do SUS, congelamento de gastos sociais por mais de 20 anos, perdas de direitos, desemprego jamais visto, desvalorização da moeda frente ao dólar, o destroçar dos sindicatos, organizações sociais e educacionais eis uma declaração de guerra aos trabalhadores que será feita pelos golpistas no poder! É preciso pôr abaixo o Mundo maravilhoso para apenas 1% de ricos. É preciso derrotar o imperialismo e os golpistas.
https://www.causaoperaria.org.br/espanh ... protestos/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
Fola
Membro
Membro
Mensagens: 1263
Registrado em: 06 Nov 2017, 13:23
Programa CH: Chaves
Localização: Bucareste, Romênia
Curtiu: 262 vezes
Curtiram: 180 vezes

Re: Europa

Mensagem por Fola » 12 Mar 2020, 07:14

Já está passando da hora de alguém meter uma bala no meio da testa do Putin. Depois de séculos de czarismo e décadas de ditadura socialista, a Rússia não merecia ser "governada" por um lixo humano como esse.
"Um governo que não aparece faz o povo feliz. Um governo que tudo quer determinar faz o povo infeliz." - Lao Tsé

Avatar do usuário
Jezebel do Canto e Mello
Membro
Membro
Mensagens: 8360
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chespirito
Localização: Casa nº 21
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 497 vezes

Re: América Latina

Mensagem por Jezebel do Canto e Mello » 12 Mar 2020, 11:56

Juan Manuel Santos era fascista? Ah, que imbecis.

E o pai desse guri sequestrou a ministra Íngrid Betancourt e manteve ela em cativeiro por mais de 10 anos, um dos maiores atos de terrorismo do século XXI na América Latina.

O carma foi pro filhote dele...

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Jezebel do Canto e Mello
Membro
Membro
Mensagens: 8360
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chespirito
Localização: Casa nº 21
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 497 vezes

Re: Mundo

Mensagem por Jezebel do Canto e Mello » 12 Mar 2020, 12:14

Questionando o regime dos Aiatolás? Os EUA fazem o mesmo. Beijam ou não o bumbum da extrema-direita?
Crise na Venezuela: cada vez mais mães são forçadas a abandonar seus bebês
BBC

Imagem

"Proibido descartar bebês."

O impactante aviso, ilustrado com um bebê sendo jogado em um lixo, foi colocado em mais de 300 pontos de Caracas pelo artista venezuelano Eric Mejicano.

Um recém-nascido havia sido abandonado no lixo perto de sua casa, e Mejicano tentou chamar atenção sobre um problema crescente no país.

"Queria que as pessoas se dessem conta de que algo que nunca deveria ser normal está virando o novo normal."

Na Venezuela, que vive uma de suas piores crises econômicas da história recente, trabalhadores de serviços de saúde e de proteção à infância dizem que os abandonos e entregas irregulares de bebês são cada vez mais habituais.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51721004
Venezuela, 'paraíso' defendido pelo PCO/PT/Jair Bolsonaro virando a Romênia comunista de 1989.

Morte à Maduro e a Cilia Flores!
Imagem

Avatar do usuário
Jezebel do Canto e Mello
Membro
Membro
Mensagens: 8360
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chespirito
Localização: Casa nº 21
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 497 vezes

Re: Europa

Mensagem por Jezebel do Canto e Mello » 12 Mar 2020, 12:55

Seria muito ruim torcer pro corona vir com força tanto nessas manifestações da direita histérica quanto as da esquerda histérica?
Fola escreveu:Já está passando da hora de alguém meter uma bala no meio da testa do Putin. Depois de séculos de czarismo e décadas de ditadura socialista, a Rússia não merecia ser "governada" por um lixo humano como esse.
O cara tirou a Rússia da catástrofe comunista, simplesmente ela não tem um líder forte no momento.
Imagem

Avatar do usuário
Bugiga
Membro
Membro
Mensagens: 4644
Registrado em: 06 Fev 2009, 23:33
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Inter
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 2678 vezes
Curtiram: 991 vezes

Re: Europa

Mensagem por Bugiga » 12 Mar 2020, 14:07

Phoebe Buffay escreveu:
Fola escreveu:Já está passando da hora de alguém meter uma bala no meio da testa do Putin. Depois de séculos de czarismo e décadas de ditadura socialista, a Rússia não merecia ser "governada" por um lixo humano como esse.
O cara tirou a Rússia da catástrofe comunista, simplesmente ela não tem um líder forte no momento.
Pô, Tinta, o Putin foi tão ruim pro comunismo que a esquerda radical daqui do Brasil passa pano pra ele adoidado. :rolleyes:

Aquela declaração dele sobre os casamentos homossexuais, se saísse da boca de um Trump ou um Bolsonaro, teria feito a esquerda derrubar a internet com o coro de "fascista", "misógeno", "homofóbico". Já a reação à fala do Putin foi... estrilados de grilos na Austrália...
Esses usuários curtiram o post de Bugiga (total: 1):
Fola
Puxa! Re-Puxa! Super-Ultra-Puxa!

Fórum Chaves
Nascimento: 2009
Falecimento: 2023

Avatar do usuário
Jezebel do Canto e Mello
Membro
Membro
Mensagens: 8360
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chespirito
Localização: Casa nº 21
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 497 vezes

Re: Europa

Mensagem por Jezebel do Canto e Mello » 12 Mar 2020, 14:51

Gosto de líderes fortes nacionalistas que preservam as empresas estatais em um sistema de economia híbrida, mas critico a conduta do Putin em relação ao pessoal LGBT, óbvio que é uma coisa que tem apelo dos conservadores russos em demasia, mas nem o próprio Putin (que tem um sobrinho e dois ministros gays) acredita.
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Europa

Mensagem por Chapolin Gremista » 12 Mar 2020, 18:05

Quem vê até pensa que essa direita pé de chinelo canibal se importa com os gays. :lol:
O cinismo é forte.
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: América Latina

Mensagem por Chapolin Gremista » 12 Mar 2020, 18:38

Governo direitista e capacho
Imperialismo avança e Uruguai sai da Unasul
Presidente do Uruguai declara a saída do país da Unasul, ao mesmo tempo que rejeita a saída do TIAR, bloco pró imperialista


Luis Lacalle Pou, presidente de direita que assumiu recentemente o governo do Uruguai, anunciou a retirada do país da Unasul, cumprindo assim com as determinações do imperialismo, que sempre viu na organização dos países da América Latina uma ameaça para sua soberania na região.
A organização criada em 2008 tem como objetivo declarado a integração e união econômica dos países da América do Sul. Assim como Lacalle, outros governos direitistas e capachos do imperialismo na América do Sul também já haviam saído do órgão, sendo um deles o próprio Brasil, em 2019.
Agora, o Uruguai cessa sua saída do Tratado Interamericano de Assistência Reciproca (TIAR), órgão que serve como um dos meios para que os Estados Unidos mantenha o controle de toda a América Latina. O Uruguai vinha tratando de sua saída do TIAR desde setembro de 2019, quando a organização iniciou uma perseguição contra a Venezuela (um dos únicos países que não são totalmente controlados pelo imperialismo.).
O imperialismo precisa destruir as organizações dos países que tenta controlar, para que seu controle se dê de forma mais fácil e com pouca resistência. Por isso, seus capachos tentam destruir organizações como o Mercosul e a Unasul, criando outros blocos, sem um conteúdo real e subservientes ao imperialismo, como é o caso do Prosul, criado pelos governos direitistas.
É preciso lembrar que, por mais que muitos setores tentem mostrar a eleição de Lacalle como democrática, sua eleição só foi possível de ser realizada com um amplo acordo com a extrema-direita uruguaia, que promoveu muitos ataques a grupos de esquerda, além de ter recebido o apoio de setores brasileiros bolsonaristas e do imperialismo norte-americano.
Assim como no Brasil a palavra de ordem deve ser a de Fora Bolsonaro, para que nosso país seja independente e soberano, e para que nós tenhamos o controle sobre nosso próprio país, os setores de esquerda do restante da América Latina também deve enxotar seus governantes capachos do imperialismo. Esse também deve ser o destino de Lacalle Pou.
https://www.causaoperaria.org.br/imperi ... da-unasul/
Editado pela última vez por Bugiga em 13 Mar 2020, 00:11, em um total de 1 vez.
Razão: Ah, vocês já sabem.
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
Jezebel do Canto e Mello
Membro
Membro
Mensagens: 8360
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chespirito
Localização: Casa nº 21
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 497 vezes

Re: América Latina

Mensagem por Jezebel do Canto e Mello » 13 Mar 2020, 00:37

Acho que tanto UNASUL quanto Prosul são furadas políticas. Deve-se é fortalecer o Mercosul, isso sim.
Imagem

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3383 vezes

Re: América Latina

Mensagem por Barbano » 13 Mar 2020, 15:21

Mercosul é outra furada, pois está bem longe de ser um acordo de livre comércio de fato.
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 2):
FolaBugiga

Avatar do usuário
Bugiga
Membro
Membro
Mensagens: 4644
Registrado em: 06 Fev 2009, 23:33
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Inter
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 2678 vezes
Curtiram: 991 vezes

Re: América Latina

Mensagem por Bugiga » 13 Mar 2020, 18:02

Barbano escreveu:Mercosul é outra furada, pois está bem longe de ser um acordo de livre comércio de fato.
Exato.

Mercosul é um peso morto pro Brasil, isso sim. Qual a vantagem de um acordo do tipo (e com tarifas protecionistas para alguns produtos, ainda por cima) com países falidos como Argentina e Venezuela?
Puxa! Re-Puxa! Super-Ultra-Puxa!

Fórum Chaves
Nascimento: 2009
Falecimento: 2023

Avatar do usuário
Jezebel do Canto e Mello
Membro
Membro
Mensagens: 8360
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chespirito
Localização: Casa nº 21
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 497 vezes

Re: América Latina

Mensagem por Jezebel do Canto e Mello » 14 Mar 2020, 14:14

Vai nessa. Tirem a Argentina do tratado, que a nossa combalida indústria sofre o baque final. E Venezuela nem faz mais parte, e nem falta, só tem petróleo pra vender...

E não é um acordo de livre-comércio, e sim uma União Aduaneira de facto, mas que mesmo assim representa grande importância para as 4 economias e os tratados com Israel, Egito e EFTA.
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Mundo

Mensagem por Victor235 » 21 Mar 2020, 01:09

:chocado:

"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Responder