Notícias e debates sobre os demais estados

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Notícias e Debates sobre o Rio de Janeiro

Mensagem por Chapolin Gremista » 12 Jan 2020, 21:13

Privilégios de milicianos!
Prefeitura de Belfort Roxo tem milicano em cargo comissionado
Milícias são a marca registrada do governo fascista de extrema direita, cujo rastro sempre deixa impunes e um rastro de sangue de muitos Amarildos e Marielles.
Se alguém ainda tem dúvidas como funciona um governo golpista de milicianos, aqui vai uma contribuição para a sua compreensão. Temos em Belford Roxo um exemplo interessante. E isso porque, de acordo com a decisão da juíza Cristina de Araújo Góes de Lajchter, da Vara de Execuções Penais (VEP) de Belford Roxo, o miliciano Juracy Alves Prudêncio, o Jura, ex-sargento da PM entre 2010 e 2014, obteve permissão para trabalhar fora do cárcere, como Diretor do Departamento de Ordem Pública da prefeitura de Belford Roxo, três meses depois de já ter conseguido a progressão do regime fechado para o semiaberto.

A prefeitura que nomeou o miliciano, o fez mesmo sabendo que estava ele cumprindo pena de 26 anos de prisão pelos crimes de associação criminosa e homicídio. Procurada, a Prefeitura de Belford Roxo alegou que Jura, apesar de ter sido nomeado, “nunca tomou posse, ficando assim a sua nomeação sem efeito”. O município também afirmou que “nunca pagou salários a Juracy”. O ex-PM não foi encontrado.

Jura estava preso desde 2009, quando foi o principal alvo da Operação Descarrilamento, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), que levou para trás das grades nove PMs acusados de integrar o Bonde do Jura. Segundo investigações, a milícia além de ser responsável por uma série de homicídios na Baixada Fluminense, de extorquir moradores e comerciantes, e de ter monopólio da exploração de TV, gás e transporte alternativo em áreas de quatro cidades da Baixada, também tinha pretensões eleitorais.
Em 2008, Jura foi candidato a vereador de Nova Iguaçu pelo Partido Republicano Progressista (PRP). Com 9.335 votos, ele não conseguiu se eleger. De acordo com a investigação, o ex-PM usou a estrutura da milícia para fazer sua campanha.

Na sua ficha, o miliciano tem uma condenação em 2010 – 4 anos e 8 meses de prisão pelo crime de associação criminosa, crimes que levaram-no à perda da função pública e expulsão da PM; e outra em 2014 – desta vez a 22 anos de prisão, pelo assassinato de um desafeto da milícia: Paulo Ricardo Soares da Silva, de 16 anos.
Jura também foi citado no relatório final da CPI das Milícias. O documento já apontava que o bando liderado pelo ex-PM “era formado por 70 pessoas, incluindo policiais militares”. Ameaças feitas pela milícia levaram à transferência de seis policiais e até do delegado da 56ª DP (Comendador Soares), que investigava o bando. Uma policial foi afastada do trabalho após ser diagnosticada com síndrome do pânico.

Veja que, como característica, as milícias dominam um território, vendem serviços de segurança (claro que contra eles próprios em primeiro lugar), exploram atividades econômicas (a maioria ilícitas) , como se fossem um grupo empresarial de segurança diversificando sua participação no mercado de capitais local, mas também extremamente violentos.
Entretanto, quando caracterizamos as milícias dessa forma, não conseguimos diferenciá-los dos demais grupos armados e que praticam atividades ilícitas, como são, por exemplo, os narcotraficantes, igualando-os, e, é claro, deixamos passar o que é essencial.

Em 2008, o sociólogo Ignácio Cano apresentou à CPI das milícias no Rio de Janeiro, uma pesquisa realizada a partir de matérias jornalísticas dos jornais locais, entre janeiro de 2005 e setembro de 2007, que continham a palavra ―milícia ou polícia mineira, e os registros do Disque-Denúncia entre janeiro de 2006 e abril de 2008. Ao promover a análise qualitativa dos dados estudados, Ignácio Cano procurou responder algumas perguntas-chave. A primeira delas é: o que são as milícias?

Cano define milícia em relação a cinco eixos que devem acontecer simultaneamente:1. controle de um território e da população que nele habita por parte de um grupo armado irregular; 2. o caráter coativo desse controle; 3. o ânimo de lucro individual como motivação central; 4. um discurso de legitimação referido à proteção dos moradores e à instauração de uma ordem; 5. a participação ativa e reconhecida dos agentes do Estado.

Note-se, que, se só fossem considerados os três primeiros eixos: controle territorial, coação e lucro, certamente Cano estaria identificando as milícias com grupos armados do narcotráfico, ou máfias locais, para citar alguns dos grupos armados mais conhecidos, e cometendo os mesmos erros que apontamos acima, e deixando passar algo mais. Contudo, os outros dois últimos eixos: discurso de legitimação e a participação dos agentes públicos, demonstram os exatos diferenciais que não poderíamos deixar de analisar, e denunciam o papel do Estado e a sua influência nas milícias.

O discurso de legitimação relativo à proteção dos habitantes é um ponto central da milícia. Ela se apresenta como proteção contra a ameaça do crime, contra a desordem e, em última instância, contra o mal, simbolizado na figura do narcotraficante. Diferentemente do tráfico, que não precisa de legitimação, o que se justifica pela simples violência, a milícia não pode se apresentar como um grupo a mais do crime organizado. Tem que se apresentar como alternativa ao narcotráfico. Tenta assim se legitimar pelo seu oposto, como um ―mal menor. O último dos cinco pontos é a participação de agentes do Estado. Essa participação precisa ser divulgada localmente para que todos saibam que os milicianos são policiais, bombeiros etc. Essa divulgação é importante porque traz o diferencial das milícias em relação às quadrilhas de traficantes.

Essa publicidade das milícias, e do seu papel “público” cumpre várias funções que vão desde divulgar um serviço prestado pelas milícias que se opõe à criminalidade, já que compostas por profissionais da segurança pública, até igualá-los à pacificadores que preservam a comunidade do jugo dos traficantes, como foi o que presenciamos no Rio, com as Unidades Pacificadoras, nas favelas principalmente.

E se a essa pesquisa, somarmos o direcionamento político que nos permita identificar as intenções de um regime de governo fascista, e porque de disseminar essa ideias que deixam os milicianos mais à vontade para agir, ficará fácil o entendimento e o controle que esse regime político busca ter, principalmente quando, na cabeça pensante e controle de tudo, se colocam o Exército e a extrema-direita.

Vem sendo, através do controle das milícias diretamente, mas também dos demais grupos armados, indiretamente, que o Estado Fascista de Bolsonaro, mas também de Dória e Witzel, por um lado articula a bandeira da segurança pública, erguida como um estandarte que os permitam adquirir créditos juntos aos incautos, a maior parte da população, com a apresentação de números demonstrativos do controle de assassinatos e roubos de pouco impacto contra a propriedade privada, e somar com isso popularidade diante dos eleitores. E por outro lado, esconder que se impõe por uma dura repressão, marcada pela extorsão e violência, com tortura e assassinato, além de exploração de um mercado que se apresenta como o mais rentável no mundo: tráfico de entorpecente, mulheres, prostituição, e armas, e tudo isso com a aparência de legalidade.

É claro que tem muito mais, e que há muito que falar e explicar sobre as artimanhas do Estado fascista. Na verdade, o Brasil, para falar só do nosso país, está cheio de “Belford Roxos”. Exemplos como esse se somam ao de Marielles e de Amarildos por todos os lados, deixando um rastro de sangue emblemático de um regime fascista, da extrema-direita, como é o do golpista e ilegítimo presidente Bolsonaro.
https://www.causaoperaria.org.br/prefei ... issionado/
Editado pela última vez por Bugiga em 11 Mar 2020, 08:36, em um total de 1 vez.
Razão: Colocação de spoiler em notícia longa
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Notícias e debates sobre os demais estados

Mensagem por Victor235 » 12 Jan 2020, 21:15

Mas o PCO não desconfia dos mecanismos eleitorais em geral?
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104202
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4938 vezes
Curtiram: 1906 vezes

Re: Notícias e debates sobre os demais estados

Mensagem por E.R » 12 Jan 2020, 21:17

Imagem
Imagem

helenaldo
Membro
Membro
Mensagens: 1825
Registrado em: 04 Abr 2013, 19:14
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 69 vezes
Curtiram: 127 vezes

Re: Notícias e debates sobre os demais estados

Mensagem por helenaldo » 12 Jan 2020, 21:22

Chapolin Comunista escreveu:Não, o que o PCO gostaria são eleições verdadeiramente democráticas com Lula candidato. Porque era isso que a maioria do povo queria. Eleição sem Lula é fraude.
Eleição verdadeiramente democrática com Lula candidato... então se não tem Lula é fraude? Isso não tem logica alguma, na ultima eleição o PT teve seu candidato, se perdeu não foi fraude, apenas a vontade do povo, isso não é golpe, é democracia.
O FLAMENGO É SELEÇÃO!

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Notícias e debates sobre os demais estados

Mensagem por Chapolin Gremista » 12 Jan 2020, 21:27

Lula era o preferido do povo em 39% segundo as pesquisas. Não existe nada mais antidemocrático que impedir o favorito de participar do páreo.

E o PCO não tem nenhuma ilusão quanto as eleições burguesas. :joinha:
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Notícias e debates sobre os demais estados

Mensagem por Victor235 » 12 Jan 2020, 21:38

Chapolin Comunista escreveu:E o PCO não tem nenhuma ilusão quanto as eleições burguesas. :joinha:
Então porque elas servem caso o Lula seja candidato?

Quanto ao vídeo, em que consiste um "engordamento" de praia? Vão aumentar a altura da quantidade de areia?!
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Notícias e debates sobre os demais estados

Mensagem por Chapolin Gremista » 12 Jan 2020, 21:41

O único modo de derrotar o golpe de estado era recolocando a esquerda no poder com Lula. Claro que poderiam fraudar as urnas, mas seria mais difícil. Preferiram prender ele.

Desde 2016, as instituições não funcionam mais. É o aprofundamento do golpe de estado que o país sofreu.
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Notícias e debates sobre os demais estados

Mensagem por Victor235 » 12 Jan 2020, 21:52

E quando foi que o PCO passou a ser tão alinhado com o Lula? Durante o impeachment de Dilma? Porque me lembro dos horários eleitorais antigos que o partido era distante das ideia do Lula, apesar de ambos os partidos situarem-se no campo da esquerda. O PCO era bem mais radical e por isso discordava do próprio Lula. As falas antipetistas mais extremadas de Bolsonaro fizeram o partido se raproximar com o PT?
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
Bugiga
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Notícias e debates sobre os demais estados

Mensagem por Chapolin Gremista » 12 Jan 2020, 21:56

Isto é porque teve o golpe de estado, e o PCO sabe que entrar na onda de antipetismo é um tiro no pé da esquerda. Uma coisa é criticar o PT, a outra é ficar a reboque da direita. Continua discordando da maioria das coisas que o Lula diz e fala. Mas sabendo que ele continua sendo a única alternativa viável para a esquerda atualmente. O resto é nanico ou abutre.
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Notícias e debates sobre os demais estados

Mensagem por Victor235 » 12 Jan 2020, 22:03

Então, a forma incisiva que o partido defende Lula para não entrar na onda do antipetismo acaba deixando para a população em geral a imagem de que este partido é um complemento do PT ou algo nada diferente em relação ao próprio PT, ainda que, sim, o PCO esteja em outro campo da esquerda no espectro político, aquele ligado à esquerda mais radical. A discordância interna dentro dos mesmos campos do espectro político sempre fez parte das legendas de esquerda no Brasil. Depois que Bolsonaro chegou, ficou essa imagem de que é tudo uma coisa só, o que até ajuda na radicalização que o presidente pretende tornar permanente.
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
Bugiga
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

helenaldo
Membro
Membro
Mensagens: 1825
Registrado em: 04 Abr 2013, 19:14
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 69 vezes
Curtiram: 127 vezes

Re: Notícias e debates sobre os demais estados

Mensagem por helenaldo » 12 Jan 2020, 22:06

Chapolin Comunista escreveu:Isto é porque teve o golpe de estado, e o PCO sabe que entrar na onda de antipetismo é um tiro no pé da esquerda. Uma coisa é criticar o PT, a outra é ficar a reboque da direita. Continua discordando da maioria das coisas que o Lula diz e fala. Mas sabendo que ele continua sendo a única alternativa viável para a esquerda atualmente. O resto é nanico ou abutre.
Então para você Ciro Gomes era nanico ou abutre também? Porque na ultima eleição ele era o único candidato que concorria de igual para igual com o Bolsonaro, o problema era apenas o partido, se ele tivesse sido candidato pelo PT certamente teria ido para o segundo turno e até mesmo ganhado, pois ele sabia se articular bem, mas não o que o partido fez? Deu uma rasteira nele e apostaram no Haddad, um candidato que conseguiu a proeza de perder uma reeleição municipal pro João Doria ainda no primeiro turno.
O FLAMENGO É SELEÇÃO!

Avatar do usuário
Jezebel do Canto e Mello
Membro
Membro
Mensagens: 8360
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chespirito
Localização: Casa nº 21
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 497 vezes

Re: Notícias e debates sobre os demais estados

Mensagem por Jezebel do Canto e Mello » 12 Jan 2020, 22:09

Esse PCO é incoerente até a alma, se dizem causa operária mas apoiam e passam pano pra um neoliberal oportunista que fez a carta aos brasileiros e implantou todas as políticas do Consenso de Washington no país.

Não desenvolveu a indústria, não fez uma reforma da previdência digna, não fez a reforma tributária, não cobrou imposto sobre lucros e dividendos, não aumentou o imposto sobre heranças, não taxou as grandes fortunas, deu dinheiro e propina para os milhonários e foi vetor dos 3 principais escândalos de corrupção desse país. E a gente sustenta esse minipartido incoerente com o fundo partidário...
Esses usuários curtiram o post de Jezebel do Canto e Mello (total: 2):
BugigaIgorkk33
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Notícias e debates sobre os demais estados

Mensagem por Chapolin Gremista » 12 Jan 2020, 22:14

nossa, o Ciro é um dos grandes candidatos abutres. não sai do 12% desde a eleição de 2002. tava na eleição só pra atrapalhar a esquerda. O que esperar de um político burguês clássico saído do partido ARENA.



superficialmente e com a ajuda da imprensa golpista, existe sim essa imagem do PCO como ''puxadinho''' do PT, mas também é uma coisa bem lógica considerando que o partido é uma dissidência. mas pra qualquer que se aprofunda um pouco mais já fica bem claro que um é um partido revolucionário e o outro reformista, então de fato não há nenhuma ilusão em relação ao Lula.
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 15961
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 980 vezes
Curtiram: 901 vezes

Re: Notícias e debates sobre os demais estados

Mensagem por JF CH » 12 Jan 2020, 22:15

As eleições municipais daqui de Dourados não vão ter Lula como candidato. É golpista, sim ou com certeza?

:vamp:
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Notícias e debates sobre os demais estados

Mensagem por Chapolin Gremista » 12 Jan 2020, 22:20

Pior é que tem tonto que acha que eleição municipal vai mudar alguma coisa.
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Responder