Sistemas operacionais

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Luciano Junior
Membro
Membro
Mensagens: 4447
Registrado em: 20 Mar 2017, 16:31
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 867 vezes
Curtiram: 466 vezes

Re: Qual dos sistemas operacionais é melhor?

Mensagem por Luciano Junior » 27 Mai 2017, 18:08

O Gordo escreveu:Tenta o Lubuntu.

É bem, BEM leve.

Roda com fluidez no meu jurássico Acer ZG5 (Atom N270 1.6 GHz e 1 GB Ram).
Já conhecia. Tem que ser um SO bem simples, tipo esse que você falou aí.

Vou tentar. :joinha:

Avatar do usuário
O Gordo
Membro
Membro
Mensagens: 15868
Registrado em: 12 Abr 2014, 21:25
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 773 vezes
Curtiram: 1411 vezes

Re: Qual dos sistemas operacionais é melhor?

Mensagem por O Gordo » 01 Jun 2017, 17:48

Luciano Junior escreveu:
Lançado Ubuntu 17.04 Zesty Zapus, confira as novidades faça o download!
Imagem
O Ubuntu 17.04 Zesty Zapus está disponível para download, incluindo as flavors oficiais: Xubuntu, Lubuntu, Ubuntu MATE, Ubuntu Gnome, Kubuntu e Ubuntu Budgie.

O lançamento de Abril de 2017 será para o Ubuntu tão marcante quanto o lançamento de Abril de 2011, quando o Unity apareceu pela primeira vez no sistema, isso porque, dadas as notícias recentes, este será o último lançamento que terá a interface Unity por padrão na versão principal do sistema.

Ubuntu 17.04 Zesty Zapus

A versão 17.04 é uma versão intermediária do Ubuntu, neste ano ainda teremos a 17.10, que são duas das 3 releases que aparecem entre duas LTS. A versão LTS mais recente é o Ubuntu 16.04 Xenial Xerus que tem suporte até 2021, então, tecnicamente, você poderá utilizá-lo até o referido ano com o Unity, o suporte de segurança será mantido, ainda que a interface não seja aprimorada.

Assim como qualquer outro lançamento deste tipo, eu sempre recomendo as pessoas em geral a optarem pelas versões LTS, elas sempre terão pacotes mais estáveis e estarão mais debugadas, contudo, este lançamento novo pode servir para você fazer um "test drive" no Ubuntu Gnome e ver o que você acha da interface que deverá ser padrão do sistema em 2018. Claro, você também pode baixar o Ubuntu Gnome 16.04 LTS, se preferir.

Mediante a tanta coisa acontecendo, existem algumas implementações que virão juntamente com o novo Ubuntu, por exemplo, o arquivo SWAP, no lugar da partição, como noticiamos aqui, que acabaram passando despercebidas.

Os focos voltados para o Ubuntu Gnome

Como era de se esperar, a "grande estrela" do lançamento é o Ubuntu Gnome que nos dá um vislumbre do futuro, apesar de trazer o Shell mais recente, ele ainda terá pacotes mesclados por conta compatibilidade com o Ubuntu Unity, então existirão alguns programas "misturados", com versões 3.20 e 3.22, enquanto a maior parte será 3.24. Esse tipo de coisa deverá deixar de acontecer nos lançamentos futuros e o Ubuntu trará sempre a versão mais recente disponível do Gnome até a época de "freeze" do sistema.
Imagem
As outras flavors

As demais flavors do Ubuntu, como comentei neste artigo, receberam apenas atualizações dentro dos pacotes já presentes, menos o Ubuntu MATE que está à pleno vapor e criando novas soluções para o ambiente, e claro, temos o Ubuntu Budgie também, como caçula da família "buntu" que chega como uma flavor oficial.

Diz aí! Você vai atualizar para essa versão do sistema? Já está usando? Compartilhe a sua opinião através dos comentários. Uma coisa interessante para se observar, ainda que não tenha relação técnica, é que o "ZZ do Zesty Zapus" encerra também o alfabeto, qual será o nome da próxima versão?

Até a próxima!

http://www.diolinux.com.br/2017/04/ubun ... rrent.html
Nem sabia que o Ubuntu tinha lançado nova versão, tô meio desligado das notícias.
O legal desse novo Ubuntu e variáveis é que ele simplesmente quebra a conexão de internet e o wi-fi, sendo necessário uma gambiarra (!) pra consertar.

Isso é totalmente inadmissível e não poderia ter passado de modo algum nas versões de teste. Com esse tipo de complicação, definitivamente Linux ainda não está pronto pra desktops.
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio


12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3370 vezes

Re: Qual dos sistemas operacionais é melhor?

Mensagem por Barbano » 01 Jun 2017, 18:30

Ainda não está pronto? Eu uso há 10 anos no trabalho, e tenho no meu PC de casa tb em dual boot.
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
Luciano Junior
Imagem

Luciano Junior
Membro
Membro
Mensagens: 4447
Registrado em: 20 Mar 2017, 16:31
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 867 vezes
Curtiram: 466 vezes

Re: Qual dos sistemas operacionais é melhor?

Mensagem por Luciano Junior » 01 Jun 2017, 18:32

O Gordo escreveu:
Luciano Junior escreveu:
Lançado Ubuntu 17.04 Zesty Zapus, confira as novidades faça o download!
Imagem
O Ubuntu 17.04 Zesty Zapus está disponível para download, incluindo as flavors oficiais: Xubuntu, Lubuntu, Ubuntu MATE, Ubuntu Gnome, Kubuntu e Ubuntu Budgie.

O lançamento de Abril de 2017 será para o Ubuntu tão marcante quanto o lançamento de Abril de 2011, quando o Unity apareceu pela primeira vez no sistema, isso porque, dadas as notícias recentes, este será o último lançamento que terá a interface Unity por padrão na versão principal do sistema.

Ubuntu 17.04 Zesty Zapus

A versão 17.04 é uma versão intermediária do Ubuntu, neste ano ainda teremos a 17.10, que são duas das 3 releases que aparecem entre duas LTS. A versão LTS mais recente é o Ubuntu 16.04 Xenial Xerus que tem suporte até 2021, então, tecnicamente, você poderá utilizá-lo até o referido ano com o Unity, o suporte de segurança será mantido, ainda que a interface não seja aprimorada.

Assim como qualquer outro lançamento deste tipo, eu sempre recomendo as pessoas em geral a optarem pelas versões LTS, elas sempre terão pacotes mais estáveis e estarão mais debugadas, contudo, este lançamento novo pode servir para você fazer um "test drive" no Ubuntu Gnome e ver o que você acha da interface que deverá ser padrão do sistema em 2018. Claro, você também pode baixar o Ubuntu Gnome 16.04 LTS, se preferir.

Mediante a tanta coisa acontecendo, existem algumas implementações que virão juntamente com o novo Ubuntu, por exemplo, o arquivo SWAP, no lugar da partição, como noticiamos aqui, que acabaram passando despercebidas.

Os focos voltados para o Ubuntu Gnome

Como era de se esperar, a "grande estrela" do lançamento é o Ubuntu Gnome que nos dá um vislumbre do futuro, apesar de trazer o Shell mais recente, ele ainda terá pacotes mesclados por conta compatibilidade com o Ubuntu Unity, então existirão alguns programas "misturados", com versões 3.20 e 3.22, enquanto a maior parte será 3.24. Esse tipo de coisa deverá deixar de acontecer nos lançamentos futuros e o Ubuntu trará sempre a versão mais recente disponível do Gnome até a época de "freeze" do sistema.
Imagem
As outras flavors

As demais flavors do Ubuntu, como comentei neste artigo, receberam apenas atualizações dentro dos pacotes já presentes, menos o Ubuntu MATE que está à pleno vapor e criando novas soluções para o ambiente, e claro, temos o Ubuntu Budgie também, como caçula da família "buntu" que chega como uma flavor oficial.

Diz aí! Você vai atualizar para essa versão do sistema? Já está usando? Compartilhe a sua opinião através dos comentários. Uma coisa interessante para se observar, ainda que não tenha relação técnica, é que o "ZZ do Zesty Zapus" encerra também o alfabeto, qual será o nome da próxima versão?

Até a próxima!

http://www.diolinux.com.br/2017/04/ubun ... rrent.html
Nem sabia que o Ubuntu tinha lançado nova versão, tô meio desligado das notícias.
O legal desse novo Ubuntu e variáveis é que ele simplesmente quebra a conexão de internet e o wi-fi, sendo necessário uma gambiarra (!) pra consertar.

Isso é totalmente inadmissível e não poderia ter passado de modo algum nas versões de teste. Com esse tipo de complicação, definitivamente Linux ainda não está pronto pra desktops.
Não gosto de usar essas versões novas, eu prefiro a versão LTS mesmo.

Não está pronto? Veja Debian, por exemplo. Muito estável.

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Qual dos sistemas operacionais é melhor?

Mensagem por Victor235 » 03 Jun 2017, 01:01

Microsoft lança update acidental do Windows 10 que pode quebrar celulares e PCs
https://olhardigital.uol.com.br/noticia ... -pcs/68721?
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Luciano Junior
Membro
Membro
Mensagens: 4447
Registrado em: 20 Mar 2017, 16:31
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 867 vezes
Curtiram: 466 vezes

Re: Qual dos sistemas operacionais é melhor?

Mensagem por Luciano Junior » 12 Jun 2017, 19:40

Hoje eu instalei o Linux Mint em dual-boot e configurei.

É uma ótima distribuição, agora eu acho que não vou mais precisar ficar trocando. :D

Luciano Junior
Membro
Membro
Mensagens: 4447
Registrado em: 20 Mar 2017, 16:31
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 867 vezes
Curtiram: 466 vezes

Re: Qual dos sistemas operacionais é melhor?

Mensagem por Luciano Junior » 18 Jun 2017, 13:10

Debian 9 "Stretch" é lançado
Imagem

O projeto Debian, que desenvolve a maior distribuição Linux do mundo, anunciou o lançamento do Debian 9, de codinome "Stretch". O ciclo usual de desenvolvimento longo e a natureza conservadora e bem testada do produto são uma conseqüência do suporte da distribuição para várias arquiteturas de processadores (i386, amd64, arm64, armel, armhf, mips, mipsel, mips64el, ppc64el, s390x) E uma ampla gama de cenários de implantação, incluindo desktops (GNOME 3.22 como padrão, com KDE Plasma 5.8, LXDE, LXQt 0.11, MATE 1.16 e Xfce 4.12 também fornecidos) e servidores. O Debian 9 vem com mais de 51.000 pacotes binários, um novo registro para uma versão Debian estável. "Após 26 meses de desenvolvimento, o projeto Debian orgulha-se de apresentar sua nova versão estável 9 (de codinome Stretch), que será suportada nos próximos 5 anos, graças ao trabalho combinado da equipe de segurança Debian e da equipe de suporte de longo termo Debian."

Tradução e adaptação: Luciano Junior (eu)
Notícia original (em inglês): https://distrowatch.com/?newsid=09865
Parabéns a equipe do Debian, a distribuição mais estável e mais funcional da comunidade Linux.

Luciano Junior
Membro
Membro
Mensagens: 4447
Registrado em: 20 Mar 2017, 16:31
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 867 vezes
Curtiram: 466 vezes

Re: Qual dos sistemas operacionais é melhor?

Mensagem por Luciano Junior » 18 Fev 2018, 10:37

Caramba, o Ubuntu ficou muito diferente com o desktop GNOME:

Imagem

Luciano Junior
Membro
Membro
Mensagens: 4447
Registrado em: 20 Mar 2017, 16:31
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 867 vezes
Curtiram: 466 vezes

Re: Qual dos sistemas operacionais é melhor?

Mensagem por Luciano Junior » 22 Fev 2018, 17:28

Já gostei do Windows 10: depois que eu me conectei na internet, ele automaticamente instalou os drivers do notebook.

Avatar do usuário
apresentei a pistola ch
Membro
Membro
Mensagens: 10528
Registrado em: 10 Nov 2014, 14:39
Programa CH: Chapolin
Localização: No país
Curtiu: 1163 vezes
Curtiram: 878 vezes

Re: Qual dos sistemas operacionais é melhor?

Mensagem por apresentei a pistola ch » 22 Fev 2018, 18:48

É muito bom mesmo. Eu uso desde 2016.
Esses usuários curtiram o post de apresentei a pistola ch (total: 1):
Luciano Junior
Riddle Snowcraft escreveu:
06 Abr 2021, 10:19
Vamos evitar de ofender aquele imbecil gratuitamente.

Luciano Junior
Membro
Membro
Mensagens: 4447
Registrado em: 20 Mar 2017, 16:31
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 867 vezes
Curtiram: 466 vezes

Re: Qual dos sistemas operacionais é melhor?

Mensagem por Luciano Junior » 22 Fev 2018, 18:54

Só tive oportunidade de testar hoje. :P

Ontem eu estava instalando e tals, só que eu descobri que a ISO da versão 1709 estava corrompida.

Aí baixei uma de 2015 e hoje funcionou.

Avatar do usuário
Dias
Membro
Membro
Mensagens: 2742
Registrado em: 30 Dez 2014, 15:39
Programa CH: Chapolin
Localização: São João de Meriti - RJ
Curtiu: 46 vezes
Curtiram: 212 vezes

Re: Qual dos sistemas operacionais é melhor?

Mensagem por Dias » 22 Fev 2018, 19:33

Apesar de não fazer nenhuma diferença pra mim, sinto um pouco de falta do Windows 10, e não sei por quê.

Atualmente uso o Windows 7.
"Está vendo como às vezes é bom ser burro?" - Chaves

Luciano Junior
Membro
Membro
Mensagens: 4447
Registrado em: 20 Mar 2017, 16:31
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 867 vezes
Curtiram: 466 vezes

Re: Qual dos sistemas operacionais é melhor?

Mensagem por Luciano Junior » 22 Fev 2018, 21:02

Dias escreveu:Apesar de não fazer nenhuma diferença pra mim, sinto um pouco de falta do Windows 10, e não sei por quê.

Atualmente uso o Windows 7.
Será por causa do design?

__________

Agora o Windows 10 está baixando a Fall Creators Update. Já tive problemas com a configuração do Windows Update.

Luciano Junior
Membro
Membro
Mensagens: 4447
Registrado em: 20 Mar 2017, 16:31
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 867 vezes
Curtiram: 466 vezes

Re: Qual dos sistemas operacionais é melhor?

Mensagem por Luciano Junior » 23 Fev 2018, 18:41

Aff, tive que baixar uma ISO com o Fall Creators Update do Windows 10 e fazer uma instalação limpa de novo. Motivos:

1) Ia demorar pacas
2) Não confio em atualizações

Avatar do usuário
Dias
Membro
Membro
Mensagens: 2742
Registrado em: 30 Dez 2014, 15:39
Programa CH: Chapolin
Localização: São João de Meriti - RJ
Curtiu: 46 vezes
Curtiram: 212 vezes

Re: Qual dos sistemas operacionais é melhor?

Mensagem por Dias » 24 Fev 2018, 17:03

Luciano Junior escreveu:
Dias escreveu:Apesar de não fazer nenhuma diferença pra mim, sinto um pouco de falta do Windows 10, e não sei por quê.

Atualmente uso o Windows 7.
Será por causa do design?

__________

Agora o Windows 10 está baixando a Fall Creators Update. Já tive problemas com a configuração do Windows Update.
Não achei o design tão diferente assim não. Acho que era por causa da qualidade do PC que eu tinha mesmo, não com o Windows 10
"Está vendo como às vezes é bom ser burro?" - Chaves

Responder