Trabalho Infantil

Você concorda?

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Bia N
Membro
Membro
Mensagens: 2183
Registrado em: 07 Ago 2011, 19:05
Curtiu: 129 vezes
Curtiram: 320 vezes

Re: Trabalho Infantil

Mensagem por Bia N » 09 Fev 2013, 18:03

Isso de trabalho infantil vai depender do local de condições socioeconômicas em que uma criança vive.

Se uma criança vive numa família em que os pais não tem algo para sustentarem a eles e à criança, então a criança é obrigada a fazer um trabalho para ganhar renda para sustentar não só a si próprio como também aos pais. Ex: malabarismo, engraxate...

Mas é recomendável que uma criança precisa de educação para conseguir um emprego de qualidade quando conseguir na fase adulta, ou na própria adolescência. (se for caso acima e mais alguns outros casos)

E se fosse num outro caso, em que os pais ainda tivessem condições de sustentação e por o filho ainda criança pra trabalhar? (renumeradamente) Aí já seria diferente do primeiro caso. Daí não pode. E provavelmente pode levá-lo à marginalidade.

Agora, trabalho infantil em empregos muito puxados, como essa do cortador de cana, aí já é demais. A criança poderia adquirir sequelas pelo resto da vida. Pior ainda se for forçado mesmo a trabalhar nessas coisas. Nesses casos deveria ser proibido.
Ela não desapareceu, apenas se escondeu.


Desde 2011

Avatar do usuário
Florinda
Membro
Membro
Mensagens: 2221
Registrado em: 03 Jul 2011, 00:59
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio e Botafogo
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 28 vezes
Curtiram: 30 vezes

Re: Trabalho Infantil

Mensagem por Florinda » 09 Fev 2013, 19:06

ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. - Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.



Na verdade não depende da condição econômica,depende do bom senso dos pais ou responsáveis.

Avatar do usuário
Mr. Zero
Membro
Membro
Mensagens: 1277
Registrado em: 08 Out 2009, 02:47
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 326 vezes

Re: Trabalho Infantil

Mensagem por Mr. Zero » 09 Fev 2013, 20:42

Só complementando a legislação geral postada pela Florinda, a CLT, nos art. 402 e ss. especifica e elenca as condições do trabalho do menor (sempre a partir dos 14 anos, como aprendiz). Para quem tiver interesse, vale a pena ler o capítulo todo.
Consolidação das Leis do Trabalho escreveu: CAPÍTULO IV - DA PROTEÇÃO DO TRABALHO DO MENOR

SEÇÃO I -DISPOSIÇÕES GERAIS


Art. 403 - É proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos
Parágrafo único. O trabalho do menor não poderá ser realizado em locais prejudiciais à sua formação, ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social e em horários e locais que não permitam a freqüência à escola.

Art. 404 - Ao menor de 18 (dezoito) anos é vedado o trabalho noturno, considerado este o que for executado no período compreendido entre as 22 (vinte e duas) e as 5 (cinco) horas.

Art. 405 - Ao menor não será permitido o trabalho:
I - nos locais e serviços perigosos ou insalubres, constantes de quadro para êsse fim aprovado pelo Diretor Geral do Departamento de Segurança e Higiene do Trabalho;
II - em locais ou serviços prejudiciais à sua moralidade.

§ 1º (Rev.)

§ 2º O trabalho exercido nas ruas, praças e outros logradouros dependerá de prévia autorização do Juiz de Menores, ao qual cabe verificar se a ocupação é indispensável à sua própria subsistência ou à de seus pais, avós ou irmãos e se dessa ocupação não poderá advir prejuízo à sua formação moral

§ 3º Considera-se prejudicial à moralidade do menor o trabalho:
a) prestado de qualquer modo, em teatros de revista, cinemas, buates, cassinos, cabarés, dancings e estabelecimentos análogos;
b) em emprêsas circenses, em funções de acróbata, saltimbanco, ginasta e outras semelhantes;
c) de produção, composição, entrega ou venda de escritos, impressos, cartazes, desenhos, gravuras, pinturas, emblemas, imagens e quaisquer outros objetos que possam, a juízo da autoridade competente, prejudicar sua formação moral;
d) consistente na venda, a varejo, de bebidas alcoólicas.

§ 4º Nas localidades em que existirem, oficialmente reconhecidas, instituições destinadas ao amparo dos menores jornaleiros, só aos que se encontrem sob o patrocínio dessas entidades será outorgada a autorização do trabalho a que alude o § 2º

§ 5º
Aplica-se ao menor o disposto no art. 390 e seu parágrafo único.
Imagem

Avatar do usuário
Raphael Gustavo
Membro
Membro
Mensagens: 1159
Registrado em: 01 Dez 2011, 09:18
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 5 vezes
Curtiram: 0

Re: Trabalho Infantil

Mensagem por Raphael Gustavo » 10 Fev 2013, 06:53

Rafinha escreveu:É, depende do tipo de trabalho. Jamais uma criança deve trabalhar, ainda mais sendo em condições exploratórias. Mas se for trabalho artístico, não há problemas. A criança não está encenando, dançando, cantando forçosamente. A profissão, além da fama e do bom salário, é o sonho de muitos que querem crescer exercendo-a.
Mas também tem muita criança que faz trabalhos artisticos de maneira forçada , para conseguir uma quantia financeira que os pais nunca conseguiram com o próprio trabalho .

Sendo um trabalho de meio período , e que n~so exiga muito do fisico/emocional da pessoa , não vejo problema nenhum em trabalhar né , porque não dá pra ficar a vida inteira dependendo do dinheiro dos pais :p
Principais campanhas no FCH :
1° lugar do Bolão Fórum Chaves VIP 2012
2° lugar do Bolão Fórum Chaves 2012
2° lugar da Chapoliga ( Cartola FC ) 2012
3° lugar do Trívia FCH ( 1ª Edição)
3° lugar da Fazenda do Fórum Chaves
Pior jogador de Haxball do Fórum Chaves

Raphael Gustavo - ex-muléki doidão ch e desde 2006 acessando e frequentando fóruns CH .

http://www.lastfm.com.br/user/Rapha35

Avatar do usuário
Ninguém Tem Paciência Comigo.
Membro
Membro
Mensagens: 2906
Registrado em: 16 Abr 2012, 20:52
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Natal-RN
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 33 vezes

Re: Trabalho Infantil

Mensagem por Ninguém Tem Paciência Comigo. » 13 Fev 2013, 15:43

depende se o governo ajudar também... Oferecer escola, emprego melhor para os pais, boa qualidade de vida, aí sim acabaria com o trabalho infantil.
Hexa Campeão do Balão Do Usuário Esportivo :campeao: #9 #10 #11 #12 #13 #14
Vice-Campeão da A FAZENDA DO FÓRUM CHAVES #3 :vice:
Ex-Webmaster da extinta "Casa do Chaves e Chapolin"
Ex-Redator do Vizinhança do Chaves

Avatar do usuário
@EA
Membro
Membro
Mensagens: 6935
Registrado em: 30 Mar 2010, 23:47
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Via Láctea
Curtiu: 272 vezes
Curtiram: 165 vezes

Re: Trabalho Infantil

Mensagem por @EA » 14 Fev 2013, 16:01

Desde que não comprometa os estudos, que não seje algo muito arriscado e que seja vontade do menor eu não vejo problema.
Agente da Coroa a serviço da Rainha


Imagem
Ouça Don Cristóvão quero avisar que a tripulação está com fome!
E por que não comem?
Porque não há comida!
E por que não há comida?
Porque acabou!
E por que acabou?
Porque comeram!
E por que comeram?
Porque tinham fome!
Tá vendo, deveriam ter esperado!



Imagem

Imagem
Imagem

Dá licença, gente! Tô passando pelo tópico!!!
Imagem

Avatar do usuário
Don CHelipe
Membro
Membro
Mensagens: 3034
Registrado em: 07 Out 2010, 21:59
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Guarulhos - SP
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 107 vezes

Re: Trabalho Infantil

Mensagem por Don CHelipe » 15 Fev 2013, 07:27

Erick Alessandro escreveu:Desde que não comprometa os estudos, que não seje algo muito arriscado e que seja vontade do menor eu não vejo problema.
Concordo
É melhor trabalhar do que ficar vagabundando o dia inteiro...
Desde 2006 no meio CH

Avatar do usuário
Ninguém Tem Paciência Comigo.
Membro
Membro
Mensagens: 2906
Registrado em: 16 Abr 2012, 20:52
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Natal-RN
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 33 vezes

Re: Trabalho Infantil

Mensagem por Ninguém Tem Paciência Comigo. » 24 Fev 2013, 19:31

Don CHelipe escreveu:
Erick Alessandro escreveu:Desde que não comprometa os estudos, que não seje algo muito arriscado e que seja vontade do menor eu não vejo problema.
Concordo
É melhor trabalhar do que ficar vagabundando o dia inteiro...
e virar um usuário de drogas! -_-
Hexa Campeão do Balão Do Usuário Esportivo :campeao: #9 #10 #11 #12 #13 #14
Vice-Campeão da A FAZENDA DO FÓRUM CHAVES #3 :vice:
Ex-Webmaster da extinta "Casa do Chaves e Chapolin"
Ex-Redator do Vizinhança do Chaves

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: Trabalho Infantil

Mensagem por Barbano » 25 Fev 2013, 08:24

Nada a ver uma coisa com a outra.

Avatar do usuário
Don CHelipe
Membro
Membro
Mensagens: 3034
Registrado em: 07 Out 2010, 21:59
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Guarulhos - SP
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 107 vezes

Re: Trabalho Infantil

Mensagem por Don CHelipe » 25 Fev 2013, 09:29

ninguém tem paciência comigo. escreveu:
Don CHelipe escreveu:
Erick Alessandro escreveu:Desde que não comprometa os estudos, que não seje algo muito arriscado e que seja vontade do menor eu não vejo problema.
Concordo
É melhor trabalhar do que ficar vagabundando o dia inteiro...
e virar um usuário de drogas! -_-
nada, tem cara que é vagal mesmo, vive nas custas dos pais e passa o dia inteiro em casa ou nos roles!
Desde 2006 no meio CH

Avatar do usuário
Ninguém Tem Paciência Comigo.
Membro
Membro
Mensagens: 2906
Registrado em: 16 Abr 2012, 20:52
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Natal-RN
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 33 vezes

Re: Trabalho Infantil

Mensagem por Ninguém Tem Paciência Comigo. » 25 Fev 2013, 13:13

Don CHelipe escreveu:
ninguém tem paciência comigo. escreveu:
Don CHelipe escreveu:
Erick Alessandro escreveu:Desde que não comprometa os estudos, que não seje algo muito arriscado e que seja vontade do menor eu não vejo problema.
Concordo
É melhor trabalhar do que ficar vagabundando o dia inteiro...
e virar um usuário de drogas! -_-
nada, tem cara que é vagal mesmo, vive nas custas dos pais e passa o dia inteiro em casa ou nos roles!
Eu sei, mas relativamente, um pouca parte da população acaba sim no mundo das drogas... não me referia ao sentido geral. Obrigado pela observação ! :vitoria:
Hexa Campeão do Balão Do Usuário Esportivo :campeao: #9 #10 #11 #12 #13 #14
Vice-Campeão da A FAZENDA DO FÓRUM CHAVES #3 :vice:
Ex-Webmaster da extinta "Casa do Chaves e Chapolin"
Ex-Redator do Vizinhança do Chaves

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103923
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4914 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Trabalho Infantil

Mensagem por E.R » 06 Mar 2020, 00:21

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/ ... o-carnaval

Um bloco de carnaval formado por magistrados e servidores do Poder Judiciário do Rio de Janeiro buscou alertar a população contra o trabalho infantil.

A campanha do TRT1 Diga não ao trabalho infantil – Lugar de criança é na escola uniu-se ao Batuque da Justiça, formado pelo Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (Sisejufe) e à bateria feminina Fina Batucada para levar esse tema à sociedade de uma forma mais leve e alegre.

Segundo a 2ª vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra1), Adriana Leandro, o objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de prevenir e erradicar o trabalho infantil. “Queremos levar, cada vez mais para a população, a noção de que, se existe uma criança trabalhando, há uma grande desproteção legal; há uma exploração. E, por fim, há também a pobreza em volta”.

De acordo com a juíza, isso quer dizer que a criança não tem educação ou que a educação vai ser prejudicada, além de ela não ter acesso à saúde, ao saneamento básico e à água, muitas vezes. “É todo um conjunto que o combate reflete, e a gente tem que tentar levar, o máximo possível, para as pessoas essa consciência de que o trabalho infantil não é uma brincadeira. nem pode ser admitido pela sociedade em que vivemos atualmente.”
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Mensagens: 11063
Registrado em: 24 Jul 2018, 12:05
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: RSRSRSRS
Curtiu: 4183 vezes
Curtiram: 845 vezes

Re: Trabalho Infantil

Mensagem por gusta dos biscoitos » 06 Mar 2020, 00:32

Fun fact: o tópico de trabalho de crianças ficou tempo o suficiente sem receber mensagens para adultos trabalharem na confecção de uma criança

Sete anos :chocado:
Imagem


Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

João Lucas Simão
Membro
Membro
Mensagens: 850
Registrado em: 03 Ago 2022, 00:07
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 175 vezes
Curtiram: 98 vezes

Trabalho Infantil

Mensagem por João Lucas Simão » 26 Ago 2022, 00:55

Varia muito. Por exemplo: eu vou começar a trabalhar no ano que vem (como menor aprendiz). Não acho errado, desde que seja a partir dos 14 anos, meio período, etc.

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Trabalho Infantil

Mensagem por Chapolin Gremista » 26 Ago 2022, 08:12

Claro que é errado.

Trabalhar já é uma merda, começar quando criança já estraga a infância, que boa parte já é destruída pela escola, que é uma espécie de prisão infantil.

Esse tipo de degradação é um sintoma do sistema econômico lamentável em que vivemos. Inaceitável.
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Responder