Segunda Guerra Mundial

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 15961
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 980 vezes
Curtiram: 901 vezes

Re: Nazismo, Fascismo e Segunda Guerra Mundial

Mensagem por JF CH » 27 Jan 2020, 20:08

mais o nazi tem socialistah nu nomi :vamp:
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Nazismo, Fascismo e Segunda Guerra Mundial

Mensagem por Chapolin Gremista » 27 Jan 2020, 22:33

Não se juntando com a direita
A história mostra: a derrota do fascismo é pela ação dos trabalhadores
É essa a frente que a esquerda deve formar para derrotar o fascismo: a frente entre as organizações populares e operárias, independente da burguesia

Boa parte da esquerda brasileira, em particular a esquerda pequeno-burguesa parlamentar, entrou de vez em uma campanha a favor de uma frente ampla puramente eleitoral com setores da direita para derrotar o bolsonarismo.

Repetem, assim, os mesmos erros indesculpáveis da esquerda na França e na Espanha, por exemplo, na década de 1930. A política foi a mesma: os partidos social-democratas e stalinistas entraram na onda da burguesia, que impulsionou uma frente popular para cooptar as lideranças dos movimentos operários e impedir que a classe trabalhadora lutasse de forma independente contra o fascismo.

Assim, as lideranças da esquerda fizeram os acordos mais espúrios e equivocados com a burguesia que, na verdade, adotou a estratégia de minar o poder da esquerda para fazer o fascismo avançar.

Na França, apesar de a esquerda quase entregar o poder à direita e aos fascistas – que estavam espalhados e organizados por toda a parte do país -, as diversas mobilizações revolucionárias dos trabalhadores obrigaram os fascistas a recuar. A burguesia teve de fazer uso da esquerda para conter a revolução, mas foi graças a essa mobilização revolucionária que, mesmo não alcançando o poder operário, levou à derrota do fascismo na França – que só chegou ao poder pela invasão da Alemanha nazista.

Por sua vez, a Espanha, no mesmo ano de 1936, viu a Frente Popular vencer as eleições. Logo em seguida, iniciou-se o golpe militar franquista. Em um primeiro momento, o golpe foi evitado na maioria das regiões do país devido à reação dos trabalhadores, armados em milícias. No entanto, as políticas erráticas do governo espanhol – justamente por ser um governo burguês, totalmente apoiado pela esquerda – fizeram com que o golpe prosseguisse e veio a guerra civil, que somente durou o que durou por causa da mobilização armada dos trabalhadores. Mesmo tendo como desfecho a vitória do fascismo, que implementou uma ditadura, esse exemplo mostrou mais uma vez o caminho correto para combater os fascistas: a mobilização revolucionária e radical da classe operária, e não a aliança com a burguesia. Esta, ao invés de ajudar minimamente, apenas atrapalha totalmente a luta contra a extrema-direita.

E é essa a frente que a esquerda deve formar para derrotar o fascismo: a frente entre as organizações populares e operárias, independente da burguesia, e não a frente ampla – ou frente popular -, que coloca a esquerda a reboque da direita. São iniciativas completamente diferentes e mesmo antagônicas. Uma tem o potencial de levar a vitória aos trabalhadores, não somente contra o fascismo, mas contra a burguesia como um todo. A outra, somente tratá a derrota para o conjunto dos explorados.

https://www.causaoperaria.org.br/a-hist ... alhadores/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Nazismo, Fascismo e Segunda Guerra Mundial

Mensagem por Chapolin Gremista » 29 Jan 2020, 07:55

Confira
Gostou do curso sobre o fascismo? Compre materiais na Loja do PCO
Lá você encontra diversos livros e textos relacionados a luta contra o fascismo. Uma forma muito útil de se aprofundar sobre o tema logo após a Universidade de Férias.

Com o fim da Universidade de Férias, o maior evento de formação política da esquerda brasileira, cresce entre muitos participantes, seja os presenciais ou aqueles que estiveram na atividade à distância, o desejo de elevar ainda mais a compreensão sobre o tema do fascismo, abordado no curso pelo companheiro Rui Costa Pimenta e de extrema relevância nos dias atuais.

Contudo, na tentativa de se achar um conteúdo ainda mais vasto sobre o assunto, muitos podem se deparar com literaturas de mero interesse imperialista, lotadas de propaganda anticomunista e desinformação. Devido a estes fatores, a Loja do Partido da Causa Operária está em seu acervo vendendo uma série de obras importantíssimas sobre o tema, com uma compreensão mais bem acabada, hora de textos marxistas, hora de autores que por fora dos interesses da burguesia, conseguiram escrever livros de valor histórico.

Dentre os diversos itens vendidos pela Loja do PCO, temos como destaque alguns textos fundamentais para aprofundar ainda mais o estudo de todos, sobretudo naqueles tópicos tratados de forma mais superficial durante as exposições.

Caderno de Cultura: Textos de Trotsky sobre “O combate contra as frentes populares e o fascismo”

Lançado já em 2010, o terceiro caderno de cultura das edições Causa Operária, traz consigo fundamentais textos de Trotsky, o militante revolucionário marxista que de forma mais bem acabada tratou do problema do fascismo. Em uma edição que tem como destaque o tema das frentes populares, ferramenta utilizada pela burguesia e a esquerda capituladora como forma de combater o movimento revolucionário, Trotsky denuncia em uma série de textos esta questão, em uma análise precisa sobre os acontecimentos históricos de sua época.

Eu financiei Hitler: Edição Jornal Livro escrito por Fritz Thyssen

Fritz Thyssen foi um industrial alemão que não apenas vivenciou o governo de Adolf Hitler como também o financiou diretamente. Editado no formato Jornal Livro, as edições Causa Operária trazem de forma acessível este histórico livro, um relato de alguém que participou ativamente na formação e desenvolvimento do governo de extrema-direita.

Além destas obras, a loja do PCO tem também um breve porém completo texto de Trotsky sobre as diferenças entre o stalinismo e o leninismo, que aparece no formato da biblioteca mini, com preço super acessível e que pode ser levado para qualquer lugar.

Outro que vem tratar deste tema é o volume 2 do livro Stalin, escrito também por Leon Trotsky, em um livro que denuncia a ação do stalinismo frente ao movimento operário e sua capitulação diante ao fascismo.

Junto a ele há as biografias de Vargas e Perón, do líder fascista espanhol Franco e um grande conteúdo sobre o Estado Novo, categorizado por Trotsky como um governo de características semi-fascistas.

Por isso, não perca tempo e aproveite o fim da Universidade de Férias para expandir sua compreensão sobre a luta contra o fascismo. Confira no site da Loja do PCO, ou entre em contato conosco em nossas redes sociais, pois assim você não apenas estará se aprofundando em um tema de tamanha importância, como também financiará a loja do PCO, criado com um intuito de propagar as ideias marxistas e impulsionar as atividades do partido nacionalmente, em nossa luta contra o golpe, o governo Bolsonaro e o fascismo.

Conferia nos linkes abaixo:

https://www.lojadopco.com/

https://www.instagram.com/lojadopco/

https://www.facebook.com/pcoloja

https://www.causaoperaria.org.br/gostou ... ja-do-pco/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: Nazismo, Fascismo e Segunda Guerra Mundial

Mensagem por Riddle Snowcraft » 29 Jan 2020, 13:41

incrível a capacidade que a esquerda tem de não perceber que os "nazistas" de hj em dia só usam simbolo nazista pq sabem que esquerdista fica piradinho e putinho.

ideologia morta. ninguém é "nazista de verdade".
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: Nazismo, Fascismo e Segunda Guerra Mundial

Mensagem por Barbano » 29 Jan 2020, 15:52

Chapolin Comunista escreveu:
Gostou do curso sobre o fascismo? Compre materiais na Loja do PCO
PCO dando curso de fascismo e vendendo materiais relacionados ao tema. Bando de fascistas! :chocado:

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: Nazismo, Fascismo e Segunda Guerra Mundial

Mensagem por Riddle Snowcraft » 29 Jan 2020, 15:59

derrube o capitalismo comprando nossos produtos
Esses usuários curtiram o post de Riddle Snowcraft (total: 4):
gusta dos biscoitosFolaBarbanoVictor235
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Dias
Membro
Membro
Mensagens: 2743
Registrado em: 30 Dez 2014, 15:39
Programa CH: Chapolin
Localização: São João de Meriti - RJ
Curtiu: 46 vezes
Curtiram: 213 vezes

Re: Nazismo, Fascismo e Segunda Guerra Mundial

Mensagem por Dias » 29 Jan 2020, 17:16

Rídiculo como o partido que a esquerda de pequeno-burguesa é pequeno-burguês.
"Está vendo como às vezes é bom ser burro?" - Chaves

Avatar do usuário
Fola
Membro
Membro
Mensagens: 1263
Registrado em: 06 Nov 2017, 13:23
Programa CH: Chaves
Localização: Bucareste, Romênia
Curtiu: 262 vezes
Curtiram: 180 vezes

Re: Nazismo, Fascismo e Segunda Guerra Mundial

Mensagem por Fola » 29 Jan 2020, 17:59

Dias escreveu:Rídiculo como o partido que a esquerda de pequeno-burguesa é pequeno-burguês.
Hein? :ponder:

Talvez eu seja meio lerdo, mas não entendi essa frase...
"Um governo que não aparece faz o povo feliz. Um governo que tudo quer determinar faz o povo infeliz." - Lao Tsé

Avatar do usuário
Dias
Membro
Membro
Mensagens: 2743
Registrado em: 30 Dez 2014, 15:39
Programa CH: Chapolin
Localização: São João de Meriti - RJ
Curtiu: 46 vezes
Curtiram: 213 vezes

Re: Nazismo, Fascismo e Segunda Guerra Mundial

Mensagem por Dias » 29 Jan 2020, 18:17

Fola escreveu:
Dias escreveu:Rídiculo como o partido que a esquerda de pequeno-burguesa é pequeno-burguês.
Hein? :ponder:

Talvez eu seja meio lerdo, mas não entendi essa frase...
Cometi um erro. Retificando:

Rídiculo como o partido que chama a esquerda de pequeno-burguesa, é pequeno-burguês.
Esses usuários curtiram o post de Dias (total: 1):
Fola
"Está vendo como às vezes é bom ser burro?" - Chaves

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Nazismo, Fascismo e Segunda Guerra Mundial

Mensagem por Chapolin Gremista » 29 Jan 2020, 23:56

O que tem a ver uma coisa com a outra? :lol:
O PCO não recebe grana de empresário, tem que sustentar de alguma forma. Os nego acham que dinheiro cai do céu igual pra partido da burguesia. Não é assim. :joinha:



Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
Dias
Membro
Membro
Mensagens: 2743
Registrado em: 30 Dez 2014, 15:39
Programa CH: Chapolin
Localização: São João de Meriti - RJ
Curtiu: 46 vezes
Curtiram: 213 vezes

Re: Nazismo, Fascismo e Segunda Guerra Mundial

Mensagem por Dias » 30 Jan 2020, 09:50

Na camada pequeno burguesa estão incluídos os artesãos, camponeses, comerciantes.

O Rui não é empresário, é comerciante. Logo, ele é o que ele tanto critica: um pequeno burguês.
Esses usuários curtiram o post de Dias (total: 1):
Fola
"Está vendo como às vezes é bom ser burro?" - Chaves

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Nazismo, Fascismo e Segunda Guerra Mundial

Mensagem por Chapolin Gremista » 30 Jan 2020, 16:22

Quanto malabarismo retórico pra tentar, com fracasso, é claro, deslegitimar a única esquerda que luta no país.
A dor de cotovelo dos crackeiros está grande. Vão lá fazer frente com o PSDB. :lol:

Compreender para combatê-la
A cara da Milícia Fascista
Os mais agressivos oficiais e soldados, bem pagos, recrutados nas fileiras do exército, para constituir as Milícias Fascistas para esmagar as organizações operárias e a esquerda



Quem são os fascistas? Onde são recrutados os membros fascistas? Por que são constituídas as Milícias Fascistas? Quem financia as Milícias Fascistas? Qual a cara do fascista? Afinal, quem fascista é?

O Partido da Causa Operária, o PCO, e a Aliança da Juventude Revolucionária, a AJR, pelo segundo ano, realizou o Curso Fascismo. O que é, e como combatê-lo. Totalizou-se cerca de 60 horas de aula, três semanas de Universidade de Férias. De forma didática, esclarecedora, as duas centenas de militantes do Partido da Causa Operária e de militantes outros da esquerda do Brasil, aptos estão a desvendar que são os fascistas e onde estão constituídas as milícias fascistas de nossos dias. Sabem identificar os fascismo. Como combater o fascismo.

Um ou mais caminhões de carroceria aberta saem em uma rotineira “expedição de castigo”. Neles, dezenas de jagunços armados com um bastão de nome “manganelo”, um punhal, também armas de fogo, revólveres, fuzil, etc. Chegam, em uma pequena cidade rural de 10 a 15 mil habitantes. Dirigem-se para a bolsa de trabalho, à cooperativa, ao sindicato ou a casa do povo. Derrubam as portas. Jogam, toda a mobilha no chão, livros, mercadorias, despejam gasolina e minutos depois tudo está pegando fogo. Todos os que se encontram no local, são brutalmente golpeados pelo terrível manganelo, ou assassinados. As bandeiras vermelhas encontradas no local são queimadas ou guardadas como troféu.

Os que se encontram na rua com uma gravata ou um lenço vermelho, são brutalmente espancados. Se alguém protesta, ou se um fascista é ferido, ou apenas empurrado, o castigo é de maiores proporções. O mais comum é que a expedição saia com o objetivo preciso de limpar a localidade. Os caminhões param em frente as organizações vermelhas e destroem tudo. A seguir, alguns fascistas vão, em busca dos chefes. O prefeito, alguns conselheiros municipais, o secretário da liga, ou ainda o presidente da cooperativa. Os obrigam a se demitir, ou são desterados do país para sempre, sob ameaça de morte ou de destruição de seus lares. Se os ameaçados conseguem escapar, vingam-se em suas famílias.


Eram as milícias fascistas em ação. 1920/1921. Itália. O fascismo. Trechos do livro “A história da revolução fascista” de Úrico, historiador oficial do fascismo.

Fica-se sabendo que, os líderes, que resistem a se demitir, recebem à noite, a visita da terrível milícia fascista. A horda de jagunços, batem a porta da casa do prefeito. Tão logo ela aberta, uma saraivada de tiros, deixam ali o prefeito estirado no chão crivado de balas. Sabe-se que o prefeito era filiado ao partido socialista. Vão embora.

Repete-se o enredo, sem o prefeito matar, desta vez. No entanto, ao bater à porta. Dão ao prefeito, também socialista, prazo para que ele renuncie ao cargo de prefeito, ou então voltarão. Ameaçam. Eram as milícias fascistas na Itália de Mussulini. Berço da criação do Fascismo de raís. Modelo copiado por dezenas de países, com pequenas variantes, mas copiado no essencial por todos. Inclusive pelo Brasil.



Milícias fascistas. Um plano do estado maior das forças armadas

Sabe-se então, segundo relato no livro “A história da revolução fascista”, que coronel A. R. especialista em guerra civil, em 1920, apresenta o seguinte relatório para fazer frente às mobilizações revolucionárias dos trabalhadores italianos, que estavam na iminência de tomar o poder.

“Um plano anti-socialista, contém análise das debilidades do movimento que se quer dominar. segundo o cel. A.R. criar sólido grupo de oficiais e sub-oficiais voluntários, bem pagos. Selecionados com cuidado. (Constituir exército mercenário). Aos soldados e os 250.000 mercenários, que teremos a nossa disposição, relatava o coronel, precisamos também organizar uma Milícia idealista (fascista), com os mais experientes, os mais fortes, os mais agressivos. Criar esquadrões, Companhias, Batalhões com os elementos mais capazes. Em 20/10/1920, o Ministro de guerra italiano, envia carta circular, dizendo que, os 60.000 oficiais do exército a serem em breve desmobilizados, deverão aderir ao “fashio”. Serão mantidas para eles 4/5 de seus salários. Ou seja, 60 mil oficiais continuariam empregados, mas agora, não no exército, mas nas milícias fascistas. Isto relatado por Úrico, o historiador oficial do fascismo italiano.

À época, o PSI, detinha 2.150 prefeituras.

A ação das milícias fascistas italianas, organizadas e financiadas pela grande burguesia, colocaram um plano de ação do exército, sequer respeitaram as 2150 prefeituras comandadas pelo Partido Socialista Italiano, destruíram 17 jornais do Partido Socialista, 107 cooperativas de trabalhadores, 83 ligas camponesas, 100 casas de cultura popular, 28 sindicatos.



Instituições que organizam, comandam e protegem o fascismo

Outro trecho do livro de Úrico, traz precioso ensinamento para os que acreditam que as instituições do estado, como o judiciário ou próprio governo conteriam os fascistas. O livro é taxativo, “o terror se mantém com ameaças e intimidações, que os fascistas enviam e publicam, sem que houvesse a menor sanção pela magistratura ou pelo governo”.



Não foram as instituições. Foi a mobilização operária a dar um fim ao fascista Mussolini

Em 1945, após sangrenta guerra civil, mobilizações de da classe operária, greves, e milícias armadas de auto-defesa dos trabalhadores, põem fim à Mussolini, após 20 anos de ditadura fascista. Mussolini morto pelas organizações operárias´é pendurado de ponta cabeça.

Fascismo. Operação militar da burguesia do grande capital, disposta, sempre que a situação exigir, a colocar em prática, uma ditadura para suprimir a democracia operária, destruir os sindicatos dos operários, cooperativas de trabalhadores, jornais, casas de cultura, e destruir os partidos e organizações de esquerda.

Uns milicos tipo Mourão, Augusto Heleno, Jair Bolsonaro, comandados por grandes capitalistas, banqueiros, industriais, com o objetivo de colocar todo o país sob controle e esfolar a população trabalhadora.

Isso, é o fascismo.





https://www.causaoperaria.org.br/a-cara ... -fascista/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

helenaldo
Membro
Membro
Mensagens: 1825
Registrado em: 04 Abr 2013, 19:14
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 69 vezes
Curtiram: 127 vezes

Re: Nazismo, Fascismo e Segunda Guerra Mundial

Mensagem por helenaldo » 30 Jan 2020, 18:02

A única esquerda que luta no país. Logica de luta do Causa Operaria, convoca o povo para ir as ruas, derrubarem o governo na marra, acaba os presídios, acaba com a policia e o país vira uma terra sem lei, onde tem quem dinheiro vive até o dia de amanhã e quem tenta ganhar algum não vive até o meio dia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Esses usuários curtiram o post de helenaldo (total: 2):
Folagusta dos biscoitos
O FLAMENGO É SELEÇÃO!

Avatar do usuário
Dias
Membro
Membro
Mensagens: 2743
Registrado em: 30 Dez 2014, 15:39
Programa CH: Chapolin
Localização: São João de Meriti - RJ
Curtiu: 46 vezes
Curtiram: 213 vezes

Re: Nazismo, Fascismo e Segunda Guerra Mundial

Mensagem por Dias » 30 Jan 2020, 20:25

Chapolin Comunista escreveu:Quanto malabarismo retórico pra tentar, com fracasso, é claro, deslegitimar a única esquerda que luta no país.
A dor de cotovelo dos crackeiros está grande. Vão lá fazer frente com o PSDB. :lol:
Mas não é? Ou segundo o Ruim, pequeno burguês é o nome que se dá a outros partidos de esquerda que não sejam o PT e o próprio PCO, a fim de alienar os gados que nos seguem a acreditar que só São Lula e São Rui salvam?

Sobre o "curso" de fascismo e eles terem supostamente ensinado como combater o fascismo, todo artigo deles tem no final que "pra derrotar o governo fascista burguês imperialista, só mobilizando os trabalhadores". Pra que gastar dinheiro quando tudo está nos artigos? Só valeria a pena mesmo por causa da piscina, do futebol, da comida, das amizades que seriam feitas (isso se tiver isso tudo que o Ruim diz)
Esses usuários curtiram o post de Dias (total: 1):
Fola
"Está vendo como às vezes é bom ser burro?" - Chaves

Avatar do usuário
Fola
Membro
Membro
Mensagens: 1263
Registrado em: 06 Nov 2017, 13:23
Programa CH: Chaves
Localização: Bucareste, Romênia
Curtiu: 262 vezes
Curtiram: 180 vezes

Re: Nazismo, Fascismo e Segunda Guerra Mundial

Mensagem por Fola » 30 Jan 2020, 20:35

Eu dispenso fazer "amizade" com radicais do PCO, na boa.
"Um governo que não aparece faz o povo feliz. Um governo que tudo quer determinar faz o povo infeliz." - Lao Tsé

Responder