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Há pelo menos dois meses o influenciador digital e jornalista Tiago Martins recebe cerca de 30 ligações indesejadas por dia. As chamadas duram menos de três segundos, e do outro lado da linha ninguém fala. Situação que o atrapalha durante o trabalho.
As ligações são feitas de diversos números, com DDDs diferentes e não cessam, mesmo usando aplicativos de bloqueio.
Por ter duração curta, essas chamadas são feitas por robôs (robocalls). Para a Anatel, esse formato configura telemarketing abusivo - também conhecido como spam telefônico.
Entre 15 e 21 de janeiro de 2023, foram registradas 2,47 bilhões de chamadas com duração de três segundos, de acordo com o último levantamento da Anatel.
Isso representou 51% do total das 4,83 bilhões de ligações contabilizadas no país, Ou seja, mais da metade de todas as chamadas realizadas por aqui.
Segundo a Anatel, as principais empresas que fazem ligações do tipo :
. Tele serviços
. Telecomunicação
. Cobrança
. Instituições financeiras
. Instituições solicitando doações
Os robocalls são tecnologias de software que usam de IA (Inteligência Artificial) para realizar ligações automatizadas em massa.
Em outras palavras, são aquelas ligações telefônicas feitas por robôs que após o consumidor atender a chamada é transferida para um funcionário. Porém, muitas dessas ligações desligam logo depois que a pessoa fala "alô".
Eles são usados por empresas que prestam serviços de telemarketing para cobranças ou ofertas de serviços em diversos segmentos, como telefonia, TVs por assinaturas e operadoras de cartões de crédito, por exemplo.
"Esse sistema foi criado para melhorar a produtividade das empresas, já que o funcionário não perde tempo ligando cliente por cliente, barateando o serviço prestado", diz Thiago Frederick, diretor comercial da Callflex+VoxAge, empresa que cria robôs de telemarketing para empresas.
As chamadas de três segundos, nas quais a ligação é desligada após a pessoa atender, não gera lucro às empresas de telemarketing e nem às de telefonia, isso acontece devido a uma falha operacional do sistema que é causada devido ao mau uso.
"O sistema usa inteligência artificial e a tecnologia dele é calibrada justamente para que a ligação não caia e gere uma má experiência para o cliente. O que acontece muitas vezes, é que os programas precisam de atualização. Muitas empresas não a fazem e usam a ferramenta de maneira errada", diz.
Os argumentos foram contestados pela Anatel, que afirma que muitas organizações costumam usar essas ligações automáticas, feita por robôs, como "prova de vida", para identificar se o número ainda está ativo e se o usuário atende ligações de números desconhecidos, por exemplo.
Para a Anatel, chamadas com menos de três segundos de duração não geram comunicação efetiva e prejudicam os usuários.