Quadrinhos & Gibis

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Qual é a sua HQ preferida?

DC Comics
4
12%
Disney (Turma do Mickey)
7
21%
Marvel
2
6%
Turma da Mônica
16
47%
outras
5
15%
 
Total de votos: 34

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 04 Jul 2018, 10:50

Imagem
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 04 Jul 2018, 22:14

Ramyen Chapatin escreveu:Imagem

Confira as histórias e personagens que ainda estavam sem scans no Inducks, de Zé Carioca # 1905, de abril de 1991
Esse eu tenho. Lembro que comprei há muitos anos num pequeno sebo aqui da minha cidade mesmo.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 04 Jul 2018, 22:20

NOTÍCIAS
Imagem

Confira quais histórias saíram no penúltimo número de Zé Carioca (#2445), lançado em junho de 2018. Em vez da "reprodução da paleta de cores original da época" (sic), nesta edição utilizaram histórias de arquivos digitais mesmo, todas sobre futebol. Porém, são histórias muito batidas (apesar de muito boas). Veja nos parênteses quantas vezes cada uma já foi publicada no Brasil:

Imagem (6 vezes)

Imagem (7 vezes)

- Quanto mais tempo se passa da publicação original das histórias, mais essas piadas sobre dívidas ficam engraçadas. A história é de 1980, ou seja, Zé Carioca estava devendo há quatro anos. Ao manterem o ano de 1976 numa republicação feita em 2018, pelo fator exagero, a piada fica ainda melhor, afinal agora seriam 42 anos de dívida :lol:

Imagem

Imagem (5 vezes)

Imagem (5 vezes)

Ao reler "O confronto", encontrei um "erro" que antes havia passado despercebido. O mote da história, sua principal piada, é mostrar que o Vila Xurupita estava sem bola porque Zé Carioca havia vendido a pelota no dia do aniversário da Rosinha. No final, descobre-se que o papagaio havia vendido a bola justamente para o time adversário do VX, o Violência Futebol Clube. Porém, em certo momento os jogadores deste time dizem que só convidaram o Vila Xurupita para um jogo porque não tinham bola. Como Zé Carioca já tinha feito seu trambique antes do jogo, este time já tinha sim uma bola quando marcou a partida.

Imagem (4 vezes)

"O pior futebol do mundo" foi produzida antes da criação do personagem Zé Galo. A publicação original desta história (ZC # 1057, de fevereiro de 1972) fez um trocadilho com o técnico (na época treinador) Zagalo chamando-o justamente de Zé Galo. Já nesta republicação feita em 2018, para evitar ambiguidades, trocaram a piada por "Se possível, o Selinho". Compare:

Imagem

Imagem

Imagem (7 vezes)
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Ramyen
Banido
Banido
Mensagens: 7820
Registrado em: 27 Jul 2013, 13:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Ribeirão Preto-SP
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1135 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Ramyen » 05 Jul 2018, 09:04

Embora esse número só trouxe histórias que saíram diversas vezes e a pouco tempo, não deixa de ser ótimo ver Canini e Herrero na revista do Zé. Para mim, não foi de todo repetido, já que só tinha três histórias desta edição.

Haha, "se possível o Zé Galo", ficou bem mais divertido. :lol:

Nesta edição aparece um primo do Pedrão, mas como seu nome não é mencionado, não pedi para adicionarem.

Ótima postagem!
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 1):
Victor235
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 05 Jul 2018, 21:33

Valeu, Jonas. Ótimas histórias. Sem contar que é melhor ver as histórias assim tratadas digitalmente do que aquelas scans de celular.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 05 Jul 2018, 21:48

NOTÍCIAS
Imagem

Em "OVNEs - Objetos Voadores Nada Engraçados (Zé Carioca # 1859, de junho de 1989), Zé Carioca deveria jogar bilhar mirando o taco numa bola branca, não?

Imagem

Em "Limpando a vila", aparece o personagem diferente Tonhão:

Imagem

Destaque também para para a propaganda do primeiro volume de Anos de Ouro do Zé Carioca:

Imagem
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Ramyen
Banido
Banido
Mensagens: 7820
Registrado em: 27 Jul 2013, 13:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Ribeirão Preto-SP
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1135 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Ramyen » 06 Jul 2018, 08:47

Tirando a HQ "Limpando a vila", conheço todas hqs que saíram nesse número. :p
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 1):
Victor235
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 06 Jul 2018, 14:12

NOTÍCIAS
Imagem

"Barbeiragens à beira-mar" (publicada em Zé Carioca # 599, de abril de 1963) é um remake de uma história de Bob Gregory, Tony Strobl e John Liggera. A "Zé Fraude" foi tamanha que o papagaio aparece dirigindo o carro do Pato Donald, com a mesma placa e tudo:

Imagem

Como não tenho o gibi no qual a versão original (não-remake) foi publicada (Pato Donald # 1436, de maio de 1979), baixei-o apenas para compararmos as duas versões deste quadro:

Imagem

@Barbano

Em "O titio filantrópico" aparece um tio rico do personagem Lobão:

Imagem

Na história de Tico & Teco:

Imagem

- As propagandas deste gibi também merecem destaque:

Propaganda de canetas tenta atrair o público infantil, mas oferece "cartolas e bengalas" de brindes. PS: só agora, por esta propaganda, é que descobri que aquele "Batemaísterson" de uma HQ do Morcego Vermelho é uma referência a um personagem real, Bat Masterson.

Imagem

@Chad'

Que cabeça a do Donald (não conhecia essa "cor havana"):

Imagem
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Ramyen
Banido
Banido
Mensagens: 7820
Registrado em: 27 Jul 2013, 13:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Ribeirão Preto-SP
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1135 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Ramyen » 06 Jul 2018, 16:04

Que legal, Victor. Essa história não conheço nem a original nem a fraude. É uma das poucas do Strobl que saíram nas revistas americanas que não tenho.

Já vendi muito barbante na cor Havana. É uma espécie de tom de terra. :lol:
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 1):
Victor235
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Avatar do usuário
Ramyen
Banido
Banido
Mensagens: 7820
Registrado em: 27 Jul 2013, 13:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Ribeirão Preto-SP
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1135 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Ramyen » 06 Jul 2018, 17:45

NOTÍCIAS
Imagem

Arrematei num leilão no Facebook, o número # 100, do Mickey, de fevereiro de 1961. Confira os destaques dessa edição:

HQ de Paul Murry, e para variar, mais um dos 2357899 tios do Mickey: :lol:

Imagem

- Tio Martinho:

Imagem

Propaganda desenhada por Jorge Kato. Rachei com o "Diga: Everédi": :lol:

Imagem

Magnífica HQ desenhada por Carl Barks, que foi republicada recentemente. "O Segredo de Hondorica". Nela, ao invés de carregarem consigo um "Manual" do Escoteiro, os sobrinhos de Donald consultam um "guia" do escoteiro:

Imagem

HQ muito engraçada do Pateta:

Imagem

Continuação de "Acidentes na Ferrovia":

Imagem

Em "O Prof. Pardal em Tempo de Guerra", qual é a referência para esse Lima Porrete? :lol:

Imagem

Propaganda raríssima referente a estreia da revista do Zé Carioca no Brasil:

Imagem

@Barbano @Victor235
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 2):
Victor235Barbano
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 07 Jul 2018, 01:11

Parabéns pela aquisição, Jonas. Numerações baixas do Mickey são raras, e esta que perfaz sua primeira centena "redonda" (edição #100) a torna mais especial ainda. A propaganda do lançamento do "Zé Carioca", com o papagaio acinzentado e sem calças, é um destaque à parte. O legal desses mil tios do Mickey é que inventavam nomes realmente diferentes, em vez de usarem trocadilhos clichês. Era Tio Martinho, Tio Militão, nomes bem diferentes.

PS: pelo que me lembro você arrematou este no Whatsapp, não no Facebook.
Ramyen Chapatin escreveu:Imagem
Que relíquia. Não sabia que essa marca de pilha era tão antiga. E o aviso de pronúncia até que foi bom, de bater o olho eu tinha lido "every day" :P
Ramyen Chapatin escreveu:Imagem
Pelo menos essa continuou na mesma edição.
Ramyen Chapatin escreveu:
Creio que seja o Lima Barreto.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 07 Jul 2018, 01:20

NOTÍCIAS
[POST ESPECIAL] O sétimo volume dos encadernados do Zé Carioca que comprei compreende os números #991, de novembro de 1970 e #1019, de maio de 1971.

Apesar de A Patada já ter sido inventada, nesta época o jornal de Tio Patinhas foi inicialmente chamado de "Diário Blá-Blá":

Imagem

Imagem

Esse nome também era usado para os jornais lidos por personagens de outros "universos":

Imagem

Imagem

Em "O Lobão volta à escola" (ZC # 993), o personagem revela seu nome:

Imagem

O responsável pela conservação de parques de "Aventuras de um pato" (ZC # 995) tampa os buracos das árvores com piche:

Imagem

Em "Os bons velhos tempos" (ZC # 995), os Metralhas viajam no tempo de volta aos anos 20 e por lá esperavam encontrar um "fordeco de bigode", em referência a um carro com capota de lona fabricado pela Ford na década de 20. Nesta história, os Metralhas, ao quase serem capturados, perguntam se poderiam se confessar ou ser "testemunha do Estado". Pelo que entendi, este deve ser um dispositivo jurídico semelhante à "delação premiada".

Imagem

Em "O calo da verdade" (ZC # 997), a palavra "meteorologia" foi escrita de forma errada:

Imagem

Essa história revela a numeração de calçado do Pateta:

Imagem

Em uma propaganda do número # 999 vemos que em 1971 o edifício do Ministério da Educação ainda não havia sido transferido do Rio de Janeiro para a nova capital Brasília.

No número # 1001, a série de tiras americanas "Cavaleiro, não caia do cavalo" ganhou uma abertura alternativa nos traços de Waldyr Igayara de Souza. No quadro de abertura, usaram a abreviação "ZC" para introduzir o personagem Zé Carioca: "Um dia, quando ZC volta à sua casa...".

Em "Dedoduro e o Dr. Mandabrasa" (ZC # 1003), este segundo coloca um mini-transmissor no formato de besouro na capa do Superpateta. Duas páginas depois, porém, o objeto passa a aparecer em seu chapéu. Aproveitei para enviar imagens destes dois vilões no Inducks:

Imagem

Imagem

Na tira "E viva o Carnaval" (ZC# 1005), desenhada por Jorge Kato, Zé Carioca contracena com um personagem com traços humanos:

Imagem

Em "Azar de quem o procura" (ZC # 1009) aparece outro tio de Mickey, o Tio Miquelino:

Imagem

A capa de ZC # 1011, à lá Os Flintstones, traz um carro sendo dirigido à pé. Só não entendi porque desenham dentro do carro a Clarabela e o Superpateta. Seria melhor terem desenhado o Pateta em sua versão não heróica.

Em um quadro de "Varrendo a onda do crime" (ZC # 1013), um balão de fala saiu no personagem trocado:

Imagem

Em "Um Patinhas é bom, dois é demais", primeira aparição do primo pobre do Tio Patinhas, o Primo Nadinhas, ele foi chamado de "Primo Gautério". Não entendi o pensamento "Vejamos... terei que reajustar os aluguéis de algumas casas para reaver aqueles cem cruzeiros". Será uma insinuação de que na verdade Nadinhas não é pobre?

Talvez a melhor edição destas 14 encadernadas seja a #1015, estreia de Canini no "Zé Carioca", com "O leão que espirrava". Além da estreia de Canini e da estreia do personagem Zé Paulista, esse número ainda tem uma história da Patada muito engraçada e aquela história na qual Superpateta deposita seus superamendoins num banco. Na capa da edição, aproveitaram dois quadros da história, substituindo neles os desenhos de Zé Paulista (domador de leões) pelo Zé Carioca.

E olha só como era o visual do Zé Paulista em sua estreia:

Imagem

Em "Abaixo a Poluição" (ZC # 1017), o prefeito de Patópolis ganha um nome:

Imagem

Ao ler estes números, anotei ainda as palavras "adibe", "emproado", "shetland" (cavalo), "guarda-livros" (contador), "refluir", "multiprovador", "condigno" e "maleita".
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Ramyen
Banido
Banido
Mensagens: 7820
Registrado em: 27 Jul 2013, 13:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Ribeirão Preto-SP
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1135 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Ramyen » 07 Jul 2018, 08:40

Victor235 escreveu:Parabéns pela aquisição, Jonas. Numerações baixas do Mickey são raras, e esta que perfaz sua primeira centena "redonda" (edição #100) a torna mais especial ainda. A propaganda do lançamento do "Zé Carioca", com o papagaio acinzentado e sem calças, é um destaque à parte. O legal desses mil tios do Mickey é que inventavam nomes realmente diferentes, em vez de usarem trocadilhos clichês. Era Tio Martinho, Tio Militão, nomes bem diferentes.

PS: pelo que me lembro você arrematou este no Whatsapp, não no Facebook.
Ramyen Chapatin escreveu:Imagem
Que relíquia. Não sabia que essa marca de pilha era tão antiga. E o aviso de pronúncia até que foi bom, de bater o olho eu tinha lido "every day" :P
Ramyen Chapatin escreveu:Imagem
Pelo menos essa continuou na mesma edição.
Ramyen Chapatin escreveu:
Creio que seja o Lima Barreto.
Valeu, Victor. Realmente foi pelo Whatsapp. Vamos ver quantos tios do Mickey a gente ainda encontra. :p
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 07 Jul 2018, 22:08

Ramyen Chapatin escreveu:Valeu, Victor. Realmente foi pelo Whatsapp. Vamos ver quantos tios do Mickey a gente ainda encontra. :p
Já achei mais um. Depois veja nesse post feito hoje :P
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Ramyen
Banido
Banido
Mensagens: 7820
Registrado em: 27 Jul 2013, 13:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Ribeirão Preto-SP
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1135 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Ramyen » 08 Jul 2018, 15:59

Opa, é mesmo. Essa edição eu também tenho. É uma HQ em que esse tio fica reclamando toda hora. Ótimo post. Essas edições com o começo da Patada e as HQs nacionais tomando forma eram ótimas.
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Responder