Quadrinhos & Gibis

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Qual é a sua HQ preferida?

DC Comics
4
12%
Disney (Turma do Mickey)
7
21%
Marvel
2
6%
Turma da Mônica
16
47%
outras
5
15%
 
Total de votos: 34

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 03 Dez 2017, 23:44

NOTÍCIAS
Imagem

Indexei no Inducks o décimo volume da coleção definitiva de Carl Barks. Confira agora meus comentários sobre a edição.

Meu exemplar veio com um pequeno defeito, uma dobra de papel que não foi cortada na mesma altura que as demais:

Imagem

Imagem

Imagem

Em "O vil metal e os vilões", HQ de estreia dos Metralhas, Donald, como usualmente faz, trabalha por 30 centavos a hora. Nesta edição definitiva, a conta fechou. O pato trabalhou 4 horas e 10 minutos num dia e recebeu R$ 1,25, e não 1,22 como havia saído erroneamente no "Disney Especial" de 2016.

Em "O agente secreto", vemos brincadeiras com a noção de "contra-espião". A definição do termo segundo a Wikipédia tem tudo a ver com a escolha de Barks: "Após o aperfeiçoamento das técnicas de espionagem, houve a necessidade para muitos países de se proteger contra espiões estrangeiros. Assim, os seus próprios serviços de informações ou serviços de inteligência desenvolveram equipamento e ensinaram pessoas a interceptar espiões. As atividades da contraespionagem podem ser a de impedir a saída de informações secretas do país ou interceptar missões e agentes não autorizados no território nacional".

Em "As penas de um pato", a altura ocupada pelo dinheiro da caixa-forte é medido em pés (ft). Muito bom o comentário que fizeram dela no artigo final, comparando a atitude de Donald com a dos bancos modernos (que prosperam financiando e emprestando dinheiro, ainda que exista um risco dos clientes não pagarem a dívida), e a de Patinhas com a "velha guarda" (ele quer acumular o dinheiro para si próprio, sem arriscar perdê-lo).

Outro dia alguém comentou no grupo sobre uma "cobra-anel" inventada numa HQ. Ela também aparece num pensamento que Donald tem em "O encantador de serpentes".

Imagem

Nesta história, após uma "laçada", Donald diz que "vai tocar Caubói Moribundo". Por acaso isso é uma referência ao cantor Juliano César, o "cowboy vagabundo"? Por estranho que isto possa parecer, nesta mesma edição, em "Na velha Califórnia", o tradutor Marcelo Alencar referenciou a música "Um sonhador", de Leandro & Leonardo.

Nesta história, o erro "Ele é tão bom quanto o Rói Rojers! / "Flint o quê?" já foi reparado e comentado por outros.

Em "1º de Abril", Donald lê no jornal "Dia dos Bobos" e entende "Dia dos Tolos":

Imagem

Como era esta piada (abaixo) em inglês? Talvez seja algum trocadilho neste idioma:
Imagem

-----

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
E.R
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 08 Dez 2017, 03:33

Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 08 Dez 2017, 21:21

Blank Cover? Nunca tinha visto isso.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 08 Dez 2017, 22:37

NOTÍCIAS
Imagem

Em Zé Carioca # 1811, de setembro de 1987:

Imagem

• Prof. Von Fanton
Imagem

• Zé Bolacha (e não biscoito)
Imagem

Imagem
- Nesta história, nunca republicada, Pateta recebe um diploma de um curso de paraquedismo antes de fazer a aula de queda livre.

Imagem (nunca republicada)

Imagem
- "Capitão Porreta ataca outra vez" se passa na Pedra do Pedrão, ponto que também serviu de referência para uma história escrita em 1984.

-----

Imagem

Imagem
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 09 Dez 2017, 01:09

NOTÍCIAS
Imagem

Confira quais foram as histórias que saíram em Zé Carioca # 1812, de setembro de 1987:

Imagem

• Hipólito Gomes
Imagem

• Rocha Vaz
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem (nunca republicada)

-----

Imagem

Imagem
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Dona Florinda cheirando cola
Membro
Membro
Mensagens: 5114
Registrado em: 09 Out 2014, 16:18
Programa CH: Chaves
Curtiu: 347 vezes
Curtiram: 355 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Dona Florinda cheirando cola » 09 Dez 2017, 02:11

O gibi é do Zé Carioca mas de 4 histórias uma é dele. Não sei por que faziam isso já que esses outros personagens já tinham seus gibis.

Enviado de meu SM-G532MT usando Tapatalk

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 09 Dez 2017, 16:05

O Disco Voador escreveu:O gibi é do Zé Carioca mas de 4 histórias uma é dele. Não sei por que faziam isso já que esses outros personagens já tinham seus gibis.
Porque a produção do Zé Carioca era nacional, e não conseguiam fazer tantas histórias assim, já que seu gibi era quinzenal. Em cada um, saía uma ou duas histórias do personagem. As histórias dos outros personagens, como eram produzidas nos Estados Unidos, Dinamarca, Itália e outros países, tinham de monte, e bastava escolher para preencher a edição. Nos anos 60, alguns gibis do Zé Carioca chegaram a não ter nenhum conteúdo do personagem, em alguns nem mesmo a capa.

Nos anos 90, conseguiram fazer uma produção a ponto de preencher todo o gibi do Zé Carioca, mas isso não durou muito e recorreram às republicações. Aí o título continuava só com o papagaio, mas mesclando inéditas e republicações, até que a produção nacional foi encerrada e ficamos só com "reprises".
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 09 Dez 2017, 16:09

NOTÍCIAS
Imagem

A história "Uma poção saborosa" (Zé Carioca # 1819, de dezembro de 1987) é uma das que o mordomo da família Rocha Vaz teve seu nome revelado: Alberto.

• Madame Zoraia
Imagem

• Nestor
Imagem

Na francesa "Problemas de um construtor", vemos uma cadeia bastante frouxa:

Imagem

-----

Imagem
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 10 Dez 2017, 00:26

NOTÍCIAS
Imagem

Imagem

Em "Os caçadores do caranguejo perdido" (Zé Carioca # 1821, de janeiro de 1988), Zé Carioca e Nestor vão comer no quiosque Acáciu's, mais uma referência ao Acácio. Aqui o personagem aparece desenhado de uma forma diferente da habitual.

Imagem

• Prof. Crustáceo D. Zovas
Imagem

• Tatá (caranguejo marcha à frente)
Imagem

Imagem (nunca republicada e até então sem nenhuma imagem mundial no Inducks)

- Puxando um pequeno abajur da tomada, toda a luz do ambiente se apaga??
Imagem

Imagem (nunca republicada)

Imagem

-----

Imagem

Imagem

Imagem
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 10 Dez 2017, 02:15

NOTÍCIAS
Imagem

Mickey # 904, de dezembro de 2017, traz uma produção inédita e natalina de Casty (que inclui uma recuperação do personagem Brutus, o filho adotivo de Amadeu), e também uma história curta recente que ainda não tinha nenhuma imagem mundial no Inducks.

Imagem

Imagem

-----

Imagem
@E.R @Barbano
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
E.R
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3370 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Barbano » 10 Dez 2017, 12:43

E as de novembro, recebeu?
Victor235 escreveu:
O Disco Voador escreveu:O gibi é do Zé Carioca mas de 4 histórias uma é dele. Não sei por que faziam isso já que esses outros personagens já tinham seus gibis.
Porque a produção do Zé Carioca era nacional, e não conseguiam fazer tantas histórias assim, já que seu gibi era quinzenal. Em cada um, saía uma ou duas histórias do personagem. As histórias dos outros personagens, como eram produzidas nos Estados Unidos, Dinamarca, Itália e outros países, tinham de monte, e bastava escolher para preencher a edição. Nos anos 60, alguns gibis do Zé Carioca chegaram a não ter nenhum conteúdo do personagem, em alguns nem mesmo a capa.

Nos anos 90, conseguiram fazer uma produção a ponto de preencher todo o gibi do Zé Carioca, mas isso não durou muito e recorreram às republicações. Aí o título continuava só com o papagaio, mas mesclando inéditas e republicações, até que a produção nacional foi encerrada e ficamos só com "reprises".
O ideal seria preencher conteúdo com histórias de núcleos que não tem revista própria, como Pata Lee.
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 10 Dez 2017, 15:40

Imagem
Trecho da história "Louco Amor" sobre a origem da Arlequina (DC Comics).
Imagem
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 10 Dez 2017, 19:01

Barbano escreveu:E as de novembro, recebeu?
Sim, e de um jeito inédito. Recebi as de novembro juntamente com as de dezembro, numa mesma entrega. Com isso, meu último mês de entrega chegou no prazo, juntamente com as atrasadas do mês anterior.
Barbano escreveu:O ideal seria preencher conteúdo com histórias de núcleos que não tem revista própria, como Pata Lee.
A turma do Folião não dá as caras faz tempo. Uma pena.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
James Revolti
Administrador
Administrador
Mensagens: 8350
Registrado em: 31 Dez 2010, 12:55
Programa CH: Chapolin
Localização: Maringá-PR
Curtiu: 453 vezes
Curtiram: 729 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por James Revolti » 11 Dez 2017, 00:12

As minhas chegaram no sábado, dia 9.
Que acho que é mais ou menos a época que costumam chegar, mesmo. Cerca de uma semana antes das do Mauricio. :P

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 11 Dez 2017, 06:34

Imagem
Imagem
Imagem

Responder