Quadrinhos & Gibis

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Qual é a sua HQ preferida?

DC Comics
4
12%
Disney (Turma do Mickey)
7
21%
Marvel
2
6%
Turma da Mônica
16
47%
outras
5
15%
 
Total de votos: 34

Dona Florinda cheirando cola
Membro
Membro
Mensagens: 5114
Registrado em: 09 Out 2014, 16:18
Programa CH: Chaves
Curtiu: 347 vezes
Curtiram: 355 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Dona Florinda cheirando cola » 09 Jan 2018, 23:50

Victor235 escreveu:
O Disco Voador escreveu:Eu não sei do tempo que comprei um gibi novo.
Hein?
Desde que acabou a banca na minha cidade só ando comprando gibis usados ou de encalhes com preço promocional.

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 10 Jan 2018, 00:00

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 10 Jan 2018, 04:25

Imagem
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 10 Jan 2018, 18:22

Essas informações sobre "Os Anos de Ouro de Mickey" saíram no mensal dele ou está no próprio capa-dura, @E.R ?
O Disco Voador escreveu:
Victor235 escreveu:
O Disco Voador escreveu:Eu não sei do tempo que comprei um gibi novo.
Hein?
Desde que acabou a banca na minha cidade só ando comprando gibis usados ou de encalhes com preço promocional.
Sei disso. É que eu não tinha entendido a expressão "Eu não sei do tempo" :p
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 10 Jan 2018, 18:27

NOTÍCIAS
Imagem

Imagem

Em "Gravando!" (republicada em Zé Carioca # 2125, de abril de 1999 - número com uma seleção de histórias muito boa), as malandragens do Zé Carioca foram longe demais. O papagaio foi visitar a produtora de vídeo de sua namorada para "descolar algum", não quis trabalhar para ajudá-la, atrapalhou a gravação de um comercial e tentou trair Rosinha dentro do próprio trabalho dela, enganando uma atriz. Para compensar, acabou apanhando. Lembrei das antigas tiras do personagem, onde suas malandragens eram mais explícitas.

Imagem

Imagem

Neste número, saiu a propaganda de uma edição rara do "Superalmanaque Disney", que ainda nem tinha imagem de capa cadastrada no Inducks e no Guia dos Quadrinhos:

Imagem
@Arenagak

Destaque também para a propaganda do filme do Zico:

Imagem

Imagem

Gostei deste detalhe do Miyaura em "O milésimo". A fila muda, mas seus personagens continuam com as mesmas características:

Imagem

Imagem

Personagens diferentes da edição:

• Magrila
Imagem

• Acácio na plateia
Imagem

• João Victor
Imagem

• Zé Picareta
Imagem

• Neneca
Imagem

• Rimário
Imagem
@E.R , veja essa zuera com o Romário :lol:

------

• Zé Carioca fala dos impostos:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 2):
Dona Florinda cheirando colaBia N
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 11 Jan 2018, 19:18

Confira e comente um post super especial:
NOTÍCIAS
Imagem

No último grande leilão, adquiri meu gibi mais antigo do Mickey, que passou a ser o único que tenho dele com numeração abaixo de 100. Trata-se do número #48, de setembro de 1956. Valeu a pena o investimento. Confira meus comentários sobre esta edição.

Imagem

O destaque de capa é "O sósia de Mickey", tiras clássicas de Bill Walsh e Floyd Gottfredson. Elas foram publicadas apenas duas vezes no Brasil. A primeira foi em 4 números do Pato Donald lançados em 1954. A segunda publicação foi em 1956, de uma única vez em 22 páginas, nesta edição que aqui comento. Depois disso, a história nunca mais foi publicada, talvez por ser um pouco pesada para os padrões atuais.

O personagem Miklos (aqui Miclos), o rato cinza que se disfarça, passa por Mickey e tenta eliminá-lo para ficar em seu lugar, chegou a aparecer posteriormente também em duas histórias italianas, uma delas de Casty. Ao contrário do padrão das HQs Disney, nesta não pouparam o vocabulário: o termo "matar" foi utilizado literalmente quatro vezes. Miclos usou Pluto como refém para ter Mickey a seus pés e posteriormente matá-lo, "casando com Minnie e vivendo como um homem honrado". Isso tudo depois de já ter prendido Mickey em sua casa, tentar afogá-lo, judiar de Pluto e praticar roubos para que Mickey ficasse com a culpa.

Imagem

Destaque para a cena abaixo, uma das mais marcantes da história. Pluto, raptado e maltratado (repare que seu pote de comida está vazio e virado para baixo, com poucos grãos espalhados pelo chão), vê Mickey, seu verdadeiro dono, e pensa ser Miclos, que o tirou de Mickey. Daí, ao vê-lo, é hostil, pois suas figuras são iguais. Porém, ao cheirá-lo, percebe que era o Mickey verdadeiro e fica tão feliz que sua coleira até arrebenta.

Imagem

Miclos é capturado, mas foge. Apesar do grande perigo, o coronel é tranquilo: "Deixe estar, Mickey. Logo o capturaremos. Vá descansar". Antes, a Polícia já havia cometido dois erros graves: colocou Mickey e seu possível assassino na mesma cela até descobrir quem era o verdadeiro e depois levou os dois ao médico sem estarem algemados. Com isso, conseguiram fugir e brigaram com faca e tudo.

• Dr. Madeira
Imagem

No final da história, meio que há uma queda brusca em seu roteiro. Mickey cai de sono, mas não consegue dormir por causa de soluços. A história a partir daí fica explorando os soluços, coisa que não tinha nada a ver com o roteiro de ação inicial. Talvez estas sejam tiras originalmente publicadas depois da história central, já preparando espaço para a próxima trama, mas não tenho certeza.

O engraçado é que no final aparece um cartaz de turismo mencionando as mulheres do Rio Grande do Sul :lol:

Imagem

Outra coisa engraçada é que na época a raça de cachorro Poodle era conhecida como "caniche":

Imagem

Outra curiosidade: Mickey tem uma mancha branca no cotovelo:

Imagem

"Água de fogo"? É algum produto químico que aqui se passa por perfume?

Imagem

Imagem

Em "Mamãe Pluto" (porque não "Papai?"), é utilizada uma palavra que hoje é muito rebuscada. Na história do Mickey também vemos um linguajar refinado. Por exemplo, usam a palavra "andas" para se referir a uma espécie de perna-de-pau.

Imagem

Imagem

Em "Grande idéia de Havita", o chefe indígena compra um cocar em vez de fazê-lo. No final, usam a expressão "tenda índia" no lugar de "tenda indígena".

Imagem

Em "Carradas de razão", Donald chama um de seus sobrinhos com a expressão "filho":

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 3):
ArenagakDona Florinda cheirando colaJames Revolti
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Arenagak
Membro
Membro
Mensagens: 1434
Registrado em: 12 Out 2010, 20:50
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Figueirense
Localização: Tangamandápio
Curtiu: 54 vezes
Curtiram: 155 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Arenagak » 11 Jan 2018, 20:53

Parabéns pela aquisição, Victor.

A paleta de cores desse seu exemplar tá parecida com a dos gibis do Zé Carioca atuais... :rolleyes:

-------

Recebi os mensais da Turma da Mônica hoje e notei que houve reajuste de preço. Os de 84 páginas (Mônica e Cebolinha) passarem de R$ 5,50 para R$ 6,00, e os de 68 páginas (Cascão, Chico Bento e Magali), de R$ 4,50 para R$ 5,00.

Com este aumento, os gibis de 68 páginas da MSP voltaram a ser mais caros do que os de 52 páginas da Disney, algo que não ocorria desde 2016.
Fundador, presidente, diretor, estagiário e faxineiro do Blog do Arenagak
Diretor executivo da UTPJ
Tesoureiro da APDF
Auditor fiscal do DNVR
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 11 Jan 2018, 21:16

Valeu, Leandro!

Entendi seu post em tom de brincadeira, mas falando sério agora: essa tecnologia era o que existia de melhor na época. Ou coloriam assim ou a história era impressa em preto-e-branco/rosa-e-branco. Então super válido!

Já hoje em dia, existem recursos e tecnologia, mas digitalizam as histórias de uma forma que elas ficam piores que nas publicações originais, apesar de dizerem ser "reprodução original". Aliás, uns posts acima fiz umas comparações, confira aí.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 12 Jan 2018, 20:05

NOTÍCIAS
Imagem

Imagem

Em "Aluno nada exemplar" (republicada em Zé Carioca # 2126, de abril de 1999), descobrimos a existência de um tio distante do Zé Carioca.

Imagem

Confira abaixo os personagens diferentes que aparecem nesta história:

• Seu Apanásio
Imagem

• Dona Cici
Imagem

• Jeremias
Imagem

Na edição tem muito mais personagens e referências:

• Van Draime
Imagem
@Maylene @E.R

• Estragone
Imagem

• Átila
Imagem

• Átila II
Imagem

• Tião Botocudo
Imagem

• Supercarijó (Zé Galo)
Imagem

• Dr. Pedroca
Imagem

-----

"Clube Antifernanda Souza"? :estrelas:
E essa piada do Batman? :p
Imagem

-----

Quebra da quarta parede:
Imagem

-----

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 2):
Bia NDona Florinda cheirando cola
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 13 Jan 2018, 04:45

Imagem
Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 1):
Dona Florinda cheirando cola
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3370 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Barbano » 13 Jan 2018, 11:28

Como é que nessa época conseguiam republicar com qualidade as hqs antigas e agora sai ruim?
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 13 Jan 2018, 19:29

Talvez porque hoje digitalizem com um celular (parece absurdo, mas bata uma página de um gibi antigo com o Can Scanner e verá que fica igualzinho o que estão publicando, com as bordas e balões totalmente brancos mas em prejuízo das cores, que ficam fracas e manchadas, além dos tons escuros ficarem com milhares de pontos).
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
James Revolti
Administrador
Administrador
Mensagens: 8350
Registrado em: 31 Dez 2010, 12:55
Programa CH: Chapolin
Localização: Maringá-PR
Curtiu: 453 vezes
Curtiram: 729 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por James Revolti » 13 Jan 2018, 21:13

Tem que ver como era o material que ia pra gráfica na época. Talvez reutilizassem os mesmos originais.

Agora que deve ser tudo por computador, é escaneado sem tratamento, pra baratear a produção. E vai saber a razão de ficar pior que o original, talvez usem uma matriz ruim, mas acho que o problema é no processo de captura, mesmo...

Até recentemente, já na fase "tudo por computador", retocavam os traços, mudavam os textos, as cores, deixavam bonitinho. Era outro nível. Agora é essa coisa aí, com o pretexto de ser "mais fiel ao original". :/

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 13 Jan 2018, 21:22

NOTÍCIAS
Imagem

Terminar de ler Coleção Carl Barks Definitiva # 13 - A Noite das Bruxas, de setembro de 2017. Confira agora diversas curiosidades e outras coisas diferentes que pude pesquisar e comentar num dos posts que mais demorei para escrever neste grupo/fórum. Só eu pra ficar mais de duas horas escrevendo um único post...

Um dos destaques da edição é "O preço do peru", história que tenho em 4 edições diferentes. Ela foi publicada pela primeira vez em Pato Donald # 98, de 1953, com o nome "O duque de Saipraláh" (e que não poderei comparar com esta pois não tenho esta primeira publicação da história em minha coleção).

Quando publicada em Tio Patinhas # 41, de dezembro de 1968, com o nome "O trabalho de ganhar um peru", Donald tentou enganar seu tio fingindo ser um empresário de Portugal, o que exigiu do tradutor da época uma grande criatividade em escrever frases que os leitores poderiam ler já com o sotaque português (bastava ler as frases e elas já saiam com um sotaque carregado). Até o nome do "Joaquim" foi escrito com o tal sotaque, virando "Juequim Manuele D'Azibêdu".

Em Tio Patinhas # 161, de dezembro de 1978, edição dedicada à comemoração dos 15 anos da revista do personagem no Brasil, também foi publicada esta tradução na qual Donald se passa por um magnata português. A partir daí, a história ficou conhecida até hoje com o nome "O preço do Peru".

Nesta história, uma piada recorrente foi utilizada por Barks. Donald teme ser reconhecido por Patinhas, que comenta já ter visto a cara dele em outro lugar. Donald, disfarçado, responde com bom humor que na verdade ela sempre esteve sobre seus ombros. A base da piada é a mesma utilizada anos mais tarde por Chespirito em "Chaves", quando o menino do barril responde a Chapolin que "sempre teve a cara no mesmo lugar".

Porém, nas traduções mais recentes ("Contos de Natal por Carl Barks, de 2015, este volume de sua coleção definitiva e possivelmente em "O melhor da Disney", de 2007), a tradução foi revista. Nesta versão, Donald se disfarçou de Señor Petrólio de Vaselino, um magnata da América do Sul, e passa a falar em portunhol. O entendimento da história é a mesma, mas a piada "já vi sua cara em outro lugar - mas sempre a levo sobre meus ombros" perdeu a graça ao ser trocada por "existe algo familiar em seu rosto - por isso eu me disfarço"!

Comparei as mesmas cenas das publicações Tio Patinhas de 1968, Contos de Natal de 2015 e a coleção definitiva de Carl Barks de 2017 (obviamente através de fotos para não estragar as lombadas desses gibis grossos):

Imagem

Imagem

Em "Sobrinhos apicultores, tio abelhudo" (um dos melhores títulos de história), não entendi a frase "Foi o primeiro mel que eles viram com cheiro de salão de barbeiro". Huguinho, Zezinho e Luisinho estavam explicando porque ganharam o primeiro lugar na categoria de apicultores em um evento dos Escoteiros Mirins, após suas abelhas picarem Donald, que tinha usado um perfume de rosas silvestres. Mas não entendi a piada. Cheiro de salão de barbeiro?

Outra coisa que chamou a atenção foi a explicação de um dos comentadores sobre um costume de Halloween: "Em outros tempos, brincalhões costumavam desmanchar veículos na calada da noite, levavam as peças para o topo de uma construção e remontavam lá em cima". Sério mesmo que essa tradição é real?

Também achei estranho esse detalhe da capa W WDC 152-00. Apesar da edição lacrada, parece que uma das bolas de golfe foi riscada à caneta. De fato, olhando a capa original no Inducks, não há esses riscos azuis nesta bola.

Imagem

Outra dúvida que eu tenho é sobre a história "A Azar do Sortudo", que saiu pela segunda vez com esse nome. O gênero da palavra está correto?

Sobre "E as chuvas chegaram" eu havia comentado quando falei sobre Disney Especial - Os aviadores, de março de 2016: Donald diz "Nuvens, cúmulos tipo 3". Trata-se de um tipo de nuvem chamada Cumulus.

Em "A Noite das Bruxas", que abre a edição, em um único quadro o cabo da vassoura tem uma variação de cor. Como esta coleção segue fielmente as cores originais das histórias, pode ser que na revista "Donald Duck" original já havia este detalhe.

Imagem

Em "1 milhão de Omeletes", há um pequeno erro de digitação na página 60:

Imagem

Em "Feitiço x Feiticeiro", Donald lê o livro de 1945 "Palavras ao Vento". A HQ é de 1953. Em 1956, "Written on the Wind" viraria um filme.

Imagem

Ainda nesta história, apesar de não dar pra ver nessa foto por causa da sombra da minha mão no papel, podemos ver as expressões originais em inglês por trás das frases "Ele é o bom!" e "Viva o Gastão". Apesar de terem sido retiradas para a tradução ser escrita em cima, por alguma razão o texto de baixo continou aparecendo sobre o fundo preto e sob o texto em português. Não sei se vai dar pra ver na foto, mas achei curioso.

Imagem

O hilário cachorro falante de "A vida é dura" recebeu nome em português: Gaba. Aliás, nos textos do final da edição, acabaram colocando a imagem desta história dentro da descrição da próxima.

Imagem

O rico interessado em comprar uma velha mansão em "Corretagem não é peraltagem" na tradução se chama "Sr. Barbalho". Será um nome aleatório ou um trocadilho com a família do senador Jader Barbalho?

Imagem

-----

Imagem

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 2):
Dona Florinda cheirando colaE.R
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 14 Jan 2018, 01:39

James Revolti escreveu:Tem que ver como era o material que ia pra gráfica na época. Talvez reutilizassem os mesmos originais.

Agora que deve ser tudo por computador, é escaneado sem tratamento, pra baratear a produção. E vai saber a razão de ficar pior que o original, talvez usem uma matriz ruim, mas acho que o problema é no processo de captura, mesmo...

Até recentemente, já na fase "tudo por computador", retocavam os traços, mudavam os textos, as cores, deixavam bonitinho. Era outro nível. Agora é essa coisa aí, com o pretexto de ser "mais fiel ao original". :/
Sim, o problema é na digitalização. Muito provavelmente eles digitalizam dos próprios gibis de onde as histórias saíram, por isso há gradações de cores, manchas, etc.

É que dispensaram o Estúdio Lua Azul para fazer esse trabalho em republicações. No lugar, ficou esse material que eles tem coragem de chamar de "reprodução original". Imagine quem compra isso hoje e não conhece os originais. Acaba pensando que a qualidade dos gibis antigos era péssima, quando na verdade era muito melhor!
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Responder