Quadrinhos & Gibis

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Qual é a sua HQ preferida?

DC Comics
4
12%
Disney (Turma do Mickey)
7
21%
Marvel
2
6%
Turma da Mônica
16
47%
outras
5
15%
 
Total de votos: 34

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103923
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4914 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 09 Dez 2018, 01:00

Victor235 escreveu:Falaram algo sobre quadrinhos Disney?

Sei não, ainda aposto na tal Culturama.
Olha, do que eu vi, a Panini não falou nada sobre Disney.
Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 1):
Victor235
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 09 Dez 2018, 17:25

NOTÍCIAS
[POST ESPECIAL - SEMANA PATO DONALD - #01]

Imagem

No último leilão do Pece, levei um número bem antigo do Pato Donald: #181, lançado em abril de 1955, com capa de Carl Barks. O gibi é da época em que as primeiras e últimas páginas eram coloridas e as páginas centrais eram em preto-e-branco com detalhes em vermelho e rosa.

Imagem

A propaganda do concurso da Real Aerovias sugere que leitores comprem de seus amigos edições anteriores do "Pato Donald". Destaque também para o fato de que todos os concorrentes eram premiados com alguma coisa. Já o grande vencedor do concurso viajou pelo Brasil, enquanto seu professor ganhou uma "coleção de obras completas de um grande autor brasileiro". Note ainda que a tira que abre esta edição foi feita sob encomenda, para a Cola-Tudo Duco (até parece que isso colaria partes de um piano).

Imagem

O espaço do rodapé das páginas também era ocupado por várias propagandas. Neste número, lemos: "Todos os dias são alegres e festivos quando Donald leva para casa as doces lembranças Lacta", "Ainda há tempo de você concorrer ao grande concurso Minhas Férias Maravilhosas. Procure adquirir, entre seus amigos, os números 173 a 177 do Pato", "Êle é o maior da torcida; tem como companheiro: Drops Lacta" e "Uma tradição de qualidade. Lacta, o chocolate gostoso... de verdade".

Imagem

Em "A carta", após uma queda, Tio Patinhas esquece a combinação de seu cofre. O velhaco então tem uma ideia: "pedir ao diretor da Penitenciária, meu amigo, que solte por umas horas dois dos Irmãos Metralha". Talvez como um alerta na própria história de que isso não seria algo legal, o roteiro solucionou a questão dizendo que isso não foi necessário de ser feito, uma vez que os Metralhas já haviam fugido da cadeia. Nesta história, os bandidos tem apelidos: Canivete e Sôco-Inglês. O termo "caçada" era utilizado como semelhante à nossa "tirada".

Imagem

Em "A canoa virou", história do "Hawita", aparece um índio chamado Mão de Onça. O personagem não está cadastrado no Inducks, mas me lembro que o nome foi reaproveitado posteriormente, onde em outra história o bisavô de Bafo foi apresentado com este nome.

Imagem

Em 2012, o atleta checo falecido em 2000 Zatopek foi imortalizado no Hall da Fama do atletismo. Em 1955, era a Editora Abril que o homenageava na tradução desta história do Havita.

Imagem

Imagem

No quadro abaixo, a revista referencia o gibi do Mickey. Na mesma página, vemos que antigamente o hoje inimigo público número um "canudinho" era chamado de "palhinha".

Imagem

Imagem

Imagem

Em "Pluto caça um leão", Cãozarrão é chamado de Dentinho:

Imagem

Imagem

Imagem

Em "O conto da mina", publicada no Brasil sem a introdução da série "Álbum de fotos", Gastão cai num golpe e compra uma mina que não contém ouro. Porém, ele localiza lá uma fonte de urânio e fica "riquíssimo". No fim, Gastão não cumpre sua parte de um acordo e não reparte nada do que conseguiu com Huguinho, Zezinho e Luisinho, que o haviam ajudado.

Imagem

Nesta história, a forma verbal "deem" foi escrita como "dêm".

Imagem

"Um milhão em vôo" cita o personagem Silvio Sernambi, que utilizou dinheiro de Tio Patinhas para "desenvolver plantação de borracha no Amazonas". Pesquisando, vi que "sernambi" significa "borracha ou goma adulterada", ou ainda, de má qualidade. Repare também no Expediente. O preço da assinatura do Pato equivalia à compra de todos os números avulsos em banca.
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 3):
Ramyengusta dos biscoitosE.R
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Ramyen
Banido
Banido
Mensagens: 7820
Registrado em: 27 Jul 2013, 13:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Ribeirão Preto-SP
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1135 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Ramyen » 09 Dez 2018, 18:27

Parabéns pelo belíssimo post. Bem completo. Gostei das propagandas e da história da mina com o Gastão que parece bem legal. O Gansolino dessa fase também era bem engraçado. Consegui um número dessa "casa" também com o Pece.
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 1):
Victor235
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 09 Dez 2018, 18:41

Valeu, Jonas. Amanhã tem outro Donald antigo. Gastão foi bem "cuzão" nessa história. Qual número arrematou?
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Mensagens: 11063
Registrado em: 24 Jul 2018, 12:05
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: RSRSRSRS
Curtiu: 4183 vezes
Curtiram: 845 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por gusta dos biscoitos » 09 Dez 2018, 19:07

[news2=Gibi "Magali", número 01, reeditado para a Coleção Histórica, lançado pela Panini.
Digitalizado por gusta dos biscoitos]Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Curiosidade: Na história "Vizinhos Opostos", o Dudu aparece em alguns quadrinhos, devido a um erro de colorização, com a camisa verde. Esse erro foi corrigido na Coleção Histórica, mas segue abaixo um scan da revista original:
Imagem
[/news2]
Esses usuários curtiram o post de gusta dos biscoitos (total: 2):
E.RVictor235
Imagem


Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Avatar do usuário
Ramyen
Banido
Banido
Mensagens: 7820
Registrado em: 27 Jul 2013, 13:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Ribeirão Preto-SP
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1135 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Ramyen » 09 Dez 2018, 19:41

Victor235 escreveu:Valeu, Jonas. Amanhã tem outro Donald antigo. Gastão foi bem "cuzão" nessa história. Qual número arrematou?
Foi o 173.
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 09 Dez 2018, 21:38

Ramyen Matusquela escreveu:
Victor235 escreveu:Valeu, Jonas. Amanhã tem outro Donald antigo. Gastão foi bem "cuzão" nessa história. Qual número arrematou?
Foi o 173.
Boa. O concurso anunciado na capa dele é o mesmo que saiu nessa edição que postei?

No aguardo do post para ver a outra tira da Cola-Tudo :lol:
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Ramyen
Banido
Banido
Mensagens: 7820
Registrado em: 27 Jul 2013, 13:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Ribeirão Preto-SP
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1135 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Ramyen » 10 Dez 2018, 09:00

NOTÍCIAS
FESTIVAL DOS QUADRINHOS - ATÉ DEZEMBRO, VÁRIOS POSTS ESPECIAIS SOBRE QUADRINHOS, ACOMPANHE:

Imagem

# 16 - "Facsímile de O Pato Donald Número 1 # 1, de setembro de 1984"


Em 1984, como parte da comeração dos 50 anos do Pato Donald, a Editora Abril lançou o primeiro dos três Facsímiles do Pato Donald número um (Quatro, se considerarmos o que saiu nos Anos de Ouro). Na época deve ter sido um grande sucesso, já que muitas pessoas nem deveriam conhecer a capa dessa lendária edição.

O conteúdo é repleto de curiosidades, traduções estranhas, erros, palavras com grafias diferentes e até alguns absurdos. Confiram algumas das muitas curiosidades que esse número traz:

Na clássica história "O segredo do Castelo" temos várias coisas diferentes. A começar pelo nome dos personagens: Huguinho, Zezinho e Luisinho são "Nico, Tico e Chico"; Tio Patinhas é Patinhas MC. Anjo; e o caseiro Jonas é MC. Quefoi.

M de "Páteo" da vila:

Imagem

Nesse quadro Patinhas passa por cima do Donald: :lol:

Imagem

Nesse outro Patinhas fica com água na boca ao ver o tesouro. Põe até a língua pra fora:

Imagem

Uma maneira extremamente formal de usar o verbo "Fazer":

Imagem

O que me surpreendeu foi o uso do termo "Chupa esta" por um dos sobrinhos de Donald. Pensava que essa gíria era atual.

Ainda tem "Sosinho", "Benvindo" e "Quizer".

Seção de piadas (a revista do Pato pagava mesmo por essas piadas infames? :lol:)

Imagem

Em "A selva mágica", num quadro Pateta (na verdade o Mickey) se refere aos índios como "negrinhos". Além disso, nesse quadro trocaram os balões de fala de Mickey e Pateta:

Imagem

Em "O químico louco", ri bastante desse quadro (além do "freiar" errado aí):

Imagem

Em "O Pequeno Lobo Feroz", chega a irritar a maneira formal do Lobão falar:

"Oh, meu filho, tu és uma vergonha! Porque não fazes o que eu digo"?

"Então, a verdade é que tu gostas que eu seja o  palhaço do bosque"?

Imagina se fosse lá então, o Professor "Jirafales"? :lol:

Imagem

SERÁ QUE EM BREVE, VEREMOS UM NOVO PATO DONALD NÚMERO UM NAS BANCAS? AGUARDEMOS AS CENAS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS!!!
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 3):
E.Rgusta dos biscoitosVictor235
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Avatar do usuário
Ramyen
Banido
Banido
Mensagens: 7820
Registrado em: 27 Jul 2013, 13:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Ribeirão Preto-SP
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1135 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Ramyen » 10 Dez 2018, 09:02

Não mesclar:
Victor235 escreveu:
Ramyen Matusquela escreveu:
Victor235 escreveu:Valeu, Jonas. Amanhã tem outro Donald antigo. Gastão foi bem "cuzão" nessa história. Qual número arrematou?
Foi o 173.
Boa. O concurso anunciado na capa dele é o mesmo que saiu nessa edição que postei?

No aguardo do post para ver a outra tira da Cola-Tudo :lol:
Nem o olhei ainda. :p
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 1):
Victor235
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 10 Dez 2018, 13:24

Parabéns pelo post. A propósito, combinou com a "Semana Pato Donald".

Nunca vi esse fac-símile de 1984. Tenho o que foi lançado em 2010, junto com a coleção "Clássicos da Literatura Disney".

Como essa impressão de 1984 foi vendida na época? Vinha de brinde com outro gibi ou era vendida separadamente?
Ramyen Matusquela escreveu:M de "Páteo" da vila:

Imagem
:garg:
Ramyen Matusquela escreveu:O que me surpreendeu foi o uso do termo "Chupa esta" por um dos sobrinhos de Donald. Pensava que essa gíria era atual.
Sério? Não me lembrava de ter visto este termo quando li. Ele foi usado em qual contexto?
Ramyen Matusquela escreveu:Seção de piadas (a revista do Pato pagava mesmo por essas piadas infames? :lol:)
E pagava bem. Dava pro vencedor comprar outros três números do Pato e ainda lhe sobrava um cruzeiro.
Ramyen Matusquela escreveu:Imagem
"Si não o sei eu" :ponder:
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
Ramyen
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Mensagens: 11063
Registrado em: 24 Jul 2018, 12:05
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: RSRSRSRS
Curtiu: 4183 vezes
Curtiram: 845 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por gusta dos biscoitos » 10 Dez 2018, 13:34

Victor235 escreveu:Nunca vi esse fac-símile de 1984. Tenho o que foi lançado em 2010, junto com a coleção "Clássicos da Literatura Disney".

Como essa impressão de 1984 foi vendida na época? Vinha de brinde com outro gibi ou era vendida separadamente?
Pelo o que pesquisei, parece que saiu em conjunto com uma edição de aniversário do Pato Donald.
Victor235 escreveu:
Ramyen Matusquela escreveu:O que me surpreendeu foi o uso do termo "Chupa esta" por um dos sobrinhos de Donald. Pensava que essa gíria era atual.
Sério? Não me lembrava de ter visto este termo quando li. Ele foi usado em qual contexto?
Está na última página. O Pato Donald estava com uma armadura e os sobrinhos não sabiam, pensando que fosse um fantasma. Então um deles acerta a armadura com um machado e diz "Fantasma, ou o que sejas, chupa esta!". A gíria está em negrito.
Esses usuários curtiram o post de gusta dos biscoitos (total: 1):
Victor235
Imagem


Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Avatar do usuário
Ramyen
Banido
Banido
Mensagens: 7820
Registrado em: 27 Jul 2013, 13:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Ribeirão Preto-SP
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1135 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Ramyen » 10 Dez 2018, 13:47

Victor235 escreveu:Como essa impressão de 1984 foi vendida na época? Vinha de brinde com outro gibi ou era vendida separadamente?
Aparentemente, era um conjunto. Comprava-se a edição especial de aniversário e se ganhava o brinde do facsímile e da máscara (tinha que solicitar ao jornaleiro ou já vinha tudo plastificado?)

A do Chupa já foi respondida. :p
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 2):
gusta dos biscoitosVictor235
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 10 Dez 2018, 21:25

Victor235 escreveu:Como essa impressão de 1984 foi vendida na época? Vinha de brinde com outro gibi ou era vendida separadamente?
gusta dos biscoitos escreveu:Pelo o que pesquisei, parece que saiu em conjunto com uma edição de aniversário do Pato Donald.
Ramyen Matusquela escreveu:Aparentemente, era um conjunto. Comprava-se a edição especial de aniversário e se ganhava o brinde do facsímile e da máscara (tinha que solicitar ao jornaleiro ou já vinha tudo plastificado?)
Acertaram. No grupo do Facebook (Disneyanos), uma pessoa que comprou em banca na época postou a foto abaixo e outra afirmou que "vinha num saquinho plástico, junto com uma revista comemorativa dos 50 anos, um álbum de figurinhas e uma máscara do Donald".


gusta dos biscoitos escreveu:Está na última página. O Pato Donald estava com uma armadura e os sobrinhos não sabiam, pensando que fosse um fantasma. Então um deles acerta a armadura com um machado e diz "Fantasma, ou o que sejas, chupa esta!". A gíria está em negrito.
Apesar de rir, o uso dessa frase é muito estranho por dois motivos. Primeiro, é um termo um pouco "sujo" para gibis. Segundo, pensei que fosse um termo mais recente, dos anos 2000.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 10 Dez 2018, 21:44

NOTÍCIAS
[SEMANA PATO DONALD - #02]

Imagem

O post de hoje é sobre Pato Donald # 446, lançado em maio de 1960. Com exceção da capa, as imagens que ilustram esta postagem foram digitalizadas por Vargas do Grêmio, do Chutinosaco.

Imagem

Em "Cachorrinho perdido", vemos que a Família Pato já cuidou (temporariamente) de outro cachorro São Bernardo além de Bolívar.

Imagem

Ao vê-lo pela primeira vez, Donald se surpreende e diz "Uuac!" no lugar de "Quac!". Depois, o pato ordena:

Imagem

No quadro abaixo, deram uma relaxada na hora de colorir o jornal:

Imagem

Imagem

Imagem

Em "Consertos sem consêrto", esqueceram de enfatizar a palavra "porta" com negrito e itálico neste quadro:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Por fim, a propaganda reproduzida abaixo destaca o gibi do Mickey como "a revista das grandes aventuras disneyanas", ressaltando desta forma que o título tinha mais páginas que "Pato Donald".

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 2):
gusta dos biscoitosE.R
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103923
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4914 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 11 Dez 2018, 09:07

https://www.planetagibi.com.br/2018/12/ ... gibis.html

A nova editora dos quadrinhos Disney no Brasil pretende, logo no lançamento, disponibilizar uma variedade de pacotes de assinaturas e fará a veiculação de um programa mensal sobre quadrinhos Disney na página da editora no YouTube.

Leia a notícia completa no link acima, no blog Planeta Gibi.
Imagem
Imagem

Responder