Questões sobre gênero

Discussões sobre machismo, feminismo, sexismo e assuntos relacionados

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
Dani Vieira
Membro
Membro
Mensagens: 737
Registrado em: 27 Abr 2011, 21:17
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: FLUMINENSE
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 0

Questões sobre gênero

Mensagem por Dani Vieira » 20 Set 2011, 13:06

Galera,
Eu li uma matéria muito interessante no" blogueiras feministas" falando sobre uma matéria publicada no "papo de homem" sobre o machismo. Achei interessante, uma matéria sobre esse assunto escrito por homens. O que vemos com frequência é o tema ser debatido por mulheres.

Nesta matéria pude rever meus conceitos, sobre esta questão e pude ver que eu também tenho atitudes machistas. Talvez, por questões culturais enraizadas. Porém, não vejo motivo de me conformar por ter uma cultura assim e assumir posteriormente uma atitude ou um pensamento diferente. Isso é evolução da mente, e algo extremamente positivo ao nosso caráter e desenvolvimento como humanos.

Quando entrei aqui no fórum eu tive um desconforto em relação a isto. Tendo em vista que a maioria dos usuários deste fórum são homens. Infelizmente, muitos com esta postura SUPER machista. Mas também não posso deixar passar que eu também fui muito machista em relação aos mesmos, ou até mesmo utizando pensamentos sexista quando disse: "homens são todos iguais" ou os rebaixei colocando a nova geração como fracos diante do serviço militar. Admito que errei em relação a isto. Mas revi meus conceitos ...

7 Fatos do Machismo Diário

http://blogueirasfeministas.com/2011/07 ... mo-diario/
Sigam-me os bons: @danironia
Visitem meu blog: http://confusoesironicas.blogspot.com.br/
Imagem

Avatar do usuário
Scopel
Membro
Membro
Mensagens: 6735
Registrado em: 05 Fev 2009, 16:10
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 55 vezes

Re: Machismo

Mensagem por Scopel » 20 Set 2011, 13:58

Um blog legal: http://testosterona.blog.br/

Machismo não acaba com campanha, acaba com transformações na própria dinâmica da sociedade. O que forma esse tipo de ideia é - por exemplo - a própria lógica e divisão do trabalho dentro de uma família, o que até 100 anos era perfeitamente visto.

Isso só se torna preconceito quando as exceções começam a aparecer: mulheres fazendo "papel" de homem. Não há machismo no século XVIII, é o que quero dizer, há papeis sociais. Uma mulher ali que fizesse algo próprio de homens seria considerada uma problemática ou no mínimo uma excêntrica. É o próprio desenvolvimento social e econômico que vai gerar conflitos. O machismo, como quase qualquer noção desse tipo, é fruto do fato de que transformações materiais e sociais se dão mais rapidamente que as ideias podem acompanhar. Vide a questão do garanhão x vagabunda.

Ideias, moral e noções de mundo - ontologias - servem para dar suporte a um determinado modo de vida, para manter a coerência dentro de uma determinada formação social. Isso vai perfeitamente bem quando a sociedade é estática ou de desenvolvimento lento, como na idade média ou na antiguidade. Na nossa sociedade - especialmente no século XX - isso gera todo tipo de conflito, como os que vemos todos os dias no jornal.




É um tema interessante. Adoro observar as reações das pessoas. Outro dia eu disse que era bissexual e diria que um homossexual me discriminou... =]

Avatar do usuário
@EA
Membro
Membro
Mensagens: 6935
Registrado em: 30 Mar 2010, 23:47
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Via Láctea
Curtiu: 272 vezes
Curtiram: 165 vezes

Re: Machismo

Mensagem por @EA » 20 Set 2011, 18:58

Dani Vieira escreveu:Quando entrei aqui no fórum eu tive um desconforto em relação a isto. Tendo em vista que a maioria dos usuários deste fórum são homens. Infelizmente, muitos com esta postura SUPER machista. Mas também não posso deixar passar que eu também fui muito machista em relação aos mesmos, ou até mesmo utizando pensamentos sexista quando disse: "homens são todos iguais" ou os rebaixei colocando a nova geração como fracos diante do serviço militar. Admito que errei em relação a isto. Mas revi meus conceitos ...
Você fez isso de novo no título do tópico, e pelo o que li no Wikipedia isso se chama marianismo, melhor colocar sexismo no lugar de machismo.

Na verdade esse texto fala de sexismo e não só machismo por que também fala do tal marianismo.

Link da página do Wikipedia sobre o assunto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marianismo
Agente da Coroa a serviço da Rainha


Imagem
Ouça Don Cristóvão quero avisar que a tripulação está com fome!
E por que não comem?
Porque não há comida!
E por que não há comida?
Porque acabou!
E por que acabou?
Porque comeram!
E por que comeram?
Porque tinham fome!
Tá vendo, deveriam ter esperado!



Imagem

Imagem
Imagem

Dá licença, gente! Tô passando pelo tópico!!!
Imagem

Avatar do usuário
FooCH
Membro
Membro
Mensagens: 4086
Registrado em: 31 Jan 2009, 23:23
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo [6-3-3]
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Machismo

Mensagem por FooCH » 20 Set 2011, 22:19

Dani Vieira escreveu:Galera,
Eu li uma matéria muito interessante no" blogueiras feministas"
e se houvesse um site chamado "blogueiros machistas"?

Avatar do usuário
Fellipe
Membro
Membro
Mensagens: 17690
Registrado em: 30 Abr 2010, 16:00
Programa CH: Chapolin
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 508 vezes
Curtiram: 278 vezes

Re: Machismo

Mensagem por Fellipe » 20 Set 2011, 22:20

Blá, blá, blá...

Acho muito chatas as mulheres que não sabem fazer mais do que ficar reclamando de machismo. Machismo isso, machismo aquilo... embora eu não acho que o machismo seja uma coisa certa, muito pelo contrário. Mas ficar só reclamando disso é pior ainda...

Mulheres feministas também às vezes são um saco. :P

Avatar do usuário
Leandro Boutsen
Membro
Membro
Mensagens: 8483
Registrado em: 28 Jan 2009, 22:23
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 0
Curtiram: 135 vezes

Re: Machismo

Mensagem por Leandro Boutsen » 20 Set 2011, 22:28

Todo mundo é um pouco machista, isso já vem de muito tempo, faz parte da cultura popular. Mas que seja, se quer perder tempo discutindo fique a vontade. =P

Avatar do usuário
Rafinha
Membro
Membro
Mensagens: 11769
Registrado em: 10 Fev 2009, 18:04
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Niterói, Rio de Janeiro
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Re: Machismo

Mensagem por Rafinha » 20 Set 2011, 22:34

As mulheres ganharam espaço igualitário na sociedade, elas têm os mesmos direitos que qualquer machão, segundo a lei. Basta analisar o mundo atual, com alguns séculos atrás. Agora, preconceito sempre existirá. É do instinto humano rejeitar ou subestimar aquilo que parece "anormal" ou fora do comum.
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Avatar do usuário
Scopel
Membro
Membro
Mensagens: 6735
Registrado em: 05 Fev 2009, 16:10
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 55 vezes

Re: Machismo

Mensagem por Scopel » 20 Set 2011, 23:21

Rafael Cardoso escreveu:As mulheres ganharam espaço igualitário na sociedade, elas têm os mesmos direitos que qualquer machão, segundo a lei. Basta analisar o mundo atual, com alguns séculos atrás. Agora, preconceito sempre existirá. É do instinto humano rejeitar ou subestimar aquilo que parece "anormal" ou fora do comum.
Ricos e pobres também têm os mesmos direitos, mas não são tratados da mesma forma.

Não é o "instinto", mas a cultura, que é construída socialmente. Sabe-se de povos e civilizações extremamente amigáveis com forasteiros. O preconceito sempre existirá se se considerar que os valores mudem mais devagar que a sociedade. Talvez um dia os valores não sejam assim tão rígidos, mas acho difícil que acabem todas as formas de preconceito, pois há de se considerar que a infância é determinante no modo como o adulto entenderá e enxergará o mundo. A lavagem cerebral não parece funcionar com todos.

Certamente acabarão com o tempo o preconceito contra o negro, contra gays ou o sexismo, mas estas são formas específicas de preconceito de determinadas sociedades.

Vejam, as pessoas ainda acreditam em deuses e dogmas antigos para explicar as coisas, formas de visão de mundo pertencentes a outros tempos que persistem mesmo num mundo onde avanços científicos permitem noções muito mais refinadas do universo. No mundo de hoje crer em deus é irrelevante, tanto faz para o nosso meio social. O que não é verdade para uns 500 anos atrás, onde isso era imperativo na ordem social então vigente.

Avatar do usuário
Rafinha
Membro
Membro
Mensagens: 11769
Registrado em: 10 Fev 2009, 18:04
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Niterói, Rio de Janeiro
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Re: Machismo

Mensagem por Rafinha » 20 Set 2011, 23:41

Scopel escreveu: Certamente acabarão com o tempo o preconceito contra o negro, contra gays ou o sexismo, mas estas são formas específicas de preconceito de determinadas sociedades.
Mas poderão surgir novas tendências ou culturas que serão novas fontes de rejeição social.
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103781
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4895 vezes
Curtiram: 1888 vezes

Re: Machismo

Mensagem por E.R » 28 Mar 2013, 23:55

Sou contra o machismo e sou contra o feminismo.

Direitos iguais para todos.

O Brasil tem uma sociedade machista, mas boa parte dessa sociedade machista é endossada por mulheres. As mulheres são muito competitivas umas com as outras.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Leandro Boutsen
Membro
Membro
Mensagens: 8483
Registrado em: 28 Jan 2009, 22:23
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 0
Curtiram: 135 vezes

Re: Machismo

Mensagem por Leandro Boutsen » 29 Mar 2013, 00:08

Falando em Blog, esse aqui é muito interessante: http://www.testosterona.blog.br/


:vamp:

Avatar do usuário
Mandarim
Membro
Membro
Mensagens: 6066
Registrado em: 10 Jan 2010, 21:49
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 81 vezes
Curtiram: 229 vezes

Re: Machismo

Mensagem por Mandarim » 29 Mar 2013, 00:55

Daora esse tópico criado anos atrás..
seria uma pena alguem renovar ele kkkkkkkkk
Don Lucas: "Dígame Licenciado"

Don Chaparrón: "Licenciado"

Don Lucas: "Gracias, Muchas Gracias"

Don Chaparrón: "No hay de queso nomás de papa"

Avatar do usuário
CaduCH
Membro
Membro
Mensagens: 102
Registrado em: 20 Mar 2013, 11:58
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Machismo

Mensagem por CaduCH » 29 Mar 2013, 19:18

"Cavalheirismo é a parte do machismo que é conveniente para as mulheres."
Esses usuários curtiram o post de CaduCH (total: 1):
Igorkk33
Imagem

Avatar do usuário
@EA
Membro
Membro
Mensagens: 6935
Registrado em: 30 Mar 2010, 23:47
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Via Láctea
Curtiu: 272 vezes
Curtiram: 165 vezes

Re: Machismo

Mensagem por @EA » 30 Mar 2013, 06:32

Na América Latina, nós somos educados desde pequenos pra sermos sexistas e nem percebemos. Vejam as novelas infantis, por exemplo, vivem colocando meninos contra meninas e o pior é que as escolas de verdade também costumam fazer o mesmo.

O principal problema do sexismo, e de qualquer outro vício ideológico, é esse: fácil pra pegar e difícil pra largar.

E revisando aquele post mofado meu ali em cima: Naquela época eu pensei que tava certo, por causa da maneira convincente que tava escrito, mas hoje duvido muito que o tal do Marianismo seja mesmo a versão oposta do machismo. Fiz outra pesquisa no Google e os outros sites dizem que o marianismo é uma corrente da igreja católica e não tem nada a ver com ideologia. Resumindo, eu tenho que procurar direito o termo certo, mas isso não muda a essência do que escrevi nesse tópico em 2011.
Agente da Coroa a serviço da Rainha


Imagem
Ouça Don Cristóvão quero avisar que a tripulação está com fome!
E por que não comem?
Porque não há comida!
E por que não há comida?
Porque acabou!
E por que acabou?
Porque comeram!
E por que comeram?
Porque tinham fome!
Tá vendo, deveriam ter esperado!



Imagem

Imagem
Imagem

Dá licença, gente! Tô passando pelo tópico!!!
Imagem

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 22382
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 421 vezes
Curtiram: 3470 vezes

Re: Machismo

Mensagem por Riddle Snowcraft » 25 Jul 2013, 18:03

Ativistas feministas julgam a Princesa Kate por ter tido um filho homem, e desejam que o filho seja trans ou gay:

Imagem

tradução dos comentarios:
- Todo mundo está dizendo que é um menino, mas nós não saberemos realmente até que a criança anuncie com qual gênero ela se identifica, certo?
- Sério, não é meio cedo para estar forçando modelos de gênero na pobre criança?
- Nascimento do bebê real expõe o amor da mídia pelo patriarcado e a conformidade de gênero. Espero que Will e Kate tenham um bebê saudável e transsexual.
- Então o bebê real não é uma menina. Posso ter esperanças de que ele seja gay ou alguém não conformado com seu gênero? Se não puder, estou entendiado.
- O bebê real é um menino. Ótima forma de decepcionar o Feminismo, Kate! Poderíamos ter uma menina como terceira na linha do trono, mas ao invés disso, é uma festa da salsicha.
- É peculiar que quando a igualdade de gêneros esteja ganhando alguma atenção e não há urgência alguma para ter um homem como herdeiro do trono obsoleto, um homem nasce.
- Pode ser um garoto, depende de como ele vai resolver expressar seu gênero, se é que ele vai querer expressa-lo.
- Ah, por favor, não tentem forçar um gênero ao bebê real, por favor.
- É muito insensível por parte da mídia anunciar que o bebê real é um menino antes que ele tenha a chance de escolher sua própria identidade de gênero.
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Responder