Educação
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Re: Educação
Na minha época eram 2x por semana, acho que apenas 1 aula por semana é o suficiente.
A escola deve ter oficinas aos finais de semana sobre essas matérias "menores", pra quem não tem oportunidade de captar o conhecimento de outra forma.
A escola deve ter oficinas aos finais de semana sobre essas matérias "menores", pra quem não tem oportunidade de captar o conhecimento de outra forma.
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Re: Educação
Na minha época a quantidade de horas-aula no Ensino Médio, se bem me lembro, era a seguinte:
Português - 4
Matemática - 4
Física - 3
Química - 3
Biologia - 3
História - 3
Geografia - 3
Inglês - 2
Educação Artística - 2
Educação Física - 2
Psicologia social / Filosofia - 1
Português - 4
Matemática - 4
Física - 3
Química - 3
Biologia - 3
História - 3
Geografia - 3
Inglês - 2
Educação Artística - 2
Educação Física - 2
Psicologia social / Filosofia - 1
- Antonio Felipe
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Re: Educação
Filosofia e Sociologia já não têm grande espaço nas escolas... No colégio onde fiz o Ensino Médio, tinha dois períodos de sociologia no terceiro ano e dois períodos de filosofia no segundo ano. Matemática e português tinham o dobro - até o triplo disso.
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Re: Educação
Cê quer comparar duas disciplinas base com duas disciplinas complementares? Fala sério...
Já é fora de propósito essas duas disciplinas hoje em dia terem o mesmo espaço de Física, Química, Geografia, História, Biologia, e outras que são exigidas em qualquer vestibular:
http://rizomas.net/politicas-publicas-d ... -2012.html
Lembro que quando eu prestei a Fuvest, na primeira fase, eram 26 questões de Português, 20 de Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia, e 14 de inglês, totalizando 160 questões. Nunca houve cobrança de Fisolofia ou Sociologia em primeira fase de vestibular, simplesmente porque eram disciplinas mais complementares, como Educação Artística e Educação Física. Na verdade tinham até menos espaço, já que uma era lecionada apenas no primeiro ano do ensino médio, e a outra apenas no segundo ano.
Já é fora de propósito essas duas disciplinas hoje em dia terem o mesmo espaço de Física, Química, Geografia, História, Biologia, e outras que são exigidas em qualquer vestibular:
http://rizomas.net/politicas-publicas-d ... -2012.html
Lembro que quando eu prestei a Fuvest, na primeira fase, eram 26 questões de Português, 20 de Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia, e 14 de inglês, totalizando 160 questões. Nunca houve cobrança de Fisolofia ou Sociologia em primeira fase de vestibular, simplesmente porque eram disciplinas mais complementares, como Educação Artística e Educação Física. Na verdade tinham até menos espaço, já que uma era lecionada apenas no primeiro ano do ensino médio, e a outra apenas no segundo ano.
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Re: Educação
Uai, não disse que tem que ter mais espaço. E ademais, não sabia que a matriz hoje era de filosofia e sociologia nos três anos. Isso é questão de ajuste, é um ponto que merece sim ser melhorado. Mas sem deixar essas disciplinas totalmente de fora do currículo.
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Re: Educação
http://g1.globo.com/politica/noticia/ca ... edio.ghtml
Por um placar de 263 votos a favor, 106 contra e 3 abstenções, a Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (7) o texto-base da medida provisória que estabelece uma reforma no ensino médio.
Para concluir a votação, os parlamentares ainda precisam concluir a análise de sugestões de emenda que podem alterar o conteúdo da proposta. A votação das emendas, porém, ficou para a semana que vem.
Depois, a medida ainda precisará passar pelo Senado.
O texto flexibiliza o conteúdo e determina que 60% da carga horária de todo o ensino médio sejam obrigatórias.
Nos 40% restantes, os alunos poderão escolher as disciplinas de acordo com seus interesses.
O ministro da Educação, Mendonça Filho, acompanhou a votação na Câmara e comemorou a aprovação da medida provisória. Ele disse que o texto que saiu da comissão especial e que passou no plenário “agregou a contribuição do debate do parlamento junto à sociedade”.
“Eu celebro a aprovação como algo muito positivo, que vai ao encontro do que esperávamos, que é um ensino médio mais flexível e que valorize o protagonismo do jovem, definindo a sua própria trajetória”, afirmou Mendonça.
A proposta aprovada estabelece que educação física e artes continuarão obrigatórias no ensino médio.
A medida provisória incentiva ainda o ensino integral e diz que a carga horária deve ser ampliada progressivamente até atingir 1.400 horas anuais. Atualmente, o total é de 800.
Por se tratar de medida provisória, o projeto tem força de lei desde sua edição pelo governo, em setembro. No entanto, precisa ser aprovado em até 120 dias para que vire lei.
Por um placar de 263 votos a favor, 106 contra e 3 abstenções, a Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (7) o texto-base da medida provisória que estabelece uma reforma no ensino médio.
Para concluir a votação, os parlamentares ainda precisam concluir a análise de sugestões de emenda que podem alterar o conteúdo da proposta. A votação das emendas, porém, ficou para a semana que vem.
Depois, a medida ainda precisará passar pelo Senado.
O texto flexibiliza o conteúdo e determina que 60% da carga horária de todo o ensino médio sejam obrigatórias.
Nos 40% restantes, os alunos poderão escolher as disciplinas de acordo com seus interesses.
O ministro da Educação, Mendonça Filho, acompanhou a votação na Câmara e comemorou a aprovação da medida provisória. Ele disse que o texto que saiu da comissão especial e que passou no plenário “agregou a contribuição do debate do parlamento junto à sociedade”.
“Eu celebro a aprovação como algo muito positivo, que vai ao encontro do que esperávamos, que é um ensino médio mais flexível e que valorize o protagonismo do jovem, definindo a sua própria trajetória”, afirmou Mendonça.
A proposta aprovada estabelece que educação física e artes continuarão obrigatórias no ensino médio.
A medida provisória incentiva ainda o ensino integral e diz que a carga horária deve ser ampliada progressivamente até atingir 1.400 horas anuais. Atualmente, o total é de 800.
Por se tratar de medida provisória, o projeto tem força de lei desde sua edição pelo governo, em setembro. No entanto, precisa ser aprovado em até 120 dias para que vire lei.
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Re: Educação
Na minha época, tivemos Filosofia no primeiro ano, Sociologia no segundo e as duas no terceiro (um semestre para cada).
As matérias eram dadas pelo professor de História, então algumas vezes ele tinha que dar menos tempo para estas disciplinas para não atrasar a matéria de História (que tinha uma carga maior de conteúdos no livro).
Estas duas matérias sempre foram deixadas de lado ao invés de terem o mesmo valor que as demais.
E isso nem é questão de interesse dos alunos. Muitos tem mais interesse nelas do que em Química, por exemplo.
As matérias eram dadas pelo professor de História, então algumas vezes ele tinha que dar menos tempo para estas disciplinas para não atrasar a matéria de História (que tinha uma carga maior de conteúdos no livro).
Estas duas matérias sempre foram deixadas de lado ao invés de terem o mesmo valor que as demais.
E isso nem é questão de interesse dos alunos. Muitos tem mais interesse nelas do que em Química, por exemplo.
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Re: Educação
O Datafolha fez uma pesquisa muito interessante. Entrevistaram estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio, além de pais com filhos nesses anos, na cidade de São Paulo.
Os dados estão nos links a seguir. Vou me deter naquilo que acho mais interessante. Os números são relativos aos estudantes.
http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2 ... olha.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2 ... olha.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2 ... pais.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2 ... uisa.shtml
Posição política
Esquerda - 12%
Centro-esquerda - 30%
Centro - 22%
Centro-direita - 31%
Direita - 6%
Tá ruim essa doutrinação esquerdista, hein? Só 42% são de esquerda ou centro-esquerda...
Drogas
66% - Uso deve ser proibido porque toda a sociedade sofre com as consequências
31% - Não deve ser proibido porque é o usuário que sofre com as consequências
3% - Não sabe
Homossexualidade
83% - Deve ser aceita por toda a sociedade
12% - Deve ser desencorajada por toda a sociedade
5% - Não sabe
Deus
55% - Acredita que torna as pessoas melhores
42% - Acredita que não necessariamente torna uma pessoa melhor
3% - Não sabe
Boa parte da pobreza está ligada a...
76% - Falta de oportunidades iguais para que todos possam subir na vida
21% - Preguiça de pessoas que não querem trabalhar
3% - Não sabe
Armas
70% - Devem ser proibidas, pois representam ameaça à vida dos outros
27% - Devem ser legalizadas, pois deveria ser um direito do cidadão para se defender
2% - Não sabe
Pena de morte
58% - Não cabe à Justiça matar uma pessoa, mesmo que ela tenha cometido um crime grave
38% - É a melhor punição para indivíduos que cometem crimes graves
4% - Não sabe
Pena para menores
57% - Adolescentes que cometem crimes devem ser punidos como adultos
41% - Adolescentes que cometem crimes devem ser reeducados
2% - Não sabe
Polícia Militar
51% - Mais medo que confiança
44% - Mais confiança que medo
5% - Não sabe
Ocupações de escolas como forma de protesto
60% - A favor
31% - Contra
9% - Não sabe
Impacto das ocupações para os alunos dessas escolas
51% - Mais prejuízos
42% - Mais benefícios
5% - Não sabe
Impacto das ocupações para a educação brasileira de forma geral
50% - Mais benefícios
44% - Mais prejuízos
7% - Não sabe
Opinião sobre as ações da polícia para desocupar escolas
37% - Está reagindo com violência em resposta à violência dos ocupantes
32% - Está agindo com violência sem justificativa
23% - Está desempenhando sua função sem violência
Aí desmistifica um pouco a ideia de que a maioria dos estudantes é contra ocupações. A maioria é a favor, embora se divida sobre o impacto que elas trazem. No entanto, são favoráveis ao método.
Possibilidade de o aluno escolher as disciplinas e áreas preferidas
58% - Ótimo/bom
21% - Ruim/péssimo
20% - Regular
Área de estudo que escolheria
Ensino técnico - 26%
Ciências humanas - 23%
Matemática - 20%
Linguagens - 16%
Ciências da natureza - 14%
Não sabe - 2%
Obrigatoriedade de Educação Física no Ensino Médio
A favor - 87%
Contra - 12%
Não sabe - 1%
Obrigatoriedade de artes no Ensino Médio
A favor - 73%
Contra - 24%
Não sabe - 3%
Ampliação do tempo que os alunos ficam na escola
Ótimo/bom - 41%
Regular - 33%
Ruim/péssimo - 25%
Não sabe - 1%
Conhecimento sobre as mudanças que podem ocorrer nos próximos anos no EM
Bem informado - 23%
Mais ou menos informado - 46%
Mal informado - 9%
Não tomou conhecimento - 22%
A opinião dos estudantes foi ouvida para a elaboração da reforma?
Não - 61%
Ouvidas e descartadas - 19%
Ouvidas e atendidas - 9%
Não sabe - 11%
Todos os professores são bem preparados e conseguem transmitir bem o conteúdo
Escola pública - 24%
Escola particular - 46%
Concorda que a maioria das coisas que aprendo são úteis para a vida, mas algumas não
Escola pública - 46%
Escola particular - 58%
Concorda com a frase: "Todas as coisas que aprendo na escola são úteis para a vida"
Escola pública - 35%
Escola particular - 29%
Os dados estão nos links a seguir. Vou me deter naquilo que acho mais interessante. Os números são relativos aos estudantes.
http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2 ... olha.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2 ... olha.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2 ... pais.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2 ... uisa.shtml
Posição política
Esquerda - 12%
Centro-esquerda - 30%
Centro - 22%
Centro-direita - 31%
Direita - 6%
Tá ruim essa doutrinação esquerdista, hein? Só 42% são de esquerda ou centro-esquerda...
Drogas
66% - Uso deve ser proibido porque toda a sociedade sofre com as consequências
31% - Não deve ser proibido porque é o usuário que sofre com as consequências
3% - Não sabe
Homossexualidade
83% - Deve ser aceita por toda a sociedade
12% - Deve ser desencorajada por toda a sociedade
5% - Não sabe
Deus
55% - Acredita que torna as pessoas melhores
42% - Acredita que não necessariamente torna uma pessoa melhor
3% - Não sabe
Boa parte da pobreza está ligada a...
76% - Falta de oportunidades iguais para que todos possam subir na vida
21% - Preguiça de pessoas que não querem trabalhar
3% - Não sabe
Armas
70% - Devem ser proibidas, pois representam ameaça à vida dos outros
27% - Devem ser legalizadas, pois deveria ser um direito do cidadão para se defender
2% - Não sabe
Pena de morte
58% - Não cabe à Justiça matar uma pessoa, mesmo que ela tenha cometido um crime grave
38% - É a melhor punição para indivíduos que cometem crimes graves
4% - Não sabe
Pena para menores
57% - Adolescentes que cometem crimes devem ser punidos como adultos
41% - Adolescentes que cometem crimes devem ser reeducados
2% - Não sabe
Polícia Militar
51% - Mais medo que confiança
44% - Mais confiança que medo
5% - Não sabe
Ocupações de escolas como forma de protesto
60% - A favor
31% - Contra
9% - Não sabe
Impacto das ocupações para os alunos dessas escolas
51% - Mais prejuízos
42% - Mais benefícios
5% - Não sabe
Impacto das ocupações para a educação brasileira de forma geral
50% - Mais benefícios
44% - Mais prejuízos
7% - Não sabe
Opinião sobre as ações da polícia para desocupar escolas
37% - Está reagindo com violência em resposta à violência dos ocupantes
32% - Está agindo com violência sem justificativa
23% - Está desempenhando sua função sem violência
Aí desmistifica um pouco a ideia de que a maioria dos estudantes é contra ocupações. A maioria é a favor, embora se divida sobre o impacto que elas trazem. No entanto, são favoráveis ao método.
Possibilidade de o aluno escolher as disciplinas e áreas preferidas
58% - Ótimo/bom
21% - Ruim/péssimo
20% - Regular
Área de estudo que escolheria
Ensino técnico - 26%
Ciências humanas - 23%
Matemática - 20%
Linguagens - 16%
Ciências da natureza - 14%
Não sabe - 2%
Obrigatoriedade de Educação Física no Ensino Médio
A favor - 87%
Contra - 12%
Não sabe - 1%
Obrigatoriedade de artes no Ensino Médio
A favor - 73%
Contra - 24%
Não sabe - 3%
Ampliação do tempo que os alunos ficam na escola
Ótimo/bom - 41%
Regular - 33%
Ruim/péssimo - 25%
Não sabe - 1%
Conhecimento sobre as mudanças que podem ocorrer nos próximos anos no EM
Bem informado - 23%
Mais ou menos informado - 46%
Mal informado - 9%
Não tomou conhecimento - 22%
A opinião dos estudantes foi ouvida para a elaboração da reforma?
Não - 61%
Ouvidas e descartadas - 19%
Ouvidas e atendidas - 9%
Não sabe - 11%
Todos os professores são bem preparados e conseguem transmitir bem o conteúdo
Escola pública - 24%
Escola particular - 46%
Concorda que a maioria das coisas que aprendo são úteis para a vida, mas algumas não
Escola pública - 46%
Escola particular - 58%
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Re: Educação
Ocupações de escolas como forma de protesto
60% - A favor
31% - Contra
9% - Não sabe
Impacto das ocupações para os alunos dessas escolas
51% - Mais prejuízos
42% - Mais benefícios
5% - Não sabe
Impacto das ocupações para a educação brasileira de forma geral
50% - Mais benefícios
44% - Mais prejuízos
7% - Não sabe
O tipo egoísta que reconhece que pra se fazer um omelete deve-se quebrar alguns ovos, desde que, óbvio, os ovos sejam os dos outros.
60% - A favor
31% - Contra
9% - Não sabe
Impacto das ocupações para os alunos dessas escolas
51% - Mais prejuízos
42% - Mais benefícios
5% - Não sabe
Impacto das ocupações para a educação brasileira de forma geral
50% - Mais benefícios
44% - Mais prejuízos
7% - Não sabe
O tipo egoísta que reconhece que pra se fazer um omelete deve-se quebrar alguns ovos, desde que, óbvio, os ovos sejam os dos outros.
Editado pela última vez por Chokito Cabuloso em 15 Dez 2016, 22:01, em um total de 1 vez.
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Re: Educação
Bem interessante, quebra muitos dos mitos propagados pela direita.
Gostaria de ver algumas questões, como a ampliação da carga horária do ensino médio e medo da polícia, de acordo com a classe social de cada um. Ajudaria a responder mais perguntas.
Gostaria de ver algumas questões, como a ampliação da carga horária do ensino médio e medo da polícia, de acordo com a classe social de cada um. Ajudaria a responder mais perguntas.
#BgsDNV?
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Re: Educação
E 22% nem tomaram conhecimento das propostas de mudanças no Ensino Médio...
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano
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Re: Educação
Exército monta blitz ao lado de escola municipal ocupada na Zona Norte do Recife
Testemunhas contaram que os soldados tentaram entrar, mas os estudantes não permitiram
Por: portal FolhaPE em 16/12/16 às 15H11, atualizado em 16/12/16 às 16H46
Exército cerca escola Nilo Coelho
Foto: Sérgio Gaspar/Cortesia
Equipes do Exército montaram uma blitz e posicionaram equipes no entorno da escola municipal Nilo Pereira, no bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife, na tarde desta sexta-feira (16). Testemunhas contaram que os soldados tentaram entrar, mas os estudantes não permitiram. Não houve registro de conflito até o momento.
Na página "Ocupe Nilo Pereira", no Facebook, uma postagem afirma que "o Exército está na ocupação desde as 11h e há pressão psicológica e 'organização de guerra' na frente do colégio".
A secretaria-executiva de Educação do Recife, Rossana Albuquerque está indo ao local para saber o que está acontecendo. Segundo ela, nesta sexta, o Ministério Público de Pernambuco havia marcado uma reunião com os estudantes ocupados e seus pais ocupados, mas ninguém apareceu.
Na página "UFPE na luta" do Facebook, uma publicação informa que, na escola, está sendo realizado, nesta tarde, o segundo Encontro das Ocupações Secundaristas do Recife. O post afirma, também, que o Exército teria sido chamado pela diretora da unidade de ensino, como "estratégia de intimidação". O texto também alega que vários estudantes teriam sido fotografados, mais cedo, sem autorização e mesmo sendo menores de 18 anos.
Segundo informações de pessoas que estão dentro da Nilo Pereira, mas não querem se identificar, o primeiro caminhão do Exército chegou à frente da escola às 10h. Outros vieram depois. Os militares teriam feito pressão para entrar na unidade, dizendo que entrariam "por bem ou por mal". Os estudantes permitiram o acesso de quatro deles. que chegaram a fotografar os alunos. Os ocupantes disseram que até tanques passaram pela frente da escola, o que deixou os estudantes apreensivos. À tarde, um caminhão com militares armados se instalou em frente à unidade.
Ainda de acordo com as informações de dentro da escola, militares teriam informado que a motivação do deslocamento seria a informação de que no local haveria uma "manifestação estudantil com quebra-quebra", quando, na verdade, o que estava programado era o Encontro das Ocupações, que reúne representantes de oito escolas ocupadas.
O tenente-coronel Martins Mota, da assessoria de comunicação do Comando Militar do Nordeste, afirmou que os militares estão no local realizando um patrulhamento ostensivo dentro da operação Leão do Norte. Segundo ele, a finalidade não é retirar estudantes. "Precisaria um mandado judicial para isso", afirma. Mota alegou que o caminhão que está parado no meio da rua serve como ponto de bloqueio para controle de via - uma espécie de blitz - e não teria nada a ver com a ocupação da escola.
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) disse que não emitiu nenhum mandado de desocupação. A Secretaria de Educação do Recife também nega ter dado qualquer tipo de ordem para retirada de estudantes.
Também no Facebook, a estudante identificada como Marina Pres postou o seguinte texto: "Atenção! Escola Nilo Pereira, única escola do prefeitura do Recife ocupada, se encontra nesse momento sobre pressão com presença do exército em frente à escola. O Simpere está a caminho. Seria importante a presença de outros movimentos e entidades para fortalecer e cobrir de solidariedade esses estudantes".
Histórico
A escola está ocupada desde o dia 23 de novembro. No último dia 14, o Conselho Tutelar do Recife notificou 15 pais de crianças e adolescentes que estão na ocupação, por abandono de incapaz. O grupo foi convocado para uma reunião no Conselho para discutir a medida protetiva, mas só dez compareceram.
Na última terça-feira (13), conselheiros visitaram a escola pela quarta vez para conferir as condições da ocupação e conversar com os estudantes. Na ocasião, o Conselho disse que encaminharia um relatório ao Ministério Público pedindo intervenção judicial no caso. Eles alegam que não há autorização oficial dos responsáveis para que crianças ocupem, sem supervisão, o prédio.
Houve uma denúncia do consumo de drogas e bebidas, mas a gente não faz uso disso aqui dentro, até porque a gente sabe da relação das drogas com vandalismo. A diretora tem a postura de colocar os meninos como vândalos do colégio”, informou a estudante Priscila.
A auxiliar de cozinha Luana José Bento vai com a filha mais nova para a ocupação todos os dias há pelo menos três semanas. “Vim para ajudar. Eles estão lutando pelos direitos deles, contra as medidas do governo que cortam gastos que mexem com nossa vida. Aqui falta muita estrutura nos banheiros e têm muitas bancas quebradas. Eles também reclamam disso”, falou. Os alunos alegam que deveriam ter aula de informática e música, mas nunca tiveram.
Militares em frente à Escola Nilo Pereira
Foto: Thaísa Jatobá/Portal FolhaPE
FOLHAPEPor: portal FolhaPE em 16/12/16 às 15H11, atualizado em 16/12/16 às 16H46
Exército cerca escola Nilo Coelho
Foto: Sérgio Gaspar/Cortesia
Equipes do Exército montaram uma blitz e posicionaram equipes no entorno da escola municipal Nilo Pereira, no bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife, na tarde desta sexta-feira (16). Testemunhas contaram que os soldados tentaram entrar, mas os estudantes não permitiram. Não houve registro de conflito até o momento.
Na página "Ocupe Nilo Pereira", no Facebook, uma postagem afirma que "o Exército está na ocupação desde as 11h e há pressão psicológica e 'organização de guerra' na frente do colégio".
A secretaria-executiva de Educação do Recife, Rossana Albuquerque está indo ao local para saber o que está acontecendo. Segundo ela, nesta sexta, o Ministério Público de Pernambuco havia marcado uma reunião com os estudantes ocupados e seus pais ocupados, mas ninguém apareceu.
Na página "UFPE na luta" do Facebook, uma publicação informa que, na escola, está sendo realizado, nesta tarde, o segundo Encontro das Ocupações Secundaristas do Recife. O post afirma, também, que o Exército teria sido chamado pela diretora da unidade de ensino, como "estratégia de intimidação". O texto também alega que vários estudantes teriam sido fotografados, mais cedo, sem autorização e mesmo sendo menores de 18 anos.
Segundo informações de pessoas que estão dentro da Nilo Pereira, mas não querem se identificar, o primeiro caminhão do Exército chegou à frente da escola às 10h. Outros vieram depois. Os militares teriam feito pressão para entrar na unidade, dizendo que entrariam "por bem ou por mal". Os estudantes permitiram o acesso de quatro deles. que chegaram a fotografar os alunos. Os ocupantes disseram que até tanques passaram pela frente da escola, o que deixou os estudantes apreensivos. À tarde, um caminhão com militares armados se instalou em frente à unidade.
Ainda de acordo com as informações de dentro da escola, militares teriam informado que a motivação do deslocamento seria a informação de que no local haveria uma "manifestação estudantil com quebra-quebra", quando, na verdade, o que estava programado era o Encontro das Ocupações, que reúne representantes de oito escolas ocupadas.
O tenente-coronel Martins Mota, da assessoria de comunicação do Comando Militar do Nordeste, afirmou que os militares estão no local realizando um patrulhamento ostensivo dentro da operação Leão do Norte. Segundo ele, a finalidade não é retirar estudantes. "Precisaria um mandado judicial para isso", afirma. Mota alegou que o caminhão que está parado no meio da rua serve como ponto de bloqueio para controle de via - uma espécie de blitz - e não teria nada a ver com a ocupação da escola.
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) disse que não emitiu nenhum mandado de desocupação. A Secretaria de Educação do Recife também nega ter dado qualquer tipo de ordem para retirada de estudantes.
Também no Facebook, a estudante identificada como Marina Pres postou o seguinte texto: "Atenção! Escola Nilo Pereira, única escola do prefeitura do Recife ocupada, se encontra nesse momento sobre pressão com presença do exército em frente à escola. O Simpere está a caminho. Seria importante a presença de outros movimentos e entidades para fortalecer e cobrir de solidariedade esses estudantes".
Histórico
A escola está ocupada desde o dia 23 de novembro. No último dia 14, o Conselho Tutelar do Recife notificou 15 pais de crianças e adolescentes que estão na ocupação, por abandono de incapaz. O grupo foi convocado para uma reunião no Conselho para discutir a medida protetiva, mas só dez compareceram.
Na última terça-feira (13), conselheiros visitaram a escola pela quarta vez para conferir as condições da ocupação e conversar com os estudantes. Na ocasião, o Conselho disse que encaminharia um relatório ao Ministério Público pedindo intervenção judicial no caso. Eles alegam que não há autorização oficial dos responsáveis para que crianças ocupem, sem supervisão, o prédio.
Houve uma denúncia do consumo de drogas e bebidas, mas a gente não faz uso disso aqui dentro, até porque a gente sabe da relação das drogas com vandalismo. A diretora tem a postura de colocar os meninos como vândalos do colégio”, informou a estudante Priscila.
A auxiliar de cozinha Luana José Bento vai com a filha mais nova para a ocupação todos os dias há pelo menos três semanas. “Vim para ajudar. Eles estão lutando pelos direitos deles, contra as medidas do governo que cortam gastos que mexem com nossa vida. Aqui falta muita estrutura nos banheiros e têm muitas bancas quebradas. Eles também reclamam disso”, falou. Os alunos alegam que deveriam ter aula de informática e música, mas nunca tiveram.
Militares em frente à Escola Nilo Pereira
Foto: Thaísa Jatobá/Portal FolhaPE
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Re: Educação
Se for somar quem é de direita ou centro-direita dá 37%...Antonio Felipe escreveu:Tá ruim essa doutrinação esquerdista, hein? Só 42% são de esquerda ou centro-esquerda...