Educação

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104217
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4939 vezes
Curtiram: 1907 vezes

Educação

Mensagem por E.R » 14 Mai 2020, 07:10

NOTÍCIAS
https://www1.folha.uol.com.br/educacao/ ... irus.shtml

Não há plano de contingência para realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) caso a pandemia do novo coronavírus se prolongue até novembro, segundo disse à Folha, Camilo Mussi, presidente substituto do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pela produção da prova.

De acordo com Camilo Mussi, o MEC (Ministério da Educação) e o Inep têm dialogado com o Ministério da Saúde para que decisões sejam tomadas.

O presidente do Inep afirma que não há qualquer possibilidade de o Enem 2020 ser cancelado e que o adiamento seria prejudicial para o acesso de estudantes à universidade, mas confirma que em até um mês haverá nova reunião com o ministério para reavaliar a situação.

Um funcionário da área técnica do Inep disse à Folha, em condição de anonimato, que é praxe do instituto criar planos de contingência para eventuais crises, mas que não houve um planejamento específico relacionado à pandemia do novo coronavírus.

A realização do exame nacional que dá acesso à universidade prevê uma logística complexa. No ano passado, 3.9 milhões de estudantes realizaram as provas.

Segundo o mesmo funcionário, já há atrasos na preparação do órgão para o exame. O edital para contratação da gráfica foi suspenso em abril após uma série de questionamentos realizados por uma gráfica interessada em concorrer.

Para ele, se até junho o contrato com a gráfica não estiver sido assinado o risco do Enem atrasar aumenta.

Isso porque um dos serviços prestados pela gráfica é a diagramação da prova em um local seguro e isolado — serviço que precisa ser realizado presencialmente.
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Educação

Mensagem por Victor235 » 15 Mai 2020, 01:14

Esse Mussi é parente do deputado Guilherme?
Barbano escreveu:
07 Mai 2020, 15:58
A realização do exame deve depender dos calendários das faculdades. Se o ano não for cancelado, vai ter novos egressos em 2020, e aí não faz sentido cancelar o Enem. Já se não abrirem vagas em 2020, não faz sentido realizar o exame.
Tava pensando nisso esses dias. Será que corre o risco das faculdades não abrirem vagas para o ano que vem?
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Don CHelipe
Membro
Membro
Mensagens: 3034
Registrado em: 07 Out 2010, 21:59
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Guarulhos - SP
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 107 vezes

Educação

Mensagem por Don CHelipe » 15 Mai 2020, 07:39

Victor235 escreveu:
15 Mai 2020, 01:14
Esse Mussi é parente do deputado Guilherme?
Barbano escreveu:
07 Mai 2020, 15:58
A realização do exame deve depender dos calendários das faculdades. Se o ano não for cancelado, vai ter novos egressos em 2020, e aí não faz sentido cancelar o Enem. Já se não abrirem vagas em 2020, não faz sentido realizar o exame.
Tava pensando nisso esses dias. Será que corre o risco das faculdades não abrirem vagas para o ano que vem?
Talvez, via Enem, não.
Desde 2006 no meio CH

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3383 vezes

Educação

Mensagem por Barbano » 15 Mai 2020, 08:31

Victor235 escreveu:
15 Mai 2020, 01:14
Tava pensando nisso esses dias. Será que corre o risco das faculdades não abrirem vagas para o ano que vem?
Pois é, 2020 pode se tornar um ano CH (perdido). Isso implica em muita coisa... Crianças entrando e saindo um ano mais tarde das escolas, faculdades, etc. E não é em um ano, continuaria assim por um bom tempo. Complicado.
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
Victor235

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 15961
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 980 vezes
Curtiram: 901 vezes

Educação

Mensagem por JF CH » 15 Mai 2020, 10:05

Victor235 escreveu:
15 Mai 2020, 01:14
Tava pensando nisso esses dias. Será que corre o risco das faculdades não abrirem vagas para o ano que vem?
Tem algumas faculdades que realizariam vestibular de inverno, mas ao invés disso vão usar a nota do Enem.
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Educação

Mensagem por Victor235 » 16 Mai 2020, 01:58

JF CHmaníaco escreveu:
15 Mai 2020, 10:05
Tem algumas faculdades que realizariam vestibular de inverno, mas ao invés disso vão usar a nota do Enem.
Se é que vai ter :corona:
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
JF CH
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Educação

Mensagem por Victor235 » 16 Mai 2020, 20:20

Luísa Canziani será relatora da MP que suspende obrigatoriedade de dias letivos na pandemia
A deputada Luísa Canziani (PTB-PR) foi designada, na terça-feira (12), como relatora da Medida Provisória 934/20, que suspende a obrigatoriedade de escolas e universidades cumprirem a quantidade mínima de dias letivos neste ano em razão da pandemia de Covid-19. A carga horária mínima, porém, deve ser cumprida.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece 200 dias de ano letivo para a educação básica (do ensino infantil ao médio) e ensino superior, e carga mínima de 800 horas.
A MP também permite às universidades reduzirem a duração dos cursos de medicina, farmácia, enfermagem e fisioterapia, desde que o aluno cumpra 75%:
– da carga horária do internato, que acontece nos dois últimos anos de medicina para vivência prática da profissão;
– do estágio curricular obrigatório dos cursos de enfermagem, farmácia e fisioterapia.
A MP 934 deverá seguir o novo rito de tramitação das medidas provisórias definido pelo Congresso Nacional em virtude da situação de calamidade pública.
https://ptb.org.br/luisa-canziani-sera- ... -pandemia/
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104217
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4939 vezes
Curtiram: 1907 vezes

Educação

Mensagem por E.R » 28 Mai 2020, 23:55

NOTÍCIAS
https://veja.abril.com.br/blog/radar/ju ... versidade/

Na semana em que a Assembleia do Rio de Janeiro aprovou o Projeto de Lei 2052/2020, que determina que instituições de ensino do estado concedam descontos de 30% em mensalidades, durante o isolamento social, a Justiça decidiu mais uma vez a favor dos alunos, agora em segunda instância.

O desembargador Cláudio Dell’orto, da 18ª Câmara Cível (TJ-RJ), determinou a redução de 40% na mensalidade de alunos 1º ao 4º de medicina de uma universidade fluminense.

A decisão é retroativa ao mês de março e obriga a instituição a suspender a cobrança de encargos de multa e juros moratórios pelo atraso nas mensalidades vencidas nos meses de março, abril e maio.

“Essa é a nossa segunda decisão favorável na Justiça em duas semanas. Isso cria um forte precedente para alunos de todo o país e, provavelmente, mudará a conduta das instituições de ensino a partir de agora”, destaca Leonardo Amarante, advogado especializado em Responsabilidade Civil e responsável pela defesa dos estudantes.
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Educação

Mensagem por Victor235 » 29 Mai 2020, 00:32

Mesmo com o desconto elas ganharão mais, pois os alunos tendem a demorar mais tempo para cumprir todos os créditos, ficando mais meses na faculdade.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Educação

Mensagem por Victor235 » 05 Jun 2020, 01:16

Weintraub deve pedir demissão do Ministério da Educação
Na esteira da trégua que está sendo construída por interlocutores de Jair Bolsonaro com os demais poderes, integrantes do Palácio do Planalto fizeram chegar a ministros do STF, do STJ e representantes do Parlamento que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, está de saída do governo.
Na versão palaciana, o ministro da Educação, abatido pelos ataques que vem sofrendo dentro e fora do governo, teria decidido pedir demissão do ministério, movimento que não foi, na versão das fontes ouvidas pelo Radar, refutado pelo presidente.
Recentemente, um dos que criticaram o chefe da Educação foi o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre. Em conversa com Bolsonaro, ele disse que as declarações do ministro contra o STF e sobre a noite dos cristais, que provocaram revolta na comunidade judaica, teriam degradado a capacidade de interlocução política do ministro com o Parlamento.
https://veja.abril.com.br/blog/radar/we ... -educacao/
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104217
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4939 vezes
Curtiram: 1907 vezes

Educação

Mensagem por E.R » 13 Jun 2020, 19:23

NOTÍCIAS
https://vejario.abril.com.br/cidade/ass ... to-inacio/

Mãos nas coxas, no sutiã e nos seios de estudantes menores de idade. Esse é o teor de alguns relatos feitos por ex-alunas do Colégio Santo Inácio contra um professor do ensino médio. As acusações de assédio vieram à tona na semana passada, através de denúncias anônimas feitas pelo Twitter e reveladas por VEJA Rio, que conversou com cinco estudantes formadas na tradicional instituição de ensino do Rio. A pedido das entrevistadas, seus nomes foram mantidos em sigilo.

Universitária, Z* tinha 14 anos e cursava o 1º ano do Ensino Médio quando, conta ela, começou a ser assediada pelo professor que hoje é alvo de acusações. “Desde o início do ano letivo, ele me assediava dentro da sala, às vezes no meio da aula mesmo. Primeiro, ele perguntou se eu tinha alguma irmã mais velha que se parecesse comigo. Quando disse que não, falou que era uma pena. Ele disse isso no meio da aula, com amigas minhas presentes, fiquei muito constrangida”.

Segundo Z*, neste mesmo ano, deu-se outro episódio. “Eu estava fazendo um exercício na aula dele, e ele estava passando pra conferir o dever das pessoas. Quando chegou a minha vez, ele disse que tinha alguma coisa nas minhas costas e perguntou se eu queria que ele tirasse. Obviamente falei que não. Mesmo assim, ele botou a mão nas minhas costas e puxou a alça do meu sutiã sem o menor pudor. Ele ainda me encarou e riu. Desde então, fiquei com muito medo de ficar perto dele”, relembra ela, que se formou no Santo Inácio em 2016, hoje tem 21 anos e é estudante de ciências da computação.

Z* revelou que seu tormento continuou até o 3º ano. A coragem de contar aos pais só surgiu na semana passada, quando o colégio divulgou um comunicado e um endereço de e-mail para receber denúncias de possíveis vítimas. Sua mensagem foi uma das primeiras enviadas. “Só consegui falar com meus pais recentemente devido a esse alarde todo e por eles terem me perguntado se eu sabia de alguma coisa. Eu tinha muita vergonha. Ele já me abordou para falar que eu estava com um corpo bonitinho e que queria saber o que eu fazia pra ficar assim”, contou a VEJA Rio.

Y*, outra ex-aluna, formada em 2016, relatou que foi vítima do mesmo professor aos 15 anos. “Depois da entrega de uma prova corrigida, fui até a mesa dele pedir revisão. A aula havia acabado, os outros alunos já tinham saído da sala. Ele estava sentado e me envolveu com o braço. Ficou me segurando pelas coxas enquanto revia a minha prova. Fiquei paralisada, tensa, com medo de me mexer”, diz. Dois anos depois de se formar no colégio, Y* soube de uma aluna que estava reunindo depoimentos contra o docente e decidiu romper o silêncio. “Em 2018, essa aluna estava no 3º ano e queria entregar os relatos à coordenação”.

W*, que hoje trabalha como pesquisadora da UFRJ, contou a VEJA Rio que já havia levado as acusações de assédio contra o professor à coordenação em 2016. “Fiquei indignada quando li a carta enviada pela direção do colégio aos pais na semana passada, revelando surpresa com ‘recentes denúncias em relação a supostos casos de assédio envolvendo profissionais e alunos’. Eles já sabiam”.

A pesquisadora contou que, ao levar as denúncias adiante em 2016, ouviu como resposta que a coordenação estava ciente do problema e que o acusado estaria tendo uma última chance: “A gente acreditou. Dois anos depois ele continuava fazendo as mesmas coisas. O colégio sempre soube, mas abafou o caso.”
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3383 vezes

Educação

Mensagem por Barbano » 15 Jun 2020, 12:20

Pelo jeito ele curtia assediar as últimas alunas da lista de chamada (W*, Y* e Z*). :corona:
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
gusta dos biscoitos

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Educação

Mensagem por Victor235 » 16 Jun 2020, 00:52

"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Educação

Mensagem por Victor235 » 16 Jun 2020, 20:08

Ministros do STF são informados de possível saída de Weintraub, diz colunista
O aviso da queda iminente do ministro da Educação, Abraham Weintraub, já chegou nos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O anúncio pode acontecer a qualquer momento, conforme colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.
Além disso, há a possibilidade do atual ministro ser preso, caso insista nos ataques aos membros do STF.
“Já falei a minha opinião, o que faria com esses vagabundos”, disse.
https://www.msn.com/pt-br/noticias/poli ... r-BB15w83k?
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 15961
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 980 vezes
Curtiram: 901 vezes

Educação

Mensagem por JF CH » 16 Jun 2020, 20:12

Sirva a torta, retire a torta.
Esses usuários curtiram o post de JF CH (total: 1):
Victor235
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Responder