ANTES
DEPOIS
. Um banho de tinta e luzes. Não é receita de cabeleireiro, mas a fórmula básica da prefeitura para melhorar o aspecto de pelo menos dois túneis da Autoestrada Lagoa-Barra - o Zuzu Angel e o Acústico - que estavam para lá de maltratados. As obras, iniciadas em fevereiro, funcionam como um plano piloto, no qual serão testadas novas soluções de reurbanização das galerias. Segundo o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, esses dois túneis foram considerados prioridade por estarem nas piores condições.
Segundo Osório, até agora não havia um projeto para conter o desgaste e envelhecimento dos túneis. O Zuzu Angel, por exemplo, foi inaugurado há 40 anos e nunca recebeu qualquer reforma estrutural.
- Os túneis são elementos importantes no Rio devido à topografia da cidade. O Zuzu Angel não tinha iluminação suficiente e passava uma sensação de insegurança - afirma.
O trabalho de recuperação inclui recapeamento do asfalto, pintura impermeabilizante com tinta "cimentícia", que facilita a lavagem, sinalização horizontal, limpeza e tratamento das superfícies das duas galerias. As obras, que deveriam ser entregues em outubro, estão atrasadas.
- Tivemos que fazer testes para achar uma solução que pudesse servir de modelo para as próximas obras, mas ela deve ser finalizada até o fim do ano. No entanto, o orçamento não precisou ser alterado - explicou o secretário.
Os custos de revitalização passam de R$ 7 milhões.
A intenção é fazer vistorias de rotina que consigam detectar problemas. Depois de entregar as obras, a ideia é estender esse novo método para outros túneis da cidade.
Outro fator de preocupação é o furto de fios de cobre, que chega a 28 mil metros por ano, gerando um prejuízo de R$ 700 mil. Para evitar esse tipo de vandalismo, também será utilizado o modelo adotado no Zuzu Angel : a iluminação foi transferida para o teto, dificultando a ação dos ladrões.
A instalação de câmeras nos túneis é uma promessa que deve começar pelo Túnel Rebouças. Mas a CET-Rio informou que ainda não há uma previsão de quando os equipamentos serão instalados e se o projeto será estendido a outros túneis.