Eleições 2026

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Eleições 2026

Mensagem por Nezz » 13 Out 2022, 13:35

Tópico para comentar sobre as Eleições de 2026 no Brasil e publicar notícias sobre o tema, onde a população escolherá :

. Presidente da República
. Governador
. Senador
. Deputado Federal
. Deputado Estadual
Imagem

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Eleições 2026

Mensagem por Nezz » 13 Out 2022, 18:09

NOTÍCIAS
Grupos ciristas e da 3ª via falam em tirar Bolsonaro agora e Lula em 2026

Divisão entre 'voto crítico' a ex-presidente e voto nulo se destaca; antipetismo fomenta voto em Bolsonaro, aponta Observador Folha/Quaest

"Voto crítico significa votar no ruim para não votar no extremamente nefasto" e "votar nulo é não compactuar com esse circo". Mensagens em defesa de um voto crítico em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno ou favoráveis à anulação do voto são a tônica de grupos de conversa identificados como de apoio a Ciro Gomes (PDT), a Simone Tebet (MDB) ou à chamada terceira via de modo geral.

O antipetismo aparece com força nos diálogos —"Prefiro Bolsonaro a esse ladrão", afirmou um deles—, mas aqueles que chegam a declarar voto em Jair Bolsonaro (PL) compõem um grupo menor.

Parte dos que defendem voto em Lula vê a vitória dele —e a derrota de Bolsonaro— como importante para a viabilidade de outras candidaturas em 2026. "Tem que votar em Lula para tirar Bolsonaro e abrir a porta para outros candidatos", "para a terceira via ser viável no futuro, Lula tem que vencer Bolsonaro agora", "agora é deixar para resolver em 2026, sem Lula" são alguns dos exemplos.

É o que mostra o monitoramento de 23 grupos pelo Observador Folha/Quaest, a partir de 8.171 mensagens trocadas de 3 de outubro até o dia 10. Dos três grupos com maior volume de conversa, com 4.671 mensagens no período, enviadas por 331 integrantes, dois se identificam como ciristas e um se denomina oposição a Bolsonaro e a Lula.

De 113 usuários que chegaram a demonstrar apoio específico, com mensagens como "meu voto é Lula", "vou votar em Bolsonaro" e "vou de nulo", o percentual maior é de apoio ao petista (44%). Em segundo lugar aparecem os que defendem o voto nulo (40%) e, por fim, os que declaram voto em Bolsonaro (16%).

Críticas ao PT são comuns e não vêm só dos que dizem votar agora em Bolsonaro ou nulo. "Gente, votar nulo é ajudar Bolsonaro a ferrar ainda mais o Brasil. Não voto no Lula por alegria, mas contra Bolsonaro. Se o Lula ganhar, vou fazer oposição e passar quatro anos dizendo 'Ciro avisou'", diz um integrante.

A condução da pandemia por Bolsonaro também é lembrada: "Em respeito às mais de 600 mil mortes e aos mais de 33 milhões de pessoas passando fome neste governo. Vou meter o dedo no nariz e votar 13".

Segundo a última pesquisa Datafolha, 31% dos eleitores de Tebet no primeiro turno pretendem votar em Lula, e 29%, em Bolsonaro. Outros 28% dizem que vão anular ou votar em branco, e 12% estão indecisos.

Entre os eleitores de Ciro, 42% vão para Bolsonaro, e 31%, para Lula. Uma fatia de 22% dará voto nulo ou em branco, e 5% não sabem. A pesquisa mostra a intenção de voto no momento em que foi feita.

No primeiro turno, Lula teve 48,39% dos votos, ante 43,23% de Bolsonaro. Tebet reuniu 4,16%, e Ciro, 3,04%.

Entre os integrantes dos grupos que dizem votar nulo prevalece o antipetismo. "O meu voto é nulo até segunda ordem. Jamais pensei numa desgraça dessa. Maior ódio de esse PT maldito ganhar", escreveu um. Já outro, que se identificou como militante do PDT, diz oscilar entre nulo ou Lula. "Não quero nenhum, daí minha inquietude", escreveu ele, que disse considerar Bolsonaro ainda pior que o petista.

Uma pessoa afirma ter sido expulsa de um grupo porque pretende votar nulo, outra pede que sua posição seja respeitada. Diferentes mensagens defendem que anular o voto é apoiar Bolsonaro. Há também os que dizem que essa posição ajudaria Lula, que teve mais votos e está na liderança nas pesquisas.

Alguns sinalizam insatisfação com as críticas, inclusive com potencial de alteração do voto. "Se os petistas continuarem com essa palhaçada, o voto é nulo!", afirma uma pessoa que critica quem diz que apoiadores de Ciro teriam votado em Bolsonaro no primeiro turno. Ela defende que bolsonaristas arrependidos de 2018 que votariam no pedetista podem ter feito voto útil contra Lula.

"Na sanha de querer voto a Lula, vão jogar os nulos no colo do Bolsonaro", diz outro. Já uma pessoa que diz querer votar nulo ressalta que, em caso de insistência de petistas, poderá migrar para Bolsonaro.

Entre os que acenam ao atual presidente, há quem defenda que o apoio seria pragmático, como o de um integrante que escreveu: "As chances do Ciro seriam após Bolsonaro. Se o PT entrar, na primeira oportunidade queima o Ciro". Um outro diz acreditar que seja melhor "estourar a corda": "Prefiro Bolsonaro para estourar essa corda agora, impeachment do Bozo, sei lá, mas não pode ser mais do mesmo".

Há também os que sinalizam apoio, mas ainda não estão totalmente decididos: "Pensando se voto nulo ou Bolsonaro". Outra corrente argumenta que votar no presidente ou nulo não faz da pessoa bolsonarista.

Quarto colocado na disputa, Ciro acompanhou a decisão de seu partido e anunciou apoio a Lula no segundo turno sem nem sequer citar o nome do petista. Durante a campanha, o pedetista fez uma série de ataques ao ex-presidente, numa estratégia de buscar um eleitor de centro-direita. Tebet também apoiou o petista, mas de modo mais enfático, dizendo que reconhece nele o compromisso com a democracia.

https://www1.folha.uol.com.br/poder/202 ... 2026.shtml
Imagem

Avatar do usuário
Fola
Membro
Membro
Mensagens: 1263
Registrado em: 06 Nov 2017, 13:23
Programa CH: Chaves
Localização: Bucareste, Romênia
Curtiu: 262 vezes
Curtiram: 180 vezes

Eleições 2026

Mensagem por Fola » 13 Out 2022, 19:50

Perdi a esperança de o Brasil eleger um líder ético e íntegro ainda em meu tempo de vida. Acho que, de agora em diante, é daqui pra pior. Triste, mas verdadeiro.
Esses usuários curtiram o post de Fola (total: 1):
Barbano
"Um governo que não aparece faz o povo feliz. Um governo que tudo quer determinar faz o povo infeliz." - Lao Tsé

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Eleições 2026

Mensagem por Nezz » 21 Out 2022, 21:32

Não existe líder ético e íntegro, nem no Brasil, nem em lugar nenhum, heróis só existem em histórias de quadrinhos. E por mais honesto que seja um hipotético candidato, nosso sistema, da forma como ele existe hoje, exige que haja uma troca de favores entre o congresso e o executivo, então nada mudará enquanto o povo continuar elegendo os parasitas do centrão.
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103923
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4914 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Eleições 2026

Mensagem por E.R » 30 Out 2022, 20:14

Se Bolsonaro estiver vivo ou em liberdade até 2026, acho que ele deveria ser candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro e o Flavio Bolsonaro deveria se candidatar a deputado federal.

Para presidente, a Direita deveria ter um nome com menos rejeição, como Romeu Zema ou Tarcisio Freitas ou mesmo o Ratinho Jr.

A derrota do Bolsonaro em 2022 libera um monte de gente para se candidatar a outros cargos, por exemplo, Eduardo Bolsonaro poderá se candidatar a prefeito de São Paulo em 2024, Carlos Bolsonaro deverá se candidatar a deputado federal em 2026 e a Michele Bolsonaro deverá se candidatar a deputada federal também em 2026.

Em Minas Gerais, tem que ver quem o Zema vai apoiar em 2026, se vai ser o Cleitinho ou algum nome do partido Novo.

Deverá ter algum nome da Lava Jato se candidatando a governador do Paraná em 2026 ou o Paulo Martins.

Lula vai ter mais de 80 anos em 2026.

Na eleição para governador do Rio, Eduardo Paes desponta como favorito, vai ter algum candidato ligado ao Bolsonaro como candidato, não duvido que seja o Flávio.
Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 1):
Fola
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 66371
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 65 vezes
Curtiram: 518 vezes

Eleições 2026

Mensagem por CHarritO » 30 Out 2022, 20:59

Pode desenterrar o tópico do Lula aí! :corona:
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Eleições 2026

Mensagem por Chapolin Gremista » 04 Nov 2022, 21:25

Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Eleições 2026

Mensagem por Nezz » 11 Nov 2022, 09:58

Segundo as últimas notícias que eu li, o Movimento Brasil Livre, o MBL, está se articulando para virar um partido político e lançarem a chapa composta pelo humorista e apresentador Danilo Gentili e o youtuber reacionário Nando Moura à presidência da República.

Se esses palhaços irão conseguir vencer, não podemos saber, mas a eleição de 2018 abriu um precedente para que qualquer idiota despreparado consiga vencer a eleição, então fico um pouco preocupado, vamos torcer para que o MBL nem consiga virar um partido político, daí teremos ainda menos dores de cabeça em 2024 e em 2026.
Imagem

Avatar do usuário
Fola
Membro
Membro
Mensagens: 1263
Registrado em: 06 Nov 2017, 13:23
Programa CH: Chaves
Localização: Bucareste, Romênia
Curtiu: 262 vezes
Curtiram: 180 vezes

Eleições 2026

Mensagem por Fola » 11 Nov 2022, 14:07

Danilo Gentili é um bom humorista e apresentador. Quando se mete a falar a sério sobre política, só sai merda.
"Um governo que não aparece faz o povo feliz. Um governo que tudo quer determinar faz o povo infeliz." - Lao Tsé

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Eleições 2026

Mensagem por Nezz » 11 Nov 2022, 14:20

Opnião minha, mas eu nem acho ele engraçado ou um bom apresentador também. O MBL está querendo transformá-lo no novo Zelensky, mas não vão conseguir, assim espero.
Imagem

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Eleições 2026

Mensagem por Riddle Snowcraft » 11 Nov 2022, 14:34

Sinceramente, quando vejo o Gentili falando sobre política, não vejo nada de errado com a forma que ele aponta a hipocrisia dos dois lados e aponta ambos como a ameaça que são.

Claro, isso por si só não significa que ele daria um bom político, inclusive o cara vender NFT já é um atestado de baixa honestidade, mas sei lá tb. Do jeito que o Brasil tá, é um passo pra cima.
Esses usuários curtiram o post de Riddle Snowcraft (total: 1):
Barbano
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Tirado Alanís
Membro
Membro
Mensagens: 8794
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 714 vezes

Eleições 2026

Mensagem por Tirado Alanís » 11 Nov 2022, 14:39

Bazzo escreveu:
11 Nov 2022, 09:58
Segundo as últimas notícias que eu li, o Movimento Brasil Livre, o MBL, está se articulando para virar um partido político e lançarem a chapa composta pelo humorista e apresentador Danilo Gentili e o youtuber reacionário Nando Moura à presidência da República.

Se esses palhaços irão conseguir vencer, não podemos saber, mas a eleição de 2018 abriu um precedente para que qualquer idiota despreparado consiga vencer a eleição, então fico um pouco preocupado, vamos torcer para que o MBL nem consiga virar um partido político, daí teremos ainda menos dores de cabeça em 2024 e em 2026.
Relaxa, eles não passarão nem perto de ameaçar o Luciano Huck.

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Eleições 2026

Mensagem por Barbano » 11 Nov 2022, 16:38

Riddle Snowcraft escreveu:
11 Nov 2022, 14:34
Sinceramente, quando vejo o Gentili falando sobre política, não vejo nada de errado com a forma que ele aponta a hipocrisia dos dois lados e aponta ambos como a ameaça que são.

Claro, isso por si só não significa que ele daria um bom político, inclusive o cara vender NFT já é um atestado de baixa honestidade, mas sei lá tb. Do jeito que o Brasil tá, é um passo pra cima.
É isso. Num Brasil que tem que escolher entre Lula e Bolsonaro, um Danilo Gentili é um oásis.

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Eleições 2026

Mensagem por Nezz » 11 Nov 2022, 18:43

Riddle Snowcraft escreveu:
11 Nov 2022, 14:34
Sinceramente, quando vejo o Gentili falando sobre política, não vejo nada de errado com a forma que ele aponta a hipocrisia dos dois lados e aponta ambos como a ameaça que são
Barbano escreveu:
11 Nov 2022, 16:38
É isso. Num Brasil que tem que escolher entre Lula e Bolsonaro, um Danilo Gentili é um oásis
Parece que o brasileiro médio sofre de amnésia, vocês esqueceram que foi exatamente esse discurso que elegeu o Bolsonaro?

Houve uma época, que inclusive vocês que são mais velhos devem lembrar melhor do que eu, em que a polarização era entre o PT e o PSDB, daí vieram o MBL e esses centristas iluminados dizendo: "mi-mi-mi os dois lados são ruins, vamos apoiar esse outro imbecil despreparado aqui, o que poderia dar errado?", e boom, o Bozo foi eleito.

O Gentili se ele resolver se candidatar, será exatamente a mesma merda que o Bolsonaro foi em 2018: um oportunista pagando de outsider que se vende como a única alternativa viável contra o "sistema", não caiam nesse discursinho de novo pelo amor de Deus.
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103923
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4914 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Eleições 2026

Mensagem por E.R » 11 Nov 2022, 19:25

Ao invés de votar em outsider, melhor votar em um dos governadores eleitos em 2022 para presidente em 2026.

Se os brasileiros ainda puderem votar em 2026.
Imagem
Imagem

Responder