Política

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104285
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4941 vezes
Curtiram: 1908 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por E.R » 25 Mar 2020, 03:06

O maior erro no discurso dele ontem foi de pedir para voltarem às aulas.

Eu acho que os estudantes e os professores precisam ficar em quarentena durante o tempo que for preciso.

Só acho que tem algumas coisas que precisam ficar abertas - mesmo que em um horário reduzido - como bancos (que felizmente ficarão, ao contrário do que chegaram a pensar alguns prefeitos), farmácias, supermercados, acho que algumas lotéricas também deveriam ficar abertas por um período pequeno do dia para as pessoas pagarem determinadas contas.

Acho que determinados setores do comércio poderiam fornecer um "delivery" (que nem tem dos restaurantes) do tipo o empresário dono de uma loja atender pedidos dos clientes pelo telefone e mandar um funcionário fazer as entregas nas casas dos clientes, levando uma máquina de passar cartão de crédito, que o cliente passaria em casa mesmo.

Tudo de forma a evitar o contato pessoal, com as pessoas das lojas usando máscara e luvas se for preciso, mas sem "matar" a fonte de renda das pessoas.

Tem algumas escolas que estão passando as aulas on-line, esse tipo de coisa que tem que acontecer - usar a tecnologia para fazer as pessoas seguirem com suas atividades, evitando ao máximo o contato pessoal.

Acho que tem que usar a criatividade nesse momento de coronavírus, os governadores e prefeitos poderiam fazer isso que eu falei aqui, mesmo que uma loja fique "trancada" sem permitir o acesso de clientes, que se possa vender os produtos pelo telefone.
Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 1):
Barbano
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 15961
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 980 vezes
Curtiram: 901 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por JF CH » 25 Mar 2020, 13:22

Dias escreveu:
JF CHmaníaco escreveu:Que Deus abençoe mesmo o Brasil... Então é pra voltar as aulas em todo o país, isso mesmo que eu entendi?

Sobre a cloroquina: parece que o tal remédio é mesmo eficaz, mas tá começando a faltar nas farmácias.
Não é eficaz. Há pessoas que morreram ou que foram internadas. O Trump, outro despreparado pra lidar com a crise de saúde, começou a dizer que a cloroquina era a cura.

https://edition.cnn.com/2020/03/23/heal ... index.html
Eita...

Então era o que eu pensava desde o início: em algumas pessoas o efeito é positivo, em outras não. É o que dá anunciar sem prévios testes...
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por Victor235 » 25 Mar 2020, 15:35

Fala de Bolsonaro teria sido feita com ajuda de Carlos e do 'gabinete do ódio'
O vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), considerado o mais radical da família presidencial, participou da elaboração do pronunciamento. Também estavam presentes integrantes do chamado "gabinete do ódio", onde atuam assessores responsáveis pelas redes sociais pessoais do presidente e ligados a Carlos.
https://www.agazeta.com.br/brasil/fala- ... -odio-0320

Bolsonaro pedirá isolamento só para idosos e pessoas com doenças prévias
Na saída do Alvorada, presidente afirmou que 'vai ser o caos' se toda a população for mantida confinada e que país pode sair 'da normalidade democrática'
Na avaliação de Bolsonaro, “é preciso botar povo para trabalhar e preservar idosos”, pois, caso contrário, pode haver “caos”, o que, segundo o presidente, pode fazer com que o Brasil saia “da normalidade democrática”.
“Eu fiz sozinho [o discurso]. Vocês inventaram que o ‘gabinete do ódio’ fez o discurso. Eu que fiz o discurso. Eu que escrevi o discurso, sou o responsável pelos meus atos. Fui criticado por quem? Por quem nunca fez nada pelo Brasil? Estou muito feliz com as críticas”, afirmou.
https://veja.abril.com.br/politica/bols ... s-previas/

Imagem
Diretor da OMS responde a Bolsonaro: "UTIs estão lotadas em muitos países"
Questionado pela coluna sobre qual mensagem ele passaria para o presidente brasileiro, o africano que lidera a agência de Saúde foi claro em contestar sua posição e desautorizar Bolsonaro.
https://noticias.uol.com.br/colunas/jam ... paises.htm

Bolsonaro chama Doria de "leviano" e "demagogo" em videoconferência
"Presidente, como brasileiro e como governador, peço que o senhor tenha serenidade, calma e equilíbrio. Mais do que nunca, o senhor precisa comandar e liderar o país. Para isso, o senhor vai precisar de muita calma, muito equilíbrio e de muita serenidade", declarou Doria ao se pronunciar durante a videoconferência com os governadores do Sudeste.
Doria também pediu para que o governo federal não confisque respiradores e mantenha estradas e aeroportos abertos para circulação de produtos de Saúde.
Ele lembrou que 40 dos 46 mortos foram em São Paulo, que é "epicentro dessa grave crise de saúde".
"Para defender os brasileiros de seus estados, colocamos de lado ideologias, partidarismos, vocações eleitorais ou qualquer item que possa nos colocar afastados da nossa missão de defender o Brasil sobretudo em um momento tão crítico e tão grave. Nossa prioridade é salvar vidas", disse Doria a Bolsonaro.
[...] Guarde essas suas observações para as eleições de 2022, onde vossa excelência possa destilar todo o seu ódio e demagogia por ocasião da (inaudível). Nós aqui temos responsabilidade. Desde o final das eleições de 2018, vossa excelência assumiu uma postura completamente diferente àquela que teve comigo até por ocasião do meu pronunciamento na ONU. Hoje subiu à sua cabeça a possibilidade de ser o presidente da República. Não tem responsabilidade, não tem altura para criticar o governo federal que fez completamente diferente", afirmou Bolsonaro.
https://noticias.uol.com.br/politica/ul ... xemplo.htm

Mandetta, o ministro de Bolsonaro que provoca ciúmes no Planalto
Com a crise do coronavírus, o ministro filiado ao DEM do Mato Grosso do Sul vem ganhando holofotes e tem despertado ciúmes no Palácio do Planalto. Pesquisas e monitoramentos de redes sociais indicam que Bolsonaro perdeu popularidade após o avanço da doença, enquanto Mandetta ganhou.
Ao contrário dos tempos de Congresso, quando tinham afinidade na oposição ao PT, Bolsonaro e Mandetta, agora, parecem bater cabeça. Na sexta-feira, enquanto o presidente falava em "gripezinha", o ministro previa um "colapso" no sistema de saúde no final de abril.
Bolsonaro tem se queixado de que, muitas vezes, o discurso de Mandetta provoca pânico na população e cobra a mudança de tom. Preocupado com o reflexo da crise na economia e, como consequência, na sua popularidade, o presidente quer que Mandetta e outros auxiliares façam pronunciamentos mais otimistas, dizendo que o Brasil tem uma economia sólida.
Com perfil discreto, ele é conhecido por não esconder "a real" situação dos fatos. Quando foi convidado para ingressar no ministério, avisou Bolsonaro de que era investigado por fraude em licitação, tráfico de influência e caixa dois. O presidente não fez reparo e observou, à época, que o médico não era réu.
O Ministério Público Federal abriu investigação sobre possível interferência de Bolsonaro, de Mandetta e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), na votação da reforma sob a forma de liberações de emendas. Procurado, o Ministério da Saúde disse que não vai se posicionar sobre "inquéritos não concluídos".
https://www.em.com.br/app/noticia/polit ... alto.shtml

Mandetta perde apoio do DEM se seguir discurso de Bolsonaro sobre coronavírus
A avaliação dentro do DEM é que Mandetta poderá colocar o cargo à disposição do governo, se for pressionado por Bolsonaro a adotar uma postura mais flexível no combate ao coronavírus. Segundo pessoas próximas ao ministro, ele não estaria dispotos a “rasgar o diploma de médico” nem comprometer sua biografia na área de saúde.
O DEM tem três governadores e 267 prefeitos, que, segundo integrantes da legenda, não aceitam uma mudança de postura de Mandetta, caso ele decida seguir o entendimento do presidente e relativize a covid-19. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que é aliado de Bolsonaro, disse a interlocutores que ficou “perplexo” com a declaração do presidente nesta noite.
https://politica.estadao.com.br/noticia ... 0003246789
Editado pela última vez por Victor235 em 25 Mar 2020, 15:38, em um total de 1 vez.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Tufman
Membro
Membro
Mensagens: 6136
Registrado em: 21 Out 2014, 18:50
Programa CH: Chapolin
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 155 vezes
Curtiram: 332 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por Tufman » 25 Mar 2020, 15:36

Bolsonaro é um cara maravilhoso.

Eu poderia ser o vigésimo aqui a reprovar sua postura perante a crise de saúde que está só no começo, mas faço questão de parabenizá-lo por mostrar outra faceta da imprensa nunca revelada. Isso é para poucos. O que ele está fazendo é de utilidade pública.

A hipocrisia e a imparcialidade de araque finalmente está com as últimas ossadas a serem dessenteradas para o público. No fim são oportunistas esperando o candidato deles se eleger para agir pior que agora, mas imunizado pelo pedigree para qualquer inconsistência agora elevadas a décima quinta potência.

O problema para a mídia nunca são as atitudes do Bolsonaro. O problema é o Bolsonaro e sua falta de pedigree. Se tivesse poderia ir além de falar "porra" durante coletiva. Até roubar poderia.

Basta ver o tempo que a Globo (paladina da 'isenção jornalística contra os extremos') dá para os panelaços de hoje e de ontem.
Imagem

---

Imagem
Enfim, é só um adendo que busca colocar todos no devido lugar, sem tirar a responsabilização de ninguém.

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104285
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4941 vezes
Curtiram: 1908 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por E.R » 25 Mar 2020, 15:48

https://www1.folha.uol.com.br/poder/202 ... ital.shtml

A radicalização do discurso adotada em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV foi uma sugestão do grupo ideológico do Palácio do Planalto.

A estratégia, segundo assessores presidenciais, é a de tentar polarizar o debate no esforço de municiar o eleitorado bolsonarista a voltar a sair em defesa do governo.

Entre as pessoas com quem o presidente se reuniu nesta terça antes de gravar o pronunciamento está o vereador Carlos Bolsonaro, um de seus filhos e o principal defensor de que o presidente mantenha um discurso mais ideológico e anti-imprensa.

O senador Flavio Bolsonaro também estava presente.

A estratégia adotada pelo presidente, no entanto, não é consenso no governo. O texto foi feito sem a participação de seus ministros.

Antes da gravação do discurso, de acordo com auxiliares palacianos, alguns integrantes do núcleo militar, cientes de que ele pretendia radicalizar o tom, tentaram dissuadir o presidente.

Para eles, aumentar o clima de conflagração pode ter o resultado oposto ao pretendido : o de fortalecer o discurso dos governos estaduais e o de levar eleitores do presidente a abrirem mão do apoio.
Imagem
Imagem

helenaldo
Membro
Membro
Mensagens: 1825
Registrado em: 04 Abr 2013, 19:14
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 69 vezes
Curtiram: 127 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por helenaldo » 25 Mar 2020, 17:06

Tufman escreveu:Bolsonaro é um cara maravilhoso.

Eu poderia ser o vigésimo aqui a reprovar sua postura perante a crise de saúde que está só no começo, mas faço questão de parabenizá-lo por mostrar outra faceta da imprensa nunca revelada. Isso é para poucos. O que ele está fazendo é de utilidade pública.

A hipocrisia e a imparcialidade de araque finalmente está com as últimas ossadas a serem dessenteradas para o público. No fim são oportunistas esperando o candidato deles se eleger para agir pior que agora, mas imunizado pelo pedigree para qualquer inconsistência agora elevadas a décima quinta potência.

O problema para a mídia nunca são as atitudes do Bolsonaro. O problema é o Bolsonaro e sua falta de pedigree. Se tivesse poderia ir além de falar "porra" durante coletiva. Até roubar poderia.

Basta ver o tempo que a Globo (paladina da 'isenção jornalística contra os extremos') dá para os panelaços de hoje e de ontem.
Imagem

---

Imagem
Enfim, é só um adendo que busca colocar todos no devido lugar, sem tirar a responsabilização de ninguém.
Mas esse outro lado da imprensa como você mesmo diz já é conhecido do grande publico, um exemplo claro disso é a clássica eleição de 1989 cujo o debate da Globo foi determinante para a vitória do Collor, e o publico sempre soube disso, agora me diga sabendo que a força que a imprensa tem, que cara vai querer lutar contra eles hein?

Só sendo muito idiota, o Bolsonaro ontem teve a chance de se retratar e jogou tudo pelos ares, o problema não é a imprensa pois essa mesma é livre para se manifestar como quiser assim como o publico em geral também pode reagir como quiser, mas sim o presidente dar uma declaração descabida daquelas ontem em rede nacional quando todos os lideres de todas as nações estão tomando as medidas corretas para tratar do coronavírus.
Esses usuários curtiram o post de helenaldo (total: 1):
Victor235
O FLAMENGO É SELEÇÃO!

Avatar do usuário
Tufman
Membro
Membro
Mensagens: 6136
Registrado em: 21 Out 2014, 18:50
Programa CH: Chapolin
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 155 vezes
Curtiram: 332 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por Tufman » 25 Mar 2020, 18:15

A imprensa é livre para se manifestar como quiser, inclusive criando má disposição com o presidente, mas fingir ética e apartidarismo como pretexto para sua ideologização velada é mal caráter. A mentira e dissimulação é um dos piores pecados.

A força da imprensa hoje é perto de zero. Se ainda fosse forte o Alckmin teria sido eleito com o tanto de tempo que tinha no horário nobre entre o Jornal Nacional. Se antes ela elegia, hoje não consegue influenciar minimamente ninguém. E o estopim para esse sentimento é dado a cada dia com a cobertura ao governo.

Mas claro que o presidente dá motivo para pedrada. A existência de alguém como ele na presidência é totalmente anormal do ponto de vista da sanidade. E essas pedradas são justas na medida do possível.

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 15961
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 980 vezes
Curtiram: 901 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por JF CH » 25 Mar 2020, 19:41

Dias escreveu:
JF CHmaníaco escreveu:Que Deus abençoe mesmo o Brasil... Então é pra voltar as aulas em todo o país, isso mesmo que eu entendi?

Sobre a cloroquina: parece que o tal remédio é mesmo eficaz, mas tá começando a faltar nas farmácias.
Não é eficaz. Há pessoas que morreram ou que foram internadas. O Trump, outro despreparado pra lidar com a crise de saúde, começou a dizer que a cloroquina era a cura.

https://edition.cnn.com/2020/03/23/heal ... index.html
Acabei de ver que ele se automedicou nesse caso, e além do mais, nem era o medicamento vendido nas farmácias.

O medicamento pode sim ser eficaz, mas o erro foi anunciar sem comprovações científicas.
Esses usuários curtiram o post de JF CH (total: 1):
Victor235
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por Victor235 » 25 Mar 2020, 20:10

Nossa, nem me lembrava que a Globo não cobriu os panelaços contra a Dilma :rolleyes:
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Jezebel do Canto e Mello
Membro
Membro
Mensagens: 8360
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chespirito
Localização: Casa nº 21
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 497 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por Jezebel do Canto e Mello » 25 Mar 2020, 23:14

Tufman escreveu:Bolsonaro é um cara maravilhoso.
Imagem

Mas concordo com o texto.

Todo mundo sabe que eu sou a cadelinha do Ciro Gomes, mesmo com todos os defeitos dele. Mas o cara deu uma lista de soluções para enfrentar a pandemia e o que a Globo faz? Fala do Lula. Ahhhgh...
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por Victor235 » 25 Mar 2020, 23:21

Segue minha análise do pronunciamento de ontem: http://controversia.com.br/o-virus-cheg ... -nacional/
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Dias
Membro
Membro
Mensagens: 2763
Registrado em: 30 Dez 2014, 15:39
Programa CH: Chapolin
Localização: São João de Meriti - RJ
Curtiu: 46 vezes
Curtiram: 217 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por Dias » 25 Mar 2020, 23:21

JF CHmaníaco escreveu:
Dias escreveu:
JF CHmaníaco escreveu:Que Deus abençoe mesmo o Brasil... Então é pra voltar as aulas em todo o país, isso mesmo que eu entendi?

Sobre a cloroquina: parece que o tal remédio é mesmo eficaz, mas tá começando a faltar nas farmácias.
Não é eficaz. Há pessoas que morreram ou que foram internadas. O Trump, outro despreparado pra lidar com a crise de saúde, começou a dizer que a cloroquina era a cura.

https://edition.cnn.com/2020/03/23/heal ... index.html
Acabei de ver que ele se automedicou nesse caso, e além do mais, nem era o medicamento vendido nas farmácias.

O medicamento pode sim ser eficaz, mas o erro foi anunciar sem comprovações científicas.
Mas esse é o problema de alguém querer pagar de herói libertador e revelar algo como cura: as pessoas se auto-medicarem. Pessoas esvaziando as prateleiras de cloroquina da farmácia, e quem tem lúpus e que precisa do medicamento, não pode comprar, como aconteceu aqui no país.
Esses usuários curtiram o post de Dias (total: 1):
Victor235
"Está vendo como às vezes é bom ser burro?" - Chaves

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por Victor235 » 25 Mar 2020, 23:23

"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Dias
Membro
Membro
Mensagens: 2763
Registrado em: 30 Dez 2014, 15:39
Programa CH: Chapolin
Localização: São João de Meriti - RJ
Curtiu: 46 vezes
Curtiram: 217 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por Dias » 26 Mar 2020, 00:12

Victor235 escreveu:Enquanto isso na mídia local: https://www.mataourgente.com.br/noticia ... onaro.html
Prevenção Covid-19

SEJA CONSCIENTE

SE PUDER FIQUE EM CASA
"Está vendo como às vezes é bom ser burro?" - Chaves

Avatar do usuário
Tufman
Membro
Membro
Mensagens: 6136
Registrado em: 21 Out 2014, 18:50
Programa CH: Chapolin
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 155 vezes
Curtiram: 332 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por Tufman » 26 Mar 2020, 15:08

Não gosto da Folha. De um tempo pra cá tem se tornado um jornal panfletário e sectário. Dialoga para a bolha, deixou de informar para o grande público. Suas práticas jornalísticas se assemelham em muito a de blogs sujos. Tudo o que ela publica eu checo em outras fontes para ver se é verdade, conspiração de jornalista ou se a informação foi retirada de contexto (o último item é o mais comum).

Mas num momento excepcional como esse é importante deixar de lado as discordâncias e endossar toda manifestação contrária à irresponsabilidade do presidente.
Presidente, retire-se
Imagem
Diante da magnitude dos esforços necessários para mitigar os efeitos devastadores da epidemia do coronavírus sobre a saúde e a economia do Brasil, será preciso encontrar meios de anular, e logo, a capacidade de Jair Bolsonaro de estorvar a mobilização de guerra necessária para atravessar, com os menores danos possíveis, este episódio dramático da vida nacional.

Nesta terça (24), em cadeia de rádio e TV, ele mostrou mais uma vez que não aprende nem se cala. Não aprende as lições da ciência e dos técnicos em saúde pública de todo o mundo e de seu próprio governo. Não se cala para evitar a propagação das estultices que povoam a sua mente apalermada.

Tudo o que o Brasil não precisa neste momento é de um presidente que estimula a divisão e atrapalha a coordenação de diagnósticos e estratégias municipais, estaduais e federais contra a doença e o empobrecimento num país continental de 210 milhões de habitantes.

O país tampouco pode perder tempo com brigas políticas entre o chefe de Estado e governadores, entre Executivo e o Congresso.

Manter o máximo de pessoas em casa nesta primeira fase, ao mesmo tempo em que se expande a capacidade das emergências hospitalares, será crucial para diminuir as mortes evitáveis.

Investir desde já na ampliação da testagem rápida, da busca ativa de infectados e do estoque de drogas que venham a se mostrar eficazes reduzirá o ônus para a saúde e a economia numa segunda etapa, quando os confinamentos mais duros forem levantados.

As ondas de contágio e fatalidades, que se concentram agora nas áreas metropolitanas de São Paulo e do Rio, começam a caminhar para outras regiões. É preciso planejamento e concatenação entre autoridades para lidar com esse espectro de picos epidêmicos em diferentes estágios ao longo do território brasileiro durante meses.

Na economia, urge construir e estender linhas inéditas de socorro à renda e aos empregos dos mais vulneráveis. O déficit e a dívida deverão subir, mas seria ingênuo imaginar que essa expansão não teria limites, mesmo se o Brasil fosse país rico.

Para articular, com respeito ao conhecimento sanitário e econômico, todos esses esforços extraordinários, Bolsonaro precisa delegar poderes a uma força-tarefa que reúna as equipes técnicas da Saúde e da área econômica e dialogue com Congresso e governadores.

Que se forme um núcleo de governabilidade capaz de deixar em segundo plano as sandices do presidente, e que os políticos tenham a grandeza de suspender suas vaidades e projetos eleitorais por ora.

Assim deveriam transcorrer as próximas semanas, que serão decisivas para uma ponderação dos efeitos das providências já tomadas na preservação de vidas e na subsistência das famílias.

FOLHA DE S.PAULO > https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2 ... e-se.shtml

Responder