Táxi e aplicativos de transporte
Uber , 99 , Táxi.Rio , SP Táxi , etc.
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Táxi e aplicativos de transporte
NOTÍCIAS
O ESTADO DE S.PAULO
Nos últimos meses, em meio à alta da gasolina no Brasil, passageiros do Uber estão tomando “chá de cadeira” para conseguir embarcar nas viagens pelo aplicativo.
Reagindo às reclamações, a empresa anunciou ontem o recurso Uber Prioridade, em que usuários poderão pagar para embarcar mais rápido.
A função será colocada à disposição inicialmente em Campinas (SP), Curitiba (PR) e Belém (PA) – o Uber afirma que a opção funcionará na região central das cidades, onde a espera pelo embarque tem sido mais longa.
Sem revelar valores, a empresa diz que as viagens prioritárias “custarão um pouco mais do que as do UberX (viagens populares do aplicativo)” e resultarão em mais ganhos para os motoristas.
O Uber Prioridade vai aparecer como mais uma opção na tela do passageiro depois que ele digitar o endereço de destino. Segundo o Uber, o horário de funcionamento do recurso não é fixo e acompanha a dinâmica de movimentação da cidade.
As reclamações de cancelamento de viagens cresceram nos últimos meses entre os passageiros do Uber e outros apps de transporte.
Parte do problema se deve à alta dos combustíveis no país, que dificulta a operação dos motoristas – a taxa de 10,25% acumulada pela inflação nos 12 meses terminados em setembro teve como principais contribuições os combustíveis (2,40 pontos porcentuais, sendo a gasolina responsável por 1,93 ponto porcentual individualmente).
Em comunicado ontem, porém, a empresa cita outro motivo para o lançamento do Uber Prioridade. “Como acontece no fim do ano e com a maior flexibilização das medidas restritivas de combate à covid-19, a tendência é de que haja um aumento no número de solicitações de viagens e que o uso da plataforma seja ainda mais constante”, afirmou.
Em setembro, o Uber adotou reajustes para diminuir prejuízo dos motoristas : a empresa informou que, na região metropolitana de São Paulo, os valores de ganhos com viagens UberX seriam reajustados em até 35%.
A revisão das taxas está sendo feita também em outras cidades, mas os porcentuais podem mudar conforme a região.
Segundo a empresa, os reajustes são apenas nos ganhos para os motoristas e não devem afetar os usuários.
Nos últimos meses, em meio à alta da gasolina no Brasil, passageiros do Uber estão tomando “chá de cadeira” para conseguir embarcar nas viagens pelo aplicativo.
Reagindo às reclamações, a empresa anunciou ontem o recurso Uber Prioridade, em que usuários poderão pagar para embarcar mais rápido.
A função será colocada à disposição inicialmente em Campinas (SP), Curitiba (PR) e Belém (PA) – o Uber afirma que a opção funcionará na região central das cidades, onde a espera pelo embarque tem sido mais longa.
Sem revelar valores, a empresa diz que as viagens prioritárias “custarão um pouco mais do que as do UberX (viagens populares do aplicativo)” e resultarão em mais ganhos para os motoristas.
O Uber Prioridade vai aparecer como mais uma opção na tela do passageiro depois que ele digitar o endereço de destino. Segundo o Uber, o horário de funcionamento do recurso não é fixo e acompanha a dinâmica de movimentação da cidade.
As reclamações de cancelamento de viagens cresceram nos últimos meses entre os passageiros do Uber e outros apps de transporte.
Parte do problema se deve à alta dos combustíveis no país, que dificulta a operação dos motoristas – a taxa de 10,25% acumulada pela inflação nos 12 meses terminados em setembro teve como principais contribuições os combustíveis (2,40 pontos porcentuais, sendo a gasolina responsável por 1,93 ponto porcentual individualmente).
Em comunicado ontem, porém, a empresa cita outro motivo para o lançamento do Uber Prioridade. “Como acontece no fim do ano e com a maior flexibilização das medidas restritivas de combate à covid-19, a tendência é de que haja um aumento no número de solicitações de viagens e que o uso da plataforma seja ainda mais constante”, afirmou.
Em setembro, o Uber adotou reajustes para diminuir prejuízo dos motoristas : a empresa informou que, na região metropolitana de São Paulo, os valores de ganhos com viagens UberX seriam reajustados em até 35%.
A revisão das taxas está sendo feita também em outras cidades, mas os porcentuais podem mudar conforme a região.
Segundo a empresa, os reajustes são apenas nos ganhos para os motoristas e não devem afetar os usuários.
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Táxi e aplicativos de transporte
NOTÍCIAS
https://g1.globo.com/fantastico/noticia ... ivos.ghtml
O litro da gasolina já está sendo vendido a mais de R$ 7 em postos de 14 estados e do Distrito Federal.
Em São Paulo, o combustível pode custar até R$ 6,99 o litro. Em todo o país, o etanol já custa, em média, mais de R$ 5.
“Está ficando muito complicado até de trabalhar. E, infelizmente, a única coisa que a gente tem que fazer para não prejudicar mais o passageiro ou atrasá-lo é cancelar a corrida antes de chegar nele”, diz o motorista Luis.
De 2019 para cá, o número de motoristas de aplicativos caiu de 1 milhão e 300 mil pra 1 milhão e 100 mil em todo o país.
Nos últimos quatro meses, houve uma queda de 15% na quantidade de carros alugados por quem dirige nessas plataformas.
Em nota, a Uber informou que os usuários estão tendo que esperar mais tempo por uma viagem porque há momentos em que há mais solicitações do que motoristas disponíveis. E que, por isso, podem ocorrer com mais frequência cancelamentos, tanto por parte dos passageiros quanto dos motoristas.
Também por nota, a 99 disse que apresenta as informações da corrida antecipadamente ao motorista e permite a ele aceitar ou rejeitar a viagem. Segundo a empresa, isso reflete em um baixo índice de cancelamento.
O litro da gasolina já está sendo vendido a mais de R$ 7 em postos de 14 estados e do Distrito Federal.
Em São Paulo, o combustível pode custar até R$ 6,99 o litro. Em todo o país, o etanol já custa, em média, mais de R$ 5.
“Está ficando muito complicado até de trabalhar. E, infelizmente, a única coisa que a gente tem que fazer para não prejudicar mais o passageiro ou atrasá-lo é cancelar a corrida antes de chegar nele”, diz o motorista Luis.
De 2019 para cá, o número de motoristas de aplicativos caiu de 1 milhão e 300 mil pra 1 milhão e 100 mil em todo o país.
Nos últimos quatro meses, houve uma queda de 15% na quantidade de carros alugados por quem dirige nessas plataformas.
Em nota, a Uber informou que os usuários estão tendo que esperar mais tempo por uma viagem porque há momentos em que há mais solicitações do que motoristas disponíveis. E que, por isso, podem ocorrer com mais frequência cancelamentos, tanto por parte dos passageiros quanto dos motoristas.
Também por nota, a 99 disse que apresenta as informações da corrida antecipadamente ao motorista e permite a ele aceitar ou rejeitar a viagem. Segundo a empresa, isso reflete em um baixo índice de cancelamento.
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NOTÍCIAS
https://blogs.oglobo.globo.com/ancelmo/ ... ssado.html
O mês de novembro ainda nem acabou e o número de corridas realizadas pelo aplicativo Táxi.Rio, da Prefeitura carioca, já subiu 26% em relação ao mês anterior.
O Secretário Municipal de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo, aponta um outro motivo, "além do óbvio retorno das atividades econômicas", para o salto da demanda pelo aplicativo Taxi.Rio : a possibilidade de pagar a corrida com PIX.
O mês de novembro ainda nem acabou e o número de corridas realizadas pelo aplicativo Táxi.Rio, da Prefeitura carioca, já subiu 26% em relação ao mês anterior.
O Secretário Municipal de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo, aponta um outro motivo, "além do óbvio retorno das atividades econômicas", para o salto da demanda pelo aplicativo Taxi.Rio : a possibilidade de pagar a corrida com PIX.
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NOTÍCIAS
https://prefeitura.rio/transportes/pref ... e-janeiro/
A Secretaria Municipal de Transportes autorizou o reajuste das tarifas de táxi no Rio de Janeiro para 2022.
Os novos valores entrarão em vigor nesta terça-feira (11/01).
– Conversamos com diversos representantes da categoria para debater o tema e atualizar os valores sem prejudicar o serviço. O reajuste foi calculado de forma a compensar o aumento do preço dos insumos usados pelos taxistas, mas também considerando o contexto econômico do país e da cidade – disse a secretária Maína Celidonio.
A bandeirada passa dos atuais R$ 5,80 para R$ 5,90.
A tarifa por quilômetro rodado na bandeira 1 – entre 6h e 21h, de segunda a sábado – sobe de R$ 2,60 para R$ 2,90 e na bandeira 2 – praticada entre 21h e 6h, de segunda a sábado, domingos, feriados e subidas íngremes (a qualquer horário) – de R$ 3,12 para R$ 3,48.
A Secretaria Municipal de Transportes autorizou o reajuste das tarifas de táxi no Rio de Janeiro para 2022.
Os novos valores entrarão em vigor nesta terça-feira (11/01).
– Conversamos com diversos representantes da categoria para debater o tema e atualizar os valores sem prejudicar o serviço. O reajuste foi calculado de forma a compensar o aumento do preço dos insumos usados pelos taxistas, mas também considerando o contexto econômico do país e da cidade – disse a secretária Maína Celidonio.
A bandeirada passa dos atuais R$ 5,80 para R$ 5,90.
A tarifa por quilômetro rodado na bandeira 1 – entre 6h e 21h, de segunda a sábado – sobe de R$ 2,60 para R$ 2,90 e na bandeira 2 – praticada entre 21h e 6h, de segunda a sábado, domingos, feriados e subidas íngremes (a qualquer horário) – de R$ 3,12 para R$ 3,48.
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Táxi e aplicativos de transporte
NOTÍCIAS
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2 ... m-sp.shtml
A precarização do ofício de motorista de aplicativo está levando trabalhadores que somam 150 mil ativos na cidade de São Paulo, a se organizarem para lançar um aplicativo e concorrer com os gigantes Uber e 99.
Chamada "Me Busca", a plataforma criada por uma empresa brasileira e apoiada pela Associação de Motoboys e Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Ammasp) é, segundo seus idealizadores, a primeira da região a surgir de uma iniciativa de autogestão.
"Queremos que os motoristas consigam todas as condições que as empresas não proporcionam : melhores remunerações, mais segurança e mais qualidade de trabalho", afirma à AFP Eduardo Lima, presidente da Ammasp.
Antes mesmo de seu lançamento, previsto para março, o aplicativo já conta com milhares de adesões, e eles esperam que se espalhe pelo país.
A precarização do ofício de motorista de aplicativo está levando trabalhadores que somam 150 mil ativos na cidade de São Paulo, a se organizarem para lançar um aplicativo e concorrer com os gigantes Uber e 99.
Chamada "Me Busca", a plataforma criada por uma empresa brasileira e apoiada pela Associação de Motoboys e Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Ammasp) é, segundo seus idealizadores, a primeira da região a surgir de uma iniciativa de autogestão.
"Queremos que os motoristas consigam todas as condições que as empresas não proporcionam : melhores remunerações, mais segurança e mais qualidade de trabalho", afirma à AFP Eduardo Lima, presidente da Ammasp.
Antes mesmo de seu lançamento, previsto para março, o aplicativo já conta com milhares de adesões, e eles esperam que se espalhe pelo país.
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Táxi e aplicativos de transporte
NOTÍCIAS
https://extra.globo.com/noticias/mesmo- ... 24031.html
Os mais de 300 mil motoristas da Uber no estado do Rio de Janeiro, de acordo com dados do Sindicato de Motoristas de Aplicativo do Rio (Sindmobi), terão que continuar usando as máscaras durante as corridas no município.
A informação foi divulgada pela empresa, ao GLOBO, na tarde desta terça-feira.
Segundo informações do aplicativo, a Uber continuará seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que ainda recomenda o uso de máscaras e abertura das janelas em ambientes confinados para seus motoristas e clientes.
Os mais de 300 mil motoristas da Uber no estado do Rio de Janeiro, de acordo com dados do Sindicato de Motoristas de Aplicativo do Rio (Sindmobi), terão que continuar usando as máscaras durante as corridas no município.
A informação foi divulgada pela empresa, ao GLOBO, na tarde desta terça-feira.
Segundo informações do aplicativo, a Uber continuará seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que ainda recomenda o uso de máscaras e abertura das janelas em ambientes confinados para seus motoristas e clientes.
- Jezebel do Canto e Mello
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Táxi e aplicativos de transporte
"Sindicato de Motoristas de Aplicativo", que aberração tupiniquim é essa uai, não são mais trabalhadores autônomos?
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Táxi e aplicativos de transporte
As empresas de carros de aplicativos (principalmente Uber e 99) exploram financeiramente os motoristas, além disso ainda tem alguns clientes sem noção que podem prejudicar alguns trabalhadores que trabalham como motoristas (dando notas baixas injustas para alguns motoristas, ou querendo que eles façam corridas para lugares perigosos), logo, é importante sim eles terem um sindicato.
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Táxi e aplicativos de transporte
NOTÍCIAS
EXTRA
Motoristas da Uber passaram a saber o valor e o destino das corridas antes de aceitarem ou não as viagens.
A atualização foi anunciada pela empresa nesta semana e já está valendo em cidades de grande porte e nas regiões metropolitanas das capitais.
Segundo a plataforma, o valor da corrida já era mostrado desde 2020 como teste para motoristas de centenas de cidades, como os municípios da Região Metropolitana do Rio. Já o recurso de destino detalhado foi testado em um grupo menor de cidades.
Antes, os motoristas tinham acesso prévio à região de destino e só conheciam o endereço final quando a viagem tinha início, o que, de acordo com entidades do setor, gerava reclamações dos colaboradores por conta, principalmente, de questões de segurança.
Além disso, o valor da viagem era calculado apenas com base em valores fixos de tempo e distância da corrida, e a tela de solicitação mostrava somente uma estimativa do percurso até o ponto de encontro do usuário. Agora, o valor que o motorista receberá também passa a ser exibida no cartão de oferta, como é chamada a tela em que o motorista recebe a solicitação de corrida, e onde pode aceitar ou recusar o chamado.
Para que o motorista saiba exatamente o quanto vai ganhar por uma viagem antes de aceitá-la, o cálculo deixa de ser fixo e passa a incluir mais variáveis além de tempo e distância, como o trajeto até o passageiro, o horário do dia e o perfil da viagem. A nova atualização também passa a informar ao motorista o valor adicional que ele vai ganhar nos momentos de alta demanda, quando o preço dinâmico é ativado.
O objetivo da atualização, de acordo com a plataforma, é trazer mais clareza para os motoristas, "sem prejudicar a experiência dos usuários".
Ainda segundo a Uber, para quem usa o serviço, não vai haver mudanças. "Da mesma forma que o preço final pode ser diferente caso haja mudança significativa em relação ao pedido original da viagem, com alteração de rota ou mudança no local de encerramento, o valor dos ganhos do motorista parceiro também pode ser atualizado proporcionalmente", explicou a companhia.
O cancelamento de corridas logo após serem aceitas é uma reclamação constante entre usuários de transporte por aplicativo. Por conta dos altos custos do trabalho, impactado principalmente pelos preços dos combustíveis, muitos motoristas passaram a selecionar as viagens mais vantajosas.
– Para os motoristas, saber o destino é ótimo. É uma demanda antiga, muito relacionada a nossa segurança. Já o valor das corridas, aqui no Rio nós já sabíamos, e pouco mudou efetivamente. O que tem acontecido é que os valores das corridas para os passageiros aumentou, mas o ganho dos motoristas não foi reajustado. Enquanto não houver reajuste das corridas, o número de cancelamentos ainda vai continuar acontecendo, infelizmente – avalia Luiz Corrêa, presidente do Sindicato dos Prestadores de Serviço por Aplicativo do Rio (Sindmobi).
Motoristas da Uber passaram a saber o valor e o destino das corridas antes de aceitarem ou não as viagens.
A atualização foi anunciada pela empresa nesta semana e já está valendo em cidades de grande porte e nas regiões metropolitanas das capitais.
Segundo a plataforma, o valor da corrida já era mostrado desde 2020 como teste para motoristas de centenas de cidades, como os municípios da Região Metropolitana do Rio. Já o recurso de destino detalhado foi testado em um grupo menor de cidades.
Antes, os motoristas tinham acesso prévio à região de destino e só conheciam o endereço final quando a viagem tinha início, o que, de acordo com entidades do setor, gerava reclamações dos colaboradores por conta, principalmente, de questões de segurança.
Além disso, o valor da viagem era calculado apenas com base em valores fixos de tempo e distância da corrida, e a tela de solicitação mostrava somente uma estimativa do percurso até o ponto de encontro do usuário. Agora, o valor que o motorista receberá também passa a ser exibida no cartão de oferta, como é chamada a tela em que o motorista recebe a solicitação de corrida, e onde pode aceitar ou recusar o chamado.
Para que o motorista saiba exatamente o quanto vai ganhar por uma viagem antes de aceitá-la, o cálculo deixa de ser fixo e passa a incluir mais variáveis além de tempo e distância, como o trajeto até o passageiro, o horário do dia e o perfil da viagem. A nova atualização também passa a informar ao motorista o valor adicional que ele vai ganhar nos momentos de alta demanda, quando o preço dinâmico é ativado.
O objetivo da atualização, de acordo com a plataforma, é trazer mais clareza para os motoristas, "sem prejudicar a experiência dos usuários".
Ainda segundo a Uber, para quem usa o serviço, não vai haver mudanças. "Da mesma forma que o preço final pode ser diferente caso haja mudança significativa em relação ao pedido original da viagem, com alteração de rota ou mudança no local de encerramento, o valor dos ganhos do motorista parceiro também pode ser atualizado proporcionalmente", explicou a companhia.
O cancelamento de corridas logo após serem aceitas é uma reclamação constante entre usuários de transporte por aplicativo. Por conta dos altos custos do trabalho, impactado principalmente pelos preços dos combustíveis, muitos motoristas passaram a selecionar as viagens mais vantajosas.
– Para os motoristas, saber o destino é ótimo. É uma demanda antiga, muito relacionada a nossa segurança. Já o valor das corridas, aqui no Rio nós já sabíamos, e pouco mudou efetivamente. O que tem acontecido é que os valores das corridas para os passageiros aumentou, mas o ganho dos motoristas não foi reajustado. Enquanto não houver reajuste das corridas, o número de cancelamentos ainda vai continuar acontecendo, infelizmente – avalia Luiz Corrêa, presidente do Sindicato dos Prestadores de Serviço por Aplicativo do Rio (Sindmobi).