Em breve nos feeds do Instagram haverá mais anúncios patrocinados de “influenciadores”.
Embora esta possa ser uma boa notícia para os usuários com grande número de seguidores e que ganham promovendo produtos, para o restante isto significa mais propaganda indesejada.
O Instagram, plataforma do Facebook, anunciou mudanças na sua estratégia de anúncios que permitirão a promoção das marcas que patrocinam conteúdo criado por influenciadores nos feeds dos usuários, mesmo que eles não acompanhem a conta de um influenciador.
“Umas das principais exigências das marcas até agora é a incorporação de postagens com conteúdo da marca da empresa nas suas estratégias de anúncio”, explicou a companhia.
“Com anúncios as empresas terão a oportunidade de falar delas por meio da voz dos criadores, e atingir um novo público e avaliar o impacto”, segundo o comunicado. “Utilizando as ferramentas disponíveis na plataforma de anúncios do Facebook, as empresas podem chegar a público alvo além daquele que acompanha a marca e a conta dos criadores”.
Os anúncios serão similares aos já vistos no feed e nos Stories, mas serão rotulados como “parceria paga”. A medida, segundo a companhia, é uma reposta ao desejo das marcas de focar melhor os usuários e oferecer uma experiência em termos de publicidade mais orgânica.
“Promover o conteúdo diretamente a partir do nome do influenciador oferece mais autenticidade à postagem do que se ela partir do nome da marca, e observamos um envolvimento muito maior adotando esta estratégia”, disse Liat Weingarten, vice-presidente de comunicações de marca da Old Navy.
Evan Asano, diretor executivo da MediaKix, empresa de marketing, disse que as grandes marcas estavam clamando para trabalhar com influenciadores e “não temiam em pagar US$ 500 mil por um spot publicitário com Kim Kardashian, estrela de um Reality show que aperfeiçoou a arte de ganhar dinheiro com a mídia social.
“O marketing do influenciador está explodindo e o Instagram quer um pedaço desse bolo”, disse Evan Asano.
De acordo com o Instagram, 68% dos seus usuários regulares usam a plataforma para interagir com os “criadores”.
O Instagram tem cerca de um bilhão de usuários ativos por mês, segundo porta-voz da companhia.
Apesar de as receitas do Instagram serem geradas em grande parte pelos anúncios, a empresa pretende criar novas fontes de ganhos e recentemente lançou uma ferramenta que permite aos usuários comprarem produtos sem deixar o aplicativo.
A maior parte dos anúncios no Instagram é de “marcas menores que você nunca ouviu falar” e que vendem coisas como pufes ou camisetas genéricas. “É possível que a mudança seja um sinal de que o Instagram não está lucrando com os anúncios da maneira que o Facebook deseja”.