COTAS

Um caminho para redução da exclusão ou discriminação?

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Você é favor de cotas sociais ou raciais em universidades?

sim
2
14%
não
12
86%
 
Total de votos: 14

Avatar do usuário
dedediadema
Membro
Membro
Mensagens: 3883
Registrado em: 07 Fev 2009, 17:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 29 vezes
Curtiram: 100 vezes

Re: Cotas para negros em concursos públicos.

Mensagem por dedediadema » 29 Mar 2014, 22:54

Mas que barbaridade! Nosso ensino é uma piada.

Como eu costume dizer: Quem aceita ser beneficiado por sistemas de costas esta assinando um atestado de incompetência.

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43895
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Re: Cotas para negros em concursos públicos.

Mensagem por Antonio Felipe » 29 Mar 2014, 23:02

Eu tentei ano passado o vestibular da UFRGS pela cota de ensino público. Se eu tivesse passado pela cota, seria incompetente, então? Eu acabei passando direto, sem precisar da cota, graças ao resultado do ENEM, que complementou a nota. Tentei usar a cota por necessidade - não tinha como pagar um cursinho particular e precisava da vaga na faculdade.
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: Cotas para negros em concursos públicos.

Mensagem por Riddle Snowcraft » 29 Mar 2014, 23:07

sim
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Léo Silveira
Membro
Membro
Mensagens: 1353
Registrado em: 09 Jul 2009, 14:38
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: SPFC e Guarani-MG
Localização: Divinópolis-MG
Curtiu: 6 vezes
Curtiram: 26 vezes

Re: Cotas para negros em concursos públicos.

Mensagem por Léo Silveira » 29 Mar 2014, 23:23

Quando fiz vestibular em 2007 não existia isso de cotas. Fui aprovado pelo CEFET-MG (Federal) no curso de Engenharia Mecatrônica (me formei agora), em uma concorrência de 10 candidatos por vaga, sem cotas, sem cursinho. Estudei quase minha vida toda em escola pública. Não sou negro, mas tenho uma descendência bem próxima, já que minha avó materna é negra. Se eu consegui, foi por minha capacidade intelectual. Por que um negro não pode conseguir ser aprovado em um vestibular de boa assim como eu, sem a necessidade de cotas? Acho uma palhaçada isso de cotas!!!

Avatar do usuário
Furtado
Membro
Membro
Mensagens: 6248
Registrado em: 13 Dez 2011, 21:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 89 vezes

Re: Cotas para negros em concursos públicos.

Mensagem por Furtado » 30 Mar 2014, 00:04

Antonio Felipe escreveu:Eu tentei ano passado o vestibular da UFRGS pela cota de ensino público. Se eu tivesse passado pela cota, seria incompetente, então? Eu acabei passando direto, sem precisar da cota, graças ao resultado do ENEM, que complementou a nota. Tentei usar a cota por necessidade - não tinha como pagar um cursinho particular e precisava da vaga na faculdade.
Sim.
Ex-moderador do Bar do Chespirito

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43895
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Re: Cotas para negros em concursos públicos.

Mensagem por Antonio Felipe » 30 Mar 2014, 00:15

Ok, que bom que não ter condição de pagar por um cursinho particular, não ter condição de concorrer nas mesmas condições que muitos dos candidatos, é ser incompetente... Passei graças ao esforço particular e hoje, posso dizer com meus próprios olhos que muitos cotistas na UFRGS se saem bem melhor do que os que entraram sem precisar disso.

Só quando reformarem o ensino de vez é que vamos poder colocar muito mais gente em pé de igualdade. Incompetência maior é do governo que não faz a sua parte. Já a má fé de quem frauda a cota nem merece ser considerada aqui, mas rechaçada.

Edit: tô falando aqui especificamente da cota pra vestibular.
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
Furtado
Membro
Membro
Mensagens: 6248
Registrado em: 13 Dez 2011, 21:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 89 vezes

Re: Cotas para negros em concursos públicos.

Mensagem por Furtado » 30 Mar 2014, 01:05

Vou refutá-lo:
Antonio Felipe escreveu:Ok, que bom que não ter condição de pagar por um cursinho particular
Existe o programa POP da Prefeitura. Além disso, curso pré-Vestibular não garante em nada o ingresso na faculdade. Na internet há muitas videoaulas e conteúdos que podem ajudar muito ao vestibulando. Portanto, não se justifica essa sua afirmação.
Antonio Felipe escreveu:não ter condição de concorrer nas mesmas condições que muitos dos candidatos, é ser incompetente... Passei graças ao esforço particular e hoje, posso dizer com meus próprios olhos que muitos cotistas na UFRGS se saem bem melhor do que os que entraram sem precisar disso.
Você se contradiz quando fala que não teve condições e passou pelo próprio mérito. Isso é extremamente louvável. Você tinha as mesmas condições SIM para os demais concorrentes porque estudou bastante, graças ao seu esforço. Pode não ter os mesmos meios que a maioria, mas o estudo é sempre o mesmo.

Quem é cotista necessariamente precisa se sair melhor que os demais estudantes? Mais: por quê não valorizar o esforço dos estudantes que passaram sem o uso de cotas. Graças ao seu próprio esforço, pois várias destas pessoas podem ter frequentado cursinhos, mas nada adianta se a pessoa não baixar a cabeça e estudar. Você tentar desqualificar essas pessoas está se contradizendo quando fala que entrou pelo próprio esforço. Os outros também não entraram graças ao seus estudos?
Só quando reformarem o ensino de vez é que vamos poder colocar muito mais gente em pé de igualdade. Incompetência maior é do governo que não faz a sua parte. Já a má fé de quem frauda a cota nem merece ser considerada aqui, mas rechaçada.
Ok. Eu também acho que é um absurdo as pessoas fraudarem o sistema de cotas. E isso mostra a falha completa desse sistema e a extinção/reformulação imediata das cotas no ensino público.

Cota é um gatilho para quem quer passar. Queira ou não aceitar, o objetivo único da cota é passar mais facilmente.
Ex-moderador do Bar do Chespirito

Avatar do usuário
Rafinha
Membro
Membro
Mensagens: 11769
Registrado em: 10 Fev 2009, 18:04
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Niterói, Rio de Janeiro
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Re: Cotas para negros em concursos públicos.

Mensagem por Rafinha » 30 Mar 2014, 01:18

Como já falei, eu sou a favor de cota para alunos oriundos da rede pública de ensino porque na maioria das escolas públicas o aprendizado é precário. Na minha escola, por exemplo, dava-se uma matéria de matemática por aula (seguindo as exigências do governo). O professor não tinha muita autonomia para decidir o que era de maior prioridade para lecionar aos alunos; devia seguir um cronograma corrido, sem revisão de matéria para os alunos fixarem e se familiarizarem, porque o governo/MEC impunha que era o mais adequado. É complicadíssimo passar por uma maratona de matérias que você nem sabe para que servem, para chegar no Enem completamente desnorteado. Além disso, meus professores de química eram lastimáveis; não ensinavam porcaria nenhuma e faltavam bastante. As únicas matérias que aprendi bem na escola foram língua portuguesa, geografia e filosofia/sociologia. História eu fui me aprofundar e entender melhor no cursinho pré.

Já cota para negro, eu não consigo conceber como justa - muito pelo contrário. A cor da pele em nada tem a ver com a capacidade. E a universidade não escolhe quem entra pela cor da pele.

Se a maioria dos negros vem das classes mais carentes da população, cota por ensino público já não é o bastante? Por que existe então cota pela cor da pele, se pregam em demasia em todo o planeta que negros e brancos devem ser tratados de maneira isônoma?
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43895
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Re: Cotas para negros em concursos públicos.

Mensagem por Antonio Felipe » 30 Mar 2014, 01:29

Furtado escreveu:Existe o programa POP da Prefeitura. Além disso, curso pré-Vestibular não garante em nada o ingresso na faculdade. Na internet há muitas videoaulas e conteúdos que podem ajudar muito ao vestibulando. Portanto, não se justifica essa sua afirmação.
No meu caso, eu trabalhava o dia inteiro. Não tinha tempo pra fazer curso. Aliás, mal estudei. E nem se compara a estrutura de um curso popular com a de um curso pré-vestibular como Anglo, Universitário, Unificado...
Furtado escreveu:Você se contradiz quando fala que não teve condições e passou pelo próprio mérito. Isso é extremamente louvável. Você tinha as mesmas condições SIM para os demais concorrentes porque estudou bastante, graças ao seu esforço. Pode não ter os mesmos meios que a maioria, mas o estudo é sempre o mesmo.
Você não conhece minha vida para saber... Não, não tinha as mesmas condições. Não estudei quase nada. Minha prova de matemática, por exemplo, foi péssima. Passei pelo meu desempenho em humanas. Tanto é que dos classificados no primeiro semestre, fui o antepenúltimo. Nem se compara com outros que estudaram um ano inteiro pra isso.
Furtado escreveu:Quem é cotista necessariamente precisa se sair melhor que os demais estudantes? Mais: por quê não valorizar o esforço dos estudantes que passaram sem o uso de cotas. Graças ao seu próprio esforço, pois várias destas pessoas podem ter frequentado cursinhos, mas nada adianta se a pessoa não baixar a cabeça e estudar. Você tentar desqualificar essas pessoas está se contradizendo quando fala que entrou pelo próprio esforço. Os outros também não entraram graças ao seus estudos?
Quem está desqualificando aqui não sou eu. Só estou citando o que eu vejo, que alguns que tiveram condições bem melhores estão bem longe do desempenho de alguns cotistas. É uma visão da minha realidade, não uma generalização. Meio chato ver alguns que passaram direto não estarem dando a mínima pro curso.
Furtado escreveu:Ok. Eu também acho que é um absurdo as pessoas fraudarem o sistema de cotas. E isso mostra a falha completa desse sistema e a extinção/reformulação imediata das cotas no ensino público.

Cota é um gatilho para quem quer passar. Queira ou não aceitar, o objetivo único da cota é passar mais facilmente.
Não, não há falha completa. Há brecha para distorções, que devem ser corrigidas. Não precisa acabar imediatamente, até porque nem tem como.
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: Cotas para negros em concursos públicos.

Mensagem por Barbano » 30 Mar 2014, 11:11

Não é possível que alguém ache que o ensino das escolas públicas se equivala ao das privadas, e que os que chegam ao vestibular com ensino deficitário e não passam é por incompetência. :blink:

Eu fiz um ano de cursinho e digo que, o que deveria ser algo para revisar conteúdo, se tornou para mim algo para aprender conteúdo. Em física mesmo, eu não havia estudado absolutamente nada de óptica, ondulatória e termodinâmica no Ensino Médio. Foram os 2 primeiros anos aprendendo só mecânica e o terceiro aprendendo elétrica.
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 2):
ChambónVincent Martella

Avatar do usuário
Léo Silveira
Membro
Membro
Mensagens: 1353
Registrado em: 09 Jul 2009, 14:38
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: SPFC e Guarani-MG
Localização: Divinópolis-MG
Curtiu: 6 vezes
Curtiram: 26 vezes

Re: Cotas para negros em concursos públicos.

Mensagem por Léo Silveira » 30 Mar 2014, 11:48

Barbano escreveu:Não é possível que alguém ache que o ensino das escolas públicas se equivala ao das privadas, e que os que chegam ao vestibular com ensino deficitário e não passam é por incompetência. :blink:
Isso depende muito do estado. Em Minas Gerais tem muita escola estadual boa, e digo mais: aqui em Divinópolis tem escola estadual MELHOR que certos colégios particulares meia-boca.
Digo isso porque já dei aula particular de matemática e física para dois alunos de uma conceituada escola estadual daqui. O conteúdo passado para eles estudarem foi bem avançado e apertado, mais avançado inclusive que do colégio particular no qual estudei no ensino médio.

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43895
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Re: Cotas para negros em concursos públicos.

Mensagem por Antonio Felipe » 30 Mar 2014, 11:51

Pois é... Dou meu exemplo: na escola, não aprendi nada sobre genética em biologia. Em física, não tive nada de física moderna (radioatividade, essas coisas). Em química, vi muito pouco de eletroquímica, pilhas e baterias, cinética.
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: Cotas para negros em concursos públicos.

Mensagem por Riddle Snowcraft » 30 Mar 2014, 12:09

Auto-didatismo pra que, né?
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43895
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Re: Cotas para negros em concursos públicos.

Mensagem por Antonio Felipe » 30 Mar 2014, 14:52

Como se fosse fácil aprender essas coisas sozinho, sem orientação. Ainda mais quando a pessoa já tem que estudar toda a química, física e biologia pra se preparar.
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: COTAS

Mensagem por Victor235 » 29 Ago 2017, 22:47

Sem essa. Aloysio Nunes quer abolir a comissão criada para verificar a veracidade das informações dadas por pessoas que prestam concurso dentro da cota.

Aqui não. O chanceler diz que é preciso dar crédito a autodeclaração. Não cabe a uma comissão de diplomatas verificar isso.
COLUNA DO ESTADÃO / ESTADÃO
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Responder