Transporte Público

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
Rondamon
Membro
Membro
Mensagens: 6189
Registrado em: 30 Jul 2012, 11:48
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Caieiras, SP
Curtiu: 339 vezes
Curtiram: 233 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Rondamon » 08 Jan 2017, 11:32

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/a ... ingo.ghtml
Aumento na tarifa da EMTU de ônibus intermunicipal passa a valer neste domingo
Imagem

Começaram a valer neste domingo (8) as mudanças na tarifa do transporte intermunicipal da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Mais de 570 linhas de ônibus que cortam a Grande São Paulo tiveram o preço da passagem reajustado.

O diretor-presidente da EMTU, Joaquim Lopes, justificou a tarifa de integração de R$ 1 nos terminais Diadema, Piraporinha, São Mateus, Capão Redondo e Campo Limpo, que começa a valer a partir do dia 22, dizendo que as linhas de ônibus intermunicipais não contam com auxílio do Estado.

Sobre o aumento dos valores das tarifas das linhas intermunicipais, Lopes novamente citou a falta de subsídios do governo estadual. "O sistema municipal é diferente do metropolitano. Uma informação importante é que ele não tem nenhum subsídio. Assim, a receita arrecadada tem que cobrir os custos a fim de manter os contratos equilibrados. Então basicamente essa é a razão para o reajuste das tarifas", afirmou em entrevista concedida na última quinta (5).
As linhas que eu uso frequentemente foram de R$ 4,10 para 4,35 (429-Laranjeiras/Jardim do Russo) e de R$ 5,00 para R$ 5,35 (331-Laranjeiras/Metrô Barra Funda)
Há 11 anos no Fórum Chaves! :vitoria:

Avatar do usuário
Billy Drescher
Membro
Membro
Mensagens: 13271
Registrado em: 05 Ago 2011, 20:35
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 25 vezes
Curtiram: 808 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Billy Drescher » 12 Jan 2017, 23:06

As tarifas dos ônibus do Rio estão congeladas, mas as do Estado aumentam no sábado.
Tarifas de ônibus intermunicipais são reajustadas no RJ
O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) publicou na quarta-feira (11), do Diário Oficial do Estado, a autorização das novas tarifas para o sistema rodoviário intermunicipal de passageiros do Estado do Rio de Janeiro. Segundo informou o RJTV desta quinta-feira (12), o reajuste será de 6,99%.

A determinação do reajuste levou em consideração o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses. Às tarifas obtidas pela aplicação dos coeficientes atualizados pela variação do IPCA foram adicionadas o valor de R$ 0,2783, referente às gratuidades.

Segundo o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), as novas tarifas intermunicipais entram em vigor no dia 14 de janeiro de 2017. De acordo com o Detro, o aviso sobre o valor das novas tarifas deverá ser afixado pelas empresas, nos ônibus, guichês e pontos de vendas de passagens.
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noti ... o-rj.ghtml
As linhas daqui passam de R$ 7,40 para R$ 8,20 com o reajuste.
Colaborador (08/2011 - 12/2021)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2013 - 11/2013)
Moderador Global (11/2013 - 11/2014)
Administrador (11/2014 - 05/2016)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2016 - 11/2016)
Moderador (11/2016 - 05/2018, 07/2018 - 05/2019 e 11/2019 - 05/2021)
► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
Fellipe
Membro
Membro
Mensagens: 17690
Registrado em: 30 Abr 2010, 16:00
Programa CH: Chapolin
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 508 vezes
Curtiram: 278 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Fellipe » 13 Jan 2017, 01:13

Caramba.
Esses usuários curtiram o post de Fellipe (total: 1):
Victor235

Avatar do usuário
Rondamon
Membro
Membro
Mensagens: 6189
Registrado em: 30 Jul 2012, 11:48
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Caieiras, SP
Curtiu: 339 vezes
Curtiram: 233 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Rondamon » 13 Jan 2017, 10:50

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... m-sp.shtml
Alckmin sofre derrota no TJ e terá de reduzir o valor de passagens em SP
O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve nesta terça-feira (10) decisão de primeira instância que suspende o aumento da tarifa da integração dos ônibus, de responsabilidade do município, e trilhos, a cargo do Estado.

O aumento havia sido anunciado em conjunto pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB) e pela gestão de João Doria (PSDB) na prefeitura. Essa decisão do TJ é uma derrota tanto para o governador, que apostava em reverter a decisão de primeira instância, como para Doria. Em evento na manhã desta terça, no Palácio dos Bandeirantes, Alckmin disse que a decisão liminar da Justiça era descabida e que seria revertida no TJ, o que não ocorreu.

O governo Alckmin emitiu nota na noite desta terça afirmando que o Estado e a Prefeitura de São Paulo voltarão a praticar os mesmos valores de antes do reajuste. "Em regime de mutirão, equipes trabalharão durante toda a madrugada para ajustar o sistema de bilhetagem ao novo valor da integração, que entrará em vigor nesta quarta-feira (11)", afirma nota do governo. A SPTrans informou que não vai praticar os valores nesta quarta.

A decisão de aumentar a integração foi uma saída achada pelas equipes do governo e da prefeitura para cumprir promessa de João Doria de congelar a tarifa do sistema municipal. Alckmin resolveu seguir o afilhado político em relação à tarifa básica de R$ 3,80, mas reajustou outras modalidades em busca de equilíbrio financeiro.

O reajuste foi de 14,8%, acima da inflação prevista de 6,4%. Dimas afirmou ainda que faltou detalhamento técnico para a medida.
,

Já reduziu. Os valores voltaram ao que eram, mas claro que o Governo do Estado vai recorrer da decisão.
Há 11 anos no Fórum Chaves! :vitoria:

Avatar do usuário
Don_aCHiles
Membro
Membro
Mensagens: 499
Registrado em: 30 Ago 2012, 17:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Tangamandápio
Curtiu: 22 vezes
Curtiram: 10 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Don_aCHiles » 14 Jan 2017, 15:07

Na capital do meu estado, João Pessoa, também teve um aumento na tarifa de ônibus. Maior que o da inflação também mas no Rio foi demais véi. Um tapa na cara dos cariocas. :O
Que bom que em SP não ocorreu o aumento, ao menos ainda não né...
Imagem
Usuário do FCH desde Agosto/2012
Ex-Moderador do FUCH (Setembro/2012 - Maio/2013)
Vencedor do Usuário CH do FUCH (Março/2015)
Campeão de "A Casa do FUCH 2"
Campeão do "Big FUCH Brasil"

Imagem

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Barbano » 14 Jan 2017, 15:10

Para os cariocas não subiu um centavo ainda...
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Victor235 » 14 Jan 2017, 21:05

Que Dimas? Do nada jogam esse nome só no último parágrafo.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103923
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4914 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por E.R » 15 Jan 2017, 11:49

http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/20 ... nibus.html

Imagem
Engenheiro responsável pelas linhas 1 e 2 do metrô e de outros grandes projetos do Rio de Janeiro, o vice-prefeito Fernando Mac Dowell já chegou criando polêmica antes mesmo de ser empossado secretário de Transportes.

Pediu ao antecessor para cancelar o reajuste das passagens de ônibus, que ele afirma que só concederá se, após auditoria realizada por ele mesmo, considerar necessário. Diz ainda que quer municipalizar o metrô para melhorar a operação, com a volta da transferência de trens no Estácio.

Além disso, esse carioca, de 71 anos, quer restabelecer as linhas de ônibus municipais que foram extintas ou encurtadas na reestruturação iniciada em 2015.

O senhor já falou que pretende municipalizar o metrô. Como está isso ?

O estado está passando por problemas complicados, mas nós poderemos puxar o metrô para a responsabilidade do município. Não vamos gastar nada, porque ele já é concedido. Por que eu quero fazer isso ? Porque já está em 86% a redução de capacidade (de transporte) do metrô. A concessionária deixou de fazer o piloto automático da Linha 2.

Sua ideia é voltar a ter a baldeação no Estácio ?

Sim, fazer a troca. Porque aquilo foi tudo estudado. Se eu puder fazer com que a concessionária perceba que fazendo isso ela vai ter um volume de tráfego muito maior, vai dar mais condições a ela de ânimo.

Qual o prazo para não haver aumento da tarifa de ônibus ?

Nós não fixamos nada. Eles (empresários) vieram aqui. Eu pedi uma série de dados. Saí com duas sacolas de papel. Uma das coisas que consegui foi ter a demanda diária de passageiros online. Porque se não tiver online a demanda, ficam eles falando uma coisa, eu falando outra. Me deram várias coisas técnicas. O interessante é que eles não davam nada antes. Acho que a gestão anterior também não pedia.

E vai negar aumento antes de ter 100% da frota com ar condicionado, como já disse ?

Exatamente. Isso eu fui claro com eles.

Há novo prazo para refrigeração dos ônibus ?

Ainda não.

O que vai ser da reestruturação das linhas de ônibus concluída ano passado (51 linhas extintas, 26 encurtadas e 25 criadas) ?

Aquilo foi a maior estupidez que eu já vi, porque eu sou da época que o Rio se orgulhava de ter a maior frota e o maior sistema de transporte coletivo. Você saía aqui e queria ir lá para não sei aonde, você ia. Agora, tem linha com menos 300 ônibus. Aí pergunto. Viu em alguma delas a tarifa baixar ? Não. Por mim, faria algo (nas linhas) com tendência a voltar a ser o que era.

E se as empresas forem à Justiça requerer o reajuste, já que está no contrato de concessão ?

Hoje (quinta-feira) conheci as procuradoras (do município) e discuti vários assuntos. Não vou dizer que nós não vamos nos preparar. Vamos. Eu tenho que defender as pessoas. Mexer em tudo não é tarefa simples, por isso falo da complexidade desse processo. Não fico me preparando para o cara me dar uma dentada para depois reagir. Eu já fico preparado para dar logo uma.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Chad'
Membro
Membro
Mensagens: 10693
Registrado em: 23 Abr 2012, 21:18
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Portuguesa
Curtiu: 111 vezes
Curtiram: 271 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Chad' » 15 Jan 2017, 12:20

Victor235 escreveu:Que Dimas? Do nada jogam esse nome só no último parágrafo.
Entra no link da Folha que você vai entender.
Títulos e posições de destaque:
1º em A Fazenda do Fórum Chaves 4 :campeao:
1º no Foot Betting 2015 :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - dezembro/2015 :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - setembro/2016 :campeao:
1º no Torneio GUF 19 - Série A :campeao:
1º em A Fazenda do Fórum Chaves Segunda Chance :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - junho/2019 :campeao:
2º na eleição de usuário do mês - agosto/2012 :vice:
2º na eleição de usuário do mês - outubro/2013
2º no XIV Concurso de Piadas
2º no Trivia Fórum Chaves 3
2º na A Casa do Chavesmaníacos 14
2º no Foot Betting 2017
3º na eleição de usuário do mês - setembro/2013 :terceiro:
3º no Torneio GUF Série B 14
3º na eleição de usuário do mês - outubro/2015
3º no Torneio GUF Série A 18
3º na eleição de usuário do mês - janeiro/2016
3º na eleição de usuário de 2016
3º na eleição de usuário do mês - novembro/2017
3º na eleição de usuário do mês - março/2019
3º no Bolão do Brasileirão 2019
4º na III A Fazenda do Fórum Chaves Imagem
4º na eleição de usuário do mês - abril/2015
4º na eleição de usuário do mês - novembro/2015
4º no Bolão da Copa América 2019
4º na eleição de usuário do mês - setembro/2019

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Victor235 » 15 Jan 2017, 18:38

Ah sim, a notícia não estava na íntegra por aqui.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Chokito Cabuloso
Membro
Membro
Mensagens: 5672
Registrado em: 28 Jun 2013, 18:49
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Ed Gein FC
Localização: Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 189 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Chokito Cabuloso » 15 Jan 2017, 22:15

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/ ... o-rio.html

Por que não encurtam esta linha até um local razoável ou botam segurança armada?
Imagem

Avatar do usuário
Billy Drescher
Membro
Membro
Mensagens: 13271
Registrado em: 05 Ago 2011, 20:35
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 25 vezes
Curtiram: 808 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Billy Drescher » 15 Jan 2017, 22:33

A linha já foi encurtada.

Ela ia até o Jardim de Alah em Ipanema. Com as mudanças do antigo prefeito, a linha só vai até Copacabana.
Colaborador (08/2011 - 12/2021)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2013 - 11/2013)
Moderador Global (11/2013 - 11/2014)
Administrador (11/2014 - 05/2016)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2016 - 11/2016)
Moderador (11/2016 - 05/2018, 07/2018 - 05/2019 e 11/2019 - 05/2021)
► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
Chokito Cabuloso
Membro
Membro
Mensagens: 5672
Registrado em: 28 Jun 2013, 18:49
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Ed Gein FC
Localização: Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 189 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Chokito Cabuloso » 15 Jan 2017, 22:48

Eu digo encurtar na ponta podre que vai pra favela na Zona Norte. Sei lá qualquer bairro que coleta estes pivetes, faz a curva, passa direto no ponto. Eu li que é a pior linha do RJ.
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103923
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4914 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por E.R » 03 Fev 2017, 03:13

EXTRA

Apesar de o secretário municipal de Transportes, Fernando Mac Dowell, ter declarado que não aumentaria as tarifas de ônibus até que toda a frota estivesse equipada com ar, o órgão agora estuda subir as passagens de R$ 3,80 para R$ 3,95.

Na semana passada, Fernando Mac Dowell e a ex-merendeira Kelly Amaral, subsecretária de Gestão, apresentaram a proposta para empresários durante reunião na sede da secretaria.

Pelo que foi discutido, o reajuste seria concedido até o mês de junho.

A informação foi confirmada por duas fontes da própria secretaria.

Na próxima quarta, haverá uma audiência judicial com representantes da Procuradoria Geral do Município e da Secretaria de Transportes com promotores do Ministério Público Estadual. A reunião tem como objetivo encontrar uma solução para o impasse judicial decorrente da demora na climatização dos ônibus.

Também deverá ser analisada uma possível relação entre o reajuste das passagens e a refrigeração dos veículos na cidade do Rio de Janeiro.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Fellipe
Membro
Membro
Mensagens: 17690
Registrado em: 30 Abr 2010, 16:00
Programa CH: Chapolin
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 508 vezes
Curtiram: 278 vezes

Re: Ônibus

Mensagem por Fellipe » 03 Fev 2017, 18:24

Todo ano o reajuste é feito por causa dessa refrigeração...

Responder