http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/20 ... nibus.html
Engenheiro responsável pelas linhas 1 e 2 do metrô e de outros grandes projetos do Rio de Janeiro,
o vice-prefeito Fernando Mac Dowell já chegou criando polêmica antes mesmo de ser empossado secretário de Transportes.
Pediu ao antecessor para
cancelar o reajuste das passagens de ônibus, que ele afirma que só concederá se, após auditoria realizada por ele mesmo, considerar necessário. Diz ainda que quer municipalizar o metrô para melhorar a operação, com a volta da transferência de trens no Estácio.
Além disso, esse carioca, de 71 anos,
quer restabelecer as linhas de ônibus municipais que foram extintas ou encurtadas na reestruturação iniciada em 2015.
O senhor já falou que pretende municipalizar o metrô. Como está isso ?
O estado está passando por problemas complicados, mas nós poderemos puxar o metrô para a responsabilidade do município. Não vamos gastar nada, porque ele já é concedido. Por que eu quero fazer isso ? Porque já está em 86% a redução de capacidade (de transporte) do metrô. A concessionária deixou de fazer o piloto automático da Linha 2.
Sua ideia é voltar a ter a baldeação no Estácio ?
Sim, fazer a troca. Porque aquilo foi tudo estudado. Se eu puder fazer com que a concessionária perceba que fazendo isso ela vai ter um volume de tráfego muito maior, vai dar mais condições a ela de ânimo.
Qual o prazo para não haver aumento da tarifa de ônibus ?
Nós não fixamos nada.
Eles (empresários) vieram aqui. Eu pedi uma série de dados. Saí com duas sacolas de papel.
Uma das coisas que consegui foi ter a demanda diária de passageiros online. Porque se não tiver online a demanda, ficam eles falando uma coisa, eu falando outra. Me deram várias coisas técnicas. O interessante é que eles não davam nada antes. Acho que a gestão anterior também não pedia.
E vai negar aumento antes de ter 100% da frota com ar condicionado, como já disse ?
Exatamente. Isso eu fui claro com eles.
Há novo prazo para refrigeração dos ônibus ?
Ainda não.
O que vai ser da reestruturação das linhas de ônibus concluída ano passado (51 linhas extintas, 26 encurtadas e 25 criadas) ?
Aquilo foi a maior estupidez que eu já vi, porque eu sou da época que o Rio se orgulhava de ter a maior frota e o maior sistema de transporte coletivo. Você saía aqui e queria ir lá para não sei aonde, você ia. Agora, tem linha com menos 300 ônibus. Aí pergunto. Viu em alguma delas a tarifa baixar ? Não. Por mim, faria algo (nas linhas) com tendência a voltar a ser o que era.
E se as empresas forem à Justiça requerer o reajuste, já que está no contrato de concessão ?
Hoje (quinta-feira) conheci as procuradoras (do município) e discuti vários assuntos. Não vou dizer que nós não
vamos nos preparar. Vamos.
Eu tenho que defender as pessoas. Mexer em tudo não é tarefa simples, por isso falo da complexidade desse processo. Não fico me preparando para o cara me dar uma dentada para depois reagir. Eu já fico preparado para dar logo uma.