Transporte Público

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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 30 Nov 2019, 23:49

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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 15 Dez 2019, 12:40

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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 31 Dez 2019, 12:26

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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 01 Jan 2020, 18:49

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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 02 Jan 2020, 23:30

https://extra.globo.com/noticias/rio/va ... 68211.html
Entre a noite do dia 31 e a manhã desta quinta-feira, 16 articulados do BRT foram vandalizados, tendo vidros das janelas quebrados, portas destruídas, alçapões arrancados e lataria amassada ao longo dos corredores Transoeste e Transcarioca.

Todo o sistema ficou com intervalos irregulares.

No entanto, as ações criminosas não deixaram feridos.

Segundo a concessionária, o vandalismo causou a retirada dos veículos de operação para manutenção, prejudicando cerca de 19 mil passageiros.

Para se ter uma ideia, uma porta quebrada pode tirar um ônibus de circulação por um dia.

No caso de vidros quebrados, até cinco dias, se for afetado o mecanismo do veículo.

Em média, um BRT leva 180 pessoas e faz sete viagens por dia, ou seja, essas 1,2 mil pessoas precisarão usar outros ônibus a cada dia que esse veículo estiver em manutenção.

Como foram 16 articulados vandalizados, cerca de 19,2 mil passageiros serão afetados por dia até que os veículos sejam consertados.

O corredor Transcarioca atende cerca de 155 mil passageiros diariamente. Já o corredor Transoeste transporta em média 187 mil todos os dias.
Editado pela última vez por Bugiga em 11 Mar 2020, 18:35, em um total de 1 vez.
Razão: Colocação de spoiler em notícia longa
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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 08 Jan 2020, 11:27

https://veja.abril.com.br/blog/radar/df ... ro-onibus/

O aplicativo de transporte coletivo CityBus deve começar suas operações no Distrito Federal em abril deste ano.

O sistema, que usa micro-ônibus sem um itinerário predefinido, já funciona em Goiânia desde 2019.

Pelo aplicativo, as viagens são desenhadas em tempo real à medida em que os passageiros fazem a solicitação.

As primeiras cidades contempladas serão Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo II.

No início, 25 micro-ônibus serão colocados em circulação.

A frota será controlada pela empresa de ônibus Urbi.
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Re: Transporte Público

Mensagem por Chapolin Gremista » 12 Jan 2020, 22:01

Contra o aumento da passagem!
Golpista Ibaneis aumenta preço da passagem em 10% no DF
O aumento nas tarifas de ônibus e do metrô não vem acompanhado de melhora nos serviços, mas serve apenas para engordar o bolso dos empresários

Em sintonia com os governos direitistas de outros estados – e até dos esquerdistas no Nordeste -, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) aumentou a tarifa do transporte público em 10%. Os valores do ônibus e metrô que são de R$ 2,50, R$ 3,50 e R$ 5,00, passarão a custar R$ 2,75, R$ 3,85, e R$ 5,50, respectivamente, a partir de segunda-feira (13). A medida assinada pelo governador em exercício, Paco Britto, foi publicada no Diário Oficial do DF na última sexta-feira (10).

O secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro, declarou que a medida visa equiparar o custo do sistema e, ainda, diminuir a dívida que o governo teria com as empresas de ônibus, de R$ 247 milhões. Além disso, ele afirmou que o governo estaria negociando, com as empresas, a aquisição de pelo menos 80 novos veículos para atender a população.

No entanto, as declarações não passam de desculpas e promessas para iludir o povo. O aumento nas tarifas de ônibus e metrô não vem acompanhado de melhora nos serviços. Antes, servem apenas para aumentar os lucros das empresas que operam no transporte público, promovendo uma verdadeira transferência de renda dos trabalhadores para a burguesia.

Além disso, é de conhecimento da população o caráter entreguista e lacaio do governo Ibaneis que já promoveu um ataque ao passe livre estudantil no início de 2019 e vem tentando privatizar o metrô do DF, por meio da ofensiva dirigida aos funcionários. Ambos os ataques, até o momento, foram frustrados devido à mobilização da juventude que saiu às ruas pela manutenção do direito ao passe livre e por parte dos metroviários que fizeram greve por 77 dias em 2019 por reajuste nos salários e manutenção dos acordos coletivos.

Vale destacar que o aumento da passagem do transporte público é feito numa situação de crise social e econômica. Essa crise afeta a grande maioria da população brasileira que sofre com a retirada de direitos trabalhistas, acompanhado da desvalorização dos salários – isso no caso dos trabalhadores que têm a carteira assinada – e recorde de trabalhadores na informalidade. A alta da inflação piora ainda mais essa situação de crise.

Diante desse cenário, assim como tem feito nas diversas capitais do país, a juventude deve sair às ruas com os trabalhadores contra o aumento abusivo da passagem e pelo fim do governo golpista de Ibaneis e do presidente eleito pela fraude, Jair Bolsonaro.
https://www.causaoperaria.org.br/golpis ... -10-no-df/
Editado pela última vez por Bugiga em 11 Mar 2020, 18:35, em um total de 1 vez.
Razão: Colocação de spoiler em notícia longa
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

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Re: Transporte Público

Mensagem por Chapolin Gremista » 14 Jan 2020, 17:56

Ataque à classe trabalhadora
Seis capitais aumentaram a passagem em 2020, é preciso reverter na rua
É preciso mobilizar a juventude e os trabalhadores contra o aumento dos transporte e contra os governos golpistas


O ano de 2020 teve início com o aumento no preço dos transporte em pelo menos seis capitais do país: Boa Vista, Brasília, Macapá, Recife, São Paulo e Vitória. Na capital do estado do Alagoas, Maceió, há também a previsão de aumento.

O aumento no preço das passagens dos transportes é uma política criminosa que visa beneficiar o interesses das empresas que controlam o transporte público nas diversas capitais, verdadeiras máfias que vivem da extorsão do salário da classe trabalhadora.

Na capital paulista, por exemplo, comandada pelo PSDB, o preço da passagem é de R$4,40. No Recife, o preço que hoje é de R$3,70, poderá chegar a R$4 em março

Em algumas capitais, como São Paulo, estão sendo convocados atos contra o aumento das tarifas, este é de fato o caminho para se derrotar esta política.

É preciso, no entanto impulsionar estas mobilizações, conferindo a elas um programa e uma política clara. Denunciar o aumento, o qual prejudica ainda mais a população mais pobre, que têm uma parte ainda maior de seus míseros ganhos destinada para pagar os valores absurdos das passagens de ônibus e metrô.

Levantar, em todas as mobilizações, a reivindicação de gratuidade dos transportes públicos juntamente com a estatização deste serviço, colocando-o sobre controle dos próprios trabalhadores . Este é o único caminho para acabar com o monopólio das empresas privadas, as quais lucram às custas da precariedade dos serviços e do dinheiro da população.

Além da luta contra o aumento das passagens, é necessário vincular as mobilizações com a luta política mais geral que se trava hoje no país. No caso de São Paulo, por exemplo, é preciso levantar a reivindicação de Fora Covas! E Fora Dória! Dois governos tucanos e golpistas, inimigos declarados da classe trabalhadora e da juventude. Em todos atos impulsionar também a luta pelo Fora Bolsonaro e todos os golpistas.
https://www.causaoperaria.org.br/seis-c ... er-na-rua/
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Re: Transporte Público

Mensagem por Chapolin Gremista » 16 Jan 2020, 14:25

Contra aumento da passagem
Amanhã: todos ao Theatro Municipal contra o aumento da passagem em SP
É necessário protestar contra o aumento da passagem, a repressão policial, a exclusão social e a entrega do patrimônio público

Neste próximo dia 16 de janeiro, o Partido da Causa Operária estará no Theatro Municipal de São Paulo, a partir das 18h com bateria, bandeiras, cartazes e panfletos para protestar junto a outros movimentos contra o aumento da passagem do transporte público de São Paulo. O momento também servirá para por em xeque toda a política direitista de aumento da repressão policial, exclusão social e entrega do patrimônio público promovida pelo governador João Dória e pelo prefeito Bruno Covas.

Sempre é bom lembrar que o PSDB paulista apoia o governo Bolsonaro e comanda uma das polícias mais violentas do país, responsável por inúmeros desaparecimentos e massacres contra o povo pobre da periferia, a exemplo da chacina ocorrida em Paraisópolis. Nas áreas que poderiam trazer melhorias das condições de vida da população, Dória realizou o fechamento de unidades básicas de saúde e paralisou diversas obras em hospitais.

Na educação, ainda quando prefeito, o atual governador pretendeu dar ração às crianças das escolas públicas, restringiu o acesso à merenda escolar e dificultou a entrega de leite a milhares de famílias necessitadas. No âmbito da cultura, cortou verba de incentivo, apagou grafites em murais, que são obras de arte tradicionais da cidade. Também atacou violentamente os moradores de ruas e usuário de drogas, nas vezes em que mandou jogar sobre eles água fria em pleno inverno. Fomentou ações desastrosas na Cracolândia, como a derrubada de um prédio na região com pessoas nas imediações, causando feridos e mortos.

Portanto, é necessário lutar pelo Fora Dória, Fora Covas e Fora Bolsonaro, todos políticos da direita golpista que tem se alastrado no país com medidas anti-povo e pró-burguesia. Maiores informações sobre o evento no Facebook.

https://www.causaoperaria.org.br/amanha ... gem-em-sp/
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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 16 Jan 2020, 17:31

A saúde financeira das empresas de ônibus no Brasil tá cada vez pior.

--
https://extra.globo.com/noticias/rio/co ... 93422.html

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Motoristas, cobradores, fiscais e funcionários da administração da Viação Acari, em Cascadura, na Zona Norte do Rio de Janeiro, fazem uma paralisação, nesta quinta-feira.

Eles protestam contra o atraso de dois meses de salários e a falta de pagamento do 13º.

De acordo com José Carlos Sacramento, vice-presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores do Rio de Janeiro (Sintraturb Rio), o problema com o atraso no pagamento se arrasta há alguns meses e, agora, cerca de 600 profissionais decidiram cruzar os braços.

— Os motoristas e cobradores não suportam mais essa situação. As cestas básicas estão em dia, mas o salário chega a ser pago em quatro parcelas dentro do mês. Não queremos prejudicar o usuário, mas infelizmente com a falta de responsabilidade por parte da direção da empresa e do próprio consórcio, ele acaba pagando a conta — disse.

A Viação Acari — que atua atua nos consórcios Internorte e Transcarioca — é responsável pelas linhas 254 (Madureira X Candelária), 607 (Cascadura X Rio Comprido), 457 (Abolição X Copacabana), 456 (Norte Shopping X Copacabana), 650 (Marechal Hermes X Engenho Novo), 667 (Madureira X Méier), 686 (Fazenda da Bica X Madureira) e 277 (Rocha Miranda X Candelária).

Em nota, a Viação Acari informou que busca medidas emergenciais para minimizar os efeitos da paralisação dos funcionários.

A empresa alega que esse quadro é "reflexo da maior crise enfrentada pelas empresas de ônibus do Rio de Janeiro".
Editado pela última vez por Bugiga em 11 Mar 2020, 18:34, em um total de 1 vez.
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Re: Transporte Público

Mensagem por Chapolin Gremista » 16 Jan 2020, 20:16

Se a saúde das empresas tá ruim, imagina a dos passageiros.
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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 16 Jan 2020, 22:37

Os passageiros sofrem mesmo, principalmente na Zona Oeste e na Zona Norte.

Mas é importante a saúde financeira das empresas estar boa, porque geram empregos.
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Re: Transporte Público

Mensagem por Chapolin Gremista » 19 Jan 2020, 02:33

BRTs em Recife
Canibais
A imprensa burguesa, cínica como de costume, resolveu atribuir aos trabalhadores pernambucanos a culpa pela destruição dos BRTs.
Por Victor Assis

A eternamente canalha imprensa burguesa pernambucana, há algum tempo, resolveu acrescentar ao seu vocabulário o termo canibalização. O termo, embora remeta imediatamente à palavra canibal, não está relacionado com a prática da antropofagia: a canibalização consistiria na remoção de peças de um equipamento para seu posterior comércio ou na substituição improvisada e inadequada de determinadas peças para suprir alguma necessidade imediata.

Ambas as definições têm sido utilizadas pela imprensa burguesa para caracterizar a situação calamitosa dos BRTs (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) na Região Metropolitana do Recife (RMR). Os BRTs, que foram implementados em várias cidades brasileiras na última década, são ônibus que funcionam sob a base de um sistema próprio, também conhecido como “metrô sobre rodas”. Na RMR, os BRTs foram projetados para terem plataformas de embarque e desembarque elevadas – com ingresso mediante pagamento antecipado -, ônibus modernos com ar-condicionado e corredor exclusivo. Esse projeto, no entanto, nunca foi plenamente realizado.

Os BRTs deveriam representar uma grande mudança na mobilidade urbana pernambucana e estar inaugurados até o ano de 2014, conforme era prometido pelo governo do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Seria, assim, um legado para população pernambucana deixado pela organização da Copa do Mundo de 2014.

Como era de se esperar, os BRTs não ficaram prontos no ano de 2014. Apenas uma parte minoritária das estações foi inaugurada e apenas duas linhas entraram em circulação. Embora a direita, levando a reboque setores da esquerda nacional, procurasse organizar protestos contra a Copa do Mundo para tentar desestabilizar a então presidenta Dilma Rousseff, toda a imprensa burguesa se calou perante ao verdadeiro escândalo centrado na instalação dos BRTs. Afinal, denunciar todas as falcatruas do PSB, que embolsou milhões com a realização da Copa em Pernambuco, ao mesmo tempo em que se unia aos maiores vigaristas da política nacional para derrubar o governo petista, não era de interesse da direita.

O escândalo ao que me refiro não se trata de alguma fofoca de que algum deputado estadual do PSB teria recebido dinheiro de alguma construtora para contratá-la durante a instalação dos BRTs, nem alguma delação premiada contra o então governador Eduardo Campos expondo alguma movimentação ilícita. A maior e mais escandalosa prova de que os BRTs foram uma plataforma para que os golpistas do PSB saqueassem o povo pernambucano é a própria maneira como as obras foram realizadas.

Na Avenida Caxangá, uma das mais importantes da cidade, que leva ao oeste recifense, vários indícios mostram que os interesses da população foram a última coisa a ser considerada na implementação dos BRTs. A avenida deveria comportar três terminais integrados para que o sistema funcionasse de acordo com o previsto. No entanto, em 2014, apenas um dos terminais estava funcionando – o Terminal Integrado da Caxangá, que já existia antes da implementação dos BRTs. Os outros dois apenas foram entregues em 2018.

Até 2018, no entanto, o sistema foi sendo imposto a todo custo, forçando os usuários a se submeterem a todo tipo de humilhação e sabotagem para chegar a seu local de trabalho. Quando enfim os terminais ficaram prontos, provou-se que o sistema de BRTs é mais lento do que o que já funcionava na Avenida Caxangá: o sistema simples de faixa exclusiva para ônibus. A diferença, no entanto, é que a retirada das linhas comuns da Avenida Caxangá fez com que se tornasse praticamente impossível que um BRT não passasse lotado nas estações, visto que pouquíssimas linhas são comportadas pelo sistema. Um viaduto que corre sério risco de desabamento desde o seu primeiro dia de vida também faz parte das obras para a implementação dos BRTs.

Outra “novidade” trazida pelos BRTs foi a exclusividade do cartão VEM – Vale Eletrônico Metropolitano. Nos ônibus comuns, o usuário tinha o direito de escolher se iria pagar a passagem em dinheiro ou com o cartão. Nos BRTs. não há a opção de pagamento em dinheiro – o que força os trabalhadores a sempre estarem munidos do cartão de passagens. No entanto, o problema vai além disso: a cada recarga que é feita no cartão, o usuário é obrigado a pagar uma “taxa de conveniência”. Os estudantes, que usam o VEM estudantil, são forçados a, além de passar o cartão, passar por um teste de biometria. Se a biometria falhar – o que ocorre frequentemente -, não há nada o que fazer: não há como ingressar na estação, e os fiscais uniformizados de laranja garantem que assim seja.

A total ineficiência dos BRTs da RMR é comprovada por uma lista bastante extensa, a qual não teremos condições de apresentar nesta coluna. Aos interessados, fica o convite para se aventurar pelo sistema. Agora, no entanto, é hora de voltarmos à discussão sobre a canibalização.

Apesar de toda a sabotagem que os capitalistas provocaram contra a população durante a aplicação dos BRTs, o esgoto editorial pernambucano insiste em erguer uma outra tese para o total colapso do sistema. Para a imprensa burguesa, que, nos últimos dias, têm decretado o fim dos BRTs, o colapso do sistema se deu por causa da canibalização promovida pela população. Em artigo intitulado Bye bye BRT pernambucano, assinado por Roberta Soares, o Jornal do Commercio explica:

No ano passado, a esperança de ver o sistema ser reerguido pelo Estado morreu e vimos o BRT Via Livre ser literalmente canibalizado – algumas estações, mesmo em funcionamento, tiveram piso, teto e fios roubados por viciados para serem comercializados em troca de crack.

É, é isso mesmo que você acabou de ler… Se os BRTs não funcionam, se são comboios que enlatam aqueles que perdem 1/6 de seu dia se deslocando para o trabalho, se até hoje não tiveram suas obras concluídas, se não atendem as demandas mínimas do povo, a grande culpa é de ninguém menos que o próprio povo. Como dito pela própria Roberta Soares, o generosíssimo Estado até teria tentado reerguer o sistema, se não fossem os mal-educados usuários do transporte público.

O cinismo da imprensa pernambucana serve não só para mostrar claramente de que lado está – o dos patrões -, como também seu aspecto nazista. Para Soares, portanto, o mundo seria maravilhoso e belo, se não fossem aqueles cracudos que não sabem que se comportar como pessoas civilizadas. Eis, inclusive, a razão pela qual a imprensa pernambucana tem utilizado o termo canibalização. Ao invés de, simplesmente, falar em roubo de peças, vandalismo, danos ao patrimônio ou sucateamento, órgãos como o Jornal do Commercio querem deixar bem claro o aspecto animalesco da destruição dos BRTs: os BRTs estariam em colapso porque o povo não sabe se comportar como gente. Fica a pergunta: se a imprensa burguesa acha que não são gente, o que falta para exigir que se crie uma linha de BRT que leve os cracudos para a câmara de gás?

Esse desprezo pelo povo também pode ser visto em outro trecho do mesmo artigo. Na legenda de uma foto que mostra passageiros entrando na plataforma sem pagar, lê-se: passageiros invadem sistema até por diversão. Ou seja, de fato, o valor abusivo de R$ 3,45 não seria o motivo pelo qual há quem não pague a passagem, mas simplesmente porque o povo pernambucano seria uma espécie tão atrasada do desenvolvimento civilizatório que colocaria a fantástica diversão de arriscar-se a ter a cabeça arrancada por um BRT acima de qualquer valor social.

Quem seriam de fato os canibais?
https://www.causaoperaria.org.br/canibais/
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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 21 Jan 2020, 05:32

https://oglobo.globo.com/rio/teste-com- ... s-24201837
Em pleno verão, quando as temperaturas batem recordes, o projeto de instalar ar-condicionado nos ônibus do Rio de Janeiro ainda não saiu do forno.

Durante duas semanas de vistorias pela cidade, equipes do GLOBO constataram que parte considerável da frota não está climatizada, e, com a ajuda de um termômetro, foi possível atestar que o calorão inclemente pode submeter os passageiros a quase 40 graus em ambiente fechado.

Durante uma hora, a reportagem contabilizou na Central do Brasil, por onde passam dezenas de linhas de várias regiões, que 46% dos veículos não tinham aviso de ar-condicionado e viajavam de janelas abertas.

No interior dos coletivos, mesmo aqueles que anunciam ter ar-condicionado, as condições de viagem podem ser ainda piores. Embora informasse estar climatizado, um ônibus da linha 397 (Campo Grande-Candelária) trafegava, por volta das 16h30m, com temperatura de 34 graus, para o desespero de passageiros como a estudante Camila Corrêa. Pelo fato de o ônibus em tese ter ar condicionado, as janelas estavam fechadas, o que agravava o desconforto.

É tão comum que os avisos de climatização não reflitam a realidade que os passageiros mais experientes, como Camila, preferem pegar os “quentões”, onde, ao menos, podem abrir as janelas para deixar entrar um ventinho.

— Tento ao máximo não pegar esses ônibus que deveriam ter ar-condicionado. Prefiro entrar nos antigos para garantir a janela aberta — contou a estudante.

Um pouco depois, no 497 (Penha-Cosme Velho), que estava lotado, a diarista Marilsa de Oliveira enxugava o suor do rosto com uma toalha. Ela diz nunca ter embarcado em um ônibus da linha com ar-condicionado :

— É sempre esse calor. É difícil não se sentir mal.

Apesar do sufoco cotidiano a bordo dos ônibus, um acordo firmado em abril de 2018 entre as concessionárias e a prefeitura estabelecia que 80% da frota deveriam estar climatizados até o fim do ano passado. Em junho deste ano, o percentual tem que chegar a 90%. E, em 30 de setembro, a 100%.

Com base em dados oficiais informados pela Secretaria municipal de Transportes sobre o número total de ônibus em circulação e o de veículos com ar-condicionado, a proporção de coletivos climatizados deve estar em 75%.

O cálculo leva em conta os 367 articulados do BRT que são climatizados desde a implantação do serviço. A marca ainda estaria abaixo da meta. Mas seria melhor do que é verificado na prática pelos passageiros.

Em Campo Grande, na semana passada, a dona de casa Elaine Araújo avistou um ônibus da linha 837, que circula na Zona Oeste, com o adesivo escrito “ar-condicionado”. Ela já embarcou sabendo que era pequena a chance de a placa garantir um refresco. Sem manutenção, o aparelho de climatização não funcionava corretamente, e as janelas travadas seriam seu martírio na viagem de 40 minutos até o terminal rodoviário do bairro.

— O aparelho, às vezes, funciona só com a ventilação e até pinga na gente — reclama Elaine, que usa um leque para se abanar dentro do ônibus “climatizado”.

A quantidade de coletivos com ar-condicionado que passaram pelo terminal de Campo Grande era inversamente proporcional à de passageiros com leques e panos para enxugar o suor escorrendo pelo rosto.

Ao entrar no 397, era possível ver que o termostato do próprio veículo indicava temperatura de 36 graus, antecipando que a viagem até a Candelária, no Centro da cidade, seria torturante. Com apenas duas janelas entreabertas, já que as outras estavam trancadas, o mercúrio do termômetro usado pela reportagem foi subindo até marcar 37,5 graus, em Santíssimo. A sensação era de estar dentro de um forno. A tal ponto que os moradores, que são obrigados a usar o ônibus para ir ao trabalho, adotam estratégias como a de levar uma peça extra de roupa para trocar depois da viagem.

— Costumo ir para o trabalho com uma blusa mais fresca e aberta. Ao chegar, eu troco porque é um ambiente mais social — conta a estudante Danielle Oliveira. — Dependendo do calor que estiver, eu passo mal porque tenho pressão baixa.

Uma semana depois, o GLOBO voltou para vistoriar, mais uma vez, o serviço da linha 397. Em um outro ônibus, também com adesivo “ar-condicionado”, a temperatura, de acordo com o termômetro, estava 39,5 graus. E algumas janelas estavam abertas. Só quem comemorava as péssimas condições de refrigeração dos veículos era um vendedor que tem faturado em cima da irregularidade, vendendo 70 picolés por dia :

— Ganho uma grana extra.

Embora não tenham cumprido as metas, as empresas de ônibus já estariam em tratativas para aumentar a tarifa em cerca de 5%, para R$ 4,25.

Mas, no momento, uma decisão da 2ª Vara de Fazenda Pública, de abril passado, impede que a prefeitura reajuste o valor.

O acordo para a climatização prevê multa em caso de descumprimento das metas. O valor é calculado com base na quantidade de veículos que não foram entregues climatizados até o 30º dia de não cumprimento do prazo. A partir deste primeiro mês, o contrato prevê que a multa será de 2% sobre o “valor estimado dos investimentos” definido no contrato de concessão de 2010. Caso a multa seja aplicada após os 30 dias, o valor ultrapassa R$ 7 milhões.

Procurada sobre uma possível aplicação de multa às empresas, a Secretaria municipal de Transportes afirmou que os consórcios ficam sujeitos às sanções caso não cumpram o acordo até setembro. O órgão ainda afirmou “não ter informações” sobre negociações para o reajuste da tarifa.

Em nota, o Rio Ônibus afirmou que “cumpriu a meta de 80% de coletivos climatizados na frota do Rio”. O sindicato afirmou que “dezenas de novos ônibus já foram comprados (as notas fiscais foram apresentadas à SMTR) e que aguardam a conclusão do processo de documentação para serem incorporados à frota operacional da cidade”.

O Rio Ônibus também diz que, para cumprir todas as etapas do acordo de climatização integral da frota até setembro de 2020, “é fundamental que o reajuste anual da tarifa possa continuar a ser concedido pela prefeitura aos concessionários”.
Editado pela última vez por Bugiga em 11 Mar 2020, 18:32, em um total de 1 vez.
Razão: Colocação de spoiler em notícia longa
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Re: Transporte Público

Mensagem por Chapolin Gremista » 21 Jan 2020, 06:41

Pela liberdade de ir e vir
Amanhã tem novo ato contra o aumento da tarifa em Brasília
Além de abusivo, o aumento das passagens de transporte público retira o direito da população ir e vir, encurralando o povo na periferia e aumentando a exclusão social.


Nesta terça-feira (21), está sendo organizado mais um ato contra o aumento do preço do transporte público de Brasília. O ato será realizado às 18 horas na Praça do Relógio. O primeiro ato ocorreu dia 14, com a participação de cerca de 1500 pessoas e o segundo dia 17, todos com com intensa participação dos militantes do Partido da Causa Operária e da Aliança da Juventude Revolucionária , que além de distribuir panfletos , reforçou a campanha pelo FORA BOLSONARO , empunhando cartazes e palavras de ordem.

O governo de direita do Distrito Federal, de Ibaneis Rocha, autorizou o aumento do valor da passagem para R$ 5,50. Diante das dificuldades e arrocho que a população vem sofrendo desde o golpe de 2016, e considerando-se que Brasília oferece um dos piores sistemas de transporte público do país, a única justificativa a ser considerada para o reajuste é a ganância dos empresários de transporte em aumentar seus lucros uma vez que não se observa nenhuma melhoria nas condições de transporte para a população.

O aumento da passagem de ônibus constitui-se em mais um ato de violência contra o povo brasileiro, pois aumenta as dificuldades da população em se locomover livremente na cidade , encurralando o povo na periferia da cidade. Os valores praticados são proibitivos para a imensa massa desempregada e para a grande maioria da população remunerada com o salário mínimo da fome, os limitando unicamente ao ir e vir de seus postos e impedindo o lazer das famílias o que intensifica a exclusão social.

O governo reacionário de Ibaneis, assim como o do fascista Bolsonaro , além de toda a direita, tem claro entendimento da necessidade de limitar o ir e vir do povo, e das consequências desta liberdade para a emancipação da classe trabalhadora e da população em geral. Por isso é imperativo que o povo seja aprisionado nas periferias e seja destituído do conhecimento que a liberdade de locomoção proporciona.

Não se trata apenas de lucro e sim de dominação social também. Setores da esquerda pequeno- burguesa, ao se aliar com a direita visando os interesses eleitoreiros como querem setores do PT, ou por espaço dentro do parlamento burguês, como faz o PC do B , nada mais fazem do que ajudar na opressão e exclusão da classe trabalhadora.

Todos ao ato desta terça, às 18 horas na Praça do Relógio em Brasília!
https://www.causaoperaria.org.br/amanha ... -brasilia/
Editado pela última vez por Bugiga em 11 Mar 2020, 18:32, em um total de 1 vez.
Razão: Colocação de spoiler em notícia longa
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

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