Questões LGBT

Debates sobre questões relacionadas a gays, lésbicas, bissexuais, trans, intersexual, etc

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Cheves
Membro
Membro
Mensagens: 81
Registrado em: 14 Mar 2010, 02:05
Programa CH: Chaves
Curtiu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: União Homoafetiva

Mensagem por Cheves » 07 Mai 2011, 16:57

"Sim, ele tem legitimidade para decidir. Mas não tem para legislar. O que houve, nesse caso, foi a criação de um novo regramento geral e abstrato (a eficácia é erga omnes), ao arrepio do sistema constitucional e infraconstitucional."

art. 126, Código de Processo Civil: O juiz não se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. No julgamento da lide caber-lhe-á aplicar as normas legais; não as havendo, recorrerá à analogia, aos costumes e aos princípios gerais de direito.

O que houve, na menor das hipóteses, defendida inclusive pelo ministro Lewandowski - hipótese essa que, data maxima venia, não é a mais correta - foi uma lacuna legislativa.

Há lacuna não porque o Código Civil ou a constituição hajam taxativamente falado de união estável como aquela entre "homem e mulher", mas porque, quanto às uniões entre dois homens e duas mulheres, não há regulamento. Cumpre então, aos magistrados, no mínimo, o papel de integrar a ordem juridica, ou seja, o papel de falar "ei, aqui nao tem norma, essas pessoas nao podem ficar abandonadas sem norma, vao ser regidas entao por isso aqui". É pura e simples analogia, é pura e simples aplicação de uma regra existente na ausencia de uma regra específica.

"Se os homossexuais não conseguiriam assegurar essa condição no Congresso, provavelmente ainda não lograram representação suficiente para tal."

E aí está a beleza de se viver numa democracia. Isso porque a democracia, ao contrário do que muitos pensam, não é o governo ditado pelas maiorias. Não vige, aqui, uma idéia de regra da maioria, de regra daqueles que detém o poder. Não. Vige, sim, um principio majoritário, o principio de que uma maioria tem sim, e deve ter, o poder de decidir os rumos da nação, mas nunca o poder de oprimir uma minoria, que é minoria exatamente por isso, por não lograr representação nos órgãos de poder. E é aí que entra o papel dos direitos fundamentais e do poder judiciário.

Fundamentais, porque estão no fundamento de nosso ordenamento e são fundamento do livre viver do indivíduo. E para quem são destinados esses direitos? Não para as maiorias, é claro, porque as maiorias, veja bem, não precisam ter assegurados seus direitos a liberdade e igualdade, visto que detém o poder político soberano. Quem detém o poder não precisa se reafirmar pois tem o poder de afirmar.

E se os direitos fundamentais são, assim, voltados às minorias, em que instância podemos encontrar sua efetivação?

Veja bem que é aí que eu quero chegar. Ao Legislativo nunca pode caber precipuamente a proteção das minorias e é uma coisa muito logica, pois, se ele é eleito por uma regra majoritária, nunca as minorias terão representatividade forte o suficiente para, por meio unicamente dele fazer valer seus interesses e impedir a tendencia de opressão. São minorias, no sentido mais basico da palavra.

O Poder Judiciário, aqui, no caso da uniao homoafetiva, não agiu com ativismo. Não agiu fora de seus poderes. Pelo contrário, agiu dentro de sua competencia e agiu exercitando aquele que é seu exercicio principal: a guarda da Constituição e a proteção dos direitos fundamentais.

A Constituição não é apenas um artigo. Não são apenas dois, é um todo, que contém regras e princípios que devem, todos, ser tidos em vista. Prevaleceram, no critério de ponderação de principios, os direitos fundamentais dos indivíduos. Falamos aqui do direito a igualdade e não a um direito à "privilegios" que muitos tentam dizer que buscam as minorias.

Não é privilégio querer andar na rua sem levar uma lampada fluorescente na cabeça. Não é privilégio querer viver com alguém e ter o mesmo respeito e mesmo reconhecimento que qualquer outro casal que siga padrões mais socialmente difundidos tem. Não é privilegio, afinal de contas, querer ser igual.

Termino esse meu texto com um pequeno conto que me veio à mente outro dia, no metrô:

Um menino entra no trem do metro, vestindo-se de forma a dar inveja a qualquer de seus amigos. Calça skinny, tenis de cano alto, uma camisa com estampas chamativas. Seu cabelo, rebelde, pois ninguém doma a liberdade. Sentou-se então em um banco vazio, ao lado de um homem sem tanta alegria na noite de sexta.

O homem, negro. Seu rosto trazia o peso de uma vida não tão longa, mas já sofrida. Voltava do trabalho no momento em que avistou o menino, que sentou-se ao seu lado, olhando para a janela. Ele afastou-se, como quem foge da mais horrenda das doenças. E o menino disse:

- 100 anos atrás, seria eu a me afastar do senhor.

Até quando teremos o direito de ter aversão ao outro?

Avatar do usuário
Scopel
Membro
Membro
Mensagens: 6737
Registrado em: 05 Fev 2009, 16:10
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 58 vezes

Re: União Homoafetiva

Mensagem por Scopel » 07 Mai 2011, 18:26

Bom texto, aprendi coisas... =], mas sobre a última parte, sobre o conto, te digo que é preciso considerar o contexto. Por exemplo, não é o mesmo dizer "100% negro" e "100% branco" ou "orgulho negro" e "orgulho branco". Por mais que se queira esquecer a história, julgar como se o mundo tivesse começado ontem, tais conceitos carregam cargas pesadas, cargas históricas que estão na origem e formação de nosso povo e país, portanto são indeléveis, e que vão nos engasgar ainda por muito tempo. Esquecer a história, esquecer que a história é um processo longo e lento - e não uma cadeia de fatos isolados, uma mero encadeamento de causas e efeitos - é a maneira mais fácil de suprimir a consciência e a identidade dos indivíduos. Por que hoje quase não há consciência de classe? Por que as identidades estão sendo suprimidas em prol de um modelo eurocentrico de mundo [arte, cultura, pensamento, etc]?

Foi um bom conto, mas eu questiono a sua última frase.

Avatar do usuário
Arnold
Membro
Membro
Mensagens: 1310
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:06
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: União Homoafetiva

Mensagem por Arnold » 07 Mai 2011, 19:40

Estou de acordo com boa parte do seu texto, Cheves, mas não consigo desprezar o art. 226, § 3º. Se não houvesse tal dispositivo, aí eu concordaria com tudo que você escreveu. Mas o texto tem um limite semântico, que não pode ser desprezado.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Dani Vieira
Membro
Membro
Mensagens: 737
Registrado em: 27 Abr 2011, 21:17
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: FLUMINENSE
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 0

Re: União Homoafetiva

Mensagem por Dani Vieira » 07 Mai 2011, 21:24

Antonio Felipe escreveu:
Scopel escreveu:Sim, que eu sou o mais bonito e inteligente do fórum.
Faltou dizer que é o usuário de maior ego do fórum... Inteligência que insiste em vomitar como se todos fôssemos seres inferiores...
==
Concordo Antonio, mandou bem! o/
Reza a lenda que "quem fala muito nada é" Fica a Dica! :asso:


Arnold,
Desculpa. Mas a faculdade de Direito que você está fazendo está te ensinando coisas erroneas. E outra coisa, também gosto de discutir assuntos polêmicos ainda mais pq você é inteligente. Mas a questão é que isso vai um pouco além de Contituição. E você deve saber que mesmo que não houvesse lei alguma. Existem jurisprudências a favor do caso em questão. Eu só vou parar de discutir pq esse assunto leva em outro mais polêmico ainda. Enfim, é isso.
Sigam-me os bons: @danironia
Visitem meu blog: http://confusoesironicas.blogspot.com.br/
Imagem

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22459
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 425 vezes
Curtiram: 3510 vezes

Re: União Homoafetiva

Mensagem por Riddle Snowcraft » 07 Mai 2011, 21:56

Danielle Vieira Peixoto escreveu:
Antonio Felipe escreveu:
Scopel escreveu:Sim, que eu sou o mais bonito e inteligente do fórum.
Faltou dizer que é o usuário de maior ego do fórum... Inteligência que insiste em vomitar como se todos fôssemos seres inferiores...
==
Concordo Antonio, mandou bem! o/
Reza a lenda que "quem fala muito nada é" Fica a Dica! :asso:
Se for assim, o Scopel é menor que um átomo
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Beterraba
Membro
Membro
Mensagens: 8280
Registrado em: 05 Mar 2011, 00:26
Programa CH: Chapolin
Localização: Caieiras - SP
Curtiu: 251 vezes
Curtiram: 243 vezes

Re: União Homoafetiva

Mensagem por Beterraba » 07 Mai 2011, 21:59

[EAJS] Riddle escreveu:
Danielle Vieira Peixoto escreveu:
Antonio Felipe escreveu:
Scopel escreveu:Sim, que eu sou o mais bonito e inteligente do fórum.
Faltou dizer que é o usuário de maior ego do fórum... Inteligência que insiste em vomitar como se todos fôssemos seres inferiores...
==
Concordo Antonio, mandou bem! o/
Reza a lenda que "quem fala muito nada é" Fica a Dica! :asso:
Se for assim, o Scopel é menor que um átomo
Ele é um boca a berta, que não tem repeito com ninguem!
Usuário do Mês de Março de 2018

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43900
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2339 vezes

Re: União Homoafetiva

Mensagem por Antonio Felipe » 07 Mai 2011, 22:04

Ok, parou aqui.
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
Scopel
Membro
Membro
Mensagens: 6737
Registrado em: 05 Fev 2009, 16:10
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 58 vezes

Re: União Homoafetiva

Mensagem por Scopel » 07 Mai 2011, 22:13

Beterraba escreveu:
[EAJS] Riddle escreveu:
Danielle Vieira Peixoto escreveu:
Antonio Felipe escreveu:
Scopel escreveu:Sim, que eu sou o mais bonito e inteligente do fórum.
Faltou dizer que é o usuário de maior ego do fórum... Inteligência que insiste em vomitar como se todos fôssemos seres inferiores...
==
Concordo Antonio, mandou bem! o/
Reza a lenda que "quem fala muito nada é" Fica a Dica! :asso:
Se for assim, o Scopel é menor que um átomo
Ele é um boca a berta, que não tem repeito com ninguem!
Por que uma pessoa segura de si e com muito amor próprio ofende tanto? Eu não falei nada de ninguém, só disse o que acho de mim mesmo. Caramba.

Avatar do usuário
Rafael - Kiko botones forever
Membro
Membro
Mensagens: 2702
Registrado em: 02 Fev 2011, 08:26
Programa CH: Chapolin
Localização: São Paulo
Curtiu: 34 vezes
Curtiram: 109 vezes

Re: União Homoafetiva

Mensagem por Rafael - Kiko botones forever » 07 Mai 2011, 22:24

Scopel escreveu:
Beterraba escreveu:
[EAJS] Riddle escreveu:
Danielle Vieira Peixoto escreveu:
Antonio Felipe escreveu:
Scopel escreveu:Sim, que eu sou o mais bonito e inteligente do fórum.
Faltou dizer que é o usuário de maior ego do fórum... Inteligência que insiste em vomitar como se todos fôssemos seres inferiores...
==
Concordo Antonio, mandou bem! o/
Reza a lenda que "quem fala muito nada é" Fica a Dica! :asso:
Se for assim, o Scopel é menor que um átomo
Ele é um boca a berta, que não tem repeito com ninguem!
Por que uma pessoa segura de si e com muito amor próprio ofende tanto? Eu não falei nada de ninguém, só disse o que acho de mim mesmo. Caramba.
Photobucket

E como você conseguiu essa treta hein? :P
Imagem

Avatar do usuário
Scopel
Membro
Membro
Mensagens: 6737
Registrado em: 05 Fev 2009, 16:10
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 58 vezes

Re: União Homoafetiva

Mensagem por Scopel » 07 Mai 2011, 22:27

Na verdade, eu fui o único ofendido nessa história toda...

Avatar do usuário
Arnold
Membro
Membro
Mensagens: 1310
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:06
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: União Homoafetiva

Mensagem por Arnold » 07 Mai 2011, 22:45

Danielle Vieira Peixoto escreveu: Arnold,
Desculpa. Mas a faculdade de Direito que você está fazendo está te ensinando coisas erroneas. E outra coisa, também gosto de discutir assuntos polêmicos ainda mais pq você é inteligente. Mas a questão é que isso vai um pouco além de Contituição. E você deve saber que mesmo que não houvesse lei alguma. Existem jurisprudências a favor do caso em questão. Eu só vou parar de discutir pq esse assunto leva em outro mais polêmico ainda. Enfim, é isso.
Ok, se você quer parar, tudo bem. Gostei de debater com você. Apesar da divergência, foi construtivo.
Mas, se quiser depois continuar, aqui no fórum ou via redes sociais, estamos aqui. :joinha:
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Don Juan Thiago
Membro
Membro
Mensagens: 3002
Registrado em: 29 Jan 2009, 00:01
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vasco da Gama
Localização: Três Corações - MG
Curtiu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: União Homoafetiva

Mensagem por Don Juan Thiago » 07 Mai 2011, 23:30

Só pra registro:

Acho positiva, como o pessoal daqui, a decisão do STF em favor da união homoafetiva (ou qualquer termo que vocês queiram usar). Porém, apesar de também entender que seria mais correto e legítimo o Legislativo agir sobre o caso, não vejo problema na decisão do STF justamente pelo argumento (ou artifício, em última análise, jeitinho) que se arranjou para levar a discussão à balia da Suprema Corte, quer seja, o de entender que acima do próprio preceito constitucional de "a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar" (art. 226, § 3º) e do Código Civil em seu artigo 1.723 estão os princípios basilares de que "Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação" (art. 3º, IV), que "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza" (Art. 5º, caput) e de que "A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado" (Art. 226, caput).

Não entendo, portanto, que o STF ultrapassou seus limites de jurisdição; mas que os atingiu (sem ultrapassar, repito) interpretando o próprio texto da Carta Magna por analogia entre os casos de união estável (seja ela hetero ou homoafetiva). Obviamente, não se podem escapar as consequências desta decisão, que caíram no âmbito de estender aos casais homossexuais os direitos já concedidos aos heterossexuais reconhecidos como união estável; para essas (consequências), cabe ao Legislativo definir pontualmente sua extensão e efetividade, bem como criar leis para as peculiaridades que vierem a surgir.
Imagem
Vice-presidente do Fã-Clube Chespirito-Brasil


Imagem Imagem Imagem

Avatar do usuário
Rafinha
Membro
Membro
Mensagens: 11769
Registrado em: 10 Fev 2009, 18:04
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Niterói, Rio de Janeiro
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Re: União Homoafetiva

Mensagem por Rafinha » 08 Mai 2011, 00:05

Scopel escreveu:Na verdade, eu fui o único ofendido nessa história toda...
Bonita é sua inteligência, mas você a usa de forma arrogante. Acho que um pouco de humildade não faz mal a ninguém.

Mas não leve isso que eu disse como alguém que está com raiva de você, pelo contrário, estou apenas te dando uma dica de melhoria. :joinha:
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Avatar do usuário
Wesley Souza
Membro
Membro
Mensagens: 1261
Registrado em: 07 Jan 2011, 21:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: PALMEIRAS
Localização: Barueri
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: União Homoafetiva

Mensagem por Wesley Souza » 08 Mai 2011, 00:11

Scopel escreveu:Na verdade, eu fui o único ofendido nessa história toda...
Pô, se fazer de coitado não vai colar :rolleyes:

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 66870
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 65 vezes
Curtiram: 527 vezes

Re: União Homoafetiva

Mensagem por CHarritO » 08 Mai 2011, 00:30

Os homossexuais lutam para poder se casar e entrar no exército.

As duas piores coisas que podem acontecer ao homem.
Esses usuários curtiram o post de CHarritO (total: 1):
Chambón
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Responder