Fãs x Fanáticos: existe diferença?

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
Don CHelipe
Membro
Membro
Mensagens: 3036
Registrado em: 07 Out 2010, 21:59
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Guarulhos - SP
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 107 vezes

Fãs x Fanáticos: existe diferença?

Mensagem por Don CHelipe » 17 Ago 2023, 11:12

Acabou que a palavra fã, que realmente deriva de fanatico, ficou mais para a pessoa que gosta de determinada coisa acima de média.

O problema do fã em geral é não ter senso crítico.

Se pegar CH por exemplo, um fã "normal" é a pessoa que assistiu o que passou no SBT e tá super ok com isso. Um fanático é o cara que sabe de cor até o nome da BGM que toca em episódio XPTO e que jura de pé junto que CH depois de 79 é bom (eu acho Chaves e Chapolin anos 80/90 horrível).

Então, hoje, eu me considero um admirador, mas evito usar a palavra "fã", já que a pessoa pode achar que não tenho senso crítico sobre algo que gosto bastante (acima da média).

Sou Corinthiano, mas tenho ciência que o clube que torço não é o maior (em títulos) do Brasil, da América ou do mundo.

Beatles e Legião Urbana são minhas banda favoritas, e, apesar de os Beatles serem os mais relevantes para a história da musica, N bandas tem um som melhor tecnicamente do que eles (Pink Floyd, Led Zeppelin, por exemplo). E a Legião é banda de estudio, os shows (tirando o acustico) são bem razoáveis.

Fã de U2, CH, Gal Costa, Engenheiros do Hawaii (que eu sou apaixonado), são um porre. Tudo é maravilhoso para eles e ai de quem discordar.

Voltando a CH, eu assisti as outras obras de Chespirito e nenhuma me pegou, acho bem ok (anos 70, anos 80 eu acho tudo muito ruim, 90 então, só assisti 1x e não volto pra lá). Mas aqui, alguns fãs se colocam em um pedestal por conhecerem todas essas outras séries que, convenhamos, não estão a altura de Chaves & Chapolin.
Desde 2006 no meio CH

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22459
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 425 vezes
Curtiram: 3511 vezes

Fãs x Fanáticos: existe diferença?

Mensagem por Riddle Snowcraft » 17 Ago 2023, 15:25

Don CHelipe escreveu:
17 Ago 2023, 11:12
e que jura de pé junto que CH depois de 79 é bom (eu acho Chaves e Chapolin anos 80/90 horrível).
Assim, eu entendo quem não curte pelas diferenças e tudo mais, até pq mta gente só enxerga no Chaves o valor de "coisa da época" e acaba sendo mais dificil se conectar com algo que não fez parte da infancia da pessoa

mas é BEM difícil um programa que durou 15 anos ser objetivamente ruim, né
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Don CHelipe
Membro
Membro
Mensagens: 3036
Registrado em: 07 Out 2010, 21:59
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Guarulhos - SP
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 107 vezes

Fãs x Fanáticos: existe diferença?

Mensagem por Don CHelipe » 18 Ago 2023, 08:14

Riddle Snowcraft escreveu:
17 Ago 2023, 15:25
Don CHelipe escreveu:
17 Ago 2023, 11:12
e que jura de pé junto que CH depois de 79 é bom (eu acho Chaves e Chapolin anos 80/90 horrível).
Assim, eu entendo quem não curte pelas diferenças e tudo mais, até pq mta gente só enxerga no Chaves o valor de "coisa da época" e acaba sendo mais dificil se conectar com algo que não fez parte da infancia da pessoa

mas é BEM difícil um programa que durou 15 anos ser objetivamente ruim, né
Supernatural e Greys Anatomy estão ai para provar que é pura linguiça.

Eu assisti Supernatural inteiro, pq era uma série que curtia bastante por N motivos, da temática a trilha sonora. Mas, tendo senso, o arco acaba na 5ª temporada. O que vem daí pra frente tira todo o tesão do que foi construído nos 5 primeiros anos. O problema é que FÃnático geralmente caga pra qualidade e por isso os caras espremem até a ultima gota (olha o que TWD virou).

Não estou generalizando, provavel que tenha episódios bons, mas o auge é 70.

Se formos pro lance da musica, é o mesmo. Eu prefiro que a banda entenda que seu momento criativo acabou e faça turnes baseada na sua obra coesa do que fique tentando lançar disco merda (Iron Maiden, AC DC, Metallica).

Focando no AC/DC, desde os anos 90 lançando só trash (uma ou outra musica que salva), puro mais do mesmo. Maiden idem.

E pro FÃnático, tem que lançar mesmo :rock: :rock: :rock:

Como eu não sou consumidor dos anos 80/90 seria interessante alguem trazer episódios que são bons e inovadores.
Desde 2006 no meio CH

Responder