A diretoria do Grêmio reclamou com a Globo de ter uma exposição menor de jogos do Campeonato Brasileiro do que o Internacional na TV Aberta.
Isso apesar de o time tricolor gaúcho ter contrato com a emissora carioca em três plataformas, enquanto o rival colorado tem contrato com a Turner para TV Fechada.
Na Globo, há um entendimento de que há equilíbrio entre os times e que o tricolor gaúcho usou reservas em algumas rodadas, o que reduziu sua atratividade no início.
A nova distribuição do dinheiro pelo Campeonato Brasileiro foi feita com 40% igual, 30% por posição no campeonato, e 30% por exibição de jogos na TV.
Pelo levantamento feito pelo blog, em 2019, o Grêmio teve 7 jogos exibidos na TV Aberta, e o Internacional 11 jogos.
Com isso, a agremiação colorada ficou com R$ 10,8 milhões nesta fatia, e a gremista com R$ 6,8 milhões. No total, o Inter ganhou um pouco mais na TV Aberta do que o rival mesmo tendo ficado em sétimo, enquanto o tricolor acabou em quarto.
Há uma compensação para o Grêmio com a exposição na TV Fechada de nove jogos, o que lhe dá R$ 8,1 milhões extras. O time gremista ganhou mais na TV Fechada do que o rival por conta sua posição final no Campeonato Brasileiro : ficou com R$ R$ 30,7 milhões. O Internacional ganha sua cota igualitária da Turner que dá R$ 27 milhões.
"Fizemos cobrança e estamos debatendo o tema. Situação causou uma distorção na exposição. Mas o Grêmio não ficou insatisfeito com sua exposição. Tivemos uma número interessante de jogos, estava dentro que previmos", afirmou o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr.
A Globo tem recebido reclamações de vários clubes pela questão de exposição : entende que é natural porque houve uma adaptação ao sistema durante o ano de 2019.
E não vê um desequilíbrio em favor do Inter na Aberta. Há a argumentação de que o time gremista usou o time reserva durante boa parte do início do campeonato por priorizar a Libertadores e a Copa do Brasil, assim tornando os jogos menos atrativos.
Mas a emissora também tem usado bastante jogos de times da Turner em TV Aberta já que não pode passa-los na TV Fechada. É uma forma também de reduzir os ganhos de audiência da concorrente.
Foi por conta disso que o Athletico-PR, por exemplo, foi o time com maior exibições na TV Aberta, única plataforma com a qual tem contrato com a Globo.