Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
Beterraba
Membro
Membro
Mensagens: 8280
Registrado em: 05 Mar 2011, 00:26
Programa CH: Chapolin
Localização: Caieiras - SP
Curtiu: 251 vezes
Curtiram: 243 vezes

Re: Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por Beterraba » 27 Abr 2018, 23:39

Não é a mesma coisa a suposição que exista uma versão semelhante de um roteiro criado pelo Horácio em 79, que apenas 3 ou quatro fãs brasileiros citam ter visto numa época que todos viam e outros gravavam, diferente de uma história que obviamente foi regravada, tem a foto, vários relatos mas não era uma época em que se gravavam as exibições, enfim não é a mesma coisa "gato nos roletes v1." e "Como tornar-se um herói" de 75, são coisas muito diferentes e a primeira e extremamente improvável, quando a segunda é totalmente provável
Esses usuários curtiram o post de Beterraba (total: 1):
Jacinto
Usuário do Mês de Março de 2018

Tirado Alanís
Membro
Membro
Mensagens: 8794
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 714 vezes

Re: Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por Tirado Alanís » 27 Abr 2018, 23:54

Mas é igualmente uma suposição (como eu disse num post acima, a foto pode ter vários outros sentidos).
E não existem suposições mais críveis ou não, todas podem ser errôneas até que se prove o contrário.

Avatar do usuário
Beterraba
Membro
Membro
Mensagens: 8280
Registrado em: 05 Mar 2011, 00:26
Programa CH: Chapolin
Localização: Caieiras - SP
Curtiu: 251 vezes
Curtiram: 243 vezes

Re: Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por Beterraba » 28 Abr 2018, 00:23

Churrumín escreveu: E não existem suposições mais críveis ou não, todas podem ser errôneas até que se prove o contrário.
Respeito sua opinião mas não penso assim, uma coisa é uma suposição com base e lógica e outra é uma aleatoriedade totalmente improvável, basta pensar que Chespirito vivia de remakes de seus próprios roteiros, a temporada de 79 do Chapolin é formada só por remakes, e a foto pode ser claramente liga a o roteiro de 79, então eu vejo nisso que são casos totalmente diferentes, então pra mim existe sim suposições que são altamente lógicas, praticamente certezas por que tem muitas bases e tem lógica, e outras totalmente improváveis.
Usuário do Mês de Março de 2018

Tirado Alanís
Membro
Membro
Mensagens: 8794
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 714 vezes

Re: Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por Tirado Alanís » 28 Abr 2018, 00:35

Um relato que é dado como certeza é A Peruca de Sansão no Programa Chespirito dos anos 70, por exemplo, que o Edgar se lembra por ser o primeiro esquete em que participou.
Outras lembranças podem até constar na lista, mas deixando claro que são incertezas, coisa que não acontece no caso desse episódio.

Avatar do usuário
James Revolti
Administrador
Administrador
Mensagens: 8350
Registrado em: 31 Dez 2010, 12:55
Programa CH: Chapolin
Localização: Maringá-PR
Curtiu: 453 vezes
Curtiram: 729 vezes

Re: Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por James Revolti » 28 Abr 2018, 01:22

Relatos são sempre duvidosos. Por mais credibilidade que a pessoa possa ter, ela pode ser traída pela memória ou fazer alguma confusão de fatos.

Não vi que o Arachán tinha colocado esse episódio de 1980 lá. Eu não teria colocado, por mais que o relato do Renato pareça 100% confiável.
Depois a gente conversa lá na Politura pra decidir se tira ou mantém.

Mas é aquilo: como todo mundo deve estar careca de saber, a Lista não é 100 % correta pelo fato de não temos documentação precisa de tudo. Não conhecemos todos os episódios, não temos certeza quantos são, não sabemos se as datas antigas de estreia (e de "perder" os episódios) no Brasil são exatamente as mesmas que o imaginário coletivo considera como corretas, etc, etc.

Aí não dá pra fazer milagre. Algumas coisas a gente adota como verdade, por aproximação, mesmo não tendo certeza. Alguém poderia me comprovar que O Planeta Selvagem estreou MESMO em 1992? Tentem pensar nas centenas de casos semelhantes e pequenas decisões que temos na hora de preencher as informações lá.
Algumas datas de estreia não são plenamente confiáveis, podem estar erradas, devido à imprecisão das Tele Guías e da Televisa, dos sites antigos e registros disponíveis na internet. O que fazer? Vai pra Lista mesmo assim, né? É o mais correto que temos. Mas pode mudar... Tá em constante atualização, episódios mudam de lugar, datas alteram, é informação em movimento. Não tem como ser de outro jeito.

Como já falei antes, se tirar tudo que não tem certeza absoluta/comprovação, dá pra tirar mais da metade das infos da Lista. Colocar aviso em todos os lugares é impraticável, também.

Acho que vou ter que colocar um aviso geral lá de que as informações não são 100 % confiáveis e às vezes precisam ser baseadas em relatos e deduções ou estimativas e estão à espera de eventuais confirmações que podem nunca vir. Assim ninguém pode alegar que se sente enganado.
Esses usuários curtiram o post de James Revolti (total: 1):
mc Jay-X

Avatar do usuário
Príncipe da Condessa
Membro
Membro
Mensagens: 6033
Registrado em: 18 Jan 2017, 03:05
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 108 vezes
Curtiram: 333 vezes

Re: Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por Príncipe da Condessa » 28 Abr 2018, 01:35

James Revolti escreveu:Acho que vou ter que colocar um aviso geral lá de que as informações não são 100 % confiáveis e às vezes precisam ser baseadas em relatos e deduções ou estimativas e estão à espera de eventuais confirmações que podem nunca vir. Assim ninguém pode alegar que se sente enganado.
Não precisa fazer isso, James. Todos sabemos que CH envolve muitos mistérios. E sem falar que a Tele-Guia fazia sinopses muito genéricas, ai fica mais dificil ainda.
Imagem

Tirado Alanís
Membro
Membro
Mensagens: 8794
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 714 vezes

Re: Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por Tirado Alanís » 28 Abr 2018, 01:42

Exato, e imprecisões maiores são apenas em alguns casos remotos, como nesse Como Tornar-se um Herói de 75 (a descrição dele deveria ressaltar a existência duvidosa). Aproximações e estimativas são muito bem vindas!
Outro ponto importante: Dessagar Animais Proibidos / Tortinhas de Merengue de 73. Realmente é uma tarefa de Hércules manter a lista, admiro quem se dedica a isso.

Avatar do usuário
IgorBorgesCH
Membro
Membro
Mensagens: 9234
Registrado em: 19 Fev 2016, 22:10
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Atlético MG
Curtiu: 824 vezes
Curtiram: 931 vezes

Re: Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por IgorBorgesCH » 28 Abr 2018, 01:56

Realmente, não entendo isso de colocarem animais proibidos e tortinhas como saga, só por uma simples citação que acham que foi dita.
• Moderador do Fórum Chaves de 2019 a 2023
• Roteirista do Canal Vila do Chaves
• Apresentador do Bar do Podcast (2018–2020) e editor nos podcasts Mesa Quadrada (2019–2021), FUCHCast (2019–2020) e Mundo CH (2019)
• Roteirista do documentário Episódios Perdidos: Uma História (2020)
• Revisor técnico dos livros Sem Querer Querendo: Memórias (2021), O Diário do Chaves (2021) e Seu Madruga: Vila e Obra (2022)

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por Riddle Snowcraft » 28 Abr 2018, 02:02

Memória é foda mesmo. Por um tempo já acreditei que cena de Friends era de Chaves pq eu era criança quando assistia as duas séries (por causa da minha mãe que era fã de Friends) e as coisas se misturavam na cabecinha do infeliz Riddlezinho.
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
mc Jay-X
Membro
Membro
Mensagens: 1032
Registrado em: 10 Ago 2010, 20:57
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Corinthians
Localização: São Paulo
Curtiu: 235 vezes
Curtiram: 199 vezes

Re: Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por mc Jay-X » 28 Abr 2018, 07:03

Quando eu entrei no "Meio CH" em 2004 e comecei a ler as lendas dos episódios perdidos, eu podia jurar que havia um episódio dos "objetos flutuantes", onde algumas coisas vinham voando do segundo pátio, mas amarradas por bexigas (que ninguém via, só reparavam no objeto).

Na época nem tinha Fórum pra contar essa história, e há 14 anos atrás, nas "listas de episódios" que havia, até o episódio da mansão dentro do barril estaria incluído.

Pois bem, anos depois, relendo meus gibis antigos, descubro que os tais objetos flutuantes eram de uma história da Magali. Dudu não queria comer e amarrava as comidas em bexigas e soltava pela janela. Magali estava no campinho e achou aquilo esquisito, da comida vir voando.

O que aconteceu é que quando eu era criança, eu almoçava lendo gibis (era lei) e assistindo Chaves e Chapolin, para ir à escola em seguida.

E olha como a mente prega peças. Eu podia jurar que era um episódio do Chaves.

Avatar do usuário
Jimmytwain91
Membro
Membro
Mensagens: 824
Registrado em: 15 Jul 2015, 23:02
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 35 vezes
Curtiram: 39 vezes

Re: Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por Jimmytwain91 » 28 Abr 2018, 17:56

Caramba estava vendo o tópico da Teleguia e vi versões de o Sapateiro, os bombeiros e Sustos na Vila de 1972, não duvidaria nada ter uma versão do Violão do Seu Madruga em 1972 ou 1973...

Avatar do usuário
IgorBorgesCH
Membro
Membro
Mensagens: 9234
Registrado em: 19 Fev 2016, 22:10
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Atlético MG
Curtiu: 824 vezes
Curtiram: 931 vezes

Re: Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por IgorBorgesCH » 28 Abr 2018, 18:01

Jimmytwain91 escreveu:vi versões de o Sapateiro, os bombeiros e Sustos na Vila de 1972
Em que canal? :vamp:
• Moderador do Fórum Chaves de 2019 a 2023
• Roteirista do Canal Vila do Chaves
• Apresentador do Bar do Podcast (2018–2020) e editor nos podcasts Mesa Quadrada (2019–2021), FUCHCast (2019–2020) e Mundo CH (2019)
• Roteirista do documentário Episódios Perdidos: Uma História (2020)
• Revisor técnico dos livros Sem Querer Querendo: Memórias (2021), O Diário do Chaves (2021) e Seu Madruga: Vila e Obra (2022)

Avatar do usuário
Jegue
Membro
Membro
Mensagens: 5338
Registrado em: 07 Ago 2016, 11:13
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 353 vezes
Curtiram: 498 vezes

Re: Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por Jegue » 28 Abr 2018, 18:02

Em alguma outra emissora provavelmente :vamp:
► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
Jacinto
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 20756
Registrado em: 12 Dez 2009, 22:54
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Localização: Jaboatão - PE
Curtiu: 3917 vezes
Curtiram: 849 vezes

Re: Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por Jacinto » 28 Abr 2018, 19:39

Debaixo da terra :vamp:

Avatar do usuário
Jimmytwain91
Membro
Membro
Mensagens: 824
Registrado em: 15 Jul 2015, 23:02
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 35 vezes
Curtiram: 39 vezes

Re: Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por Jimmytwain91 » 29 Abr 2018, 01:13

IgorBorgesCH escreveu:
Jimmytwain91 escreveu:vi versões de o Sapateiro, os bombeiros e Sustos na Vila de 1972
Em que canal? :vamp:

kkkkkkkkkkk


quis dizer que "Li"...

Responder