ANGELINES FERNÁNDEZ, a Bruxa do 71

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Ricardo Haertel
Banido
Banido
Mensagens: 1219
Registrado em: 09 Nov 2010, 20:24
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Blumenau-SC
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 53 vezes

Re: ANGELINES FERNÁNDEZ, a Bruxa do 71

Mensagem por Ricardo Haertel » 10 Jan 2014, 12:54

Jiback escreveu:Aproveitando o tópico... alguém sabe de onde surgiu essa lenda dela ter sido miss? É claramente impossível, já que o concurso foi criado em 1960...
Ela não foi eleita miss. E sim eleita a mulher mais bonita do México pelos analistas de TV.

Avatar do usuário
Jiback
Membro
Membro
Mensagens: 457
Registrado em: 22 Nov 2010, 19:20
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 10 vezes
Curtiram: 28 vezes

Re: ANGELINES FERNÁNDEZ, a Bruxa do 71

Mensagem por Jiback » 11 Jan 2014, 10:54

Ricardo Haertel escreveu:
Jiback escreveu:Aproveitando o tópico... alguém sabe de onde surgiu essa lenda dela ter sido miss? É claramente impossível, já que o concurso foi criado em 1960...
Ela não foi eleita miss. E sim eleita a mulher mais bonita do México pelos analistas de TV.
Aaaah sim. Gracias :joinha:

Avatar do usuário
Jezebel do Canto e Mello
Membro
Membro
Mensagens: 8354
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chespirito
Localização: Casa nº 21
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 492 vezes

Re: ANGELINES FERNÁNDEZ, a Bruxa do 71

Mensagem por Jezebel do Canto e Mello » 03 Fev 2018, 00:40

Tá, tá. Eu mereço esse troféu.

Imagem

Mas é por uma boa causa, gente.

A entrevista da filha da Angelines:
Paloma Fernández habla sobre su mamá, Angelines Fernández
Imagem
Em espanhol:
“Al trabajar en las guerrillas de España, mi mamá fue catalogada como antifranquista, entonces ella necesitaba salir de su paí­s natal, considerando que su vida era difí­cil. Llego a México en 1947, pero nunca fue refugiada. Después vivió en la Habana, en lo que arreglava sus papeles y regreso para trabajar en las pelí­culas de Cantinflas y Arturo de Córdova”.

Su mamá imponí­a mucho…

“Era de carácter fuerte. Para ella no habí­a medias tintas, era blanco o negro; no podí­a ser gris. Era una mujer que tenia altos valores y a veces la gente no se los tomaba muy bien; entonces decí­an que tenia un genio de la fregada”.

¿Cómo era su relación con la señora Fernández?

“Éramos muy unidas, aunque como en toda familia siempre habí­a el estira y afloja. Cuando yo era joven, me decí­a: “Cuando seas madre me vas a entender”. Y es cierto.

Cuando eres madre te das cuenta que las cosas no son tan fáciles como parecen.

¿Su madre nunca se canso de hacer la “Bruja del 71”?

¡Jamás!. Ella siempre le tuvo muchí­simo respeto a don Roberto Gómez Bolaños, a quien nunca defraudo e incluso se poní­a tensa para no quedarle mal a el. Y así­ era feliz. Al principio le costaba hacer reí­r a los demás, porque era actriz dramática que nada tenia que ver con la comedia.

¿Como surge el personajes de doña Cleotilde?

“Recuerdo que en una ocasión, mi madre se encontró a Ramón Valdés en la ANDA. Ella le dijo que le preguntara a Chespirito si no tenia algo para ella, y Ramón le empezó a hablar muy bien de ella. Luego se crearon los personajes de la vecindad y Chespirito le fue dando forma a “La Bruja del 71″ y es que al personaje de don Ramón le faltaba la contraparte; pues doña Florinda se lo cacheteaba, y le caí­a mal. Pero doña Cleotilde lo amaba y le hacia sus pasteles”.

Fue un personaje clave en su carrera…

“Si, aunque los niños en la vida real siempre la imaginaron como una bruja de verdad, y cuando salí­amos al supermercado o a pasear al perrito, los chiquitines gritaban: “Ahí­ viene la Bruja”; y mi madre se empezaba a mortificar. Me comentaba que se sentí­a triste porque nadie se le querí­a acercar; Le tení­an miedo!. Me daba risa cuando en la vida real se enojaba con los niños igual que con “el Chavo” y “la Chilindrina”. Después se acostumbro y no le molestaba que le dijera “Bruja”.

Las hijas de Ramón Valdés aseguran que su padre condimento su personaje, ¿también lo hizo su madre?

“Te mentirí­a que todo lo fue creando a mi mamá”. Lo que si puso de personalidad eran esas volteadas rápidas y las coqueterí­as con “Don Ramón”.

Ha de ser muy gratificante para usted que la gente de México y otros paí­ses la sigan recordando con tanto cariño…

“Una vez nos paso algo muy curioso. Mi madre esta enterrada en Mausoleos del ângel, y llegando al lugar nos encontramos que le estaban poniendo flores. Me dijo que la querí­a mucho. De repente hay personas que van y le ponen arreglos, y siento muy bonito”.

¿Mantiene alguna amistad con los ex compañeros de trabajo de su madre?

“No, es que todos trabajamos. Pero en algunas ocasiones fui a saludar a don Roberto Gómez Bolaños cuando iba a ver la obra “11 y 12”. Lo cierto es que la mejor amiga de mi madre fue Maria Antonieta de las Nieves. Se quisieron mucho; se iban a comer y platicaban. Era una amistad muy hermosa y yo la sigo apreciando. También era amiga de Ramón Valdés.

Tenemos entendido que la señora Fernández fumaba mucho…

“Si, ella fumaba como chacuaco y sufrí­a de hipertensión arterial. No se cuidaba y anteponí­a el trabajo a la salud. Cuando murió, la gente nos apoyo, y me refiero a Edgar Vivar, Horacio Gómez, Maria Antonieta de las Nieves, Alicia Montoya y Alicia Guzmán”.

¿Que hacia su madre en ratos libres?

“Desde que se levantaba se la pasaba viendo televisión. Se dormí­a con la tele prendida, y le encantaba convivir con sus nietas. Fue una mujer feliz, se realizo como madre y artista, le dieron sus medallas en la ANDA por su trayectoria, aunque en ocasiones se sentí­a triste porque toda su familia estaba en España”.

¿Sigue viendo el programa de Chespirito?

“A veces me entra la nostalgia, pero mi esposo y mis hijas no se lo pierden”

Fuente: Revista Tv. Notas
Em português:

"Ao trabalhar na guerrilha da Espanha, minha mãe foi classificada como anti-franco (ditador espanhol), então ela precisava deixar seu país natal, considerando que sua vida era difícil. Cheguou no México em 1947, mas nunca foi refugiada. Depois viveu em Havana, onde organizava seus papéis e voltou a trabalhar nos filmes de Cantinflas e Arturo de Córdova ".

Sua mãe impôs muito ...

"Ela era forte. Para ela, não havia meias medidas, era branco ou preto; Não podia ser cinza. Ela era uma mulher que tinha valores elevados e às vezes as pessoas não as levavam muito bem; então eles disseram que ela tinha um gênio difícil. "

Como foi seu relacionamento com a Sra. Fernández?

"Nós estávamos muito juntas, embora, como em todas as famílias, sempre houve 'empurra e puxa'. Quando eu era jovem, ela disse: "Quando você for mãe, você me entenderá". E é verdade.

Quando você é mãe, percebe que as coisas não são tão fáceis quanto parecem.

Sua mãe nunca se cansou de fazer a "Bruxa de 71"?

Nunca! Ela sempre teve muito respeito por Roberto Gómez Bolaños, que nunca a decepcionou e até ficou aflita para não ser ruim pra ele. E assim era feliz. No começo, era difícil pra ela fazer os outros rirem, porque ela era uma atriz dramática que não tinha nada a ver com a comédia.

Como os personagens da Dona Clotilde apareceram?

"Lembro-me que em uma ocasião, minha mãe encontrou Ramón Valdés na ANDA (Associação Nacional de Atores). Ela falou pra ele para perguntar a Chespirito se ele não tinha algo para ela, e Ramón se empenhou a falar muito bem dela como atriz. Então os personagens da Vila foram criados e Chespirito deu vida a "A Bruxa de 71", que o personagem em que faltava para a contrapartida do Seu Madruga; Enquanto Dona Florinda estava dando-lhe uma bofetada, Dona Clotilde o amava e fazia seus bolos para ele ".

Ela era um personagem chave em sua carreira ...

"Sim, embora as crianças na vida real sempre a imaginassem como uma bruxa real, e quando fomos ao supermercado ou paseávamos com o cachorro, as crianças gritaram:" Aí vem a Bruxa "; e isso a mortificava. Ele me disse que se sentia triste porque ninguém queria abordá-la; Eles estavam com medo! Isso me fez rir quando na vida real ele se irritou com as crianças como com "El Chavo" e "La Chilindrina". Então ele se acostumou com isso e não o incomodava mais em dizer-lhe "Bruxa".

As filhas de Ramón Valdés afirmam que seu pai incrementou o personagem dela, assim como sua mãe?

"Eu mentiria para você que minha mãe estava criando tudo". O que ele colocou de personalidade foram aqueles voltas rápidas e gestos com o "Seu Madruga".

Deve ser muito gratificante para você que o povo do México e outros países continuem a lembrar dela com tanto carinho ...

"Uma vez que passamos por algo muito curioso. Minha mãe está enterrada no Mausoléu dos Anjos e, chegando ao lugar, descobrimos que estavam colocando flores para ela. Me dizendo que a amava muito. De repente, há pessoas que vão e colocam flores, e eu me sinto muito bem com isso".

Você tem alguma amizade com os ex-colegas de trabalho de sua mãe?

"Não, é que todos nós trabalhamos. Mas em algumas ocasiões, por exemplo, fui cumprimentar Roberto Gómez Bolaños quando eu ia ver a peça "11 y 12". A verdade é que a melhor amiga de minha mãe era Maria Antonieta de las Nieves. Eles se amavam; ficavam comendo e conversando. Foi uma amizade muito bonita e ainda aprecio isso. Ela também era muito amiga de Ramón Valdés.

Entendemos que a Sra Fernandez fumou muito ...

"Sim, ela fumava como uma covarde e sofria de hipertensão arterial. Ele não cuidou de si mesmo e priorizou mais o trabalho do que a saúde. Quando ela morreu, as pessoas nos consolavam, e eu me refiro a Edgar Vivar, Horacio Gómez, Maria Antonieta de las Nieves, Alicia Montoya e Alicia Guzmán ".

O que sua mãe fazia em seu tempo livre?

"Desde que se levantava da cama, ela passava o dia assistindo televisão. Ele dormia com a TV ligada, e adorava passar o tempo com seuss netos. Ela era uma mulher feliz, ela se realizou como mãe e artista, eles deram suas medalhas na ANDA para sua carreira, mas às vezes ela se sentisse triste porque toda a família estava na Espanha ".

Você ainda está assistindo o programa Chespirito?

"Às vezes me dá saudade, mas meu marido e minhas filhas não sentem falta"
Traduzido por minzinha com uma tradução aceitável, mas longe do perfeito.
Editado pela última vez por Jezebel do Canto e Mello em 04 Fev 2018, 18:32, em um total de 1 vez.
Esses usuários curtiram o post de Jezebel do Canto e Mello (total: 2):
BugigaBgs
Imagem

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43895
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Re: ANGELINES FERNÁNDEZ, a Bruxa do 71

Mensagem por Antonio Felipe » 03 Fev 2018, 10:12

Porém essa entrevista foi feita há mais de dez anos.
Esses usuários curtiram o post de Antonio Felipe (total: 1):
CHarritO
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
Jezebel do Canto e Mello
Membro
Membro
Mensagens: 8354
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chespirito
Localização: Casa nº 21
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 492 vezes

Re: ANGELINES FERNÁNDEZ, a Bruxa do 71

Mensagem por Jezebel do Canto e Mello » 03 Fev 2018, 11:37

Antonio Felipe escreveu:Porém essa entrevista foi feita há mais de dez anos.
Não vi essa entrevista em algum tópico.
Imagem

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 15961
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 980 vezes
Curtiram: 901 vezes

Re: ANGELINES FERNÁNDEZ, a Bruxa do 71

Mensagem por JF CH » 03 Fev 2018, 11:53

Então, nesse caso:

Imagem

:vamp:
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Avatar do usuário
Bugiga
Membro
Membro
Mensagens: 4644
Registrado em: 06 Fev 2009, 23:33
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Inter
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 2676 vezes
Curtiram: 990 vezes

Re: ANGELINES FERNÁNDEZ, a Bruxa do 71

Mensagem por Bugiga » 03 Fev 2018, 12:08

Neste caso não caberia o meme, pois o tópico foi levantado com informações interessantes, e não com um comentário óbvio e tosco como ocorreu na vizinhança.
Puxa! Re-Puxa! Super-Ultra-Puxa!

Fórum Chaves
Nascimento: 2009
Falecimento: 2023

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 15961
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 980 vezes
Curtiram: 901 vezes

Re: ANGELINES FERNÁNDEZ, a Bruxa do 71

Mensagem por JF CH » 03 Fev 2018, 12:45

Se bem que não ia estar em nenhum tópico mesmo, já que a entrevista foi há mais de 10 anos e o fórum tem 9 :P
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Avatar do usuário
Ninguém Tem Paciência Comigo.
Membro
Membro
Mensagens: 2906
Registrado em: 16 Abr 2012, 20:52
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Natal-RN
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 33 vezes

Re: ANGELINES FERNÁNDEZ, a Bruxa do 71

Mensagem por Ninguém Tem Paciência Comigo. » 03 Fev 2018, 15:04

JF CHmaníaco escreveu:Se bem que não ia estar em nenhum tópico mesmo, já que a entrevista foi há mais de 10 anos e o fórum tem 9 :P
Não necessariamente porque uma coisa foi feita antes do FCH existir que ela não deva estar aqui. Se fosse assim os tópicos teriam quase nada de conteúdo. :[
Hexa Campeão do Balão Do Usuário Esportivo :campeao: #9 #10 #11 #12 #13 #14
Vice-Campeão da A FAZENDA DO FÓRUM CHAVES #3 :vice:
Ex-Webmaster da extinta "Casa do Chaves e Chapolin"
Ex-Redator do Vizinhança do Chaves

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 15961
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 980 vezes
Curtiram: 901 vezes

Re: ANGELINES FERNÁNDEZ, a Bruxa do 71

Mensagem por JF CH » 03 Fev 2018, 18:46

Sim, mas os tópicos mais antigos não estão mais aqui, creio eu.
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Avatar do usuário
Bgs
Membro
Membro
Mensagens: 6308
Registrado em: 12 Dez 2009, 16:55
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 89 vezes
Curtiram: 198 vezes

Re: ANGELINES FERNÁNDEZ, a Bruxa do 71

Mensagem por Bgs » 04 Fev 2018, 12:27

Legal a entrevista, Paola. Curti a tradução. =)
#BgsDNV?
- criação do sub-fórum Espaço Kids: livre postagem de manifestações de apoio ao candidato Jair Bolsonaro
- criação do Fórum Privilegiado: fim das relações diplomáticas com o outro fórum a não ser que haja fusão
- revitalização do mini-chat: o mini-chat vai voltar pra home e todos os candidatos a moderação serão submetidos a uma sabatina ao vivo na plataforma
- fim do puxa saquismo: banimento do usuário Ramyen
- fim da dublagem Maga no Multishow: todos os episódios das séries Chaves e Chapolin serão imediatamente redublados (clipes inclusos)
- fim do privilégio na administração: votos de moderadores terão o mesmo peso que o de administradores em votações internas
- fim dos debates chatos: os debates para a moderação serão organizados por Fabio em uma gincana de #afazendaconectada
- fim da mamata (spoiler: ela vai acabar): moderadores que tiverem posturas autoritárias serão punidos da mesma forma com que se punem usuários comuns
- criação do mandato colaborativo: a moderação não pode ser de 1 usuário, dessa forma, propostas e ideias poderão ser apresentadas num tópico específico. As postagens que tiverem mais respostas ou curtidas serão levadas imediatamente a votação na Politura.
- legalização do flood: chega de critérios autoritários para definir o que é o que não é útil.

#BgsDNV, quem conhece confia! :campeao:
coligação pela renovação do FCH

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: ANGELINES FERNÁNDEZ, a Bruxa do 71

Mensagem por E.R » 18 Abr 2019, 18:05



Uparam no Youtube neste mês.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: ANGELINES FERNÁNDEZ, a Bruxa do 71

Mensagem por E.R » 09 Jul 2019, 09:34

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
CHESPIRITO PEIDORREIRO
Moderador
Moderador
Mensagens: 2542
Registrado em: 19 Jul 2018, 22:07
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 330 vezes
Curtiram: 571 vezes

Re: Dona Clotilde, a ex guerrilheira que combateu Franco

Mensagem por CHESPIRITO PEIDORREIRO » 09 Jul 2019, 10:05

LucasFRosa escreveu:
Imagem
Dona Clotilde, a ex guerrilheira que combateu Franco

Angelines Fernández, a intérprete da personagem “Dona Clotilde”, era uma espanhola nascida em 9 de julho de 1922 e que se mudara para o México em 1947, terra em que faleceu, vítima de um câncer, em 25 de março de 1994.

Fonte: Guerrilla Comunicacional México
E.R escreveu:
Ué, mas se ela nasceu em Julho de 1922 e faleceu em Março de 1994, ela não teria falecido com 71 anos? [spoiler/status/1994 - 1922 = 72 (mas ela não chegou a completar 72 anos em 1994, então seriam 71 anos)[/spoiler]
Imagem

Avatar do usuário
Billy Drescher
Membro
Membro
Mensagens: 13271
Registrado em: 05 Ago 2011, 20:35
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 25 vezes
Curtiram: 808 vezes

Re: ANGELINES FERNÁNDEZ, a Bruxa do 71

Mensagem por Billy Drescher » 09 Jul 2019, 10:30

Leia o início da sequência desse tweet.
Esses usuários curtiram o post de Billy Drescher (total: 1):
Jacinto
Colaborador (08/2011 - 12/2021)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2013 - 11/2013)
Moderador Global (11/2013 - 11/2014)
Administrador (11/2014 - 05/2016)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2016 - 11/2016)
Moderador (11/2016 - 05/2018, 07/2018 - 05/2019 e 11/2019 - 05/2021)
► Exibir Spoiler

Responder