
A primeira vestimenta de Dona Florinda.
Na foto acima temos Dona Florinda e seu primeiro visual, um vestido avermelhado e com bolinhas claras, além do tradicional avental, no caso amarelado.

(clique para ampliar)
A estampa de cor azulada estreiou ainda em 1972 e pode ser vista em várias versões que foram alteradas á cada ano.
Em 1972, Florinda tinha um vestido azul e com as mesmas bolinhas claras. Além disso, ela tem um avental branco e um grande bolso na lateral.
Em 1973, Florinda segue com seu vestido azul, mas com um avental maior, também branco, só que sem o bolso.
Em 1974, o vestido azul é reeditado mais uma vez. As bolinhas viram tirinhas coloridas, e o avental é azul claro com detalhes em branco.

Em 1973, Dona Florinda ganha uma vestimenta especial para a segunda Festa da Boa Vizinhança, agora a mãe do Quico ganha um vestido preto, que como podemos observar: é completo por algo pouco mais claro por dentro, talvez uma blusa.

(clique para ampliar)
Ainda em 1973 a roupa preta volta á atacar, porém, no ano novo. Agora percebemos que a Dona Florinda só estava usando ela e também podemos perceber que o vestido azulado está no varal. Mas vem cá, se é ano novo porque ela usava roupa preta?

Episódio: "Madruguinha" de 1974. Exibido aqui no Brasil.
O vestido azul logo sai de uso, e Florinda ganha um novo vestido, este meio amarelado (consideramos um mostarda) com tiras um pouco mais escuras. O avental também muda, agora é amarelo-relâmpago. Aparentemente é idêntico ao azul, porém com novas cores. O vestido apareceu em cena em alguns episódios como a primeira parte de "Madruguinha" (1974), "O Show de Iôiôs" (1974), entre outros.

Episódio: Falta d'água.
Em meados de 1974 entra em cena o vestido mais conhecido e mais duradouro da velha carcumida, digo.. da Dona Florinda. Nele constam: um vestido xadrez, um avental com cores pretas e brancas e uma sandália de salto alto.

Por volta de 1977, Dona Florinda ganha um novo vestido, este alaranjado (lembra muito aquele de 74) e também ganha um novo avental, este totalmente branco e com uma flor nos bolsos.

Ainda em 1977, Florinda ganha um vestido florido ao atuar no episódio "Seu Madruga deixa a vila", quando relembra ao seu marido Frederico. Possivelmente a cena é feita fora da vila, pois no livro "Diário do Chaves", Bolaños afirma que Florinda e Quico só vieram pra vila depois que Frederico desapareceu em alto mar.

Em 1979, Florinda passa os primeiros episódios da temporada (no caso sem o Quico) com uma jaqueta marrom cobrindo parte do vestido. Mas logo esta jaqueta sai de circulação, e ela volta á atuar com o vestido alaranjado. Esta jaqueta volta no episódio do Parque de Diversões, mas novamente é retirado.

Depois de mais 4 (apróx.) episódios sem a jaqueta, ela volta no episódio "Natal na Casa do Sr. Barriga" e vira definitiva apartir de então. Como podemos ver, não há nenhuma alteração no vestido e nem no avental. E foi assim até os últimas episódios de Chaves como programa independente.
É isso! Gostaria de pedir á vocês que completassem as informações (se estiverem incompletas, no caso) para melhorar o tópico. -q
CREDITOS DAS IMAGENS: chespirito.org












