Roberto Gómez Fernández fala sobre a volta da série e novos projetos

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
Fórum Chaves
Vizinhança
Vizinhança
Mensagens: 2116
Registrado em: 20 Jul 2011, 14:55
Programa CH: Chaves
Curtiu: 0
Curtiram: 348 vezes

Roberto Gómez Fernández fala sobre a volta da série e novos projetos

Mensagem por Fórum Chaves » 18 Fev 2024, 09:53

Herdeiro do criador de 'Chaves' fala sobre a volta da série e novos projetos: 'me parece um ano muito bom'


Meio sem querer, querendo, há quase quatro anos as séries “Chaves” e “Chapolin Colorado” estão fora do ar no mundo todo. Fenômenos absolutos no Brasil, os programas não estão em canais de televisão, no streaming ou no YouTube desde julho de 2020. O motivo do “apagão”, termo usado pelos fãs, é uma queda de braço entre a Televisa (emissora mexicana que é dona das fitas dos episódios) e o Grupo Chespirito, comandado por Roberto Gómez Fernández, que detém os direitos autorais da obra. Fernández é um dos filhos do mexicano Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), o Pequeno Shakespeare (daí o Chespirito), grande mente por trás do universo ficcional de personagens como Seu Madruga, Chiquinha e Quico, além de Chaves e Chapolin, interpretados pelo próprio Bolanõs.

Em entrevista ao GLOBO por videochamada, Roberto Gómez Fernández dá a entender que um desfecho para a arrastada negociação pode acontecer este ano.

— O que posso dizer é que estou nisso todos os dias e que não descansarei enquanto não acontecer. Se uma janela se fechar, buscarei outra — afirma o empresário. — Sei que não é um caminho de linha reta. Mas é a maior responsabilidade que tenho, o retorno das séries originais. Não posso falar muito, mas há portas abertas. Me parece que 2024 será um ano muito bom.

Há uma figura que surge à margem nas tratativas: Florinda Meza, atriz que interpretava justamente Dona Florinda. Aos 75 anos, ela é viúva de Roberto Bolaños e ex-madrasta de Fernández. Em outubro do ano passado, ela se pronunciou com mais contundência, pela primeira vez, sobre o tal “apagão”. Em vídeo postado em suas redes sociais, disse que é “colaboradora literária dos programas” e que “um comprador já tentou por quatro vezes fazer a transação” em negociações para as quais ela não teria sido convidada. “Que tristeza. O público está esperando. O comprador também. Não fui eu que disse não”, afirmou.

Climão na vila

O clima entre Florinda Meza e os seis filhos de Roberto Bolaños, frutos de seu primeiro casamento, é pesado há muito tempo. Bolaños se separou de Graciela Fernández, em 1977, para assumir um romance com a atriz que interpretava a personagem ranzinza, sempre às broncas com seus vizinhos. Roberto Fernández evita repercutir os comentários da atriz.

— Prefiro não falar, por vários motivos. Não há questões jurídicas envolvidas, mas é um tema que creio que não deveria falar em público — explica.

Nem Florinda Meza nem representantes da Televisa responderam aos pedidos de entrevista do GLOBO.

Fato é que o tempo passa e a base de fãs segue incrédula com o apagão. Há demanda — SBT e Multishow já manifestaram desejo de voltar a exibir os programas. Um dos administradores do Fórum Chaves, maior comunidade de fãs das séries, com quase 500 mil seguidores só no Instagram, o jornalista Antonio Purcino lembra que em agosto deste ano serão comemorados 40 anos da estreia de “Chaves” e “Chapolin” no Brasil.

— A gente espera com muita ansiedade que haja logo um acordo. Algo concreto, porque escutamos muitas promessas e não vemos nada acontecer. É muito difícil a gente ter acesso às séries. Desde antes de 2020, a Televisa vem derrubando qualquer conteúdo no YouTube. Ficamos dependentes de pirataria e do nosso acervo — lamenta.

Para o dublador Gustavo Berriel — que, além de fã, é responsável pelas vozes de Nhonho e de Seu Barriga em parte dos episódios de “Chaves” — um final feliz passa mais pelas mãos da emissora mexicana:

— Sempre vi muita gente criticando a família pelo desacordo. Mas não vou muito para esse lado. Acho que a Televisa é a principal responsável. Acho que a emissora pode muito bem pagar o que as séries valem.

Raridades em São Paulo


Imagem

Enquanto a negociação se arrasta, os fãs buscam outras formas de matar a saudade. Em São Paulo, o MIS Experience abriga desde 5 de janeiro “Chaves: a exposição”, maior mostra já feita em torno do universo de Bolaños. É um sucesso, já atraiu mais de cem mil visitantes e teve seu encerramento prolongado até 30 de março. Entre os diversos itens ao alcance do público, estão lá roteiros escritos por Bolaños, figurinos originais dos personagens e outros objetos raros. Fernández, que desde pequeno ia aos estúdios onde as séries eram gravadas, na companhia do pai, se emocionou quando viu a abertura da exposição em São Paulo.

— Creio que é a manifestação da obra e da pessoa de Roberto Gómez Bolaños mais rica que já vimos — diz o executivo, saudoso do pai. —Ele era muito disciplinado. Isso significava estudo, concentração, ensaio e repetição. Numa época em que a comédia para a televisão, pelo menos aqui no México, era improvisação.

São Paulo foi a primeira cidade a receber “Chaves: a exposição” e ainda não há previsão de que a mostra vá para outro lugar. Questionado sobre o porquê de a obra de seu pai ter dado tão certo no Brasil, Fernández reflete:

— Somos povos muito parecidos, temos idiossincrasias semelhantes. Uma atitude parecida em relação à vida, à gestão das emoções, ao dramático, mas também o apreço pelo humor e pela festa. A vila é um microcosmo cheio de contrastes. Acho que existem milhões de pessoas como Seu Madruga, por exemplo, no México e no Brasil. E obviamente eles se identificam.

O herdeiro de Bolaños adianta que uma série biográfica sobre seu pai, para a HBO, está a caminho. Também há um documentário brasileiro sobre “Chaves” à vista, de Calvito Leal e José Francisco Tapajós. As gravações começam ainda neste semestre, conforme anunciou ontem a coluna Play.

Antonio Purcino, do Fórum Chaves, consultor da mostra em São Paulo, opina, porém, que nada se compara as séries originais de “Chaves” e “Chapolin”:

— A marca continua forte, capaz de gerar audiência e consumo. É importante que haja novas produções. Mas nada substitui o produto original, clássico, que estamos acostumados a ver, com o talento de Roberto, de todo o grupo de atores e, no nosso caso, todo o grupo de dubladores.

https://oglobo.globo.com/cultura/notici ... -bom.ghtml
Esses usuários curtiram o post de Fórum Chaves (total: 5):
John Charles FiddyTheGamercrafterBRMeltDownE.RJacinto

Avatar do usuário
Fbdooito
Membro
Membro
Mensagens: 402
Registrado em: 23 Out 2011, 20:17
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Club Necaxa
Localização: Tangamandapio, Michoacán
Curtiu: 105 vezes
Curtiram: 114 vezes

Roberto Gómez Fernández fala sobre a volta da série e novos projetos

Mensagem por Fbdooito » 18 Fev 2024, 10:02

Esses usuários curtiram o post de Fbdooito (total: 1):
Pedro Gomes
Imagem

Avatar do usuário
BOLAÑOS ERA MAÇOM
Membro
Membro
Mensagens: 1135
Registrado em: 11 Set 2015, 22:19
Programa CH: Chespirito
Localização: Tatooine
Curtiu: 121 vezes
Curtiram: 253 vezes

Roberto Gómez Fernández fala sobre a volta da série e novos projetos

Mensagem por BOLAÑOS ERA MAÇOM » 18 Fev 2024, 10:03

só lero lero
Realizações no meio CH:
nenhuma
Imagem

Engenheiro Pudim
Moderador
Moderador
Mensagens: 4860
Registrado em: 29 Abr 2018, 00:32
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 343 vezes
Curtiram: 609 vezes

Roberto Gómez Fernández fala sobre a volta da série e novos projetos

Mensagem por Engenheiro Pudim » 18 Fev 2024, 10:18

Robertinho escreveu:
18 Fev 2024, 09:53
Não posso falar muito, mas há portas abertas.
Sim, se nota.

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22416
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3492 vezes

Roberto Gómez Fernández fala sobre a volta da série e novos projetos

Mensagem por Riddle Snowcraft » 18 Fev 2024, 12:07

Pois diga a ele que vá pro inferno
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
JoãoB
Membro
Membro
Mensagens: 1263
Registrado em: 12 Jul 2009, 20:30
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 217 vezes

Roberto Gómez Fernández fala sobre a volta da série e novos projetos

Mensagem por JoãoB » 18 Fev 2024, 12:20

Em relação à volta das séries, nada novo nas declarações.

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104217
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4939 vezes
Curtiram: 1907 vezes

Roberto Gómez Fernández fala sobre a volta da série e novos projetos

Mensagem por E.R » 18 Fev 2024, 13:54

NOTÍCIAS
Imagem
Fernández já prometeu muitas coisas e não cumpriu a palavra na maioria das vezes.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Jacinto
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 20763
Registrado em: 12 Dez 2009, 22:54
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Localização: Jaboatão - PE
Curtiu: 3929 vezes
Curtiram: 850 vezes

Roberto Gómez Fernández fala sobre a volta da série e novos projetos

Mensagem por Jacinto » 18 Fev 2024, 14:45

Mesma conversa de antes, só acredito vendo!!

Avatar do usuário
Churi Churin Fun Flais
Membro
Membro
Mensagens: 1050
Registrado em: 21 Mar 2020, 21:31
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Do lado do vizinho
Curtiu: 206 vezes
Curtiram: 79 vezes

Roberto Gómez Fernández fala sobre a volta da série e novos projetos

Mensagem por Churi Churin Fun Flais » 18 Fev 2024, 18:54

Caramba 4 anos de CH no limbo já e eu na época achando que ia se resolver em poucos meses. Uma sacanagem total, de lá pra cá surgiram vários streamings melhores do que os que tinham na época, era pra Chaves e Chapolin estarem em alguns desses lá direitinho, tudo na íntegra, ainda mais com os perdidos que vinham sendo encontrado, provavelmente teríamos novas dublagens talvez pra ficar tudo ali certinho, mas ganancia por dinheiro acabou com todos esses sonhos.


Multishow foi a melhor emissora de CH no Brasil, SBT É O ESCAMBAL!!!!


Avatar do usuário
BOLAÑOS ERA MAÇOM
Membro
Membro
Mensagens: 1135
Registrado em: 11 Set 2015, 22:19
Programa CH: Chespirito
Localização: Tatooine
Curtiu: 121 vezes
Curtiram: 253 vezes

Roberto Gómez Fernández fala sobre a volta da série e novos projetos

Mensagem por BOLAÑOS ERA MAÇOM » 18 Fev 2024, 20:50

AMANHÃ as series voltarao
ok?
amanhã.
é meu palpite definitivo
Realizações no meio CH:
nenhuma
Imagem

Avatar do usuário
Chafundifórnios
Membro
Membro
Mensagens: 3757
Registrado em: 01 Abr 2014, 19:27
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Apodi-RN
Curtiu: 24 vezes
Curtiram: 272 vezes

Roberto Gómez Fernández fala sobre a volta da série e novos projetos

Mensagem por Chafundifórnios » 18 Fev 2024, 20:54

O dono da venda da esquina não acredita mais em cegonha...
Prefiro evitar a fadiga...
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --

Avatar do usuário
Príncipe da Condessa
Membro
Membro
Mensagens: 6043
Registrado em: 18 Jan 2017, 03:05
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 108 vezes
Curtiram: 333 vezes

Roberto Gómez Fernández fala sobre a volta da série e novos projetos

Mensagem por Príncipe da Condessa » 18 Fev 2024, 21:44

É tudo mentira.
Imagem
Realizações no meio CH:
Achei o trecho de "O louco que escapou do manicômio" (1971).

Avatar do usuário
Jezebel do Canto e Mello
Membro
Membro
Mensagens: 8360
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chespirito
Localização: Casa nº 21
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 497 vezes

Roberto Gómez Fernández fala sobre a volta da série e novos projetos

Mensagem por Jezebel do Canto e Mello » 18 Fev 2024, 23:55

Façam suas apostas no tópico correspondente e concorram a 50ão. :joinha:
Imagem

Lucas-Ribeiro97
Membro
Membro
Mensagens: 99
Registrado em: 26 Jul 2023, 10:21
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Real Madrid
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 20 vezes

Roberto Gómez Fernández fala sobre a volta da série e novos projetos

Mensagem por Lucas-Ribeiro97 » 19 Fev 2024, 08:50

Infelizmente, parece que os programas do Chespirito só vão voltar quando eles entrarem em domínio público....😭

Avatar do usuário
John Charles Fiddy
Membro
Membro
Mensagens: 1173
Registrado em: 13 Out 2023, 12:30
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 455 vezes
Curtiram: 126 vezes

Roberto Gómez Fernández fala sobre a volta da série e novos projetos

Mensagem por John Charles Fiddy » 19 Fev 2024, 11:34

Lucas-Ribeiro97 escreveu:
19 Fev 2024, 08:50
Infelizmente, parece que os programas do Chespirito só vão voltar quando eles entrarem em domínio público....😭
E ninguém vai ficar sabendo :]
Editando a sonoplastia da SVDC (feita por Eduardo Gouvêa), tornando seus episódios mais assistivéis. Para ver minhas edições, mande um MP.

Imagem

Chapolin Cristão, o melhor servidor de CH na internet, se quiser entrar envie-me um MP :joia:
► Exibir Spoiler

Responder