Qual episódio/esquete de CH você considera genial?

Vamos comentar aqui, quais episódios e esquetes de toda a obra de Roberto Gómez Bolaños são obras primas do humor.

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
Chavonildo
Membro
Membro
Mensagens: 222
Registrado em: 08 Fev 2016, 17:05
Programa CH: Chaves
Curtiu: 146 vezes
Curtiram: 28 vezes

Qual episódio/esquete de CH você considera genial?

Mensagem por Chavonildo » 08 Abr 2024, 22:46

N é sobre o episódio todo, mas eu sempre achei muito bom aquela cena do diálogo cruzado nos episódios do Disco Voador
Esses usuários curtiram o post de Chavonildo (total: 1):
Sardse
Versão brasileira: ISSO, ISSO, ISSO!
Distribuição: ACAPULCO!

Avatar do usuário
Sardse
Membro
Membro
Mensagens: 1051
Registrado em: 30 Jan 2014, 21:21
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: O Que Tá Ganhando
Localização: Eu Ainda Estou Nesse País
Curtiu: 209 vezes
Curtiram: 82 vezes

Qual episódio/esquete de CH você considera genial?

Mensagem por Sardse » 08 Abr 2024, 23:31

Chavonildo escreveu:
08 Abr 2024, 22:46
N é sobre o episódio todo, mas eu sempre achei muito bom aquela cena do diálogo cruzado nos episódios do Disco Voador
Essa cena por si só torna "Discos Voadores" um dos meus episódios favoritos
"Perdido Vemos, Aonde, Não Sabemos" versão com o kiko

Avatar do usuário
Chamone
Membro
Membro
Mensagens: 198
Registrado em: 30 Set 2022, 19:09
Programa CH: Chaves
Curtiu: 23 vezes
Curtiram: 70 vezes

Qual episódio/esquete de CH você considera genial?

Mensagem por Chamone » 09 Abr 2024, 00:57

Tirado Alanís escreveu:
08 Abr 2024, 22:41
Chamone escreveu:
08 Abr 2024, 18:30
Chaves eu não consigo pensar porque é impossivelmente consistente por conta da combinação sólida de atores e personagens. Na gringa existe um fenômeno na série Seinfeld onde só de se imaginar os personagens em novas situações sem querer um episódio acaba sendo escrito através de comentários. O Chespirito tinha algo similar em mãos. Com a combinação certa de personagens Chespirito era genial.
Cara, isso daria um experimento muito legal pra fazer com Chaves, e acredito que sairia super consistente (com Chapolin não ponho tanto a mão no fogo).
Sim, mas seria mais difícil com o Chaves. Seinfeld é mais conversativo e basicamente a estrutura de cada episódio é que cada personagem se fixa num problema próprio, mas absurdo e cômico, e os personagens meio que cooperam entre si para navegar seus por problemas.

Não sei se alguém tentou 'decodificar' os métodos do Bolaños em Chaves, mas geralmente o Chespirito coloca um prop na história e consegue colocar o elenco inteiro em torno de um objeto (a carabina, o estilingue, um cachorro...). Eu gosto muito do frenético Quem semeia moeda colhe tempestade (1977) com o vaso de terra e os algodões doces. Da hora que o vaso aparece até a parte dos esquemas da Chiquinha é absolutamente brilhante o uso de ambos props e como os personagens não param de entrar e sair de cena só para fomentar o caos.

Então se a gente conseguisse por exemplo introduzir pulgas como prop num episódio (como um remake do Chapolin), ainda viria o problema de como introduzir o prop. Chaves encontrou um cachorro? Brincou com um cachorro? Qual personagem ele encontra primeiro? Como se passam as pulgas? Um Dia da Amizade força os personagens a se abraçar? Um balde de agua espanta as pulgas? Prof. Girafales tenta esconder a coceira da Dona Florinda no encontro pro cafézinho? Dona Florinda também tenta esconder a coceira e os dois tentam criar distrações um pro outro? Como juntar tudo isso usando diálogos engraçados, slapstick e gags visuais? Como encerrar o episódio?

O universo de Chaves é genial, mas é preciso ter o calibre do Chespirito.

Polegar
Membro
Membro
Mensagens: 8842
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 731 vezes

Qual episódio/esquete de CH você considera genial?

Mensagem por Polegar » 09 Abr 2024, 03:46

Mas o caminho é bem esse mesmo. Escalonar situações em torno de um objeto específico. Eu e uma galera já "tiramos o raio-x" desse tipo de roteiro. Todo o cenário da vila foi usado, pertences dos moradores, brinquedos, comidas, peças de roupa.

A partir do "algo" que é o tema do episódio do dia, são desenhadas as mesmas interações entre os personagens. Dá pra saber qual vai se indispor com qual, qual vai querer ajudar, dar em cima, brincar, etc. Eles são muito bem definidos nisso, ações e bordões cíclicos.

Não é um demérito. O Chespa era gênio na maneira como armava tudo, mas não chega a ser difícil fazer parecido, mesmo que não se iguale 100% ao que ele pensaria. Todas as suas ideias pra o possível episódio das pulgas são válidas, por exemplo.

Mais complicado é o Chapolin, que transita em ambientes diferentes interagindo com personagens criados do zero a cada capítulo. E ele mesmo tem personalidades variáveis a depender do ambiente e do personagem. Ora é covarde, ora sarcástico, paquerador, desastrado, ingênuo, sensato...
Esses usuários curtiram o post de Polegar (total: 1):
João Neto (Eng. Camin)

Avatar do usuário
Príncipe da Condessa
Membro
Membro
Mensagens: 6073
Registrado em: 18 Jan 2017, 03:05
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 111 vezes
Curtiram: 337 vezes

Qual episódio/esquete de CH você considera genial?

Mensagem por Príncipe da Condessa » 11 Mai 2024, 16:16

Cláudio escreveu:
08 Abr 2024, 19:25
"O dedo-duro" (1973). Gostaria de poder assistir à versão original desse esquete algum dia.
Qual entrevista a Florinda disse que foi a estreia dela no programa?
Imagem
Realizações no meio CH:
Achei o trecho de "O louco que escapou do manicômio" (1971).

Avatar do usuário
Cláudio
Membro
Membro
Mensagens: 1895
Registrado em: 19 Out 2009, 13:18
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Atlético - MG
Localização: Minas Gerais
Curtiu: 201 vezes
Curtiram: 201 vezes

Qual episódio/esquete de CH você considera genial?

Mensagem por Cláudio » 11 Mai 2024, 17:18

Príncipe da Condessa escreveu:
11 Mai 2024, 16:16
Cláudio escreveu:
08 Abr 2024, 19:25
"O dedo-duro" (1973). Gostaria de poder assistir à versão original desse esquete algum dia.
Qual entrevista a Florinda disse que foi a estreia dela no programa?

Aos 12:30 do vídeo.

Avatar do usuário
Sr Garabito
Membro
Membro
Mensagens: 1196
Registrado em: 10 Abr 2015, 17:37
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Londrina
Localização: Cambé-PR
Curtiu: 57 vezes
Curtiram: 91 vezes

Qual episódio/esquete de CH você considera genial?

Mensagem por Sr Garabito » 11 Mai 2024, 17:51

Na minha opinião a esquete " o dedo duro" de 1973.

Avatar do usuário
Príncipe da Condessa
Membro
Membro
Mensagens: 6073
Registrado em: 18 Jan 2017, 03:05
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 111 vezes
Curtiram: 337 vezes

Qual episódio/esquete de CH você considera genial?

Mensagem por Príncipe da Condessa » Ontem, 18:46

Cláudio escreveu:
11 Mai 2024, 17:18
Príncipe da Condessa escreveu:
11 Mai 2024, 16:16
Cláudio escreveu:
08 Abr 2024, 19:25
"O dedo-duro" (1973). Gostaria de poder assistir à versão original desse esquete algum dia.
Qual entrevista a Florinda disse que foi a estreia dela no programa?

Aos 12:30 do vídeo.
Obrigado
Esses usuários curtiram o post de Príncipe da Condessa (total: 1):
Cláudio
Imagem
Realizações no meio CH:
Achei o trecho de "O louco que escapou do manicômio" (1971).

Responder