O inventário de Chespirito

Todas as obras de TV, música, teatro, cinema, entre outros

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
Jegue
Membro
Membro
Mensagens: 5338
Registrado em: 07 Ago 2016, 11:13
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 353 vezes
Curtiram: 498 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por Jegue » 04 Jan 2021, 16:01

Não sei se problemas com direitos autorais se encaixaria como censura, mas provavelmente Chespirito teve muitos problemas desse tipo também.
► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
CHESPIRITO PEIDORREIRO
Moderador
Moderador
Mensagens: 2537
Registrado em: 19 Jul 2018, 22:07
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 329 vezes
Curtiram: 571 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por CHESPIRITO PEIDORREIRO » 04 Jan 2021, 16:52

El Infortunato escreveu:
04 Jan 2021, 15:35
Agora sobre a censura de 11 episódios das séries,quero aproveitar o gancho para pedir desculpas aos usuários Flash, Bazzo e maníaco pela forma agressiva que tratei vocês quando estávamos discutindo sobre esse mesmo tema no outro tópico,no final, vocês tinham razão e eu deveria ter reconhecido isso na época. Agora só nos resta torcer para que a Televisa reconsidere e solte esses episódios algum dia, não importando o tema com o qual o Chespirito mexeu.
É isso...
Cara, sem problemas, desculpas aceitas. De todo modo, é aquilo: só não podemos descartar as hipóteses agora, mas isso também não significa que tenhamos viajado com a censura pela União Soviética, afinal, só saberemos se um dia a dona Televisa lançar esses eps :P (se bobear, desses 11 eps censurados, nenhum é o R.S.E ou a primeira parte do homem das cavernas :ponder:
Cláudio escreveu:
04 Jan 2021, 13:19
Em 2005 Chespirito deu uma entrevista falando da censura que sofreu na gravação de um episódio de Chaves.
► Exibir Spoiler
Isso é deveras interessante, pois o episódio chegou a ter o roteiro censurado e Chespirito disse que gravaria assim mesmo e pagaria a multa se viesse. Vai que ele fez isso com outros episódios que, diferente desse (que talvez não recebeu multa), receberam multas e foram cortados de distribuição?...
O Mágico de Pink Floyd escreveu:
04 Jan 2021, 15:56
Será que não pode ser também uma questão de direitos autorais?
Tipo aquelas imagens da Nasa no episódio Planeta Vênus 73, e a canção dos Sapinhos do Festival da Vizinhança que é de autoria do Carlos Villagrán.
Pode ser também, indubitavelmente. A única coisa que "pega" é o fato de não terem cortado os trechos, simplesmente preferindo remover os eps de circulação. Se bem que também a Televisa pode primeiro ter tido a ideia de remover de circulação para depois inserir cortes... Vai saber a mente da Televisa...
Esses usuários curtiram o post de CHESPIRITO PEIDORREIRO (total: 1):
El Infortunato
Imagem

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43809
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1670 vezes
Curtiram: 3362 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por Barbano » 04 Jan 2021, 17:18

Flash escreveu:
04 Jan 2021, 16:52
Cara, sem problemas, desculpas aceitas. De todo modo, é aquilo: só não podemos descartar as hipóteses agora, mas isso também não significa que tenhamos viajado com a censura pela União Soviética, afinal, só saberemos se um dia a dona Televisa lançar esses eps (se bobear, desses 11 eps censurados, nenhum é o R.S.E ou a primeira parte do homem das cavernas
Não sei até onde dá para levar tão a risca esse número de episódios. Os outros números (Chaves, Chapolin, etc) não batem.

Avatar do usuário
CHESPIRITO PEIDORREIRO
Moderador
Moderador
Mensagens: 2537
Registrado em: 19 Jul 2018, 22:07
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 329 vezes
Curtiram: 571 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por CHESPIRITO PEIDORREIRO » 04 Jan 2021, 17:49

Barbano escreveu:
04 Jan 2021, 17:18
Não sei até onde dá para levar tão a risca esse número de episódios. Os outros números (Chaves, Chapolin, etc) não batem.
Não consideramos que todos os eps tenham sido tirados de circulação por causa de censura, mas que dentre os 11, talvez alguns que já tivéssemos suspeitas de censura possam estar no "bolo"
Imagem

Avatar do usuário
Jegue
Membro
Membro
Mensagens: 5338
Registrado em: 07 Ago 2016, 11:13
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 353 vezes
Curtiram: 498 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por Jegue » 04 Jan 2021, 19:09

Mas podem até ser mais que 11. Vai que por exemplo, 11 talvez seja o número de roteiros, e não de episódios em si, e todas as primeiras partes das sagas do Chimpadolfo contem como um único roteiro, por exemplo.

Mas é só uma hipótese (como quase tudo que falamos sobre isso, aliás)
► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
Arieel
Membro
Membro
Mensagens: 3064
Registrado em: 11 Set 2016, 23:48
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 439 vezes
Curtiram: 308 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por Arieel » 04 Jan 2021, 21:18

Muito bom. Essas informações vão ajudar também a correr atrás de obras que Roberto fez parte e desconhecemos. Grande divulgação

LatinChaves
Membro
Membro
Mensagens: 457
Registrado em: 12 Fev 2013, 20:30
Programa CH: Chaves
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 33 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por LatinChaves » 05 Jan 2021, 11:13

Qual é o link original pra olhar em español?

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 22382
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 421 vezes
Curtiram: 3470 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por Riddle Snowcraft » 05 Jan 2021, 12:05

Eu não sei nem o que opinar sobre tudo isso. É um índice que com certeza vai valer a pena voltarmos pra consultar de novo em inúmeras ocasiões futuras.
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Jimmytwain91
Membro
Membro
Mensagens: 824
Registrado em: 15 Jul 2015, 23:02
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 35 vezes
Curtiram: 39 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por Jimmytwain91 » 05 Jan 2021, 21:33

Caramba, filme do Chapolin em 72 :o , isso é algo que eu e nem ninguém iria imaginar.

Episódios censurados??

Tem muita coisa que não vimos e acho que nunca iremos ver

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43894
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por Antonio Felipe » 05 Jan 2021, 22:40

Um tema que esqueci de transcrever - depois de horas a fio... É referente à peça Queen Mother. Diz no final do arquivo:

(...) no INDAUTOR existe registrada uma obra de Teatro do Gênero Literário intitulada HANNA, cujo titular é o falecido. O conteúdo é o mesmo da obra intitulada REINA MADRE. Os direitos da obra REINA MADRE (QUEEN MOTHER, em inglês), tanto da obra dramática como das letras e música das canções que aparecem na adaptação, foram cedidos em vida pelo falecido a sua esposa, FLORINDA MEZA GARCÍA, e que tal cessão foi inscrita no Registro Público de Direitos de Autor em 25 de novembro de 2011. Como consequência, todos os direitos e ações legais que poderão surgir como consequência de qualquer forma de aproveitamento da obra HANNA são propriedade exclusiva de FLORINDA MEZA GARCÍA.
Esses usuários curtiram o post de Antonio Felipe (total: 4):
TheGamercrafterBREngenheiro PudimLatinChavesIgorBorgesCH
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
JoãoB
Membro
Membro
Mensagens: 1252
Registrado em: 12 Jul 2009, 20:30
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 215 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por JoãoB » 06 Jan 2021, 08:59

A Florinda até que estava tentando realizar essa peça, mas já faz um tempo que ela não fala sobre o assunto. Aqui um vídeo dela falando sobre a peça Queen Mother em agosto de 2017 (à partir dos 34 segundos do vídeo):




Muito legal essa descoberta, parabéns @Antonio Felipe .

Que curioso: se o Chespirito tinha escrito um filme do Chapolin em 1972, por que será que ele não produziu esse filme depois, no auge dos seriados? Do Chaves a gente sabe que ele não queria fazer filme, mas Chapolin...e será que o filme do Chapolin que o Fernández tanta fala de repente pode ser baseado nesse roteiro de 1972? Vai saber...seria bom uma forma desse roteiro ser disponibilizado.

E realmente, o Chespirito produziu muito coisa, o Grupo Chespirito poderia tentar explorar mais esse acervo.
Antonio Felipe escreveu:
03 Jan 2021, 20:08
3.7. REGISTRO E USO DE PERSONAGENS
► Exibir Spoiler
Não tem o Quico?
O Mágico de Pink Floyd escreveu:
04 Jan 2021, 15:56
Será que não pode ser também uma questão de direitos autorais?
Tipo aquelas imagens da Nasa no episódio Planeta Vênus 73, e a canção dos Sapinhos do Festival da Vizinhança que é de autoria do Carlos Villagrán.
Mas essa música dos Sapinhos não é de autoria do Chespirito? Eu acho que é...tanto que depois, quando o Carlos usou essa música em alguns programas dele e em shows, parece que na época algumas pessoas não gostaram porque ele estava usando sem ser o autor.
Esses usuários curtiram o post de JoãoB (total: 1):
gusta dos biscoitos

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 15961
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 980 vezes
Curtiram: 901 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por JF CH » 06 Jan 2021, 09:03

JoãoB escreveu:
06 Jan 2021, 08:59
Não tem o Quico?
O Quico é do Carlos (no caso, o Kiko). Mas se bem que a Chiquinha é da Marioneta e tá registrado aí também...
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Avatar do usuário
JoãoB
Membro
Membro
Mensagens: 1252
Registrado em: 12 Jul 2009, 20:30
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 215 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por JoãoB » 06 Jan 2021, 09:18

JF CHmaníaco escreveu:
06 Jan 2021, 09:03
JoãoB escreveu:
06 Jan 2021, 08:59
Não tem o Quico?
O Quico é do Carlos (no caso, o Kiko). Mas se bem que a Chiquinha é da Marioneta e tá registrado aí também...
Então, a Chiquinha é da Maria, só que nos anos 70 ela assinou um documento dizendo que a personagem era do Chespirito. Acho que é esse documento que consta aí em cima. Apesar disso, atualmente, a Chiquinha é da Maria, já que o registro que o Chespirito fez da Chiquinha venceu e a Maria registrou a Chiquinha no nome dela.

No caso do Quico (com essa grafia), ele tecnicamente é do Chespirito, mas não consta aí em cima.

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43894
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por Antonio Felipe » 06 Jan 2021, 09:23

JoãoB escreveu:
06 Jan 2021, 08:59
Não tem o Quico?
Esses registros são do Certificado de Reserva de Direitos para uso exclusivo. Realmente não tem o Quico, diferente do registro de marca no IMPI.
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
TheGamercrafterBR
Moderador
Moderador
Mensagens: 1458
Registrado em: 11 Fev 2020, 11:55
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Localização: Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Curtiu: 519 vezes
Curtiram: 116 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por TheGamercrafterBR » 06 Jan 2021, 09:27

JF CHmaníaco escreveu:
06 Jan 2021, 09:03
JoãoB escreveu:
06 Jan 2021, 08:59
Não tem o Quico?
O Quico é do Carlos (no caso, o Kiko). Mas se bem que a Chiquinha é da Marioneta e tá registrado aí também...
Só que o da Chiquinha está como "Sucessão", como se o Chespirito tivesse sucedido para a María Antonieta.
Outra coisa interessante é o registro de "Don Ramón" e "Sr Barriga" (teve uma live que o Edgar disse que foi ele que criou a personalidade do personagem , os trejeitos e as roupas)
Moderador do Fórum Chaves desde 05/11/2023

Meu canal do Youtube


Caso queiram ajudar o meu canal:


Me adicionem na Steam


Iceberg das Séries de Chespirito:


Iceberg de Dublagens Perdidas


Responder