O inventário de Chespirito

Todas as obras de TV, música, teatro, cinema, entre outros

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
TheGamercrafterBR
Moderador
Moderador
Mensagens: 1458
Registrado em: 11 Fev 2020, 11:55
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Localização: Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Curtiu: 520 vezes
Curtiram: 116 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por TheGamercrafterBR » 03 Jan 2021, 23:47

Antonio Felipe escreveu:
03 Jan 2021, 23:10
TheGamercrafterBR escreveu:
03 Jan 2021, 22:47
@Antonio Felipe

8.1.5. Contrato com Televisa e RGB. 29 de março de 1994. Uso exclusivo roteiros Con Humor, tomo I e II.

Pelo que eu vi, tomo significa volume, compilação.
Isso pode dizer que aqueles episódios de Dom Caveira, Ciudadano Gómez, La Noticia Rebelde, Increible pero Ciento por Ciento, Cine Mudo e Mini Teatro podem ser reprises de 1993.

8.1.4. Contrato com Televisa e RGB. 26 de julho de 1993. Uso exclusivo roteiros Chespirito, 1993, tomo I e II.

1° Compilação: Os crimes de fadas, digo, contos de fraudes / Ataque de nervos / O mistério da velha mina abandonada, da época do século XVII, e que está a ponto de desmoronar / Tá pensando que é o telefone da sogra?!

2° compilação: O morto vivo / O hotel cinco algemas / A chave do problema / Um roubo ou uma pendura?
Não quer dizer que são compilações. Pode ser simplesmente a forma como os roteiros estavam organizados - por exemplo, um volume com X roteiros e outro com X roteiros. É algo muito específico para se tratar de uma quantidade tão pequena de episódios.
PoweR escreveu:
03 Jan 2021, 23:01
Interessante isso aqui: "3.6.11. CHESPIRITO. Censura de programas. 11 capítulos." :desver:

O que será que isso significa? Censura de episódio que decidiram nem exibir no ar ou algo que foi exibido, censurado e foi removido de circulação pela Televisa? :huh:
Pode ser tudo isso. Algo que foi tirado do ar, ou algum programa que talvez nem tenha sido gravado.
Entre esses 11 podem estar as primeiras partes das versões do Chipandolfo.
Moderador do Fórum Chaves desde 05/11/2023

Meu canal do Youtube


Caso queiram ajudar o meu canal:


Me adicionem na Steam


Iceberg das Séries de Chespirito:


Iceberg de Dublagens Perdidas


LatinChaves
Membro
Membro
Mensagens: 457
Registrado em: 12 Fev 2013, 20:30
Programa CH: Chaves
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 33 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por LatinChaves » 04 Jan 2021, 08:17

@Antonio Felipe perdón por escribir en español pero debo comentar bien qué esa investigación que hiciste me dejó sin palabras. Es increíble las cosas que estaban a la mano para nosotros en la propia internet y años después recién nos estemos enterando.

Quisiera señalar un par de cosas que ya señalaron. ¿Película del Chapulín en el 72? Es increíble, capaz y sí se haya grabado algunas escenas y que podrían estar grabadas en alguna foto que hayamos visto por ahí. ¿Y de qué habría sido el libreto incompleto de la película Chespirito?

Y por supuesto 11 episodios censurados de Chespirito. Pero como se dice, ahí no necesariamente pueden ser episodios que se grabaron sino episodios que se tengan el libreto y no se grabaron ¿Será que en esa lista se encuentra el final trágico que Chespirito le iba a dar al Chavo? Recuerden que en anteriores ocasiones Chespirito dijo que lo escribió y se lo mostró a su hija. Si de verdad ese libreto estuviese intacto imagínense la repercusión.

El tema de los episodios de los programas y la cantidad de cada uno es algo curioso. ¿Sólo hablan de los libretos o de episodios grabados? La Chicharra por ejemplo son 14 episodios, pero ahí dice que han habido 20 historias escritas y dos a máquina, o sea 22 argumentos. No creo que incluyan los del programa Chespirito porque si no me equivoco son más que ese número. Lo mismo con El Ciudadano Gómez.

Sobre los libros noté que no alistaron Y también poemas y El diario del Chavo del 8, aunque se les menciona en otra parte del inventario. De lo que no se produjo no he visto alistado ""El hotel de Kippy"" que iba a ser la primera aparición del Doctor Chapatín, a menos que no hubiese libreto y sólo quedara el nombre.

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 15961
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 980 vezes
Curtiram: 901 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por JF CH » 04 Jan 2021, 09:49

Antonio Felipe escreveu:
03 Jan 2021, 20:08
3.6.11. CHESPIRITO. Censura de programas. 11 capítulos.
@Flash e pensar que riram de você e do Bazzo quando cogitaram essa possibilidade, quero ver rir agora...

----------------

Cara, olha a enormidade desse acervo, e não temos conhecimento de boa parte disso. Parabéns pela pesquisa, Antonio, aqui se faz mais pelas séries do que quem tem a obrigação de fazê-lo.
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Avatar do usuário
Lucas Oliveira da Silva
Membro
Membro
Mensagens: 79
Registrado em: 28 Ago 2018, 17:15
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 1 vez

O inventário de Chespirito

Mensagem por Lucas Oliveira da Silva » 04 Jan 2021, 09:58

Caraca! Que legal essa descoberta!
"O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta."

Avatar do usuário
CHESPIRITO PEIDORREIRO
Moderador
Moderador
Mensagens: 2537
Registrado em: 19 Jul 2018, 22:07
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 329 vezes
Curtiram: 571 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por CHESPIRITO PEIDORREIRO » 04 Jan 2021, 10:26

JF CHmaníaco escreveu:
04 Jan 2021, 09:49
Antonio Felipe escreveu:
03 Jan 2021, 20:08
3.6.11. CHESPIRITO. Censura de programas. 11 capítulos.
@Flash e pensar que riram de você e do Bazzo quando cogitaram essa possibilidade, quero ver rir agora...
Nah, esse negócio de censura é impossível, só falhas mesmo :asso:
------
Sobre esse negócio do filme de 72, me recordo de já ouvir falar que o Chapulin foi criado para um filme, que foi descartado. Vai ver ele fez o roteiro mas só registrou depois...
Esses usuários curtiram o post de CHESPIRITO PEIDORREIRO (total: 2):
JF CHgusta dos biscoitos
Imagem

Avatar do usuário
TheGamercrafterBR
Moderador
Moderador
Mensagens: 1458
Registrado em: 11 Fev 2020, 11:55
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Localização: Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Curtiu: 520 vezes
Curtiram: 116 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por TheGamercrafterBR » 04 Jan 2021, 10:30

Flash escreveu:
04 Jan 2021, 10:26
JF CHmaníaco escreveu:
04 Jan 2021, 09:49
Antonio Felipe escreveu:
03 Jan 2021, 20:08
3.6.11. CHESPIRITO. Censura de programas. 11 capítulos.
@Flash e pensar que riram de você e do Bazzo quando cogitaram essa possibilidade, quero ver rir agora...
Nah, esse negócio de censura é impossível, só falhas mesmo :asso:
------
Sobre esse negócio do filme de 72, me recordo de já ouvir falar que o Chapulin foi criado para um filme, que foi descartado. Vai ver ele fez o roteiro mas só registrou depois...
Inclusive tem aquela história de que haviam sido realizados testes para saber quem seria o Chapolin, mas no final o próprio Chespirito ficou com o papel.
Moderador do Fórum Chaves desde 05/11/2023

Meu canal do Youtube


Caso queiram ajudar o meu canal:


Me adicionem na Steam


Iceberg das Séries de Chespirito:


Iceberg de Dublagens Perdidas


Avatar do usuário
SirBrandes
Membro
Membro
Mensagens: 437
Registrado em: 05 Out 2015, 18:49
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: tudo armado pela FIFA
Localização: Brasília
Curtiu: 102 vezes
Curtiram: 76 vezes

Re: O inventário de Chespirito

Mensagem por SirBrandes » 04 Jan 2021, 12:00

Já suspeitávamos da ocorrência de censura, ainda que houve divergências sobre isso. Mas agora, até um documento formal prova isso. E pro cara conseguir ser censurado em plenos anos 70 (num lugar com razoável liberdade de expressão), é porque mexeu com bicho grande (Chimpandolfo, Encontro do Século, R.S.E? Roteito inédito?). Violência, eu já descarto. Essas 11 censuras provavelmente foram por motivos pontuais

O filme do Chapolin "registrado" em 1972 é outra surpresa. Fico imaginando essa produção, sendo gravada com câmeras especiais e em rolo de filme, se a gravação de Chespirito já era super moderna pra época, imagina uma produção cinematográfica? E pessoalmente, acho que um filme de Chapolin seria bastante possível, mais até que um filme de Chaves. Tanto que Aventuras em Marte e Piratas de 82 tiveram essa "pinta" de filme.

Outra surpresa é a quantidade e o tamanho do acervo criativo registrado pelo RGB. Poucos roteiristas tem um portfólio tão rico como ele. Incluindo a quantia aproximada de todos os episódios de todas suas produções seriadas. Um achado esse documento, hein?

Eu entendo que o Fernández tem seus problemas pessoais, além de toda a responsabilidade com um acervo tão grande, e de ser filho de um dos maiores roteiristas (se não o maior) da América Latina. Mas pelo tamanho e relevância do acervo que ele herdou, ao meu ver há displicência da parte dele em reinvidicar esse material (inclusive perdeu o contrato com a Televisa já com os direitos autorais no nome dele). Displicência que se confirma com sua busca por algo novo no universo CH, quando muita coisa ainda ficou pra trás. Recuperar conteúdo clássico de CH parece muito mais interessante financeiramente, já que os fãs da série são fãs daquilo que se consagrou, e vão adorar conteúdo inédito dessa época. Produções novas de CH podem atrair um novo público, mas isso seria interessante num momento em que CH clássico está fora de circulação?
Esses usuários curtiram o post de SirBrandes (total: 1):
JF CH
Imagem
Glenn Gould sempre tocou certo, enquanto o mundo todo tocava errado :rock:

Avatar do usuário
CHESPIRITO PEIDORREIRO
Moderador
Moderador
Mensagens: 2537
Registrado em: 19 Jul 2018, 22:07
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 329 vezes
Curtiram: 571 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por CHESPIRITO PEIDORREIRO » 04 Jan 2021, 12:37

Concordo totalmente, @SirBrandes. Não adianta querer correr atrás de novas produções quando se há uma vastidão de produções "novas" e inéditas para o público atual que ainda estão engavetadas ou ocultas pela Televisa. Produções "inéditas" que eu queria ver o sr. Fernandez correr atrás seriam "Con Humor", "Buenas Noticias", "El Ciudadano Gomez", "Chespirito", "Chespirito Y La Mesa Cuadrada", "Los Supergenios De La Mesa Cuadrada", "La Chicharra" (não é bem inédita, mas não é mais exibida), entre tantas outras produções...
Resumindo: quem acredita num sujeito que diz querer ampliar o universo de criações do pai se não consegue manter no ar nem o que já foi produzido?
Imagem

Avatar do usuário
Príncipe da Condessa
Membro
Membro
Mensagens: 6027
Registrado em: 18 Jan 2017, 03:05
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 107 vezes
Curtiram: 333 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por Príncipe da Condessa » 04 Jan 2021, 13:18

Deveriam entrevista-lo e perguntar sobre essas séries não exibidas, pois ninguém costuma perguntar.
Esses usuários curtiram o post de Príncipe da Condessa (total: 2):
El InfortunatoLatinChaves
Imagem

Avatar do usuário
Cláudio
Membro
Membro
Mensagens: 1891
Registrado em: 19 Out 2009, 13:18
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Atlético - MG
Localização: Minas Gerais
Curtiu: 196 vezes
Curtiram: 199 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por Cláudio » 04 Jan 2021, 13:19

Em 2005 Chespirito deu uma entrevista falando da censura que sofreu na gravação de um episódio de Chaves.
► Exibir Spoiler
Esses usuários curtiram o post de Cláudio (total: 1):
gusta dos biscoitos

Avatar do usuário
Príncipe da Condessa
Membro
Membro
Mensagens: 6027
Registrado em: 18 Jan 2017, 03:05
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 107 vezes
Curtiram: 333 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por Príncipe da Condessa » 04 Jan 2021, 13:23

Não se refere ao episódio Uma aula de história?
Imagem

Avatar do usuário
El Infortunato
Membro
Membro
Mensagens: 90
Registrado em: 08 Jul 2020, 17:04
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: nenhum
Curtiu: 92 vezes
Curtiram: 8 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por El Infortunato » 04 Jan 2021, 15:35

Muito interessante tudo isso, principalmente um filme do Chapolin em 1972, época em que a Televisa nem sonhava em existir.

Agora sobre a censura de 11 episódios das séries,quero aproveitar o gancho para pedir desculpas aos usuários Flash, Bazzo e maníaco pela forma agressiva que tratei vocês quando estávamos discutindo sobre esse mesmo tema no outro tópico,no final, vocês tinham razão e eu deveria ter reconhecido isso na época. Agora só nos resta torcer para que a Televisa reconsidere e solte esses episódios algum dia, não importando o tema com o qual o Chespirito mexeu.

É isso...
Esses usuários curtiram o post de El Infortunato (total: 3):
JF CHCHESPIRITO PEIDORREIRONezz

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 15961
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 980 vezes
Curtiram: 901 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por JF CH » 04 Jan 2021, 15:49

Desculpas aceitas, afinal discutimos aqui todos visando um objetivo comum :D
Esses usuários curtiram o post de JF CH (total: 1):
El Infortunato
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Avatar do usuário
Jegue
Membro
Membro
Mensagens: 5338
Registrado em: 07 Ago 2016, 11:13
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 353 vezes
Curtiram: 498 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por Jegue » 04 Jan 2021, 15:53

Eu acho que talvez esse registro se refira a episódios que nem chegaram a ser gravados, cujo roteiro foi descartado e provavelmente readaptado. Mas tem muitas possibilidades, e pode se referir a episódios já "conhecidos" (que se sabe a existência), como as versões mais antigas de R.S.E, todas as primeiras partes do Chimpadolfo... não dá pra cravar o que realmente é.

Mas, enfim, era óbvio que em tantas décadas de produção, com tantos roteiros, tantos personagens... que, em algum momento, alguma coisa foi longe demais e acabou sendo censurada e escondida. Agora não resta mais dúvidas.
► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
Príncipe da Condessa
Membro
Membro
Mensagens: 6027
Registrado em: 18 Jan 2017, 03:05
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 107 vezes
Curtiram: 333 vezes

O inventário de Chespirito

Mensagem por Príncipe da Condessa » 04 Jan 2021, 15:56

Será que não pode ser também uma questão de direitos autorais?
Tipo aquelas imagens da Nasa no episódio Planeta Vênus 73, e a canção dos Sapinhos do Festival da Vizinhança que é de autoria do Carlos Villagrán.
Imagem

Responder