Entrevista com Roberto Gómez Fernández no JC/PE

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43895
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Entrevista com Roberto Gómez Fernández no JC/PE

Mensagem por Antonio Felipe » 13 Mar 2019, 23:12

JORNAL DO COMMERCIO/PERNAMBUCO

Filho do 'Chaves' revela surpresa para fãs brasileiros
Em entrevista ao JC, Roberto Gómez Fernández fala com carinho do eterno Chespirito, a relação pai e filho, e muito mais

Em fevereiro, lembramos com carinho aqui no Jornal do Commercio os 90 anos de Roberto Gómez Bolaños, o ator e criador dos personagens Chaves e Chapolin Colorado, caso ele estivesse vivo.

A homenagem chegou até o México e conseguimos conversar com seu filho: o ator, produtor e diretor Roberto Gómez Fernández, de 54 anos. Na conversa com o JC, ele fala com carinho do eterno Chespirito, a relação pai e filho, e antecipa um presente especial para os fãs brasileiros.

JORNAL DO COMMERCIO – Roberto, em que momento você percebeu que era “filho do Chespirito”?
ROBERTO GÓMEZ FERNÁNDEZ – Foi aos poucos. Meu pai começou a ser famoso quando eu tinha seis anos, então eu não era muito consciente de sua fama. Anos mais tarde, na escola, começavam a me perguntar: “Você é o filho do Chaves?”. A partir daí começou um processo de consciência que seguiu crescendo ao longo dos anos. Mas ainda sim, até hoje, sigo me surpreendendo e me dando conta da magnitude da sua transcedência.

JC – Hoje você segue o caminho artístico por influência direta do seu pai?
ROBERTO – Sem dúvida. Desde garoto, uma das minhas atividades favoritas era acompanhá-lo às gravações dos programas. Era um mundo fascinante para mim. A magia da ficção, o que havia atrás das câmeras para fazer o público crer que o que passava na tela era real... Enfim, esse era o meu pensamento de criança. Desde então, eu soube que queria fazer algo ali. Não sabia o quê, nem como, mas queria fazer parte da criação desta magia.

JC – O mundo conhece e venera seu pai por causa da série Chaves. É o trabalho dele que você mais admira também?
ROBERTO – Reconheço que a Vila do Chaves, em seu conjunto, é a criação mais conhecida e transcendente do meu pai. Acredito que é insuperável este microcosmo criado com valores atemporais e universais, com um desenho único de personagens. Mas confesso que meu personagem favorito é o Chapolin Colorado. Ele é, entre outras coisas, o mais completo e o que mais me faz sorrir.

JC – Como era o pai Roberto Gómez Bolaños?
ROBERTO – Era sábio. Sereno, muito amoroso, pregando pelo bom exemplo acima de tudo. Ele procurava sempre um ambiente de bom humor, mas acompanhado de uma disciplina que ele mesmo marcava. Ele determinava regras muito claras e raras vezes levantava a voz.

JC – O Brasil é um lugar que admira bastante o trabalho do seu pai. Você já esteve por aqui? O que ele dizia a você sobre este País?
ROBERTO – Já estive duas vezes em São Paulo a trabalho. Ela é muito parecida com a Cidade do México em alguns aspectos. Já meu pai tinha uma adoração pelo Brasil. A recíproca e o carinho que ele recebia de parte do povo brasileiro eram enormes. Em algum momento, ele esteve preparando um show ao vivo em português para apresentar aí. Todo o elenco [da série Chaves] estava praticando por muito tempo esse idioma, muito entusiasmados. Lembro do meu pai tentando adivinhar como poderia dizer “Já dizia o velho e conhecido ditado” [um bordão do Chapolin] em português. Lamentavelmente, essa viagem não se concretizou por alguma questão política do momento. Meu pai sempre se lamentou por não poder se apresentar ao vivo no Brasil.

JC – Existe algo sobre seu pai que poucos sabem e que você gostaria de compartilhar com muitas pessoas?
ROBERTO – Algo que as pessoas não sabem muito é que ele era uma pessoa muito tímida, ao contrário do que se pode pensar por ser um comediante. Ele era sempre muito reservado e tentava escapar da multidão que, para ele, mais de oito pessoas já era uma multidão. Ele também tinha um grande talento em outras áreas como a pintura e a matemática, algo que ele só fazia em seus momentos livres, que não eram muitos.

JC – O mundo perdeu o seu pai em 2014. Como você passou por esse momento tão difícil?
ROBERTO – Obviamente, foi um momento difícil, triste. Embora, por outro lado, se converteu em um momento de certificação do enorme carinho de tantas pessoas. As manifestações por todo o continente foram gigantescas. Hoje, sigo com saudades.

JC – Hoje você administra o Grupo Chespirito, que cuida do patrimônio artístico do seu pai. É um trabalho fácil?
ROBERTO – Difícil no sentido da grande responsabilidade envolvida. Manter a obra e o legado do meu pai como ele conduziria é algo que pensamos todos os dias e é o filtro para tomar as decisões. Por outro lado, está a feliz responsabilidade de fazer chegar a obra do meu pai às novas gerações. Isso representa viver para ele todos os dias.

JC – Existe algum projeto/novidade artística sobre o Roberto Bolaños (ou seus personagens) a caminho?
ROBERTO – Sim, temos várias coisas em preparação. Desde a renovação das séries animadas do Chaves e Chapolin Colorado até a criação de novos conteúdos e o desenvolvimento de produções com outros personagens (como o El Chanfle). E agora mesmo estamos preparando um espetáculo musical para o Brasil. Será uma grande surpresa e um importante acontecimento. Um sonho de meu pai que ele não pôde ver concretizado.

JC – Este ano lembramos seus 90 anos de nascimento. Existe alguma coisa que você não disse a ele em vida e gostaria de dizer hoje?
ROBERTO – Praticamente, nos dissemos tudo. Poucas coisas deixamos de nos falar. Talvez, eu só o lembraria o quão feliz foi a minha vida junto a ele.

https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/ ... 373568.php
Esses usuários curtiram o post de Antonio Felipe (total: 2):
gusta dos biscoitosJoãoB
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: Entrevista com Roberto Gómez Fernández no JC/PE

Mensagem por Riddle Snowcraft » 13 Mar 2019, 23:27

Ator que não tem um papel que preste, produtor que não produz nada decente e diretor que jamais dirigiu nada notável. Sinceramente, o Fernandez é bem vergonhoso.

De resto, uma coisa me chamou a atenção. "Produções com outros personagens, como o El Chanfle"...
Esses usuários curtiram o post de Riddle Snowcraft (total: 1):
E.R
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Tirado Alanís
Membro
Membro
Mensagens: 8794
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 714 vezes

Re: Entrevista com Roberto Gómez Fernández no JC/PE

Mensagem por Tirado Alanís » 13 Mar 2019, 23:35

Vem aí El Chanfle Animado, programado para 2024 e lançado em 2032, exclusivamente baseado nas qualidade artística dos meninos do mobral.
Esses usuários curtiram o post de Tirado Alanís (total: 2):
E.RZenon CH

Avatar do usuário
gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Mensagens: 11063
Registrado em: 24 Jul 2018, 12:05
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: RSRSRSRS
Curtiu: 4183 vezes
Curtiram: 845 vezes

Re: Entrevista com Roberto Gómez Fernández no JC/PE

Mensagem por gusta dos biscoitos » 13 Mar 2019, 23:43

Entrevista interessante. Gostei da parte em que o Chespirito se perguntava sobre como falar o bordão do Chapolin em português. Outra parte que me chamou atenção foi quando ele disse sobre a responsabilidade do Grupo Chespirito, que faz com que as obras cheguem as próximas gerações. Com tantas edições e cortes que fazem, talvez nem chegue do jeito que conhecemos. Já estou até vendo os fãs do futuro dizendo que as BGMs do Lote Quico são melhores porque marcaram a infância...

Teria sido melhor se tivessem perguntado sobre os perdidos, mas como isso só fã conhece... Aliás, aproveitando, será que no futuro o Fórum consegue uma entrevista com ele?
Imagem


Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43895
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Re: Entrevista com Roberto Gómez Fernández no JC/PE

Mensagem por Antonio Felipe » 14 Mar 2019, 12:58

gusta dos biscoitos escreveu:Entrevista interessante. Gostei da parte em que o Chespirito se perguntava sobre como falar o bordão do Chapolin em português. Outra parte que me chamou atenção foi quando ele disse sobre a responsabilidade do Grupo Chespirito, que faz com que as obras cheguem as próximas gerações. Com tantas edições e cortes que fazem, talvez nem chegue do jeito que conhecemos. Já estou até vendo os fãs do futuro dizendo que as BGMs do Lote Quico são melhores porque marcaram a infância...

Teria sido melhor se tivessem perguntado sobre os perdidos, mas como isso só fã conhece... Aliás, aproveitando, será que no futuro o Fórum consegue uma entrevista com ele?
Entrevistamos ele em 2011.

Mas esse ano, quem sabe, com o teatro...
Esses usuários curtiram o post de Antonio Felipe (total: 1):
gusta dos biscoitos
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: Entrevista com Roberto Gómez Fernández no JC/PE

Mensagem por Riddle Snowcraft » 14 Mar 2019, 13:40

gusta dos biscoitos escreveu:Outra parte que me chamou atenção foi quando ele disse sobre a responsabilidade do Grupo Chespirito, que faz com que as obras cheguem as próximas gerações. Com tantas edições e cortes que fazem, talvez nem chegue do jeito que conhecemos.
Por essas e outras meu maior desejo pro Meio CH é que o Grupo Chespirito entre em falência e seja substituído por uma equipe que entenda do que tá gerindo.
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
JoãoB
Membro
Membro
Mensagens: 1257
Registrado em: 12 Jul 2009, 20:30
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 215 vezes

Re: Entrevista com Roberto Gómez Fernández no JC/PE

Mensagem por JoãoB » 15 Mar 2019, 00:56

Muito boa a entrevista! Fizeram boas perguntas e o Fernández falou muita coisa interessante. Só faltou perguntarem sobre a série biográfica do Chespirito que foi anunciada no ano passado, seria um bom assunto pra perguntar.

O Chespirito e a Florinda falaram em outras entrevistas que o show no Brasil foi cancelado por causa dos protestos contra o Collor. E a Maria também disse, na biografia dela, que o elenco chegou a fazer aulas de português para se apresentar no Brasil. O que o Fernández disse confirma isso.

No mais, interessante os outros projetos que o Fernández disse, principalmente esse do El Chanfle, é novidade. E achei curioso isso de "renovação das séries animadas de Chaves e Chapolin", será que ele está pensando em fazer mais temporadas do desenho do Chaves depois de cinco anos que acabou?

Tirado Alanís
Membro
Membro
Mensagens: 8794
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 714 vezes

Re: Entrevista com Roberto Gómez Fernández no JC/PE

Mensagem por Tirado Alanís » 15 Mar 2019, 02:10

Bernkastel escreveu:
gusta dos biscoitos escreveu:Outra parte que me chamou atenção foi quando ele disse sobre a responsabilidade do Grupo Chespirito, que faz com que as obras cheguem as próximas gerações. Com tantas edições e cortes que fazem, talvez nem chegue do jeito que conhecemos.
Por essas e outras meu maior desejo pro Meio CH é que o Grupo Chespirito entre em falência e seja substituído por uma equipe que entenda do que tá gerindo.
Qualé, todo mundo sabe que o futuro é o Fórum Chaves se tornar uma empresa multinacional e expandir seu raio de ação para o comando da filmografia de Chespirito bem como o licenciamento de tudo referente à marca. Não esconde não.

Avatar do usuário
gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Mensagens: 11063
Registrado em: 24 Jul 2018, 12:05
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: RSRSRSRS
Curtiu: 4183 vezes
Curtiram: 845 vezes

Re: Entrevista com Roberto Gómez Fernández no JC/PE

Mensagem por gusta dos biscoitos » 15 Mar 2019, 07:36

JoãoB escreveu: O Chespirito e a Florinda falaram em outras entrevistas que o show no Brasil foi cancelado por causa dos protestos contra o Collor. E a Maria também disse, na biografia dela, que o elenco chegou a fazer aulas de português para se apresentar no Brasil. O que o Fernández disse confirma isso.
Além deles, o Edgar Vivar chegou a dizer uma vez (em entrevista para o Multishow) que o elenco não veio pro Brasil porque eles teriam que fazer um playback pra falar português e o Chespirito não curtiu a idéia. Parece que os dubladores já tinham até começado a gravar.
Imagem


Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Avatar do usuário
Anderson silveira
Membro
Membro
Mensagens: 1533
Registrado em: 14 Jan 2013, 20:32
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: internacional
Curtiu: 24 vezes
Curtiram: 74 vezes

Re: Entrevista com Roberto Gómez Fernández no JC/PE

Mensagem por Anderson silveira » 15 Mar 2019, 11:51

Nos anos 90 o elenco ainda fazia shows?
Imagem

Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23490
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 279 vezes
Curtiram: 1969 vezes

Re: Entrevista com Roberto Gómez Fernández no JC/PE

Mensagem por Homessa » 15 Mar 2019, 16:23

Há males que vêm para o bem.Imaginem que decepcionado o público ficaria ao vê-los mais velhos e gordos e sem a presença do Carlos e Ramon.
Esses usuários curtiram o post de Homessa (total: 1):
IgorBorgesCH

Avatar do usuário
gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Mensagens: 11063
Registrado em: 24 Jul 2018, 12:05
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: RSRSRSRS
Curtiu: 4183 vezes
Curtiram: 845 vezes

Re: Entrevista com Roberto Gómez Fernández no JC/PE

Mensagem por gusta dos biscoitos » 15 Mar 2019, 16:28

Anderson silveira escreveu:Nos anos 90 o elenco ainda fazia shows?
Acho que não. Pelo o que eu lembro, só o Roberto e a Florinda fizeram um teatro juntos nos anos 90, interpretando outros personagens.
Imagem


Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Avatar do usuário
Cláudio
Membro
Membro
Mensagens: 1892
Registrado em: 19 Out 2009, 13:18
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Atlético - MG
Localização: Minas Gerais
Curtiu: 197 vezes
Curtiram: 199 vezes

Re: Entrevista com Roberto Gómez Fernández no JC/PE

Mensagem por Cláudio » 15 Mar 2019, 17:49

Esses usuários curtiram o post de Cláudio (total: 1):
gusta dos biscoitos

Avatar do usuário
gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Mensagens: 11063
Registrado em: 24 Jul 2018, 12:05
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: RSRSRSRS
Curtiu: 4183 vezes
Curtiram: 845 vezes

Re: Entrevista com Roberto Gómez Fernández no JC/PE

Mensagem por gusta dos biscoitos » 15 Mar 2019, 18:29

Caramba, eu nem sabia dessa!

Pena não ter gravações desses shows dos anos 90 (ou será que tem e eu não sei :ponder: )
Imagem


Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Avatar do usuário
JoãoB
Membro
Membro
Mensagens: 1257
Registrado em: 12 Jul 2009, 20:30
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 215 vezes

Re: Entrevista com Roberto Gómez Fernández no JC/PE

Mensagem por JoãoB » 16 Mar 2019, 07:59

gusta dos biscoitos escreveu:
JoãoB escreveu: O Chespirito e a Florinda falaram em outras entrevistas que o show no Brasil foi cancelado por causa dos protestos contra o Collor. E a Maria também disse, na biografia dela, que o elenco chegou a fazer aulas de português para se apresentar no Brasil. O que o Fernández disse confirma isso.
Além deles, o Edgar Vivar chegou a dizer uma vez (em entrevista para o Multishow) que o elenco não veio pro Brasil porque eles teriam que fazer um playback pra falar português e o Chespirito não curtiu a idéia. Parece que os dubladores já tinham até começado a gravar.
Sim, mas acho que o Edgar não lembra direito o que aconteceu. Pelo que entendi, foi assim: os organizadores queriam isso do playback, Chespirito não curtiu a ideia, aí então o elenco fez aulas de português para se apresentar no Brasil, mas quando foram se apresentar teve os protestos contra o Collor e o show acabou cancelado. Acho que o Edgar não lembra dos protestos contra o Collor e das aulas de português, acho que ele só lembra da parte em que o Chespirito não aceitou o playback. Isso porque em todas as entrevistas que eu vi o Edgar nunca fala dos protestos nem das aulas que eles fizeram, ele só fala dessa parte do idioma.
Homessa escreveu:Há males que vêm para o bem.Imaginem que decepcionado o público ficaria ao vê-los mais velhos e gordos e sem a presença do Carlos e Ramon.
Pode ser, mas talvez fosse melhor eles virem assim do que não virem. Se eles tivessem vindo, pelo menos o pessoal daqui poderia ver eles de perto e talvez registrar com fotos, autógrafos, isso até seria bacana.

E o Edgar disse uma vez que, quando cancelaram o show, o pessoal aqui no Brasil pensou que eles não vieram porque teriam sofrido um acidente de avião e morrido. Ou seja, eles não terem vindo foi um dos motivos que deu origem a esse boato do acidente. Se eles tivessem vindo, talvez esse boato não teria surgido.

Trancado