VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS
- O Gordo
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Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS
Isso abre ainda mais espaço pra confundir com o Ladrão que rouba ladrão, onde Chespirito é o turista.
- Barbano
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Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS
Não, o Igor C. Barros afirmava também, tanto que em seu site ele mesmo mencionava que era uma versão diferente da que passa atualmente e falava que era bem antigo.Barbano escreveu:Que eu saiba só o Ô Cô que afirmava isso.
- Zenon CH
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Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS
Será que aquele comercial que vazou na chamada teria vindo como um desses conteúdos extras
Zenon Barriga y Pesado, desde 2007 acompanhando o meio CH.
- IgorBorgesCH
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Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS
Com certeza. E dentro da fita de "Mal-entendidos" (reprise de 1976)Zenon CH escreveu:Será que aquele comercial que vazou na chamada teria vindo como um desses conteúdos extras
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Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS
Sim, é bem capaz mesmo. Em relação ao Chaves, Chapolin tem bem menos perdidos mundias "vazados" desde a década de 80, não contando, logicamente, com o episódio da conferência.Barbano escreveu:Então, na verdade não sabemos nem se eles chegaram a ser distribuídos, né? O que sabemos é que foram exibidos no México (e alguns até reprisados), e só.Guilherme CH escreveu:Ambos aparecem como 276 e 277. Agora, independentemente se inclui aí reprises ou não, mais de 30 perdidos mundias já nessa época é um número bem impressionante. Que trollagem a Televisa deve ter feito para descartar essa quantidade de episódios de uma só vez?
E vendo por esse lado, o provável Quadruplex EIAJ (o primeiro) já nem era mais comercializado com perdidos mundias. Países pioneiros na compra das séries, como o Chile, devem ter adquirido uma pequena quantidade a mais de perdidos em relação ao SBT. Se bobear, foram só esses sete restantes. kkkkkk
De fato, esqueci dessa sequência. Levando em consideração que o Quadruplex V1-K possui 66 minutos de gravação, é perfeitamente plausível que os três primeiros vieram em trio. Pelo duração dos episódios, dá um pouco mais de 65 minutos. Devem ter entrado nessa conta aí também aquelas telas de catálogo que já vazaram em alguns canais estrangeiros. Mas nada que ultrapasse os minutos totais da fita... Os dois restantes a Televisa deve ter mandando em dupla mesmo.Barbano escreveu:Bem, leve em conta que hoje, em pleno 2018, ela credita o episódio da Louca de Escadaria como sendo de 1976, mesmo exibindo na ordem correta. Nos anos 80, da forma bagunçada como CH veio ao Brasil, realmente não seria de se duvidar que fizessem isso. Eu só acho improvável porque tem uma sequência de episódios de 1975 muito clara no lote de 1984:Guilherme CH escreveu:Pelo que eu andei pesquisando mais, as emissoras de televisão, na hora de copiar fitas Quadruplex de diferentes polegadas, o procedimento ideal era desmembrar todo conteúdo e reorganizar parte por parte em uma nova fita. Numa dessa a Televisa pode bem ter mandando a versão de 75 da Cleópatra por engano no lugar da versão de 79...
#97 De caçador e de louco, todos nós temos um pouco
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#100 Cleópatra
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Alguns desses atualmente são exibidos com dublagem de 90, mas na ordem de 1984, e certamente tiveram dublagem antiga (só a do #98 que não se tem registro).
O fato é que a Televisa devia aproveitar o máximo possível dos Quadruplex para não desperdiçar nada. Agora, eu não sei também se foram fabricadas outras desse formato em tempo menor. Mas, mesmo se foram fabricadas, logicamente era mais viável economicamente compilar em Quadruplex com tempo maior.
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Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS
Atualizando o tópico com mais informações importantes. Esclarecendo algumas dúvidas, porém criando outras. kkkk
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Os episódios das séries CH, de acordo com algumas imagens vazadas, vieram nas fitas 1-inch Type C da Sony, com o nome comercial V1-K. Pesquisando na internet, dá para encontrar vários outros modelos além daquele da primeira página, o de 66 minutos. Há os de 96 minutos, 126 minutos, 156 minutos e até os de 188 minutos.
Evidentemente os episódios, pelo menos a maioria e nos primeiros lotes de dublagem, vieram nas fitas de 66 minutos de gravação, no esquema de dupla. Não faria sentido gravar dois míseros episódios de 20 minutos de duração em fitas maiores. Do outro lado, como eu já tinha comentando com o Fabão no post acima, alguns episódios podem até ter vindo em trio, cabendo perfeitamente dentro do tempo de 66 minutos.
E como estratégia para "tampar" o que sobrou de outras fitas que não cobriam esse tempo máximo, foi levantada a teoria de que a Televisa enviava "conteúdos extras" ou até mesmo episódios pela metade.
Só que havia um detalhe que eu ainda não tinha me ligado sobre essas fitas, pois sou um leigo nesse assunto ainda.
Todas essas marcações de tempo (66 minutos, 96, 126, e por aí vai...) se referem ao máximo do máximo que a fita pode suportar de gravação. Não é necessário cobrir todo o tempo marcado, pois quem define isso são as velocidades dos gravadores de fitas magnéticas.
Em um arquivo PDF do gravador Sony BVH-3000/3100, nas últimas páginas, mostra a velocidade relativa de gravação, dada pela relação centímetros por segundos. A cada 26 cm/sec, aproximadamente, os gravadores marcam nos rolos magnéticos V1-K os conteúdos de séries, filmes, e por aí vai... Há uma diferença lá de NTSC para PAL/SECAM, mas eu ainda não faço a mínima do que isso muda nas gravações. Se alguém souber, poderia esclarecer para a gente. Link do arquivo no final do texto.
Resumindo tudo isso, dependendo da velocidade dos gravadores, pode comprometer não só o tamanho de gravação das fitas como também a qualidade de imagem e áudio.
Nas fitas VHS, por exemplo, a velocidade SLP (Super Long Play) aproveita todo o máximo de uma fita. Mas quanto mais esse espaço for aproveitado, menor é a qualidade de gravação.
O que dá para concluir é que, durante o envio das fitas V1-K para o SBT, a maioria dos episódios podem ter vindo em dupla, mas sem envolver a teoria de episódios pela metade ou conteúdos extras. A Televisa gravava somente o que era conveniente em virtude da velocidade de gravação. Nas fitas BASF de 6 horas de duração, por exemplo, a mudança de velocidade varia em 2 horas. Nesse caso, uma fita V1-K de 66 minutos, pode variar cerca de 20 minutos de gravação.
--
Mas com a dúvida esclarecida (pelo menos eu acho kkkk), quero levantar outra agora, especificamente em relação ao trio de episódios de 1978 do Chapolin, do lote de 84.
No caso da Televisa ter aproveitado o tamanho máximo de uma V1-K 66 minutos (o que eu não acredito nessa hipótese, pelas razões já levantadas acima), esses episódios ainda sim não poderiam ter vindo em trio. Pela soma dos minutos, dá quase que 70 minutos de gravação, se não me engano. No caso, certamente, dois episódios vieram em dupla.
Mas e o terceiro? Há a possibilidade de um outro episódio de 1978 ter sido dublado em 84 ou um desses três "se intrometeu" em outra temporada?
É um dos casos que ainda não dá para entender, sinceramente. Uma das explicações para essa dúvida seria, talvez, uma fita com tamanho menor de gravação. Daí alguns episódios poderiam ter vindo avulsos. Mas, aparentemente, a Sony não produziu V1-K menor que 66 minutos. A não ser que alguns episódios vieram em fitas de outras marcas. É meio estranho pensar nisso, mas quem sabe, né... rsrs
--
Arquivo PDF: http://www.broadcaststore.com/pdf/model/5292/5292.pdf
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Os episódios das séries CH, de acordo com algumas imagens vazadas, vieram nas fitas 1-inch Type C da Sony, com o nome comercial V1-K. Pesquisando na internet, dá para encontrar vários outros modelos além daquele da primeira página, o de 66 minutos. Há os de 96 minutos, 126 minutos, 156 minutos e até os de 188 minutos.
Evidentemente os episódios, pelo menos a maioria e nos primeiros lotes de dublagem, vieram nas fitas de 66 minutos de gravação, no esquema de dupla. Não faria sentido gravar dois míseros episódios de 20 minutos de duração em fitas maiores. Do outro lado, como eu já tinha comentando com o Fabão no post acima, alguns episódios podem até ter vindo em trio, cabendo perfeitamente dentro do tempo de 66 minutos.
E como estratégia para "tampar" o que sobrou de outras fitas que não cobriam esse tempo máximo, foi levantada a teoria de que a Televisa enviava "conteúdos extras" ou até mesmo episódios pela metade.
Só que havia um detalhe que eu ainda não tinha me ligado sobre essas fitas, pois sou um leigo nesse assunto ainda.
Todas essas marcações de tempo (66 minutos, 96, 126, e por aí vai...) se referem ao máximo do máximo que a fita pode suportar de gravação. Não é necessário cobrir todo o tempo marcado, pois quem define isso são as velocidades dos gravadores de fitas magnéticas.
Em um arquivo PDF do gravador Sony BVH-3000/3100, nas últimas páginas, mostra a velocidade relativa de gravação, dada pela relação centímetros por segundos. A cada 26 cm/sec, aproximadamente, os gravadores marcam nos rolos magnéticos V1-K os conteúdos de séries, filmes, e por aí vai... Há uma diferença lá de NTSC para PAL/SECAM, mas eu ainda não faço a mínima do que isso muda nas gravações. Se alguém souber, poderia esclarecer para a gente. Link do arquivo no final do texto.
Resumindo tudo isso, dependendo da velocidade dos gravadores, pode comprometer não só o tamanho de gravação das fitas como também a qualidade de imagem e áudio.
Nas fitas VHS, por exemplo, a velocidade SLP (Super Long Play) aproveita todo o máximo de uma fita. Mas quanto mais esse espaço for aproveitado, menor é a qualidade de gravação.
O que dá para concluir é que, durante o envio das fitas V1-K para o SBT, a maioria dos episódios podem ter vindo em dupla, mas sem envolver a teoria de episódios pela metade ou conteúdos extras. A Televisa gravava somente o que era conveniente em virtude da velocidade de gravação. Nas fitas BASF de 6 horas de duração, por exemplo, a mudança de velocidade varia em 2 horas. Nesse caso, uma fita V1-K de 66 minutos, pode variar cerca de 20 minutos de gravação.
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Mas com a dúvida esclarecida (pelo menos eu acho kkkk), quero levantar outra agora, especificamente em relação ao trio de episódios de 1978 do Chapolin, do lote de 84.
No caso da Televisa ter aproveitado o tamanho máximo de uma V1-K 66 minutos (o que eu não acredito nessa hipótese, pelas razões já levantadas acima), esses episódios ainda sim não poderiam ter vindo em trio. Pela soma dos minutos, dá quase que 70 minutos de gravação, se não me engano. No caso, certamente, dois episódios vieram em dupla.
Mas e o terceiro? Há a possibilidade de um outro episódio de 1978 ter sido dublado em 84 ou um desses três "se intrometeu" em outra temporada?
É um dos casos que ainda não dá para entender, sinceramente. Uma das explicações para essa dúvida seria, talvez, uma fita com tamanho menor de gravação. Daí alguns episódios poderiam ter vindo avulsos. Mas, aparentemente, a Sony não produziu V1-K menor que 66 minutos. A não ser que alguns episódios vieram em fitas de outras marcas. É meio estranho pensar nisso, mas quem sabe, né... rsrs
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Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS
Outra possibilidade que não levantei aqui é que esses três episódios de 1978 podem ter vindo em uma fita de tamanho máximo diferente (uma de 96 minutos, talvez...). Aí, sim, daria para esclarecer um pouco essa dúvida.
Mas seria estranho uma única fita com tamanho máximo diferente, e as demais tudo a mesma coisa. Televisa e as maluquices dela...
Mas seria estranho uma única fita com tamanho máximo diferente, e as demais tudo a mesma coisa. Televisa e as maluquices dela...
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Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS
Tem como ver também se há alguma combinação de episódios no lote 84 que deixe 15:22 faltando para o tal episódio da sinuca vir incompleto?
É uma possibilidade.
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Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS
O problema é não sabermos a duração exata deles. Não conto nem com cortes, mas como podemos determinar quanto tempo a ficha de identificação inicial fica na tela, ou quando um capítulo realmente termina (vide um que soltaram no SBT Vídeos até a BGM do pianinho terminar, perdurado em plena tela preta)?
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Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS
É, eu cheguei a comentar isso com o Fabão também, sobre a tela de catalogação. Querendo ou não, entram na conta também esses detalhes.
Sobre a pergunta do Gordo, a combinação Pistoleiro (1973) com Pirata Fantasma (1975) dá praticamente 50:38, o que daria para completar com os 15:22 restantes da sinuca, fechando com o tempo total da fita.
Só que, como eu tinha dito, dependendo da velocidade de gravação, as fitas nem sempre atingem o tempo máximo. Por isso é mais fácil supor que a Televisa conseguia gravar os episódios adequadamente, sem nenhum corte ou conteúdo de sobra.
Sobre a pergunta do Gordo, a combinação Pistoleiro (1973) com Pirata Fantasma (1975) dá praticamente 50:38, o que daria para completar com os 15:22 restantes da sinuca, fechando com o tempo total da fita.
Só que, como eu tinha dito, dependendo da velocidade de gravação, as fitas nem sempre atingem o tempo máximo. Por isso é mais fácil supor que a Televisa conseguia gravar os episódios adequadamente, sem nenhum corte ou conteúdo de sobra.
- O Gordo
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Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS
Essa parada da velocidade de gravação explicaria o motivo de alguns episódios terem qualidade tão destoante de outros no sbt
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Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS
O que eu sei de NTSC e PAL são das velocidades de cada uma. Não em velocidade de gravação, mas sim de velocidade do tempo. Isso tem relação da quantidade de heartz. Não sei se isso tem relação com a questão dos videotapes, mas pelo menos em jogos, isso tem uma diferença absurda:
50hz no formato PAL (Europeu)
60hz no formato NTSC (Americano)
Matéria sobre esses formatos: http://www.tecnologiadoglobo.com/2009/0 ... c-e-secam/
50hz no formato PAL (Europeu)
60hz no formato NTSC (Americano)
Matéria sobre esses formatos: http://www.tecnologiadoglobo.com/2009/0 ... c-e-secam/