2 Anos sem Rubén Aguirre, o Professor Girafales

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
Avatar do usuário
Remédios das Dores da Angústia
Membro
Membro
Mensagens: 926
Registrado em: 21 Mai 2018, 17:22
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 35 vezes
Curtiram: 62 vezes

2 Anos sem Rubén Aguirre, o Professor Girafales

Mensagem por Remédios das Dores da Angústia » 17 Jun 2018, 00:21

Rubén Aguirre morreu em 17 de junho de 2016, dois dias depois de completar 82 anos. Sua morte foi confirmada por Édgar Vivar, intérprete do Senhor Barriga, através de rede social, onde divulgou sua última foto ao lado do amigo. Horas depois, sua filha, Verónica Aguirre Reyes, confirmou a notícia e informou a causa da morte. "É verdade que ele não está mais conosco. Lamentavelmente, morreu às 4h10 (horário do México) desta manhã por complicações de uma pneumonia", disse ela para o canal BBC.

Aguirre sofria com problemas renais e tomava vários medicamentos para controlar sua diabetes, além de cálculos na vesícula e problemas de coluna. Poucos dias antes da morte, o intérprete do Professor Girafales havia passado 11 dias internado no México por causa de uma pneumonia. O ator tinha deixado o hospital, mas seu estado de saúde ainda era delicado. Por isso, ele vinha recebendo atendimento médico em casa. Sua filha, Verônica Aguirre Reyes, disse que Rubén havia deixado o hospital para evitar o risco de pegar uma infecção, mas que continuava com o tratamento para melhorar da pneumonia. Ela também chegou a dizer que ele tinha melhorado um pouco em casa. Após a morte de seu pai, Verônica disse para a rede de televisão chilena TVN que Aguirre faleceu "sem dor, nem sofrimento". Para o canal BBC, ela disse: "A verdade é que meu pai estava muito cansado de estar doente. Agora ele descansou."

Antes de morrer, Rubén tinha planos para fazer uma peça de teatro com Edgar Vivar. Com a morte de Rubén, Edgar descartou a possibilidade de realizar a peça. "Isso ficará no papel, se não foi com ele não será com ninguém", disse o intérprete do Senhor Barriga.

Foi o sétimo dos doze integrantes do elenco principal da série "Chaves" a morrer. Antes dele morreram, nesta ordem: Ramón Valdés (1923-1988), o Seu Madruga; Raúl "Chato" Padilla (1918-1994), intérprete do Jaiminho, o Carteiro; Angelines Fernández (1922-1994), a Dona Clotilde/Bruxa do 71; Horacio Gómez Bolaños (1930-1999), o Godinez; Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), o criador e protagonista de "Chaves"; e María Luisa Alcalá (1943-2016), a Malicha.


Rubén Aguirre Fuentes (Saltillo, 15 de junho de 1934 – Puerto Vallarta, 17 de junho de 2016) foi um ator cômico mexicano, que se fez famoso mundialmente por ter interpretado os personagens Professor Girafales no programa humorístico mexicano Chaves, Lucas Pirado, amigo do Pancada Bonaparte, e o Sargento Refúgio, namorado da Marujinha, no Programa Chespirito. Era casado com Consuelo de los Reyes.

HISTÓRIA

O intérprete do romântico Professor Girafales nasceu no dia 15 de junho de 1934, em Saltillo, Coahuila, México. Era o mais velho e o mais alto dos 6 filhos de Rubén Aguirre Flores, com 1,96 m.

Estudou em Saltillo até o segundo ano do primeiro grau. Foi viver junto com sua família em Torreón, Coahuila. Lá, ele completou o ensino fundamental na escola Centenário e o ensino médio no colégio Venustiano Carranza. Sempre foi considerado um aluno de ótimas notas, porém muito inquieto. Na faculdade, Aguirre estudou na Escola Superior de Agricultura Hermanos Escobar, em Ciudad Juárez, Chihuahua, formando-se engenheiro agrônomo.

Rubén começou a trabalhar muito cedo. Com pouca idade já havia trabalhado de tudo um pouco: já foi locutor de rádio e televisão, ventríloquo, ator, narrador de touradas, lida de campo, toureiro, diretor de televisão.

Na cidade de Monterrey, Aguirre trabalhou no Canal 6, como chefe de locutores e mão direita do gerente do canal. Nessa época, o canal tinha sido recém inaugurado e pouco a pouco começava a competir com o Tele Sistema Mexicano (canal mexicano mais importante nessa época).

Depois, os mesmos donos do Canal 6 abriram um outro canal, o Canal 8, e contrataram Rubén, não como locutor nem como ator, e sim como subgerente de produção.

Quando o canal entrou no ar, passou a trabalhar como executivo da empresa e, aos fins de semana, como ator, em um programa de sábado, criado por Roberto Gómez Bolaños"Chespirito", que se chamava "Chespirotadas". O diretor do canal logo o impediu de desempenhar os dois trabalhos, alegando que, para a imagem da empresa, não ficava bem ter um executivo negociando durante a semana e um ator aos sábados. Para surpresa do próprio diretor do canal, Rubén escolheu ficar como ator e abrir mão do alto salário que recebia até então, como executivo da empresa.

A partir daí, começou a trabalhar com Roberto Gómez Bolaños em várias séries, como: "El Cidadano Gómez", "Los Super Genios de la Mesa Cuadrada", "El Chapulín Colorado" (Chapolin Colorado) e "El Chavo del Ocho" (Chaves).

No seriado Chaves, Aguirre conheceu o sucesso internacional, interpretando o altíssimo Professor Girafales, eterno pretendente da Dona Florinda.

Rubén ainda atuou em quatro filmes de Chespirito: "El Chanfle", "El Chanfle 2", "Charrito", "Don Ratón y Ratero".

Com o fim definitivo das gravações do Chaves, em 1992, Aguirre produziu em 1994 o programa "Aqui está la Chilindrina". O programa teve como personagem central a esperta Chiquinha, interpretada por María Antonieta de las Nieves.

Quando Roberto Gómez Bolaños e Maria Antonieta de las Nieves brigaram na justiça pelos direitos autorais da personagem Chiquinha, Rubén defendeu Roberto, o que não agradou Maria. Por isso, ela se afastou totalmente de Rubén. Ele, porém, chegou a declarar que gostaria de uma reconciliação e lamentou as brigas envolvendo o elenco de Chaves.

Desde 1976, Rubén era proprietário de um circo: "El Circo del Professor Girafales". Mas, nos últimos tempos, tinha se afastado do seu público e deixado de fazer shows, pois sentia muita vergonha do seu corpo. Ultimamente, o ator que ficou conhecido interpretando o Professor Girafales estava pesando mais do que pesava antes o próprio Seu Barriga. Aguirre engordou mais de 25 quilos devido ao uso de um medicamento para curar um problema que tinha na perna há alguns anos.

No dia 12 de março de 2011, Rubén criou sua conta no Twitter, onde passou a interagir com seus fãs. Ele também criou uma conta no facebook.

Rubén Aguirre vivia com sua esposa, Consuelo Aguirre, com quem teve sete filhos. Moravam em Puerto Vallarta, cidade no litoral pacífico do México.

Em 2014, Rubén sofreu muito com a morte de Roberto Gómez Bolaños. A última vez que Rubén falou com Roberto foi por telefone. Sabendo que Roberto estava doente, Rubén lhe disse: "Roberto, se tem alguma coisa que eu possa fazer por você, por favor, diga-me". A resposta de Roberto foi: "Já está fazendo ao me ligar". Em uma entrevista, Rubén falou emocionado sobre Roberto: "Ele era meu irmão. Não éramos amigos, éramos irmãos".

Em 2015 lançou sua biografia intitulada Después de usted, publicada no México pela Editora Planeta.

Foi o último da turma do Chaves a ser entrevistado no Programa do Ratinho, a entrevista foi exibida no dia 25 de novembro de 2015. Antes disso, o apresentador do programa, Ratinho, em uma entrevista com Édgar Vivar, havia lançado um desafio: falou que se Rubén Aguirre não pudesse vir até o Brasil, ele iria ao México entrevistá-lo.

No dia 12 de fevereiro de 2016, se reencontrou com Florinda Meza, a Dona Florinda, em Puerto Vallarta. Os dois relembraram momentos do seriado e cantaram a música "Los Cursis", de um episódio da série. O reencontro emocionou os fãs.

BRASIL

No Brasil, Rubén Aguirre foi dublado, inicialmente, pelo dublador Potiguara Lopes. Mas Potiguara parou de dublar o ator e logo foi substituído por Osmiro Campos, que se tornou o dublador principal do Professor Girafales e dos outros personagens de Rubén. Em 6 de julho de 2015, Osmiro Campos morreu vítima de parada cardíaca, aos 82 anos.

Em 1988, Rubén foi entrevistado por Gugu Liberato para o programa Viva a Noite. Além dele, Roberto Gómez Bolaños, Florinda Meza e Edgar Vivar também foram entrevistados por Gugu. A entrevista foi exibida em janeiro de 1989. Em 2015, Rubén concedeu mais uma entrevista, desta vez no Programa do Ratinho e que foi feita pela jornalista Nadja Haddad, com a ajuda de Murilo Bordoni, produtor do programa.

Em 1996, Rubén Aguirre esteve no Brasil. Veio com seu circo, que fez apresentações em cidades do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Rubén fez os shows em português, auxiliado por uma professora que lhe ensinava o idioma.

Em março de 2012, Rubén iria vir novamente ao Brasil para participar da "Escolinha do Ratinho", quadro do Programa do Ratinho. [12] Mas a viagem acabou sendo cancelada dias antes dele embarcar.

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
IgorBorgesCH
Membro
Membro
Mensagens: 9234
Registrado em: 19 Fev 2016, 22:10
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Atlético MG
Curtiu: 824 vezes
Curtiram: 931 vezes

Re: 2 Anos sem Rubén Aguirre, o Professor Girafales

Mensagem por IgorBorgesCH » 17 Jun 2018, 00:31

Lembro até hoje como a notícia dele me abalou, principalmente por ele morrer pouco tempo depois do aniversário. Mas pelo menos ele viveu muito e pelo que disse a filha dele, morreu sem dor.

Imagem
Adoro essa foto dele. :)
• Moderador do Fórum Chaves de 2019 a 2023
• Roteirista do Canal Vila do Chaves
• Apresentador do Bar do Podcast (2018–2020) e editor nos podcasts Mesa Quadrada (2019–2021), FUCHCast (2019–2020) e Mundo CH (2019)
• Roteirista do documentário Episódios Perdidos: Uma História (2020)
• Revisor técnico dos livros Sem Querer Querendo: Memórias (2021), O Diário do Chaves (2021) e Seu Madruga: Vila e Obra (2022)

Avatar do usuário
Remédios das Dores da Angústia
Membro
Membro
Mensagens: 926
Registrado em: 21 Mai 2018, 17:22
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 35 vezes
Curtiram: 62 vezes

Re: 2 Anos sem Rubén Aguirre, o Professor Girafales

Mensagem por Remédios das Dores da Angústia » 17 Jun 2018, 00:33

Mesmo velinho ainda bem de aparencia :sim:
Eu também gosto dessa foto dela, chega dar uma tristeza ver as fotos e lembrar que ele morreu mas está com Deus.

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: 2 Anos sem Rubén Aguirre, o Professor Girafales

Mensagem por Riddle Snowcraft » 17 Jun 2018, 00:38

Ou então não...
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
IgorBorgesCH
Membro
Membro
Mensagens: 9234
Registrado em: 19 Fev 2016, 22:10
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Atlético MG
Curtiu: 824 vezes
Curtiram: 931 vezes

Re: 2 Anos sem Rubén Aguirre, o Professor Girafales

Mensagem por IgorBorgesCH » 17 Jun 2018, 00:53

Riddle Snowcraft escreveu:Ou então não...
Me fez lembrar do diálogo:

- Seu pai pode estar te olhando lá de cima.
- Ou lá de baixo...


:garg:
• Moderador do Fórum Chaves de 2019 a 2023
• Roteirista do Canal Vila do Chaves
• Apresentador do Bar do Podcast (2018–2020) e editor nos podcasts Mesa Quadrada (2019–2021), FUCHCast (2019–2020) e Mundo CH (2019)
• Roteirista do documentário Episódios Perdidos: Uma História (2020)
• Revisor técnico dos livros Sem Querer Querendo: Memórias (2021), O Diário do Chaves (2021) e Seu Madruga: Vila e Obra (2022)

Avatar do usuário
JoãoB
Membro
Membro
Mensagens: 1257
Registrado em: 12 Jul 2009, 20:30
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 215 vezes

Re: 2 Anos sem Rubén Aguirre, o Professor Girafales

Mensagem por JoãoB » 17 Jun 2018, 11:59

Eu lembro muito bem do dia. Era uma sexta-feira, eu acordei de manhã cedo e fui dar uma olhada aqui no fórum. Aí vi uma pessoa postando aqui que ele tinha morrido. Na hora, fiquei na dúvida se era verdade, porque a filha do Rubén tinha dito que ele tinha melhorado um pouco da pneunomia, achei estranho ele morrer logo depois. Mas depois eu vi que o Edgar tinha postado no twitter que o Rubén morreu, aí eu acreditei mesmo. Foi triste, ele tinha acabado de fazer aniversário. E eu estava planejando uma viagem ao México e até pensava em tentar ver o Rubén lá. :triste:

Lembro também que eu achava que a morte do Rubén iria causar uma comoção muita grande, como foi na do Roberto. Mas não foi assim, até repercutiu um pouco, mas foi muito menos do que na morte do Roberto.

Que ele esteja bem com Deus.

Avatar do usuário
Chavo Arachán
Moderador
Moderador
Mensagens: 8329
Registrado em: 20 Jan 2013, 19:07
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Defensor Sporting (Uruguay)
Localização: Melo, Cerro Largo, Uruguay.
Curtiu: 749 vezes
Curtiram: 635 vezes

Re: 2 Anos sem Rubén Aguirre, o Professor Girafales

Mensagem por Chavo Arachán » 17 Jun 2018, 15:43

Dos años de ese fatídico viernes. Y cómo no recordarlo, ya que estaba volviendo alegremente del liceo luego de una clase de Filosofía, cuando me dijeron que viera un video del celular, y ahí se desmoronó todo para mí, como si perdiera un familiar.

En fin, se extraña la presencia de Rubén Aguirre Fuentes.
Meu nome é Chavo Arachán e estou no meio CH desde 20/01/2013. Fui Moderador do Fórum Chaves entre nov/2017 e nov/2018, entre nov/2019 e nov/2021 e atualmente desde nov/2023 até os dias presentes. Também sou editor de integrais CH, escritor amador e membro fixo do Bar do Podcast, do Igor Borges.

Vamo que vamos e tenhamos dito!!!
:feliz: :feliz: :feliz:

Trancado