Como acaba o livro "O Diário de Chaves"?

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
Engenheiro Pudim
Moderador
Moderador
Mensagens: 4834
Registrado em: 29 Abr 2018, 00:32
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 337 vezes
Curtiram: 600 vezes

Como acaba o livro "O Diário de Chaves"?

Mensagem por Engenheiro Pudim » 29 Mai 2018, 21:39

Estou fazendo um trabalho de literatura sobre esse livro e preciso saber urgentemente como ele termina, já que eu vi até o ponto em que o Chaves encontra o Jaiminho morto...

Avatar do usuário
Príncipe da Condessa
Membro
Membro
Mensagens: 6035
Registrado em: 18 Jan 2017, 03:05
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 108 vezes
Curtiram: 333 vezes

Re: Como acaba o livro "O Diário de Chaves"?

Mensagem por Príncipe da Condessa » 29 Mai 2018, 21:45

Mais o Jaiminho não morre umas 2 páginas antes de acabar o livro?
Imagem

Avatar do usuário
RenatoCS
Membro
Membro
Mensagens: 2979
Registrado em: 24 Mai 2011, 00:56
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: El Nacional
Localização: Cuenca - Ecuador
Curtiu: 17 vezes
Curtiram: 113 vezes

Re: Como acaba o livro "O Diário de Chaves"?

Mensagem por RenatoCS » 29 Mai 2018, 21:47

Sai-De-Trás escreveu:Mais o Jaiminho não morre umas 2 páginas antes de acabar o livro?
Exactamente 2 páginas antes del epílogo
Imagem
Imagem

Engenheiro Pudim
Moderador
Moderador
Mensagens: 4834
Registrado em: 29 Abr 2018, 00:32
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 337 vezes
Curtiram: 600 vezes

Re: Como acaba o livro "O Diário de Chaves"?

Mensagem por Engenheiro Pudim » 29 Mai 2018, 21:48

Sai-De-Trás escreveu:Mais o Jaiminho não morre umas 2 páginas antes de acabar o livro?
Aié? É que lamentavelmente meu notebook pifou quando eu cheguei nessa parte aí :(

E eu preciso saber o que acontece depois disso.

Avatar do usuário
RenatoCS
Membro
Membro
Mensagens: 2979
Registrado em: 24 Mai 2011, 00:56
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: El Nacional
Localização: Cuenca - Ecuador
Curtiu: 17 vezes
Curtiram: 113 vezes

Re: Como acaba o livro "O Diário de Chaves"?

Mensagem por RenatoCS » 29 Mai 2018, 22:13

Si te sirve en español:
El Profesor Jirafales nos explicó que la palabra "inflación" no quiere decir solamente que algo está inflado, sino que también quiere decir que las cosas están cada vez más caras. Por eso Ñoño es un niño mucho más caro que yo: porque él está igual de gordo que un globo bien inflado. Yo, en cambio, estoy como un globo bien desinflado. Por eso yo soy un niño barato.

Y a mí me gustaría ser  un niño caro, porque los  niños caros comen muy bien todos los días. Pero hay muy pocos niños caros, la mayoría somos baratos.

También nos  dijo el profesor  que es muy  bueno saber ahorrar, pues los que ahorran siempre tienen algo cuando llega la inflación. Recuerdo que, poco antes de morir, Jaimito el Cartero me dijo que ahorrar es lo mismo que guardar. Y que igual pasa con la memoria, porque la gente guarda en la memoria las cosas que recuerda. O sea: que si no te acuerdas de algo es porque no lo tienes guardado en la memoria.

Eso quiere decir que ahorrar es bueno. Pero no siempre; nomás cuando guardas cosas buenas. Porque, por ejemplo: no es bueno guardar la basura; es mejor tirada en un basurero. En cambio sí es bueno guardar un poco de dinero, por si llega una inflación.

Y lo mismo pasa con las cosas que recuerdas. Por  ejemplo: si  te peleas con otro niño, nunca trates  de guardar el recuerdo de eso en la memoria, porque si te acuerdas vuelves a sufrir. 

Y al revés: si te pasa algo bonito, entonces  sí es mejor  que lo recuerdes a cada rato, porque cada vez  vuelves a sentir que estás contento. Y la felicidad es cuando estás contento. O sea que lo mejor es guardar en la memoria solamente los recuerdos de las cosas buenas. Por si llega a haber una inflación de felicidad


Epílogo

Lo anterior está escrito en la última página del cuaderno. Así pues, ahí concluye esto que decidimos publicar con el título de "Diario del Chavo del Ocho". Pero no es (ni debe ser) un final, ya que, salvo obvias  excepciones, los  diarios se distinguen precisamente por eso: por no tener un final. Y las excepciones suelen ser tristes. Tan tristes, por ejemplo, como el final que va implícito en el hecho mismo de que un diario anuncie que llega a su fin...

Pero éste no es, afortunadamente, el caso del Chavo del Ocho. El Diario termina porque el  cuaderno ya no tuvo más páginas que brindar al incipiente autor; pero es claro que la vida continúa. Que termina el  cotidiano escribir, pero que sigue el cotidiano acontecer; el diario acumular  experiencias que luego podrían ser narradas en otro cuaderno. (¿Y en otro libro?) 

Pero esa  vida que continúa, ¿cómo es  ahora? ¿Cómo transcurre?

Hice  intentos por averiguado. Regresé muchas  veces al parque; busqué afanosamente; indagué; pregunté; me senté en la misma banca donde estuve  cuando el Chavo del  Ocho dio lustre a mi  calzado; el mismo lugar  donde él había dejado abandonado su cuaderno. Pero todo fue en vano.

Y sólo queda un recurso: que llegue a sus manos un ejemplar de este libro y que, si lo juzga conveniente, se ponga en contacto conmigo.

Si  esto llegara a suceder, no pienses, Chavo,  que haré mal uso  de nuestra posible amistad. Yo sólo quiero darte las gracias. Gracias infinitas por todo lo que me dio ese personaje incomparable que es El Chavo del Ocho.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Remédios das Dores da Angústia
Membro
Membro
Mensagens: 926
Registrado em: 21 Mai 2018, 17:22
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 35 vezes
Curtiram: 62 vezes

Re: Como acaba o livro "O Diário de Chaves"?

Mensagem por Remédios das Dores da Angústia » 29 Mai 2018, 22:22

Traduzido:
O professor Jirafales explicou-nos que a palavra "inflação" não significa apenas que algo é inflado, mas também significa que as coisas estão ficando mais caras. É por isso que Ñoño é um menino muito mais caro do que eu: porque ele é tão gordo quanto um balão bem inflado. Eu, por outro lado, sou como um balão bem deflacionado. É por isso que sou uma criança barata.

E eu gostaria de ser uma criança cara, porque as crianças caras comem muito bem todos os dias. Mas há muito poucas crianças caras, a maioria de nós é barata.

O professor também nos disse que é muito bom saber economizar, porque quem salva sempre tem alguma coisa quando a inflação chega. Lembro que, pouco antes de morrer, Jaimito, o carteiro, me disse que economizar é o mesmo que economizar. E o que é o mesmo com a memória, porque as pessoas guardam na memória as coisas de que se lembram. Isto é, se você não se lembra de algo, é porque você não tem isso armazenado em sua memória.

Isso significa que salvar é bom. Mas não sempre; apenas quando você mantém coisas boas. Porque, por exemplo: não é bom guardar o lixo; É melhor jogado em uma lixeira. Por outro lado, é bom economizar um pouco de dinheiro, caso a inflação venha.

E o mesmo vale para as coisas que você lembra. Por exemplo: se você brigar com outra criança, nunca tente guardar a lembrança disso na memória, porque se você se lembrar você sofre novamente.

E ao contrário: se algo de bom acontece com você, então é melhor que você se lembre de cada vez, porque toda vez que você volta para sentir que está feliz. E a felicidade é quando você é feliz. Então, o melhor é guardar na memória apenas as lembranças das coisas boas. Caso haja uma inflação de felicidade


Epílogo

O acima está escrito na última página do caderno. Então, isso conclui que decidimos publicar com o título de "Diário do Chavo del Ocho". Mas não é (e não deveria ser) um fim, pois, salvo exceções óbvias, os jornais se distinguem precisamente por isso: por não ter um fim. E as exceções são geralmente tristes. Tão triste, por exemplo, como o fim que está implícito no próprio fato de que um jornal anuncia que chega ao fim ...

Mas isso não é, felizmente, o caso de Chavo del Ocho. O jornal termina porque o caderno não tinha mais páginas para oferecer ao autor incipiente; mas é claro que a vida continua. Que a escrita diária termina, mas que a ocorrência diária continua; O jornal acumula experiências que poderiam ser narradas em outro caderno. (E em outro livro?)

Mas aquela vida que continua, como está agora? Como isso acontece?

Eu fiz tentativas para descobrir. Voltei muitas vezes ao parque; Eu procurei ocupado; Eu perguntei Eu perguntei Sentei-me no mesmo banco onde estava quando o Chavo del Ocho deu brilho aos meus sapatos; o mesmo lugar onde ele havia deixado seu caderno. Mas tudo foi em vão.

E há apenas um recurso: para obter uma cópia deste livro e, se achar conveniente, entre em contato comigo.

Se isso acontecer, não pense, Chavo, que vou abusar da nossa possível amizade. Eu só quero te agradecer. Infinito obrigado por tudo o que me deu aquele caráter incomparável que é El Chavo del Ocho.

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
ViniCH
Membro
Membro
Mensagens: 3366
Registrado em: 24 Jan 2013, 15:17
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: corinthians
Curtiu: 75 vezes
Curtiram: 342 vezes

Re: Como acaba o livro "O Diário de Chaves"?

Mensagem por ViniCH » 29 Mai 2018, 22:24

Nossa, muito obrigado por copiar e colar no Google Translate, fez um ótimo trabalho. :vamp:
VINICH
Usuário do FCH desde 24 de janeiro de 2013
Usuário do mês de abr/18
Imagem

Avatar do usuário
Remédios das Dores da Angústia
Membro
Membro
Mensagens: 926
Registrado em: 21 Mai 2018, 17:22
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 35 vezes
Curtiram: 62 vezes

Re: Como acaba o livro "O Diário de Chaves"?

Mensagem por Remédios das Dores da Angústia » 29 Mai 2018, 22:27

ViniCH escreveu:Nossa, muito obrigado por copiar e colar no Google Translate, fez um ótimo trabalho. :vamp:
Nem foi nele... :vamp:

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
IgorBorgesCH
Membro
Membro
Mensagens: 9234
Registrado em: 19 Fev 2016, 22:10
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Atlético MG
Curtiu: 824 vezes
Curtiram: 931 vezes

Re: Como acaba o livro "O Diário de Chaves"?

Mensagem por IgorBorgesCH » 30 Mai 2018, 01:02

Chapolineto escreveu:
ViniCH escreveu:Nossa, muito obrigado por copiar e colar no Google Translate, fez um ótimo trabalho. :vamp:
Nem foi nele... :vamp:
Então quem traduziu foi o Edgar Vivar ou o Carlos Villagrán com seu português maravilhoso. :asso:
• Moderador do Fórum Chaves de 2019 a 2023
• Roteirista do Canal Vila do Chaves
• Apresentador do Bar do Podcast (2018–2020) e editor nos podcasts Mesa Quadrada (2019–2021), FUCHCast (2019–2020) e Mundo CH (2019)
• Roteirista do documentário Episódios Perdidos: Uma História (2020)
• Revisor técnico dos livros Sem Querer Querendo: Memórias (2021), O Diário do Chaves (2021) e Seu Madruga: Vila e Obra (2022)

Avatar do usuário
Zenon CH
Membro
Membro
Mensagens: 1100
Registrado em: 19 Fev 2009, 11:34
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vasco
Localização: Brasília
Curtiu: 1128 vezes
Curtiram: 109 vezes

Re: Como acaba o livro "O Diário de Chaves"?

Mensagem por Zenon CH » 30 Mai 2018, 12:13

Deu até vontade de reler
Imagem
Zenon Barriga y Pesado, desde 2007 acompanhando o meio CH.

Avatar do usuário
ClebersonP
Membro
Membro
Mensagens: 17611
Registrado em: 31 Jan 2009, 23:03
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Barretos
Curtiu: 143 vezes
Curtiram: 522 vezes

Re: Como acaba o livro "O Diário de Chaves"?

Mensagem por ClebersonP » 30 Mai 2018, 16:35

Esse livro foi escrito pelo Chespirito?

Avatar do usuário
ViniCH
Membro
Membro
Mensagens: 3366
Registrado em: 24 Jan 2013, 15:17
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: corinthians
Curtiu: 75 vezes
Curtiram: 342 vezes

Re: Como acaba o livro "O Diário de Chaves"?

Mensagem por ViniCH » 30 Mai 2018, 16:37

Foi.
VINICH
Usuário do FCH desde 24 de janeiro de 2013
Usuário do mês de abr/18
Imagem

Trancado