Efeito Mandela em CH

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Polegar
Membro
Membro
Mensagens: 8831
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 731 vezes

Efeito Mandela em CH

Mensagem por Polegar » 21 Fev 2023, 09:17

Não lembro disso do gato ser amassado de lado ou de frente. Não decorei a posição, o que eu ainda lembro é que a Dona Florinda pegava pelo rabo pra mostrar.

E a piada era essa, que ela tinha pedido que lavassem e alguém pegou e passou pelos roletes.

Na época eu não assistia CH com regularidade, não fez tanto parte da minha primeira infância. Eu era mais da TV Cultura. Então são pequenos trechos mais "inusitados" que eu guardei na memória.

O gato amassado na máquina, os clipes da aula de canto, talvez lá no fundinho, Acapulco. Só. Daí eu sei que não é invenção nem efeito da minha memória, porque eu não teria motivos pra fantasiar algo que nem dava tanta importância, não confundiria porque foi um evento bastante específico (ambiente = primeiro pátio, personagem = Florinda, situação = gato de papelão espremido, motivo = máquina de lavar). E, por último, não me influenciaria pela lenda, porque não tinha acesso a ela. Não era fã de CH, não cresci com ninguém que fosse, não frequentava os fóruns, não tinha computador em casa até os onze anos. Não tinha como terceirizar essa história.

O próprio episódio da lavadora eu não conhecia direito quando comecei a participar do meio CH. Só sabia em partes do conceito dele pela vaga noção que eu tinha e por ser meio fácil intuir o roteiro.

Mas eu não sabia que era de 79 por exemplo, com os personagens já não em plena forma e com Jaiminho e Dona Neves. Nem sabia que o objeto da piada final era um bule. Essas coisas só fui perceber quando fui em vídeo por vídeo no YouTube tentar caçar o final com o gato que diziam que não tinha.

Acho que ali foi a primeira vez que eu de fato vi o bule.

Avatar do usuário
Jacinto
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 20767
Registrado em: 12 Dez 2009, 22:54
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Localização: Jaboatão - PE
Curtiu: 3934 vezes
Curtiram: 853 vezes

Efeito Mandela em CH

Mensagem por Jacinto » 21 Fev 2023, 18:30

Desse gato amassado com a Dona Florinda mostrando eu não tenho lembranças. só do gato em Chapolin mesmo, mas muito me chama atenção como muita gente do Meio CH lembra dessa tal cena do gato de cor diferente, com a Dona Florinda segurando ele. Mas uma lembrança de "amassado" que eu tenho, era de ver um episódio com o Chapolin sendo amassado por volta dos anos 90, mas sendo amassado com uma posição diferente da versão de 77 dos ovos podres e tendo o Ramón de chapéu diferente da outra versão que o SBT geralmente passava mais. No caso seria o branco da versão de 74 dos ovos podres, até estranhei no dia que eu vi esse episódio com a mesma história da outra versão porque a que eu via mas era a de 1977 com o Ramón de chapéu meio preto. Não lembro todos os detalhes, nem do Carlos no lugar do Ruben, ou as cenas diferentes que tinham, ou o vestido da Florinda diferente, ou detalhes de dublagem. O que de diferente que eu lembro são só a posição que o Chapolin era amassado, e o chapéu diferente do Ramón, e lembro que nesse dia junto com ele passou o episódio do Pele Vermelha (77), lembro disso porque tenho lembrança do segundo episódio do dia ter o Carlos vestido de Índio, ou seja teria sido exibido sem o esquete do Garçom, que vem antes desse episódio dos ovos podres de 1974. Pelo que eu vi outros usuários do Meio CH tem lembranças de ver esse episódio em chamadas do SBT nos anos 90 e até passando mesmo, Pode até ser que o SBT possua esse episódio mesmo, como um funcionário do SBT falou uma vez.

Avatar do usuário
HerVen 80
Membro
Membro
Mensagens: 724
Registrado em: 26 Mai 2011, 21:38
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Piraquara/PR
Curtiu: 25 vezes
Curtiram: 29 vezes

Efeito Mandela em CH

Mensagem por HerVen 80 » 21 Fev 2023, 19:49

Jacinto escreveu:
21 Fev 2023, 18:30
Desse gato amassado com a Dona Florinda mostrando eu não tenho lembranças. só do gato em Chapolin mesmo, mas muito me chama atenção como muita gente do Meio CH lembra dessa tal cena do gato de cor diferente, com a Dona Florinda segurando ele. Mas uma lembrança de "amassado" que eu tenho, era de ver um episódio com o Chapolin sendo amassado por volta dos anos 90, mas sendo amassado com uma posição diferente da versão de 77 dos ovos podres e tendo o Ramón de chapéu diferente da outra versão que o SBT geralmente passava mais. No caso seria o branco da versão de 74 dos ovos podres, até estranhei no dia que eu vi esse episódio com a mesma história da outra versão porque a que eu via mas era a de 1977 com o Ramón de chapéu meio preto. Não lembro todos os detalhes, nem do Carlos no lugar do Ruben, ou as cenas diferentes que tinham, ou o vestido da Florinda diferente, ou detalhes de dublagem. O que de diferente que eu lembro são só a posição que o Chapolin era amassado, e o chapéu diferente do Ramón, e lembro que nesse dia junto com ele passou o episódio do Pele Vermelha (77), lembro disso porque tenho lembrança do segundo episódio do dia ter o Carlos vestido de Índio, ou seja teria sido exibido sem o esquete do Garçom, que vem antes desse episódio dos ovos podres de 1974. Pelo que eu vi outros usuários do Meio CH tem lembranças de ver esse episódio em chamadas do SBT nos anos 90 e até passando mesmo, Pode até ser que o SBT possua esse episódio mesmo, como um funcionário do SBT falou uma vez.
Realmente, eu vi essa chamada com cenas da versão de 1974! Enquanto o locutor falava sobre o personagem e anunciavam o horário, lembro da cena do Chapolin voando por causa do ventilador, dele sentado enquanto a mão do Ramon apareceia do lado e quando o Ramón tentava bater nele com o rolo de massa! Eu lembro bem da chamada, que as cenas eram diferentes da versão que estávamos acostumadose assistir! Vendo ela anos depois no YouTube e no Multishow, era bem o da lembrança da chamada no SBT! Mas infelizmente, essa chamada não tem em lugar nenhum!
Imagem
We can beat them, just for one day

Avatar do usuário
Jacinto
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 20767
Registrado em: 12 Dez 2009, 22:54
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Localização: Jaboatão - PE
Curtiu: 3934 vezes
Curtiram: 853 vezes

Efeito Mandela em CH

Mensagem por Jacinto » 21 Fev 2023, 22:40

HerVen 80 escreveu:
21 Fev 2023, 19:49
Jacinto escreveu:
21 Fev 2023, 18:30
Desse gato amassado com a Dona Florinda mostrando eu não tenho lembranças. só do gato em Chapolin mesmo, mas muito me chama atenção como muita gente do Meio CH lembra dessa tal cena do gato de cor diferente, com a Dona Florinda segurando ele. Mas uma lembrança de "amassado" que eu tenho, era de ver um episódio com o Chapolin sendo amassado por volta dos anos 90, mas sendo amassado com uma posição diferente da versão de 77 dos ovos podres e tendo o Ramón de chapéu diferente da outra versão que o SBT geralmente passava mais. No caso seria o branco da versão de 74 dos ovos podres, até estranhei no dia que eu vi esse episódio com a mesma história da outra versão porque a que eu via mas era a de 1977 com o Ramón de chapéu meio preto. Não lembro todos os detalhes, nem do Carlos no lugar do Ruben, ou as cenas diferentes que tinham, ou o vestido da Florinda diferente, ou detalhes de dublagem. O que de diferente que eu lembro são só a posição que o Chapolin era amassado, e o chapéu diferente do Ramón, e lembro que nesse dia junto com ele passou o episódio do Pele Vermelha (77), lembro disso porque tenho lembrança do segundo episódio do dia ter o Carlos vestido de Índio, ou seja teria sido exibido sem o esquete do Garçom, que vem antes desse episódio dos ovos podres de 1974. Pelo que eu vi outros usuários do Meio CH tem lembranças de ver esse episódio em chamadas do SBT nos anos 90 e até passando mesmo, Pode até ser que o SBT possua esse episódio mesmo, como um funcionário do SBT falou uma vez.
Realmente, eu vi essa chamada com cenas da versão de 1974! Enquanto o locutor falava sobre o personagem e anunciavam o horário, lembro da cena do Chapolin voando por causa do ventilador, dele sentado enquanto a mão do Ramon apareceia do lado e quando o Ramón tentava bater nele com o rolo de massa! Eu lembro bem da chamada, que as cenas eram diferentes da versão que estávamos acostumadose assistir! Vendo ela anos depois no YouTube e no Multishow, era bem o da lembrança da chamada no SBT! Mas infelizmente, essa chamada não tem em lugar nenhum!
Seria mais um caso de Lost Média dublada (Maga) de CH hehehe! Bom saber que lembra detalhes da chamada, espero que um dia apareça para comprovar de vez que a Maga dublou essa versão de 1974.

Avatar do usuário
HerVen 80
Membro
Membro
Mensagens: 724
Registrado em: 26 Mai 2011, 21:38
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Piraquara/PR
Curtiu: 25 vezes
Curtiram: 29 vezes

Efeito Mandela em CH

Mensagem por HerVen 80 » 22 Fev 2023, 00:16

Jacinto escreveu:
21 Fev 2023, 22:40
HerVen 80 escreveu:
21 Fev 2023, 19:49
Jacinto escreveu:
21 Fev 2023, 18:30
Desse gato amassado com a Dona Florinda mostrando eu não tenho lembranças. só do gato em Chapolin mesmo, mas muito me chama atenção como muita gente do Meio CH lembra dessa tal cena do gato de cor diferente, com a Dona Florinda segurando ele. Mas uma lembrança de "amassado" que eu tenho, era de ver um episódio com o Chapolin sendo amassado por volta dos anos 90, mas sendo amassado com uma posição diferente da versão de 77 dos ovos podres e tendo o Ramón de chapéu diferente da outra versão que o SBT geralmente passava mais. No caso seria o branco da versão de 74 dos ovos podres, até estranhei no dia que eu vi esse episódio com a mesma história da outra versão porque a que eu via mas era a de 1977 com o Ramón de chapéu meio preto. Não lembro todos os detalhes, nem do Carlos no lugar do Ruben, ou as cenas diferentes que tinham, ou o vestido da Florinda diferente, ou detalhes de dublagem. O que de diferente que eu lembro são só a posição que o Chapolin era amassado, e o chapéu diferente do Ramón, e lembro que nesse dia junto com ele passou o episódio do Pele Vermelha (77), lembro disso porque tenho lembrança do segundo episódio do dia ter o Carlos vestido de Índio, ou seja teria sido exibido sem o esquete do Garçom, que vem antes desse episódio dos ovos podres de 1974. Pelo que eu vi outros usuários do Meio CH tem lembranças de ver esse episódio em chamadas do SBT nos anos 90 e até passando mesmo, Pode até ser que o SBT possua esse episódio mesmo, como um funcionário do SBT falou uma vez.
Realmente, eu vi essa chamada com cenas da versão de 1974! Enquanto o locutor falava sobre o personagem e anunciavam o horário, lembro da cena do Chapolin voando por causa do ventilador, dele sentado enquanto a mão do Ramon apareceia do lado e quando o Ramón tentava bater nele com o rolo de massa! Eu lembro bem da chamada, que as cenas eram diferentes da versão que estávamos acostumadose assistir! Vendo ela anos depois no YouTube e no Multishow, era bem o da lembrança da chamada no SBT! Mas infelizmente, essa chamada não tem em lugar nenhum!
Seria mais um caso de Lost Média dublada (Maga) de CH hehehe! Bom saber que lembra detalhes da chamada, espero que um dia apareça para comprovar de vez que a Maga dublou essa versão de 1974.
Pois é! Isso eu lembro até hoje! Assim como aquela chamada que tem no YouTube, do Chapolin descendo de Guarda Chuva do episódio injeção não! Vi na TV, aquela também!
Imagem
We can beat them, just for one day

Пауло Витор
Membro
Membro
Mensagens: 5004
Registrado em: 01 Mar 2011, 17:31
Programa CH: Chaves
Curtiu: 419 vezes
Curtiram: 175 vezes

Efeito Mandela em CH

Mensagem por Пауло Витор » 06 Mar 2023, 11:01

É interessante a gente saber, que se o episódio "Com quantos ovos se faz um bolo?" (1974) fosse um perdido mundial desconhecido com as versões de 1975 e 1978 em exibição, era 99% de certeza que ninguém dos fóruns CH acreditaria em um fã vindo relatar que assistiu esse episódio descrevendo o que ocorre na versão de 1975 pelo fato do Roberto não ter costume de produzir uma versão do mesmo roteiro de um ano para o outro com frequência.

Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23572
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 289 vezes
Curtiram: 1989 vezes

Efeito Mandela em CH

Mensagem por Homessa » 06 Mar 2023, 11:13

Paulo Vitor CH escreveu:
06 Mar 2023, 11:01
É interessante a gente saber, que se o episódio "Com quantos ovos se faz um bolo?" (1974) fosse um perdido mundial desconhecido com as versões de 1975 e 1978 em exibição, era 99% de certeza que ninguém dos fóruns CH acreditaria em um fã vindo relatar que assistiu esse episódio descrevendo o que ocorre na versão de 1975 pelo fato do Roberto não ter costume de produzir uma versão do mesmo roteiro de um ano para o outro com frequência.
Tenho quase certeza que essa primeira versão foi escrita para o Ramon, que por algum motivo teve que ser substituído pelo Edgar.

Engenheiro Pudim
Moderador
Moderador
Mensagens: 4866
Registrado em: 29 Abr 2018, 00:32
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 343 vezes
Curtiram: 615 vezes

Efeito Mandela em CH

Mensagem por Engenheiro Pudim » 06 Mar 2023, 14:26

Isso não é confirmado? Pra mim, ao menos, nunca fez muito sentido o Sr. Barriga ver o bolo na casa do Seu Madruga e pensar que era pra ele. :blink:

Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23572
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 289 vezes
Curtiram: 1989 vezes

Efeito Mandela em CH

Mensagem por Homessa » 06 Mar 2023, 14:28

Chiripiojos escreveu:
06 Mar 2023, 14:26
Isso não é confirmado? Pra mim, ao menos, nunca fez muito sentido o Sr. Barriga ver o bolo na casa do Seu Madruga e pensar que era pra ele. :blink:
Que eu saiba não foi confirmado, mas dá para perceber claramente que o Chespirito fez das tripas o coração para substituir os personagens.
Esses usuários curtiram o post de Homessa (total: 1):
Engenheiro Pudim

Avatar do usuário
Ramyen
Banido
Banido
Mensagens: 7820
Registrado em: 27 Jul 2013, 13:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Ribeirão Preto-SP
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1135 vezes

Efeito Mandela em CH

Mensagem por Ramyen » 06 Mar 2023, 16:59

Mais alguém aí lembra do Inocêncio Girafales? Eu tenho lembranças de ter visto isso, o professor olha para a câmera e diz esse nome. Talvez uma versão de bilhetes trocados.

Vale lembrar que eu tinha esse episódio gravado de uma gravação antiga, sempre assistia ele. Então com certeza é efeito Mandela.
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23572
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 289 vezes
Curtiram: 1989 vezes

Efeito Mandela em CH

Mensagem por Homessa » 06 Mar 2023, 17:30

Ramyen escreveu:
06 Mar 2023, 16:59
Mais alguém aí lembra do Inocêncio Girafales? Eu tenho lembranças de ter visto isso, o professor olha para a câmera e diz esse nome. Talvez uma versão de bilhetes trocados.

Vale lembrar que eu tinha esse episódio gravado de uma gravação antiga, sempre assistia ele. Então com certeza é efeito Mandela.
Era efeito Matusquela, então?

Se você tinha gravado e sempre assistia, então, com certeza NÃO era efeito Mandela. Acho que foi isso que você quis dizer, né?

Avatar do usuário
Ramyen
Banido
Banido
Mensagens: 7820
Registrado em: 27 Jul 2013, 13:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Ribeirão Preto-SP
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1135 vezes

Efeito Mandela em CH

Mensagem por Ramyen » 06 Mar 2023, 17:36

O que eu quis dizer é que a cena não é de bilhetes trocados. O meu efeito Mandela é imaginar que o professor virava e falava I. J Inocêncio Girafales, e logo em seguida já passava o Seu Madruga no varal mas no outro pátio.
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23572
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 289 vezes
Curtiram: 1989 vezes

Efeito Mandela em CH

Mensagem por Homessa » 06 Mar 2023, 17:44

Ramyen escreveu:
06 Mar 2023, 17:36
O que eu quis dizer é que a cena não é de bilhetes trocados. O meu efeito Mandela é imaginar que o professor virava e falava I. J Inocêncio Girafales, e logo em seguida já passava o Seu Madruga no varal mas no outro pátio.
Entendi

Avatar do usuário
Ramyen
Banido
Banido
Mensagens: 7820
Registrado em: 27 Jul 2013, 13:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Ribeirão Preto-SP
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1135 vezes

Efeito Mandela em CH

Mensagem por Ramyen » 06 Mar 2023, 17:46

A menos se o que eu tivesse gravado era realmente a versão do Inocêncio. :]

O que eu tenho certeza é que essa gravação que eu tinha era em alguma coisa diferente da comum do SBT porque eu falava pro meu primo que assistia comigo algo que era diferente.
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Пауло Витор
Membro
Membro
Mensagens: 5004
Registrado em: 01 Mar 2011, 17:31
Programa CH: Chaves
Curtiu: 419 vezes
Curtiram: 175 vezes

Efeito Mandela em CH

Mensagem por Пауло Витор » 06 Mar 2023, 18:04

Acho que pelo fato das afiliadas do SBT terem uma seleção de episódios CH diferenciadas para exibição, tinha essas surpresas e que poucos acabam percebendo por não ser nacional, dificultando o registro.

Um primo meu me revelou que assistiu a esquete do "Ladrões espertos" (1973) quando criança no mesmo dia em que o episódio inteiro estreou no SBT em 26/08/2011 (ele é de 1987 e estava assistindo), e não foi no Falando Fracamente, pois ele tinha me mostrado o tamanho que era ("pequeno") quando assistiu isto.
Editado pela última vez por Пауло Витор em 06 Mar 2023, 18:07, em um total de 1 vez.

Responder