Efeito Mandela em CH

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Otelo
Membro
Membro
Mensagens: 4799
Registrado em: 20 Abr 2016, 16:14
Programa CH: Chaves
Curtiu: 501 vezes
Curtiram: 532 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Otelo » 24 Abr 2020, 16:11

Ele disse isso pq não acreditava que existisse o revolvinho do chaves.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Jacinto
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 20764
Registrado em: 12 Dez 2009, 22:54
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Localização: Jaboatão - PE
Curtiu: 3930 vezes
Curtiram: 852 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Jacinto » 24 Abr 2020, 16:52

Barbano escreveu:Eu já acho que praticamente tudo o que a Maga dublou de Chaves foi ao ar nessa última década.

As dezenas de episódios perdidos gravados pelos fãs nos anos 80 e que tinham sumido acabaram vindo à tona, junto com vários outros ainda inéditos. Isso a meu ver é um forte indicativo de que raparam o tacho. Até o dos pintores acabou voltando, ainda que parcialmente no sbt, e por completo no Multishow.

O que não voltou foram perdidos mundiais, então pode até ser que tenham mais perdidos mundiais engavetados no sbt (como revolvinho, por exemplo). No entanto, mesmo os dois perdidos conhecidos aparecem na lista do sbt, ou seja, também não se perderam de fato.

É fato que episódios como Bilhete 76, Caricatura 77 e Bolinha 78 tiveram cenas exibidas no passado. Resta saber porque supostamente não foram dublados...
Duvido que não foram dublados, o do futebol até apareceu junto com o do banho (78) na chamada, certamente vieram na mesma fita, pra mim esses casos é o mesmo de "Chefe do bando", "Pintores", etc... Perderam o áudio desses daí, ou pode ser que seja igual o da sinuca, que o áudio para em certo ponto, e a gente sabe que o SBT "perdeu" áudios como o dos pintores, chefe do bando, revolvinho, etc...

Avatar do usuário
HerVen 80
Membro
Membro
Mensagens: 724
Registrado em: 26 Mai 2011, 21:38
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Piraquara/PR
Curtiu: 25 vezes
Curtiram: 29 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por HerVen 80 » 24 Abr 2020, 17:33

Otelo escreveu:Ele disse isso pq não acreditava que existisse o revolvinho do chaves.
Exatamente! Não sei hoje em dia, se ele ainda duvida!
Imagem
We can beat them, just for one day

Avatar do usuário
Jegue
Membro
Membro
Mensagens: 5338
Registrado em: 07 Ago 2016, 11:13
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 353 vezes
Curtiram: 498 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Jegue » 24 Abr 2020, 18:48

Hoje em dia nem tem como duvidar da existência, por que tem Tele Guia que comprova.

Só falta comprovar a exibição no Brasil mesmo.
► Exibir Spoiler

Diego@Marinho
Membro
Membro
Mensagens: 928
Registrado em: 19 Mar 2010, 19:42
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 82 vezes
Curtiram: 59 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Diego@Marinho » 24 Abr 2020, 18:49

Jegue escreveu:Eu acho que o SBT deve ter perdido dublagem por falta de organização... Sustos na Vila pra mim é uma evidência disso, e Pintores Amadores praticamente uma prova.

De Chaves, as suposições de episódios perdidos (com dublagem MAGA) pelo SBT são:

Compilação do Revolvinho de 1972
Compilação das Marteladas de 1972
Matando Aula de 1973
Sustos na Vila (esse é óbvio, né?)
Pintores Amadores (esse sendo o único enviado para a Televisa com a dublagem)
alguma versão da Chirimoia (1973 ou 1975, quem sabe?)
A Caricatura de 1977
Tortinhas de Merengue de 1979
Astro cai na Vila - parte 1 (esse o menos crível de todos)

Considerando que estamos falando de desorganização e de SBT, são altas as chances de muitos episódios, SIM, terem a dublagem deteriorada ou até completamente perdida com o passar dos anos. Eu acho muito provável, mas infelizmente é impossível provar (a menos que algum dia surja alguma gravação milagrosa dos anos 80/90)
Dois que eles tiveram muito provavelmente é O bilhete de loteria (1976) e Batendo uma Bolinha (1978).
Editado pela última vez por Diego@Marinho em 24 Abr 2020, 19:04, em um total de 1 vez.
Imagem

Lyubov Sokolova

Otelo
Membro
Membro
Mensagens: 4799
Registrado em: 20 Abr 2016, 16:14
Programa CH: Chaves
Curtiu: 501 vezes
Curtiram: 532 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Otelo » 24 Abr 2020, 18:52

Que eles tiveram, sim. Agora se foi dublado...
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23560
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 287 vezes
Curtiram: 1987 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Homessa » 24 Abr 2020, 18:59

E porque não dublariam?
Esses usuários curtiram o post de Homessa (total: 1):
Jacinto

Diego@Marinho
Membro
Membro
Mensagens: 928
Registrado em: 19 Mar 2010, 19:42
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 82 vezes
Curtiram: 59 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Diego@Marinho » 24 Abr 2020, 19:04

Chafundifórnios escreveu:Tanta possibilidade de episódio com a dublagem MAGA que se perdeu ou nunca foi exibida torna cada vez mais plausível aquela velha teoria de que todos os episódios de Chaves distribuídos nos anos 80/90 foram dublados pela MAGA. Ou pelo menos todos que chegaram aqui.
O lote de 1992 só ter roteiros "inéditos" talvez confirme que o SBT recebeu tudo, e fez uma triagem no último lote do que dublar, ou ainda pior: Simplesmente nunca estreou os semelhantes dublados desse lote e descartou o material.
Eu acredito que foi nesse ano que eles enviaram os EPs para a Televisa, nisso houve uma "triagem", o SBT só queria EPs não semelhantes e continuações de saga, Televisa com a bagunça e mudança de Lotes distribuídos acabou não mandando tipo Os Bombeiros (1975/1978), Castigo do Quico (1976) etc. E acabou mandando semelhantes como A Caricatura (1977) que não chegaram a serem dublados. Mas a Televisa ainda querendo lucrar mais, não mandou todos as outras partes das sagas faltando, esperando que o SBT ainda comprasse mais lotes.
Acreditando nesse teoria, eu prefiro crer que o SBT mandou dublar todos em 92 inclusive os semelhantes, e um dia esse material possa aparecer.
Esses usuários curtiram o post de Diego@Marinho (total: 1):
Jacinto
Imagem

Lyubov Sokolova

Diego@Marinho
Membro
Membro
Mensagens: 928
Registrado em: 19 Mar 2010, 19:42
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 82 vezes
Curtiram: 59 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Diego@Marinho » 24 Abr 2020, 19:12

Jegue escreveu:Mas o que eu acho estranho, é que apesar das fortes evidências, nunca vi nenhum relato de exibição desses dois.

Só se foram dublados e nunca exibidos mesmo. Eu não duvido, mas acho bem estranho. Se bem que estamos falando do SBT...
Mas faz bastante sentido O Bilhete de Loteria (1976) não ter exibido, a versão de 74 nem chegou a estrear em 88, já que a versão de 79 tinha vindo em 84.

Uma das coisas que eu pensei agora que também foi levantada é que o SBT perdeu Bilhete (1976) e Caricatura (1977, que por essa teoria pode ter vindo no Lote de 90 ou no próprio lote de 88) no departamento de vinhetas.
Imagem

Lyubov Sokolova

Otelo
Membro
Membro
Mensagens: 4799
Registrado em: 20 Abr 2016, 16:14
Programa CH: Chaves
Curtiu: 501 vezes
Curtiram: 532 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Otelo » 24 Abr 2020, 19:15

Homessa escreveu:E porque não dublariam?
Por serem semelhantes. Talvez só fossem usados para chamadas e como foi na abertura.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23560
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 287 vezes
Curtiram: 1987 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Homessa » 24 Abr 2020, 19:21

Se eles dublavam até episódios repetidos, como foi o caso de muitos com duas dublagens e um com três.
Esses usuários curtiram o post de Homessa (total: 1):
Jacinto

Diego@Marinho
Membro
Membro
Mensagens: 928
Registrado em: 19 Mar 2010, 19:42
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 82 vezes
Curtiram: 59 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Diego@Marinho » 24 Abr 2020, 19:28

O único que pode entrar na teoria de não dublado é a Caricatura (1977), o resto não importa se foi semelhante ou não, foi dublado com toda certeza.
Imagem

Lyubov Sokolova

Avatar do usuário
HerVen 80
Membro
Membro
Mensagens: 724
Registrado em: 26 Mai 2011, 21:38
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Piraquara/PR
Curtiu: 25 vezes
Curtiram: 29 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por HerVen 80 » 24 Abr 2020, 19:31

Jegue escreveu:Hoje em dia nem tem como duvidar da existência, por que tem Tele Guia que comprova.

Só falta comprovar a exibição no Brasil mesmo.
Isso! Porque um fulaninho me disse que era besteira e que não é porque tem no Teleguia, que era esse episódio! Ainda bem que não sou mais amiga desse fulaninho! E olha que na época, tentei convencer ele com vários argumentos e até desisti! Era um cara que se achava entendido em TV!
Imagem
We can beat them, just for one day

Avatar do usuário
Jegue
Membro
Membro
Mensagens: 5338
Registrado em: 07 Ago 2016, 11:13
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 353 vezes
Curtiram: 498 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Jegue » 24 Abr 2020, 19:34

O único passível de ter sido descartado é justamente a Caricatura de 1992, por que é o único lote que faria sentido o SBT negar a dublagem de semelhantes.

Os demais que apareceram em chamadas e aberturas antes de 1992, com toda certeza foram dublados. O que o SBT fez com eles, aí é outra história...
► Exibir Spoiler

Polegar
Membro
Membro
Mensagens: 8831
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 731 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Polegar » 24 Abr 2020, 19:35

Lista atualizada.
1973

CHAVES - "Revolvinho do Chaves" - Compilação Perdida de 73 (por relatos)
CHAVES - O Cofre / Marteladas / Zarabatana e Chumbinhos (por relatos)
CHAPOLIN - A Lata de Suco / Trapaças No Restaurante / O Índio Pele Vermelha (por chamadas)
CHAVES - As Festas de Independência (por chamadas)

1974

CHAVES - Vendendo Balões (por relatos)
CHAPOLIN - Os Vampiros Não Sabem Fazer Outra Coisa, A Não Ser Chupar Sangue (por relatos)

1975

CHAVES - Regando Plantas (por relatos)

1976

CHAPOLIN - Quem disse que Sansão não tinha um jeito de tonto? (por relatos)
CHAVES - O Exame de Recuperação - Parte 2 (por relatos)
CHAVES - O Bilhete de Loteria (por chamadas)

1977

CHAVES - A Caricatura do Professor Girafales (por chamadas)

1978

CHAVES - Batendo uma Bolinha (por chamadas)
CHAPOLIN - Um Giro com o Vampiro (por relatos)

1979

CHAVES - Tortinhas de Merengue sem Açúcar (por relatos)
CHAVES - Um Astro Cai na Vila - Parte 1 (por relatos)
Descontando A Loucura de 74 porque foi um engano quanto à numeração das fitas, e não considerando apenas suposições, como Cleópatra de 79.

Deixando a lista como está e admitindo que representa a verdade, o SBT possui ainda, pelo menos, 15 episódios de ambas as séries e de todas as temporadas, com 5 perdidos mundiais.

Aceitável?

Responder