Relatório IBOPE revela a data de exibição do Revolvinho

Atualização: Descoberta a data correta de exibição do Revolvinho na Pág 3

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
Billy Drescher
Membro
Membro
Mensagens: 13271
Registrado em: 05 Ago 2011, 20:35
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 25 vezes
Curtiram: 808 vezes

Re: Relatório IBOPE revela a data de exibição do Revolvinho

Mensagem por Billy Drescher » 14 Ago 2017, 23:04

El Chavo Arachán escreveu:Una pregunta, ¿cómo hago para buscar esos ratings? Porque quiero averiguar la fecha exacta del estreno del lote 90 del Chavo
Os arquivos estão no site da Universidade de Campinas: https://www.ael.ifch.unicamp.br/ael-digital

É necessário fazer um cadastro para acessar todos os relatórios.
Colaborador (08/2011 - 12/2021)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2013 - 11/2013)
Moderador Global (11/2013 - 11/2014)
Administrador (11/2014 - 05/2016)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2016 - 11/2016)
Moderador (11/2016 - 05/2018, 07/2018 - 05/2019 e 11/2019 - 05/2021)
► Exibir Spoiler

Vincent Martella
Membro
Membro
Mensagens: 726
Registrado em: 19 Fev 2013, 17:42
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 141 vezes
Curtiram: 50 vezes

Re: Relatório IBOPE revela a data de exibição do Revolvinho

Mensagem por Vincent Martella » 14 Ago 2017, 23:20

El Chavo Arachán escreveu:Una pregunta, ¿cómo hago para buscar esos ratings? Porque quiero averiguar la fecha exacta del estreno del lote 90 del Chavo
1990: Vou postar sobre isso no Curiosidades CH.

Avatar do usuário
Catafractário
Membro
Membro
Mensagens: 729
Registrado em: 28 Fev 2017, 02:20
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grenoble Foot 38
Localização: Selva de Concreto
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 108 vezes

Re: Relatório IBOPE revela a data de exibição do Revolvinho

Mensagem por Catafractário » 14 Ago 2017, 23:52

Vamos nos situar: o temporal que causou a enchente mais grave – em 19/03 – ocorreu no período da manhã. Nesse dia todos os telejornais nacionais foram cancelados, com o SBT SP cobrindo o horário das 19:00 às 20:00 com The Highwayman enquanto as demais regiões seguiam com programação local e, pelo menos no SBT RJ, Chapolin no horário do TJ Brasil. A enchente de 25/04 causou estragos menores, comprometendo apenas o TJ SP que acabou substituido por Chaves – "Revolvinho" ou não. A chuva que resultou nessa enchente também foi de manhã?

Teorizando: nessa época, o que as emissoras sem programação local costumavam levar ao ar às 19:00? Se seguiam SP (o que duvido), exibiram The Highwayman em 19/03 e Chaves em 25/04 – o que validaria a plausibilidade dos diversos relatos do "Revolvinho" fora do eixo Rio-SP. Se seguiam um sinal "padrão" (equivalente ao atual SBT Rede) ou usavam programação enlatada (com conteúdo imposto pela matriz ou não), podem ter levado ao ar outros programas (como o Chapolin do SBT RJ) – sem garantir que o Chaves de SP, fosse exibido em outras regiões, já que foi exibido localmente.

Vincent Martella
Membro
Membro
Mensagens: 726
Registrado em: 19 Fev 2013, 17:42
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 141 vezes
Curtiram: 50 vezes

Re: Relatório IBOPE revela a data de exibição do Revolvinho

Mensagem por Vincent Martella » 15 Ago 2017, 00:32

Catafractário escreveu:Vamos nos situar: o temporal que causou a enchente mais grave – em 19/03 – ocorreu no período da manhã. Nesse dia todos os telejornais nacionais foram cancelados, com o SBT SP cobrindo o horário das 19:00 às 20:00 com The Highwayman enquanto as demais regiões seguiam com programação local e, pelo menos no SBT RJ, Chapolin no horário do TJ Brasil. A enchente de 25/04 causou estragos menores, comprometendo apenas o TJ SP que acabou substituido por Chaves – "Revolvinho" ou não. A chuva que resultou nessa enchente também foi de manhã?
De acordo com a Folha, começou na tarde do dia 24 e seguiu até a manhã do dia 25.
Catafractário escreveu:Teorizando: nessa época, o que as emissoras sem programação local costumavam levar ao ar às 19:00? Se seguiam SP (o que duvido), exibiram The Highwayman em 19/03 e Chaves em 25/04 – o que validaria a plausibilidade dos diversos relatos do "Revolvinho" fora do eixo Rio-SP. Se seguiam um sinal "padrão" (equivalente ao atual SBT Rede) ou usavam programação enlatada (com conteúdo imposto pela matriz ou não), podem ter levado ao ar outros programas (como o Chapolin do SBT RJ) – sem garantir que o Chaves de SP, fosse exibido em outras regiões, já que foi exibido localmente.
Acho que naquela época a regra era fazer o jornal local. Se não fizesse, acho que ou exibiam a programação de São Paulo ou colocavam enlatado, dependendo da estratégia de cada uma.

Quem era de fora do eixo Rio-SP e viu Revolvinho, deve ter visto por alguma afiliada sem programação local ou até mesmo por alguma retransmissora do SBT, que só retransmitia a programação de São Paulo.

É bem possível que a própria afiliada que não tivesse jornal local fosse a responsável por gravar, talvez alguma série do almoço, e colocar no ar à noite pra tapar o jornal de São Paulo. Mesmo que fosse assim, no dia do Revolvinho não teve o TJ SP, e por isso eles devem ter pensado: "Enlatado por enlatado, vamos seguir SP" e deixaram o Revolvinho. Isso aumenta as chances de, mesmo sendo em horário local, o episódio ter sido exibido em outras partes do Brasil.

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: Relatório IBOPE revela a data de exibição do Revolvinho

Mensagem por Barbano » 15 Ago 2017, 09:06

Catafractário escreveu:Vamos nos situar: o temporal que causou a enchente mais grave – em 19/03 – ocorreu no período da manhã. Nesse dia todos os telejornais nacionais foram cancelados, com o SBT SP cobrindo o horário das 19:00 às 20:00 com The Highwayman enquanto as demais regiões seguiam com programação local e, pelo menos no SBT RJ, Chapolin no horário do TJ Brasil. A enchente de 25/04 causou estragos menores, comprometendo apenas o TJ SP que acabou substituido por Chaves – "Revolvinho" ou não. A chuva que resultou nessa enchente também foi de manhã?

Teorizando: nessa época, o que as emissoras sem programação local costumavam levar ao ar às 19:00? Se seguiam SP (o que duvido), exibiram The Highwayman em 19/03 e Chaves em 25/04 – o que validaria a plausibilidade dos diversos relatos do "Revolvinho" fora do eixo Rio-SP. Se seguiam um sinal "padrão" (equivalente ao atual SBT Rede) ou usavam programação enlatada (com conteúdo imposto pela matriz ou não), podem ter levado ao ar outros programas (como o Chapolin do SBT RJ) – sem garantir que o Chaves de SP, fosse exibido em outras regiões, já que foi exibido localmente.
Provavelmente o TJ Brasil foi gerado do Rio de Janeiro. Não faz muito sentido o jornalismo estar alagado às 19h e liberado às 19h30.
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
Bugiga
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Relatório IBOPE revela a data de exibição do Revolvinho

Mensagem por E.R » 15 Ago 2017, 09:15

O que é fato é que foi exibido na Bahia e, pelos relatos, também foi exibido em São Paulo.

Nas outros Estados do Brasil, não dá pra dizer se foi exibido ou não.
Imagem
Imagem

Valette Negro
Membro
Membro
Mensagens: 1943
Registrado em: 01 Fev 2009, 07:58
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 57 vezes
Curtiram: 191 vezes

Re: O que o IBOPE informa sobre o dia do Revolvinho, 19/03/1

Mensagem por Valette Negro » 15 Ago 2017, 15:05

Vincent Martella escreveu:Acho que descobri o dia correto da exibição do Revolvinho.

Foi um dia em que não houve a exibição do TJ Local, mas passou o TJ Brasil.

Vejam:
Imagem
No dia 25/04/1991, não teve TJ Local e passou o Chaves no lugar.

Logo após veio TJ Brasil, o que bate com alguns relatos.
É quase certo que foi aí o Revolvinho. :feliz:
Vincent, o que vc achou é INTERESSANTÍSSIMO! Mas faz uma coisa... Procura a planilha do dia 19/03 do mesmo ano. Há uma pequeníssima confusão de datas e isso pode esclarecer... Veja o que encontrei num texto bastante antigo de Gustavo Berriel...

"> ENCHENTE - 19 de março de 1991
Esclarecendo a história da enchente, que já ganhou tantas diferentes versões e tantos outros boatos...
Uma implacável enchente alagou os estúdios da Vila Guilherme. Por conta disso, os telejornais do dia não foram exibidos. Para tapar o buraco na programação, o SBT exibiu Punky, a Levada da Breca e, logo depois, o Chaves. O primeiro episódio exibido foi o 88.19 O Dia da Independência (1975). Em seguida, foi exibido nada mais, nada menos que um episódio INÉDITO do Chaves, porém, completamente cortado, na verdade dilacerado, ficando totalmente sem pé nem cabeça. Eu diria que foram exibidas apenas cenas desconexas deste episódio, que corresponde à primeira versão das bombinhas do Seu Madruga. Não vamos contar esse episódio na lista pelo fato de não ter sido exibido na íntegra.

[Conta-se que a enchente ocorreu em 1992. Claro que isso serviu para justificar os episódios perdidos (a maioria em 92) mas é apenas boato. A enchente foi em 1991 e atingiu os estúdios da emissora. Muita gente caiu no conto de que os episódios se perderam no alagamento, mas isso não faz o menor sentido. O SBT poderia até não ter cópia de seu acervo de registro (gravações antigas), mas com certeza teria cópias de um produto comercial como o Chaves ou teria acesso ao material comprado da Televisa.]"

Avatar do usuário
O Gordo
Membro
Membro
Mensagens: 15868
Registrado em: 12 Abr 2014, 21:25
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 773 vezes
Curtiram: 1411 vezes

Re: O que o IBOPE informa sobre o dia do Revolvinho, 19/03/1

Mensagem por O Gordo » 15 Ago 2017, 16:04

Valette Negro escreveu:
Vincent Martella escreveu:Acho que descobri o dia correto da exibição do Revolvinho.

Foi um dia em que não houve a exibição do TJ Local, mas passou o TJ Brasil.

Vejam:
Imagem
No dia 25/04/1991, não teve TJ Local e passou o Chaves no lugar.

Logo após veio TJ Brasil, o que bate com alguns relatos.
É quase certo que foi aí o Revolvinho. :feliz:
Vincent, o que vc achou é INTERESSANTÍSSIMO! Mas faz uma coisa... Procura a planilha do dia 19/03 do mesmo ano. Há uma pequeníssima confusão de datas e isso pode esclarecer... Veja o que encontrei num texto bastante antigo de Gustavo Berriel...

"> ENCHENTE - 19 de março de 1991
Esclarecendo a história da enchente, que já ganhou tantas diferentes versões e tantos outros boatos...
Uma implacável enchente alagou os estúdios da Vila Guilherme. Por conta disso, os telejornais do dia não foram exibidos. Para tapar o buraco na programação, o SBT exibiu Punky, a Levada da Breca e, logo depois, o Chaves. O primeiro episódio exibido foi o 88.19 O Dia da Independência (1975). Em seguida, foi exibido nada mais, nada menos que um episódio INÉDITO do Chaves, porém, completamente cortado, na verdade dilacerado, ficando totalmente sem pé nem cabeça. Eu diria que foram exibidas apenas cenas desconexas deste episódio, que corresponde à primeira versão das bombinhas do Seu Madruga. Não vamos contar esse episódio na lista pelo fato de não ter sido exibido na íntegra.

[Conta-se que a enchente ocorreu em 1992. Claro que isso serviu para justificar os episódios perdidos (a maioria em 92) mas é apenas boato. A enchente foi em 1991 e atingiu os estúdios da emissora. Muita gente caiu no conto de que os episódios se perderam no alagamento, mas isso não faz o menor sentido. O SBT poderia até não ter cópia de seu acervo de registro (gravações antigas), mas com certeza teria cópias de um produto comercial como o Chaves ou teria acesso ao material comprado da Televisa.]"
Ele já fez.

Literalmente foi o primeiro post desse tópico.
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio


12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Vincent Martella
Membro
Membro
Mensagens: 726
Registrado em: 19 Fev 2013, 17:42
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 141 vezes
Curtiram: 50 vezes

Re: O que o IBOPE informa sobre o dia do Revolvinho, 19/03/1

Mensagem por Vincent Martella » 15 Ago 2017, 16:32

Valette Negro escreveu:
Vincent Martella escreveu:Acho que descobri o dia correto da exibição do Revolvinho.

Foi um dia em que não houve a exibição do TJ Local, mas passou o TJ Brasil.

Vejam:
Imagem
No dia 25/04/1991, não teve TJ Local e passou o Chaves no lugar.

Logo após veio TJ Brasil, o que bate com alguns relatos.
É quase certo que foi aí o Revolvinho. :feliz:
Vincent, o que vc achou é INTERESSANTÍSSIMO! Mas faz uma coisa... Procura a planilha do dia 19/03 do mesmo ano. Há uma pequeníssima confusão de datas e isso pode esclarecer... Veja o que encontrei num texto bastante antigo de Gustavo Berriel...

"> ENCHENTE - 19 de março de 1991
Esclarecendo a história da enchente, que já ganhou tantas diferentes versões e tantos outros boatos...
Uma implacável enchente alagou os estúdios da Vila Guilherme. Por conta disso, os telejornais do dia não foram exibidos. Para tapar o buraco na programação, o SBT exibiu Punky, a Levada da Breca e, logo depois, o Chaves. O primeiro episódio exibido foi o 88.19 O Dia da Independência (1975). Em seguida, foi exibido nada mais, nada menos que um episódio INÉDITO do Chaves, porém, completamente cortado, na verdade dilacerado, ficando totalmente sem pé nem cabeça. Eu diria que foram exibidas apenas cenas desconexas deste episódio, que corresponde à primeira versão das bombinhas do Seu Madruga. Não vamos contar esse episódio na lista pelo fato de não ter sido exibido na íntegra.

[Conta-se que a enchente ocorreu em 1992. Claro que isso serviu para justificar os episódios perdidos (a maioria em 92) mas é apenas boato. A enchente foi em 1991 e atingiu os estúdios da emissora. Muita gente caiu no conto de que os episódios se perderam no alagamento, mas isso não faz o menor sentido. O SBT poderia até não ter cópia de seu acervo de registro (gravações antigas), mas com certeza teria cópias de um produto comercial como o Chaves ou teria acesso ao material comprado da Televisa.]"
Pois é, como o Gordo disse tá lá na primeira página a programação que o SBT São Paulo exibiu em 19/03/1991.

Quando eu vi que não tinha sido ali o Revolvinho, eu joguei Chaves no search e achei a exibição de 25/04/1991 no lugar do TJ Local.

Depois eu fui ver o Rio e no dia 25/04/1991, não passou essa exibição do Chaves porque o Rio tinha o seu jornal local.

E no dia 19/03/1991 no Rio passou o Chapolin depois do TJ Rio, enquanto SP via o Guerreiro do Futuro.

Sobre o depoimento do Berriel, ele não deixa claro se viu ou não o episódio. Até porque eu acho que ele é do Rio. Como ele poderia ter visto? :ponder:

O que eu acho que acontece é que a enchente mais grave foi em 19/03/1991 e saiu nos jornais do dia seguinte que o SBT não exibiu os jornais, então quando descobriram isso, devem ter pensado: "Se o SBT não exibiu os jornais, foi nesse dia".

Ninguém tinha como saber, na época que ele escreveu isso, que em 25/04/1991 o SBT tinha sido afetado por enchentes de novo.

Também joguei a Punk no search e só constam exibições aos domingos antes do Chaves. Talvez até venha daí a lembrança da dobradinha Punky/Chaves.

Acho que aí foi mais uma junção de informações baseada em todos os relatos que se tinham na época, porque é muito difícil lembrar com precisão o que ocorreu em 91. Do dia enchente pro dia que ele escreveu isso devem ter passado mais de 10 anos. Só aí já é o suficiente pra fazer muita confusão nas lembranças, ainda mais de crianças que eram muito jovens quando viram o episódio.

Avatar do usuário
Hyuri Augusto
Membro
Membro
Mensagens: 10448
Registrado em: 05 Mar 2012, 19:39
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: TARDIS
Curtiu: 91 vezes
Curtiram: 394 vezes

Re: Relatório IBOPE revela a data de exibição do Revolvinho

Mensagem por Hyuri Augusto » 15 Ago 2017, 17:29

Paola Provocadora escreveu:Não dá pra perguntar pra nenhum dublador sobre o episódio? Seidl, Sandra Mara ou Martha se eles lembram desse episódio, já que ele é bem característico.
Dificilmente lembrariam. Não só pela enorme quantidade de episódios que dublavam em um dia (sobretudo o Seidl, que tinha o tempo corrido) e a semelhança com os outros, deixam isso extremamente difícil. Acho que o correto, seria tentar dar a data original do episódio para alguém do próprio arquivo e que fosse de nossa confiança para consultoria. O duro, é que isso é praticamente impossível. :triste:
"Fortes são aqueles que transformam em luz o que é escuridão"

► Exibir Spoiler

RAMONCHITO
Membro
Membro
Mensagens: 138
Registrado em: 02 Jul 2011, 23:18
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: FLAMENGO
Curtiu: 22 vezes
Curtiram: 28 vezes

Re: Relatório IBOPE revela a data de exibição do Revolvinho

Mensagem por RAMONCHITO » 18 Ago 2017, 11:19

Continuo afirmando: o revolvinho existe porque EU VI!!! :D

Não sei nada sobre essa enchente porque sou do Ceará. Mas lembro de sentar pra ver o TJ-Brasil com meu pai como fazíamos diariamente e estar passando chaves no lugar. Meu pai não entendeu bulhufas, e eu tava felizão por ver o Chaves naquele horário diferente, como qualquer criança de 7 anos ficaria.

Do episódio em si, algumas coisas ainda são bem claras na minha cabeça.

1-Chaves usava a roupa inicial com camisa amarela e calcas azuis.

2-Tinha uma cena com o Chaves e o Kiko brincando de guerra, tal qual o episódio das bombinhas. Só que, no lugar da vassoura, Chaves também tinha um brinquedo: um revolvinho marrom de plástico.
Esses usuários curtiram o post de RAMONCHITO (total: 3):
O GordoJacintoRogério Juvenales

Avatar do usuário
Jegue
Membro
Membro
Mensagens: 5338
Registrado em: 07 Ago 2016, 11:13
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 353 vezes
Curtiram: 498 vezes

Re: Relatório IBOPE revela a data de exibição do Revolvinho

Mensagem por Jegue » 18 Ago 2017, 14:19

Uma coisa que passa pela minha cabeça... não tem como esse episódio ter tido mais de uma exibição, nem que tenham sido apenas exibições locais? Sei que parece difícil ter havido mais exibições por que não há nenhuma gravação, mas é muita coincidência tantos relatos diferentes.

Dica: procurem em 1990 e 1992 também, podem ter havido outras exibições excepcionais de Chaves nesses anos, talvez alguma exibição com Punky antecedendo como alguns dizem, por exemplo.
► Exibir Spoiler

Otelo
Membro
Membro
Mensagens: 4799
Registrado em: 20 Abr 2016, 16:14
Programa CH: Chaves
Curtiu: 501 vezes
Curtiram: 532 vezes

Re: Relatório IBOPE revela a data de exibição do Revolvinho

Mensagem por Otelo » 18 Ago 2017, 14:38

Eu acredito que esse episódio teve mais de uma exibição. Nem que tenha sido local.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Jegue
Membro
Membro
Mensagens: 5338
Registrado em: 07 Ago 2016, 11:13
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 353 vezes
Curtiram: 498 vezes

Re: Relatório IBOPE revela a data de exibição do Revolvinho

Mensagem por Jegue » 18 Ago 2017, 14:50

Pra mim é o mesmo caso do Toureiros de 73, a diferença é que passou por menos tempo e que ninguém gravou.
► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
Jacinto
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 20756
Registrado em: 12 Dez 2009, 22:54
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Localização: Jaboatão - PE
Curtiu: 3917 vezes
Curtiram: 849 vezes

Re: Relatório IBOPE revela a data de exibição do Revolvinho

Mensagem por Jacinto » 18 Ago 2017, 15:22

Realmente são vários relatos diferentes, tem uns relatos que eu vi em vários sites CH de fãs dizendo que passou uma esquete dos ladrões antes do revolvinho, que seria uma versão perdida de "Os ladrões assaltam uma casa" que tem versão inédita nos anos 80/90 :ponder:

Responder