Entenda toda a primeira fase de Chespirito (1970-1973)!

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
Gol D Roger
Membro
Membro
Mensagens: 6439
Registrado em: 18 Set 2011, 20:03
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 111 vezes
Curtiram: 167 vezes

Entenda toda a primeira fase de Chespirito (1970-1973)!

Mensagem por Gol D Roger » 24 Fev 2017, 11:32

1. Sábados de la fortuna / Sábados de Neftali / Carrousel, con Neftali (1969-1970)

Imagem

No início de 1969, existia a rescém-formada emissora Televisión Independiente del México (Canal 8). Dentre sua equipe, constava o produtor de televisão Sérgio Peña. Ele estava responsável por boa parte da programação do canal 8 (já que era tanto o diretor artístico como o diretor de programação da emissora) e era um grande amigo de Roberto Gómez Bolaños ''Chespirito''.

O mesmo convida então Chespirito (na época sem trabalho nenhum) para trabalhar no canal 8 e o dá duas tarefas muito importantes. A primeira tarefa foi o seriado ''El ciudadano Gómez'' (© 1970-1971), mas isto é descrito detalhadamente em outro tópico. E a segunda tarefa tornou Chespirito responsável por 10 minutos para que faze-se o que quise-se dentro de um programa de variedades composto por elementos circenses, concursos e sorteiros apresentado pelo apresentador Neftali López chamado ''Sábados de la fortuna'' (© 1969-1970), que mais tarde teve várias mudanças de horário, duração e até de títulos, passando a se chamar ''Sábados de Neftali'' e depois simplesmente, ''Carrousel, con Neftali''.

Nestes 10 minutos, Chespirito divertia o público com dois quadros. O primeiro era ''Chespirotadas'', que são os famosos quadros de Chespirito que a gente conhece como quadros soltos sem personagens fixos e contava com todos os comediantes da TIM como Rubén Aguirre, Ramón Valdés, Maria Antonieta de Las Nieves, Aníbal de Mar, Chachita, Luis Manuel Pelayo, Félix Camargo, Julián de Meriche, entre muitos outros.

O segundo era ''La mesa cuadrada'', uma paródia dos programas de mesa redonda em que os personagens do quadro liam supostas cartas enviadas por um suposto público com todo o tipo de perguntas e respondiam da forma mais inusitada possível. A exemplo:

- Pergunta: ''Qual o melhor remédio contra o frio?''
- Resposta: ''O calor.''

O quadro era composto por três personagens, conhecidos como os ''super-gênios'', pois ''sabiam de tudo e poderiam responder qualquer pergunta/dúvida'' sendo eles o ''intelectual'' Professor Rubén Aguirre Girafales (Rubén Aguirre), o bêbado Ingenibrio Ramón Valdés - Tirado Alanís (Ramón Valdés) e o velho médico ranzinza Dr.Chespirito Chapatin (Chespirito), este último personagem aproveitado de um seriado que nunca foi realizado chamado ''El hotel de Kippy''. O quadro também contava com o personagem Aníbal de Mar y Buen Rostro (Aníbal de Mar), que lia as cartas dos super-gênios e tinha uma secretária interpretada pela atriz Bárbara Ramson. Esta última logo foi contratada pelo canal rival, e foi substituida por Maria Antonieta de Las Nieves. Um pouco depois, Aníbal também se retira do quadro e Maria também passa a ler as cartas.

Os quadros, em especial o segundo, fizeram um grande sucesso que superou o do próprio programa principal e foi concedido a Chespirito e seu elenco um espaço de meia hora para que o quadro (agora chamado ''Los super genios de la mesa cuadrada'') ganha-se um programa próprio de mesmo nome incluindo os dois quadros. Com isto, entre novembro de 1969 e setembro de 1970, Chespirito e o elenco encabeçado por ele fizeram parte do programa apresentado por Neftali López e no mês seguinte ganharam seu próprio programa nas noites de quinta-feira do canal 8 à partir das 20:00 horas. Com a saída de Chespirito do programa, o mesmo não conseguiu se manter e foi cancelado sendo retirado do ar mais ou menos em outubro.

2. Los super genios de la mesa cuadrada (© 1970-1971)

Imagem

''Con usted... Los super genios de la mesa cuadrada!''

Á partir de 15 de outubro de 1970, durante toda quinta-feira, o público do canal 8 se divertia com sketch's soltos e o quadro ''La mesa cuadrada'' no divertido programa ''Los super genios de la mesa cuadrada'' que tinha como elenco principal Chespirito, Maria Antonieta de Las Nieves, Ramón Valdés e Rubén Aguirre, contando com eventuais participações de José Antonio Menna, Carlos Villagrán ''Pirolo'' e demais atores da TIM. Uma produção de Sérgio Peña, com direção de Enrique Segoviano.

Imagem Imagem

Também surgia nesse programa, já na sua estréia, os inofensivos e honestos ladrões Chompiras (Chespirito) e Peterete (Ramón Valdés) em seu quadro ''Los Caquitos'' onde sempre tentavam roubar mas os roubos sempre acabam sendo frustrados por eles mesmos.

Imagem

Um pouco mais depois, em 19 de novembro de 1970, temos o surgimento de ''El Chapulín Colorado'' (Chapolin Colorado), o herói mais atrapalhado e diferente de todos os tempos e que acabou por fazer um sucesso enorme. O personagem é aproveitado de um filme que teria como ele sendo o foco principal, mas que acabou nunca sendo realizado.

O programa foi exibido desde 15 de outubro de 1970 até 7 de janeiro de 1971, tendo 13 episódios. E na semana seguinte, sofreu algumas mudanças.

3. Chespirito y la mesa cuadrada (© 1971)

Imagem

''Televisión Independiente del México presenta a su programa... Chespirito y la mesa cuadrada!''

Com o fim da primeira versão do programa ''El ciudadano Gómez'' (© 1970-1971), exibido entre 14 de outubro de 1970 a 6 de janeiro de 1971, a programação da TIM sofreu algumas mudanças e na semana seguinte o programa ''Los super genios de la mesa cuadrada'' passou das quintas-feiras para as quartas-feiras, tomando o lugar que era ocupado pela primeira versão de ''El ciudadano Gómez'' (© 1970-1971). Não foi só o horário e o dia do programa que mudou, como também seu nome: passa a se chamar ''Chespirito y la mesa cuadrada'', pois com a chegada dos quadros ''El Chapulín Colorado'' e ''Los Caquitos'', o quadro da mesa quadrada já não era mais o destaque do programa. Alguns figurinos e cenários também tem algumas mudanças.

Esta fase teve como elenco fixo Chespirito, Maria Antonieta de Las Nieves, Ramón Valdés, Rubén Aguirre e eventuais participações de atores da TIM, além de outros como Carlos Villagrán ''Pirolo''. Contou com Alberto del Bosque como diretor. Foi exibida entre 13 de janeiro de 1971 a 26 de abril de 1971, tendo 16 episódios.

Sofreu várias mudanças de dias: era exibido as quartas-feiras de 13 de janeiro de 1971 a 27 de janeiro de 1971, depois as quintas-feiras de 4 de fevereiro de 1971 a 25 de março de 1971 e por último as segundas-feiras de 29 de março de 1971 a 26 de abril de 1971.

4. Chespirito - 1ª etapa (© 1971-1973)

Imagem

Em 6 de maio de 1971, o programa ''Chespirito y la mesa cuadrada'' passa a ser exibido as quintas-feiras e seu nome é reduzido para apenas ''Chespirito'', ganhando uma abertura totalmente nova agora feita em charges e o programa passou a ser dirigido por Eduardo Alatorre.

Imagem

Surge um novo quadro para complementar o programa chamado ''Los Chifladitos'', com dois loucos que aterrorizam qualquer um com suas loucuras sendo eles Chaparrón Bonaparte (Chespirito) e Lucas Tañeda (Rubén Aguirre). Pouco depois, o quadro ''La mesa cuadrada'' chega ao fim no programa.

Imagem

O ator Carlos Villagrán ''Pirolo'', que fazia eventuais participações nos programas ''Los super genios de la mesa cuadrada'' (© 1970-1971) e ''Chespirito y la mesa cuadrada'' (© 1971), entra para o elenco fixo do programa e ainda em 1971 sua namorada - na época - Florinda Meza passa a fazer participações especiais dentro do programa estreando em uma paródia de ''Don Juan Tenório''.

Em 30 de outubro de 1971, o programa muda de dia passando das quintas-feiras para os sábados. Essa mudança dura apenas até o dia 16 de dezembro de 1971, onde o programa volta para o seu dia habitual.

Imagem

Em abril de 1972, Rubén Aguirre é convidado pelo canal rival a ter um programa próprio só dele e aceita a proposta, deixando o programa ''Chespirito''. Agora, o quadro dos loucos não pode continuar pois Lucas Tañeda que era um dos personagens principais era justamente intepretado por Rubén Aguirre e Chespirito não queria substituir o personagem por outro. Então, ele resolve encerrar o quadro e na verdade substituir o quadro por outro. Ele se recorda de um sketch solto que fez a poucas semanas em que ele mesmo interpretava um menino que encomodava um vendedor de balões, feito por Ramón Valdés. Ele resolve aproveitar o material desse sketch solto, e o da um nome o chamando de ''El Chavo del Ocho'', e centralizado em três personagens sendo eles duas crianças chamadas ''El Chavo del Ocho'' (Chespirito), ''La Chilindrina'' (Maria Antonieta de Las Nieves) e seu pai, ''Don Ramón'' (Ramón Valdés). Sim, surgia assim em maio de 1972, o Chaves! Poucas semanas depois, surgia o Quico (Carlos Villagrán) e a atriz Florinda Meza também entrava para o elenco fixo do programa, ganhando também um personagem na vila: Doña Florinda, a mãe do Quico.

Imagem

Em 29 de maio de 1972, o programa ''Chespirito'' ganhava três novidades. A primeira era o surgimento do quadro ''Doctor Chapatin'', protagonizado pelo personagem de mesmo nome aproveitado do quadro ''La mesa cuadrada''. A segunda era o surgimento de mais uma nova personagem na vila, a ''Doña Clotilde, la bruja del 71'', interpretada pela atriz que fazia participações especiais no programa sendo ela Angelines Fernández. A terceira, era a sua mudança de dia passando a ser exibido das quintas-feiras para as segundas-feiras e o aumento de sua duração: agora o programa tem uma hora de duração.

Entre junho e julho de 1972, o ator Edgar Vivar passa a fazer participações especiais no programa e ganha um personagem no quadro do Chaves, sendo ele ninguém menos que o dono da vila, o ''Señor Barriga'' (estréia em ''Como sujar a roupa do Quico?''). O papel de dono da vila já havia sido interpretado por outro ator em outros dois sketch's anteriores, mas Chespirito não gostou do resultado e fez um novo personagem dando o papel a Edgar Vivar, que estreou no programa em uma versão do mesmo ano da famosa história de ''Uma coisa é ser Sansão e outra é usar peruca''.

Em 6 de novembro de 1972, o programa ''Chespirito'' tem sua duração reduzida voltando a ter 30 minutos de duração. Em 8 de janeiro de 1973, os canais 8 (Televisión Independiente del México - TIM) e 2 (Telesistema Mexicano) se fundem formando o que hoje conhecemos como a Televisa. Em 16 de janeiro de 1973, o programa volta a ter 60 minutos de duração e passa a ser exibido nas terças-feiras. Também temos a volta de Rubén Aguirre para o elenco do programa. Em 20 de fevereiro de 1973, o programa ''Chespirito'' chega ao fim dando lugar na semana seguinte aos programas ''El Chavo del Ocho'' (26/02/1973), ''El Chapulín Colorado'' (28/02/1973) e ''El Ciudadano Gómez'' - 2ª versão (02/03/1973). Neste mesmo dia, Rubén Aguirre retorna com seu velho personagem Professor Girafales do quadro ''La mesa cuadrada'' dessa vez no quadro Chaves.

Imagem

O programa contou em seu elenco com Chespirito, Maria Antonieta de Las Nieves, Ramón Valdés, Rubén Aguirre, Carlos Villagrán ''Pirolo'' e Florinda Meza, além de eventuais participações especiais de Angelines Fernández, Edgar Vivar, José Antonio Menna, Maribel Fernández, Edgar Wald, José Luiz Fernández, entre demais atores da TIM. Foi dirigido por Eduardo Alatorre.

Foi exibido entre 6 de maio de 1971 e 20 de fevereiro de 1973, tendo 95 episódios. Teve também um período de reprises de episódios aos sábados (enquanto que na quinta-feira passavam episódios inéditos) entre 7 de agosto de 1971 a 23 de outubro de 1971, tendo reprisado 12 episódios. Os seus episódios entre 6 de maio de 1971 a 25 de maio de 1972 tem duração de 30 minutos, depois os seus episódios entre 29 de maio de 1972 a 30 de outubro de 1972 tem duração de 60 minutos, onde logo após os seus episódios entre 6 de novembro de 1972 a 8 de janeiro de 1973 novamente tem 30 minutos de duração e terminando entre 16 de janeiro de 1973 a 20 de fevereiro de 1973 com 60 minutos de duração.


Imagem Imagem

Foi um programa de grande sucesso, tendo seus dois personagens principais (Chaves e Chapolin Colorado) ganhado programas próprios.
Editado pela última vez por Gol D Roger em 24 Fev 2017, 13:00, em um total de 2 vezes.
Esses usuários curtiram o post de Gol D Roger (total: 10):
CláudioJacintoBarbanoBugigaOteloO GordoSeu Mundinhoalice ☆LatinChavesChuri Churin Fun Flais
Sempre questione todas as regras que te impõem. Seja livre para fazer o que você quiser!

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Entenda toda a primeira fase de Chespirito (1970-1973)!

Mensagem por E.R » 24 Fev 2017, 11:46

O episódio do revolvinho foi nessa fase.

Tem vários perdidos mundiais do Chaves gravados neste período.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Príncipe da Condessa
Membro
Membro
Mensagens: 6033
Registrado em: 18 Jan 2017, 03:05
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 108 vezes
Curtiram: 333 vezes

Re: Entenda toda a primeira fase de Chespirito (1970-1973)!

Mensagem por Príncipe da Condessa » 24 Fev 2017, 11:56

Porque acha, que o Carlos entrou mesmo em 1971?
Imagem

Avatar do usuário
Gol D Roger
Membro
Membro
Mensagens: 6439
Registrado em: 18 Set 2011, 20:03
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 111 vezes
Curtiram: 167 vezes

Re: Entenda toda a primeira fase de Chespirito (1970-1973)!

Mensagem por Gol D Roger » 24 Fev 2017, 12:07

Chapolin 1972 escreveu:Porque acha, que o Carlos entrou mesmo em 1971?
Carlos Villagrán faz participações especiais desde o especial de natal em 24 de dezembro de 1970, de ''Los super genios de la mesa cuadrada'' (© 1970-1971). Continuou essas participações em ''Chespirito y la mesa cuadrada'' (© 1971), como vemos na versão de 1971 de ''Contrabandistas de jóias'' dessa vez como sketch solto em vez de ter o Dr.Chapatin. Já dá pra saber que ele participa de ''Caratê cara a cara'' (1971), dentro de ''Chespirito'' (© 1971-1973), pela foto desse sketch.

Ele não era do elenco de atores da TIM (diferente de José Antonio Menna e os outros, que faziam participações por conta disso tanto nesse programa como em ''Los Polivoces''). Tinha uma amizade com Rubén Aguirre. Está claro que Chespirito queria o incluir no elenco desde muito antes (após o conhecer numa festa na casa de Rubén), e não deve ter esperado muito tempo para fazer isso.

Também tem o lance de que Florinda Meza, na época namorada de Carlos Villagrán (deve ter entrado nos programas por indicação dele), começou a fazer participações especiais nos programas em 1971. Ela sempre afirmou que sua estréia foi em uma versão de ''Don Juan Tenório'' (deve ter uma versão em 1971 além da já descoberta a muito tempo de outubro de 1972).
Sempre questione todas as regras que te impõem. Seja livre para fazer o que você quiser!

Avatar do usuário
apresentei a pistola ch
Membro
Membro
Mensagens: 10529
Registrado em: 10 Nov 2014, 14:39
Programa CH: Chapolin
Localização: No país
Curtiu: 1163 vezes
Curtiram: 878 vezes

Re: Entenda toda a primeira fase de Chespirito (1970-1973)!

Mensagem por apresentei a pistola ch » 24 Fev 2017, 12:16

É uma pena termos acesso a poucos episódios desta fase. :/
Riddle Snowcraft escreveu:
06 Abr 2021, 10:19
Vamos evitar de ofender aquele imbecil gratuitamente.

Avatar do usuário
Butch
Membro
Membro
Mensagens: 3574
Registrado em: 24 Ago 2016, 03:57
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Genoa
Localização: Bluffington
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 106 vezes

Re: Entenda toda a primeira fase de Chespirito (1970-1973)!

Mensagem por Butch » 24 Fev 2017, 12:29

Uma pena tamanha obra prima estar nas mãos de uma emissora como a Televisa, tanta raridade guardada dos fãs...
Imagem
"Não costumo ser um homem religioso, mas se tu estás lá em cima, me salva, SUPER HOMEM"

Avatar do usuário
Cláudio
Membro
Membro
Mensagens: 1892
Registrado em: 19 Out 2009, 13:18
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Atlético - MG
Localização: Minas Gerais
Curtiu: 197 vezes
Curtiram: 199 vezes

Re: Entenda toda a primeira fase de Chespirito (1970-1973)!

Mensagem por Cláudio » 24 Fev 2017, 12:53

Esss resprises de 71 são as gravadas pelo Thomás?

Avatar do usuário
Gol D Roger
Membro
Membro
Mensagens: 6439
Registrado em: 18 Set 2011, 20:03
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 111 vezes
Curtiram: 167 vezes

Re: Entenda toda a primeira fase de Chespirito (1970-1973)!

Mensagem por Gol D Roger » 24 Fev 2017, 12:58

Não, a emissora Panamericana e o canal 62 deram uma de SBT e fizeram uma bagunça na ordem dos sketch's e programas.
Sempre questione todas as regras que te impõem. Seja livre para fazer o que você quiser!

Avatar do usuário
Jacinto
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 20756
Registrado em: 12 Dez 2009, 22:54
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Localização: Jaboatão - PE
Curtiu: 3917 vezes
Curtiram: 849 vezes

Re: Entenda toda a primeira fase de Chespirito (1970-1973)!

Mensagem por Jacinto » 24 Fev 2017, 12:59

Muito bom o texto! :D
Esses usuários curtiram o post de Jacinto (total: 1):
Gol D Roger

Avatar do usuário
JoãoB
Membro
Membro
Mensagens: 1257
Registrado em: 12 Jul 2009, 20:30
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 215 vezes

Re: Entenda toda a primeira fase de Chespirito (1970-1973)!

Mensagem por JoãoB » 24 Fev 2017, 13:09

Essa fase parece ser muito boa, pena que são poucos os episódios que a gente pode ver hoje.

No início, apenas o Ramón, a Maria e o Rubén trabalhavam com o Chespirito, mas aos poucos os outros atores (Edgar, Angelines, Carlos e Florinda) foram chegando, até formarem o elenco de Chaves.

Se o Chaves surgiu em 1972, porque em tantos lugares dizem que a estreia foi em 1971?

Avatar do usuário
Gol D Roger
Membro
Membro
Mensagens: 6439
Registrado em: 18 Set 2011, 20:03
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 111 vezes
Curtiram: 167 vezes

Re: Entenda toda a primeira fase de Chespirito (1970-1973)!

Mensagem por Gol D Roger » 24 Fev 2017, 13:12

No passado, algum funcionário da Televisa responsável pelas informações acabou tirando de algum lugar a falsa data de 20 de junho de 1971, e ela acabou se espalhando e sendo usada até hoje como ''oficial''.

A data mais provável de estreia do quadro ''El Chavo del Ocho'' é 4 de maio de 1972.
Sempre questione todas as regras que te impõem. Seja livre para fazer o que você quiser!

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: Entenda toda a primeira fase de Chespirito (1970-1973)!

Mensagem por Riddle Snowcraft » 24 Fev 2017, 13:19

a Televisa tem que liberar essa porra logo, se ela se importa um honorável pouquinho com os fãs.

eu quero ver o resto de Chaves de 72 antes de morrer cacete
Esses usuários curtiram o post de Riddle Snowcraft (total: 2):
John JowSirBrandes
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Jacinto
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 20756
Registrado em: 12 Dez 2009, 22:54
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Localização: Jaboatão - PE
Curtiu: 3917 vezes
Curtiram: 849 vezes

Re: Entenda toda a primeira fase de Chespirito (1970-1973)!

Mensagem por Jacinto » 24 Fev 2017, 13:36

Eu também :P

Avatar do usuário
Mandarim
Membro
Membro
Mensagens: 6066
Registrado em: 10 Jan 2010, 21:49
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 81 vezes
Curtiram: 229 vezes

Re: Entenda toda a primeira fase de Chespirito (1970-1973)!

Mensagem por Mandarim » 24 Fev 2017, 13:43

Legal seria uma exibição cronológica de tudo né? Como foi no original.
cade um canal oficial do grupo chespirito?
Don Lucas: "Dígame Licenciado"

Don Chaparrón: "Licenciado"

Don Lucas: "Gracias, Muchas Gracias"

Don Chaparrón: "No hay de queso nomás de papa"

Avatar do usuário
Butch
Membro
Membro
Mensagens: 3574
Registrado em: 24 Ago 2016, 03:57
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Genoa
Localização: Bluffington
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 106 vezes

Re: Entenda toda a primeira fase de Chespirito (1970-1973)!

Mensagem por Butch » 24 Fev 2017, 15:15

Mandarim escreveu:cade um canal oficial do grupo chespirito?
No meu borço que num tá
Imagem
"Não costumo ser um homem religioso, mas se tu estás lá em cima, me salva, SUPER HOMEM"

Responder