Con Humor

Tópico sobre uma das criações mais obscuras de Chespirito na TV.

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
IgorBorgesCH
Membro
Membro
Mensagens: 9233
Registrado em: 19 Fev 2016, 22:10
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Atlético MG
Curtiu: 824 vezes
Curtiram: 931 vezes

Con Humor

Mensagem por IgorBorgesCH » 30 Jul 2016, 18:16

Imagem

O ano é 1993: Roberto Gómez Bolaños e trupe estavam há 13 anos apresentando "Chespirito" nas segundas-feiras do Canal de Las Estrellas, mas com notáveis diferenças. Apenas episódios de Los ex-Caquitos (Chaveco) estavam sendo produzidos, ocupando cada segundo dos 40 minutos que lhe era oferecido. Talvez por isso, foi ordenado pela Televisa que a duração fosse divida entre as previsíveis aventuras do Chaveco e um outro programa com o mesmo elenco, sendo esse o ponto de partida para a criação do impagável, exótico, genial e muito obscuro "Con Humor".

O programa

Esse humorístico tinha uma temática muito parecida com a do "Chespirito" de anos atrás: esquetes sendo mostrados ao público com muito dinamismo e variedade. Acredita-se, inclusive, que muitos destes quadros eram antecedidos por uma apresentação de Chespirito, ao maior estilo "Balança Mas Não Cai" ou "Kenan & Kel", em que ele interagia com o público vestindo-se com um elegante smoking.

Imagem


Mas, afinal, no que consistiam as atrações? Abaixo, o nome e a descrição de todas as conhecidas:
► Exibir Spoiler


Produção e exibição
Imagem

Con Humor - que tem este nome pela sigla "CH" - foi exibido entre 10 de setembro de 1993 e 11 de março de 1994, sempre.às sextas-feiras, pelo horário das 20h30 às 21h. Acredita-se que teve 25 episódios, baseando-se no número de histórias reduzidas pela metade em Chespirito motivadas pelo humorístico paralelo.

O programa tinha a seguinte equipe: Roberto Gómez Bolaños nos textos e na direção geral, Alfredo González Fernández na direção de câmeras, Heriberto López de Anda na co-direção e Gabriel Fernández na locução da abertura. Florinda Meza, Maria Antonieta de Las Nieves, Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Raul "Chato" Padilla, Moisés Suárez e Paulina Gómez eram alguns dos integrantes da parte artística.



Reprises?

Agora chega a famosa questão: os episódios dessa série foram reprisados em "Chespirito" durante a temporada de 1994? NÃO, NÃO e NÃO! Por muito tempo, eu também defendi essa teoria, mas ela nada mais se trata de um grande mal-entendido. Vamos por partes.

- O chespirito.org recebeu certa vez o relato do fã colombiano Óscar Julián Restrepo sobre os episódios atípicos de 94:


Eu vi estes episódios de Chespirito pelo Canal de Las Estrellas do México, e as novas esquetes diferentes pertenciam a um "spin-off" de Chespirito que durou pouco tempo no ar, em 1994, chamado "Con Humor".

A abertura (narrada também pelo marido de Ma. Antonieta de las Nieves) dizia "Con Humor!!!... ao estilo Chespirito!!", era um programa de meia hora e justamente as únicas esquetes que me lembro são do programa apresentado por Edgar Vivar ("Increíble... pero Ciento por Ciento!!") e o noticiário apresentado por Ma. Antonieta e Rubén Aguirre.

(...)


O que aconteceu? Ele deu a entender que os quadros novos que surgiram naquela temporadas eram reaproveitados de "Con Humor", o que é um fato, como a gente bem sabe. Mas muitos interpretaram erroneamente, como se o que tivesse sido reaproveitado fosse as histórias já transmitidas na atração das sextas. Afirmo tal coisa pois as evidências deixam claro que são improváveis as chances dos episódios de Con Humor terem sido reprisados em Chespirito:


. Na versão original do Dom Caveira, Raul "Chato" Padilla interpretava um funcionário da funerária, como mostrado em um comercial da época e em uma matéria publicada após a morte do ator, provavelmente chamado de "Nicanor". Em todos os episódios do quadro em "Chespirito" o empregado é Celório, vivido por Moisés Suárez, coisa que dá a entender que eles foram gravados não muito antes de serem exibidos, pois, caso contrário, as histórias teriam Chato atuando.


Renato CS escreveu:
Cláudio escreveu:
Imagem
Matéria do dia 14/02/1994.
O último programa com o Raúl foi o #627 O roubo do guarda-chuva / Ratos no hotel. Se considerar que ele foi exibido dia 07/03/1994 como dito na matéria que seria o último com Raúl, bate certinho as datas.
Interesante. De ahí puedo sacar 2 cuestiones:

1. La mujer que reemplazaría al Licenciado, podría ser Maricarmen Vela (Doña Justina en Los Chifladitos). Finalmente no lo hicieron

2: Nicanor sería el primer empieado de Don Calavera, reemplazado por Celorio? (lo hemos visto en fotos)
(a foto com a matéria está fora do ar, logo, quotei um post do próprio fórum como registro)


. Nas peças publicitárias de Con Humor, não temos nenhum episódio conhecido de 1994 que muitos juram ser do programa - e é que eles corresponderiam a pelo menos 72% da atração.

- Muitos devem se lembrar de quando Florinda Meza foi entrevistada no Programa do Ratinho e relatou que cerca de 5 programas de "Chespirito" permaneceram inéditos porque o fim do programa em setembro de 1995 pegou todos de surpresa... Mas é muito provável que a memória da Florinda, que, diga-se de passagem, é muito boa, a enganou e isso aconteceu, na verdade, com Con Humor.

. Primeiro porque em uma semana, o elenco gravava todos os episódios daquele mês ou do seguinte. E como relatou Rubén Aguirre, os episódios de outubro de 1995 não chegaram a ser gravados, logo, as últimas gravações se deram em agosto de 1995 para que houvesse exibição em setembro. Portanto, é quase impossível ter tido algo gravado e não transmitido em 1995.
. Há cerca de 5 episódios exibidos entre março e abril de 1994 muito característicos do "Con Humor", com quadros do mesmo. São eles:
  • My Fair Lady
  • O roubo do guarda-chuva
  • Increíble Pero Ciento Por Ciento - 1ª apresentação / Ligando para casa / La Notícia Rebelde - 1ª apresentação / O cozinheiro
  • Increíble Pero Ciento Por Ciento - 2ª apresentação / Os dentistas / La Notícia Rebelde - 2ª apresentação / As três coisas perdidas
  • Até tu, Brutus?
Este último, inclusive, foi provavelmente gravado em 21/02/1994, dia do aniversário dele, que caiu em uma segunda-feira. Na época, Chespirito ficava em cartaz com a peça "11 y 12" de terça a domingo, tendo apenas um dia livre na semana para gravar os programas.

Imagem

. Há um caso misterioso chamado "Faça amor, não faça guerra", a última versão da Guerra Secessão. Conhecemos ela por uma exibição de 1995 no programa "Chespirito", mas pela presença de Raul "Chato" Padilla, falecido no ano anterior, acredita-se que ele foi produzido para o "Con Humor". No entanto, é impossível chegar a uma conclusão se ele foi transmitido no programa original e reprisado tempos depois ou se ele foi uma daquelas gravações feitas poucos antes do fim prematuro do programa.


. Uma matéria de 22/03/1994 escrita por Gloria Calzada diz o seguinte: "Quanto a Chespirito, este programa absorverá o que se transmitia às segundas pelas 20h30 [o 'Buenas Noticias'] e voltará a ter uma hora de duração, cuja diferença é que agora ele se transformará em um coquetel, já que 'Chespirito' e 'Con Humor' serão um só, exibido como sempre todas as segundas, às oito da noite, pelo Canal de Las Estrellas".



- Outra curiosidade muito interessante acerca do tema: Entre fevereiro de 1996 e novembro de 1998, o programa foi reprisado pelo Canal 4, também da Televisa, às terças-feiras, geralmente no horário da tarde. No mesmo canal, também na mesma época, Chaves e Chapolin clássicos foram exibidos.






Conclusão

Infelizmente, até hoje nunca apareceu nenhum episódio de 'CH' na íntegra, pois atualmente a Televisa não o distribui e nenhuma gravação VHS de fã veio à tona. Nos resta, então, apenas a esperança de que algum dia possamos assistir ao programa de maneira completa, tanto para matar toda a curiosidade que temos, quanto para nos divertir com as geniais criações noventistas de Roberto Gómez.

Página do programa na Lista CH: http://forumchaves.com.br/listach/site/ ... &idioma=pt
Esses usuários curtiram o post de IgorBorgesCH (total: 3):
Don MonchitoTheGamercrafterBRSeu Mundinho
• Moderador do Fórum Chaves de 2019 a 2023
• Roteirista do canal Vila do Chaves
• Apresentador do Bar do Podcast (2018–2020) e editor dos podcasts Mesa Quadrada (2019–2021), FUCHCast (2019–2020) e Mundo CH (2019)
• Roteirista e entrevistado do documentário Episódios Perdidos: Uma História (2020)
• Revisor técnico dos livros Sem Querer Querendo: Memórias (2021), O Diário do Chaves (2021) e Seu Madruga: Vila e Obra (2022)

Avatar do usuário
RenatoCS
Membro
Membro
Mensagens: 2979
Registrado em: 24 Mai 2011, 00:56
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: El Nacional
Localização: Cuenca - Ecuador
Curtiu: 17 vezes
Curtiram: 113 vezes

Re: Con Humor... al estilo Chespirito

Mensagem por RenatoCS » 30 Jul 2016, 18:45

El tema es realmente muy interesante. Conociendo lo poco que hemos podido ver en el programa Chespirito da para entender que fue un programa muy bueno.
Sobre los episodios enumerados, no estoy acuerdo con algunos de ellos, ya que tampoco hay que pensar que todo sketch de 1994-95 de Don Calavera, Chespirito o parodia fueron de Con Humor. Por ejemplo: Don Juan Tenorio, en mi opinión, fue grabado en 1994 para el programa Chespirito. Igual todos los sketches de 1995, ya que la musicalización que llevan es de Chespirito y no de Con Humor.

El único episodio de 1995 que sin duda sí perteneció a Con Humor es Faça amor, não faça guerra.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
O Gordo
Membro
Membro
Mensagens: 15866
Registrado em: 12 Abr 2014, 21:25
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 773 vezes
Curtiram: 1411 vezes

Re: Con Humor... al estilo Chespirito

Mensagem por O Gordo » 30 Jul 2016, 19:10

Às vezes penso que a Televisa deveria unificar todas essas séries paralelas ao Programa Chespirito (até mesmo La Chicharra dos anos 90). Pra poder vender.
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio


12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Avatar do usuário
IgorBorgesCH
Membro
Membro
Mensagens: 9233
Registrado em: 19 Fev 2016, 22:10
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Atlético MG
Curtiu: 824 vezes
Curtiram: 931 vezes

Re: Con Humor... al estilo Chespirito

Mensagem por IgorBorgesCH » 30 Jul 2016, 19:14

O Gordo escreveu:Às vezes penso que a Televisa deveria unificar todas essas séries paralelas ao Programa Chespirito (até mesmo La Chicharra dos anos 90). Pra poder vender.
Mais deve ser bem foda os outros episódios!
• Moderador do Fórum Chaves de 2019 a 2023
• Roteirista do canal Vila do Chaves
• Apresentador do Bar do Podcast (2018–2020) e editor dos podcasts Mesa Quadrada (2019–2021), FUCHCast (2019–2020) e Mundo CH (2019)
• Roteirista e entrevistado do documentário Episódios Perdidos: Uma História (2020)
• Revisor técnico dos livros Sem Querer Querendo: Memórias (2021), O Diário do Chaves (2021) e Seu Madruga: Vila e Obra (2022)

Avatar do usuário
Fly
Membro
Membro
Mensagens: 4968
Registrado em: 01 Nov 2010, 19:43
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 394 vezes
Curtiram: 378 vezes

Re: Con Humor... al estilo Chespirito

Mensagem por Fly » 30 Jul 2016, 19:20

Nem sabia disto... tem estes programa na net.

Avatar do usuário
IgorBorgesCH
Membro
Membro
Mensagens: 9233
Registrado em: 19 Fev 2016, 22:10
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Atlético MG
Curtiu: 824 vezes
Curtiram: 931 vezes

Re: Con Humor... al estilo Chespirito

Mensagem por IgorBorgesCH » 30 Jul 2016, 19:22

Fly escreveu:Nem sabia disto... tem estes programa na net.
Infelizmente não!
• Moderador do Fórum Chaves de 2019 a 2023
• Roteirista do canal Vila do Chaves
• Apresentador do Bar do Podcast (2018–2020) e editor dos podcasts Mesa Quadrada (2019–2021), FUCHCast (2019–2020) e Mundo CH (2019)
• Roteirista e entrevistado do documentário Episódios Perdidos: Uma História (2020)
• Revisor técnico dos livros Sem Querer Querendo: Memórias (2021), O Diário do Chaves (2021) e Seu Madruga: Vila e Obra (2022)

Avatar do usuário
Furtado
Membro
Membro
Mensagens: 6248
Registrado em: 13 Dez 2011, 21:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 89 vezes

Re: Con Humor... al estilo Chespirito

Mensagem por Furtado » 30 Jul 2016, 20:12

Muitos não gostam dessa fase do Chespirito. Eu adoro. Nessa época, o humor dele ficou mais adulto e textual. Os episódios do Dom Caveira são ótimos! :)

Além de "Con Humor", também teve o programa "Buenas Notícias", igualmente efêmero. Em 2012, apurei algumas informações sobre, que podem ser conferidas no seguinte tópico: http://www.forumchaves.com.br/viewtopic.php?f=47&t=6021
Ex-moderador do Bar do Chespirito

Avatar do usuário
IgorBorgesCH
Membro
Membro
Mensagens: 9233
Registrado em: 19 Fev 2016, 22:10
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Atlético MG
Curtiu: 824 vezes
Curtiram: 931 vezes

Re: Con Humor... al estilo Chespirito

Mensagem por IgorBorgesCH » 30 Jul 2016, 20:46

Furtado escreveu:Muitos não gostam dessa fase do Chespirito. Eu adoro. Nessa época, o humor dele ficou mais adulto e textual. Os episódios do Dom Caveira são ótimos! :)

Além de "Con Humor", também teve o programa "Buenas Notícias", igualmente efêmero. Em 2012, apurei algumas informações sobre, que podem ser conferidas no seguinte tópico: http://www.forumchaves.com.br/viewtopic.php?f=47&t=6021
Eu não adoro, eu amo! O humor ficou mais adulto mais sem abusar colocando palavras de baixo calão, só fez tipo referência!

A Televisa poderia distribuir os dois programas!
• Moderador do Fórum Chaves de 2019 a 2023
• Roteirista do canal Vila do Chaves
• Apresentador do Bar do Podcast (2018–2020) e editor dos podcasts Mesa Quadrada (2019–2021), FUCHCast (2019–2020) e Mundo CH (2019)
• Roteirista e entrevistado do documentário Episódios Perdidos: Uma História (2020)
• Revisor técnico dos livros Sem Querer Querendo: Memórias (2021), O Diário do Chaves (2021) e Seu Madruga: Vila e Obra (2022)

Avatar do usuário
Fly
Membro
Membro
Mensagens: 4968
Registrado em: 01 Nov 2010, 19:43
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 394 vezes
Curtiram: 378 vezes

Re: Con Humor... al estilo Chespirito

Mensagem por Fly » 01 Ago 2016, 18:12

Prefiro também o humor mais adulto, que ele já arriscava em quadros do Dr. Chapatin

Avatar do usuário
Hyuri Augusto
Membro
Membro
Mensagens: 10448
Registrado em: 05 Mar 2012, 19:39
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: TARDIS
Curtiu: 91 vezes
Curtiram: 394 vezes

Re: Con Humor... al estilo Chespirito

Mensagem por Hyuri Augusto » 01 Ago 2016, 18:56

Supergênios também tinha um humor mais adulto, não? Dá pra notar ali, que tem algumas piadas que insinuam um duplo sentido. Sobre o programa aqui retratado no tópico, é um programa bem legal. Uma pena não ter sido dublado e termos poucos vídeos sobre ele. Mas sinceramente, a julgar algumas piadas que tinham na dublagem da Gota Magica, eles poderiam dar uma exageradinha ali no linguajar.
"Fortes são aqueles que transformam em luz o que é escuridão"

► Exibir Spoiler

LatinChaves
Membro
Membro
Mensagens: 457
Registrado em: 12 Fev 2013, 20:30
Programa CH: Chaves
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 33 vezes

Re: Con Humor... al estilo Chespirito

Mensagem por LatinChaves » 03 Mai 2018, 06:17

Se sabe con certeza que sí han habido sólo 25 episodios para la serie?

Avatar do usuário
IgorBorgesCH
Membro
Membro
Mensagens: 9233
Registrado em: 19 Fev 2016, 22:10
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Atlético MG
Curtiu: 824 vezes
Curtiram: 931 vezes

Re: Con Humor... al estilo Chespirito

Mensagem por IgorBorgesCH » 03 Mai 2018, 11:00

LatinChaves escreveu:Se sabe con certeza que sí han habido sólo 25 episodios para la serie?
Porque na temporada de 1993/94, se tem 25 episódios de 20 minutos, no qual se tem essa duração por terem dividido 20 minutos para o Programa Chespirito e 20 minutos ao Con Humor.
• Moderador do Fórum Chaves de 2019 a 2023
• Roteirista do canal Vila do Chaves
• Apresentador do Bar do Podcast (2018–2020) e editor dos podcasts Mesa Quadrada (2019–2021), FUCHCast (2019–2020) e Mundo CH (2019)
• Roteirista e entrevistado do documentário Episódios Perdidos: Uma História (2020)
• Revisor técnico dos livros Sem Querer Querendo: Memórias (2021), O Diário do Chaves (2021) e Seu Madruga: Vila e Obra (2022)

LatinChaves
Membro
Membro
Mensagens: 457
Registrado em: 12 Fev 2013, 20:30
Programa CH: Chaves
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 33 vezes

Re: Con Humor... al estilo Chespirito

Mensagem por LatinChaves » 03 Mai 2018, 16:45

Cómo supieron que hay nuevas versiones de Servicios funerarios y En la recepción?

Avatar do usuário
IgorBorgesCH
Membro
Membro
Mensagens: 9233
Registrado em: 19 Fev 2016, 22:10
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Atlético MG
Curtiu: 824 vezes
Curtiram: 931 vezes

Re: Con Humor... al estilo Chespirito

Mensagem por IgorBorgesCH » 03 Mai 2018, 16:53

LatinChaves escreveu:Cómo supieron que hay nuevas versiones de Servicios funerarios y En la recepción?
Por causa dessas fotos:
Imagem
Imagem
• Moderador do Fórum Chaves de 2019 a 2023
• Roteirista do canal Vila do Chaves
• Apresentador do Bar do Podcast (2018–2020) e editor dos podcasts Mesa Quadrada (2019–2021), FUCHCast (2019–2020) e Mundo CH (2019)
• Roteirista e entrevistado do documentário Episódios Perdidos: Uma História (2020)
• Revisor técnico dos livros Sem Querer Querendo: Memórias (2021), O Diário do Chaves (2021) e Seu Madruga: Vila e Obra (2022)

LatinChaves
Membro
Membro
Mensagens: 457
Registrado em: 12 Fev 2013, 20:30
Programa CH: Chaves
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 33 vezes

Re: Con Humor... al estilo Chespirito

Mensagem por LatinChaves » 03 Mai 2018, 18:14

Esa última de que historia es?

Responder