Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Em busca da BGM: chamadas de Chaves (1989) e abertura do Chapolin (1993)

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Nezz » 12 Set 2019, 21:27

Tapete do Kagiva escreveu:Falando em montagem, acho que ainda da pra dar uma limpada melhor na versão do Bazzo, não? Ela ficou bem limpa, comparado a do Arachán, mas ainda tem algumas sujeiras no meio
Cara, eu não sei o que fazer pra limpar, a parte do meio e do clarinet só consegui usando o PhonicMind na chamada de 2002 que estragou boa parte do áudio, mas foi a única chamada que funcionou, e depois usei um trecho de uma chamada do chaves de 1989 de natal que vem com "noises" de VHS que eu fiz o máximo que pude pra tirar.

Eu acho que até podemos dar uma pequena limpada na parte vinheta de intervalo, e da abertura, mas o resto infelizmente não.
Esses usuários curtiram o post de Nezz (total: 1):
Arieel
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Victor235 » 12 Set 2019, 23:03

O Audacity é bom pra tirar chiados. Basta selecionar a parte certa do ruído para ele entender o que deve retirar.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Victor235 » 13 Set 2019, 01:12

Barbano escreveu:Exatamente. O ouvido vai preferir essas montagens remendadas de gravações antigas do que uma nova versão.
Aliás, meu ouvido já se acostumou com a montagem do Bazzo e seus recortes. Quando a BGM do Chapolin "entra" na minha cabeça, já vem com a "edição" que ele fez :P
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Luciano Junior
Membro
Membro
Mensagens: 4447
Registrado em: 20 Mar 2017, 16:31
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 867 vezes
Curtiram: 466 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Luciano Junior » 13 Set 2019, 12:06

Eu tenho um programa aqui que remove vocais, acredito que seja mais eficiente que o PhonicMind.

Mandem umas chamadas para eu tentar limpar, por favor.
Victor235 escreveu:O Audacity é bom pra tirar chiados. Basta selecionar a parte certa do ruído para ele entender o que deve retirar.
A Televisa fez isso em alguns episódios e vocês sabem o resultado, né? Qualidade de áudio comprometida.

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Nezz » 13 Set 2019, 19:20

Luciano Junior ✅ escreveu:Eu tenho um programa aqui que remove vocais, acredito que seja mais eficiente que o PhonicMind.
Um programa mais eficiente que o PhonicMind? Que programa de outra galáxia é esse??? Pelo o que eu sei, o PhonicMind é o primeiro e ÚNICO a fazer remoção de vozes e instrumentos utilizando a tecnologia da inteligência artificial (Vocal Remover não conta, é só uma cópia mal feita), de todos os outros programas que já usei, não chega nem um milímetro da qualidade do PhonicMind.

Disseram aqui para usar o Audacity, e eu digo que NÃO vai funcionar, em gravações antigas, quando é selecionado o ruído para diminuir, a faixa inteira some, e quando não some, fica com um som de merda abafado, e a própria BGM já é uma gravação antiga, e pior, em MONO e com vozes e chiados por cima dela, já que tudo o que temos da BGM são de chamadas tão antigas quanto com um som podre, e nem adianta tentar usar as chamadas atuais, nelas vem com dezenas de efeitos sonoros e a BGM fica num volume incrivelmente baixo só tocando o trecho saturado dos primeiros 8 segundos.

Mas enfim, eu não sei que programa é esse que você está falando, mas se funciona MESMO, poste aqui um teste seu.
Imagem

Luciano Junior
Membro
Membro
Mensagens: 4447
Registrado em: 20 Mar 2017, 16:31
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 867 vezes
Curtiram: 466 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Luciano Junior » 13 Set 2019, 20:19

BazzoReverso escreveu:
Luciano Junior ✅ escreveu:Eu tenho um programa aqui que remove vocais, acredito que seja mais eficiente que o PhonicMind.
Um programa mais eficiente que o PhonicMind? Que programa de outra galáxia é esse??? Pelo o que eu sei, o PhonicMind é o primeiro e ÚNICO a fazer remoção de vozes e instrumentos utilizando a tecnologia da inteligência artificial (Vocal Remover não conta, é só uma cópia mal feita), de todos os outros programas que já usei, não chega nem um milímetro da qualidade do PhonicMind.

Disseram aqui para usar o Audacity, e eu digo que NÃO vai funcionar, em gravações antigas, quando é selecionado o ruído para diminuir, a faixa inteira some, e quando não some, fica com um som de merda abafado, e a própria BGM já é uma gravação antiga, e pior, em MONO e com vozes e chiados por cima dela, já que tudo o que temos da BGM são de chamadas tão antigas quanto com um som podre, e nem adianta tentar usar as chamadas atuais, nelas vem com dezenas de efeitos sonoros e a BGM fica num volume incrivelmente baixo só tocando o trecho saturado dos primeiros 8 segundos.

Mas enfim, eu não sei que programa é esse que você está falando, mas se funciona MESMO, poste aqui um teste seu.
Bem, o programa que eu uso é o iZotope RX 7, ele tem uma ferramenta chamada Music Rebalance, que também utiliza inteligência artificial. Dependendo do material, ele isola cada instrumento perfeitamente.

Segue um vídeo de demonstração dele:

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Nezz » 13 Set 2019, 22:31

Luciano Junior ✅ escreveu:Bem, o programa que eu uso é o iZotope RX 7, ele tem uma ferramenta chamada Music Rebalance, que também utiliza inteligência artificial. Dependendo do material, ele isola cada instrumento perfeitamente.

Segue um vídeo de demonstração dele:
Esse programa realmente parece funcionar, então bora começar os testes.

Mas antes de tudo, devemos primeiro usar os três vídeos mais importantes da BGM:

* Chamada do Chapolin de 2002
* Abertura do Chapolin
* Chamada do Chaves de 1989

Devemos testar primeiro nesses vídeos, pelos seguintes motivos:

- A chamada do chaves de 1989 é a aparição mais antiga encontrada da BGM, vai servir pra sabermos se o programa consegue fazer bons resultados em áudios antigos.

- A chamada do Chapolin de 2002 é a única chamada em que a BGM toca completa, podemos tirar o instrumental inteiro dela.

- A abertura do Chapolin, por estar em maior qualidade nas gravações recentes e livre de sons externos, vai servir para tentarmos isolar os instrumentos da BGM.

Para não atrasar o nosso lado, já deixei aqui os links dos vídeos:




Vocês podem baixar por sites onlines ou por qualquer outro lugar, mas é recomendável que o áudio baixado esteja numa qualidade razoável, para que o programa consiga trabalhar direito, então aconselho baixar em Wav ou em um Mp3 avançado.
Esses usuários curtiram o post de Nezz (total: 1):
Luciano Junior
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Victor235 » 13 Set 2019, 22:37

Luciano Junior ✅ escreveu:
Victor235 escreveu:O Audacity é bom pra tirar chiados. Basta selecionar a parte certa do ruído para ele entender o que deve retirar.
A Televisa fez isso em alguns episódios e vocês sabem o resultado, né? Qualidade de áudio comprometida.
Por não saber usar. Além disso, depende muito do tipo de ruído. Alguns são plenamente retiráveis sem afetar o resto do áudio sim.

Mas tem esse lance que o Bazzo falou. Por serem gravações antigas, fica mais complicado. Só sei que quando eu gravo violão e microfone aqui em casa a placa de som naturalmente capta alguns ruídos juntos, e o Audacity os isola completamente, sem afetar o áudio, e faz isso melhor que o próprio Cubase. Não é porque o Audacity é simples que precisamos condená-lo. Isso ele faz bem.
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
Luciano Junior
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Luciano Junior
Membro
Membro
Mensagens: 4447
Registrado em: 20 Mar 2017, 16:31
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 867 vezes
Curtiram: 466 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Luciano Junior » 14 Set 2019, 12:09

Victor235 escreveu:
Luciano Junior ✅ escreveu:
Victor235 escreveu:O Audacity é bom pra tirar chiados. Basta selecionar a parte certa do ruído para ele entender o que deve retirar.
A Televisa fez isso em alguns episódios e vocês sabem o resultado, né? Qualidade de áudio comprometida.
Por não saber usar. Além disso, depende muito do tipo de ruído. Alguns são plenamente retiráveis sem afetar o resto do áudio sim.

Mas tem esse lance que o Bazzo falou. Por serem gravações antigas, fica mais complicado. Só sei que quando eu gravo violão e microfone aqui em casa a placa de som naturalmente capta alguns ruídos juntos, e o Audacity os isola completamente, sem afetar o áudio, e faz isso melhor que o próprio Cubase. Não é porque o Audacity é simples que precisamos condená-lo. Isso ele faz bem.
Eu dei esse aviso justamente porque são gravações mais antigas. Deve-se tomar mais cuidado com elas.

Qualquer programa serve pra remover os ruídos, uns são melhores, outros não, mas o que mais importa é que você saiba usar.

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Victor235 » 14 Set 2019, 21:17

Tem um truque que dá pra você criar um ruído semelhante ao do áudio que quer limpar, daí vai no áudio original e retira a mesma frequência dele da qual se encontrava o ruído criado artificialmente. Isso pode funcionar melhor do que selecionar uma parte do próprio áudio para encontrar o ruído, pois desta maneira o programa capta sons e frequências que não são ruídos junto com ele.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Nezz » 14 Set 2019, 22:25

Victor235 escreveu:Tem um truque que dá pra você criar um ruído semelhante ao do áudio que quer limpar, daí vai no áudio original e retira a mesma frequência dele da qual se encontrava o ruído criado artificialmente. Isso pode funcionar melhor do que selecionar uma parte do próprio áudio para encontrar o ruído, pois desta maneira o programa capta sons e frequências que não são ruídos junto com ele.
E qual seria esse truque? Vamos pegar um ruído de TV sem sinal e usar como base do que deve ser subtraído dos áudios que iremos editar?
Imagem

Luciano Junior
Membro
Membro
Mensagens: 4447
Registrado em: 20 Mar 2017, 16:31
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 867 vezes
Curtiram: 466 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Luciano Junior » 14 Set 2019, 22:40

É só gerar um white noise com qualquer programa, equalizar e utilizar como referência no noise reduction.
Esses usuários curtiram o post de Luciano Junior (total: 1):
Victor235

Tirado Alanís
Membro
Membro
Mensagens: 8794
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 714 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Tirado Alanís » 15 Set 2019, 17:22

Imagem exclusiva minha de toda vez que tento assimilar as discussões desse tópico.
Imagem
Esses usuários curtiram o post de Tirado Alanís (total: 1):
NilsonSeiza

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Victor235 » 15 Set 2019, 17:36

Exato, é possível gerar diversos tipos de ruídos com alguns programas. O Audacity mesmo tem a opção de gerar ruído "Branco", "Rosa" e "Acastanhado", com diferentes intensidades. De ouvido, podemos ir testando qual é mais parecido com o da gravação antiga.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Nezz » 15 Set 2019, 17:50

Victor235 escreveu:Exato, é possível gerar diversos tipos de ruídos com alguns programas. O Audacity mesmo tem a opção de gerar ruído "Branco", "Rosa" e "Acastanhado", com diferentes intensidades. De ouvido, podemos ir testando qual é mais parecido com o da gravação antiga.
Os caras devem usar uma maconha forte pra enxergar cor em ruídos :vamp:

No programa que eu uso tem uma função parecida, eu vou testar aqui e postar os resultados.
Esses usuários curtiram o post de Nezz (total: 1):
Victor235
Imagem

Trancado