Em busca da BGM: chamadas de Chaves (1989) e abertura do Chapolin (1993)
Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Tapete do Kagiva escreveu:Falando em montagem, acho que ainda da pra dar uma limpada melhor na versão do Bazzo, não? Ela ficou bem limpa, comparado a do Arachán, mas ainda tem algumas sujeiras no meio
Cara, eu não sei o que fazer pra limpar, a parte do meio e do clarinet só consegui usando o PhonicMind na chamada de 2002 que estragou boa parte do áudio, mas foi a única chamada que funcionou, e depois usei um trecho de uma chamada do chaves de 1989 de natal que vem com "noises" de VHS que eu fiz o máximo que pude pra tirar.
Eu acho que até podemos dar uma pequena limpada na parte vinheta de intervalo, e da abertura, mas o resto infelizmente não.
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Barbano escreveu:Exatamente. O ouvido vai preferir essas montagens remendadas de gravações antigas do que uma nova versão.
Aliás, meu ouvido já se acostumou com a montagem do Bazzo e seus recortes. Quando a BGM do Chapolin "entra" na minha cabeça, já vem com a "edição" que ele fez
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano
Luciano Junior ✅ escreveu:Eu tenho um programa aqui que remove vocais, acredito que seja mais eficiente que o PhonicMind.
Um programa mais eficiente que o PhonicMind? Que programa de outra galáxia é esse??? Pelo o que eu sei, o PhonicMind é o primeiro e ÚNICO a fazer remoção de vozes e instrumentos utilizando a tecnologia da inteligência artificial (Vocal Remover não conta, é só uma cópia mal feita), de todos os outros programas que já usei, não chega nem um milímetro da qualidade do PhonicMind.
Disseram aqui para usar o Audacity, e eu digo que NÃO vai funcionar, em gravações antigas, quando é selecionado o ruído para diminuir, a faixa inteira some, e quando não some, fica com um som de merda abafado, e a própria BGM já é uma gravação antiga, e pior, em MONO e com vozes e chiados por cima dela, já que tudo o que temos da BGM são de chamadas tão antigas quanto com um som podre, e nem adianta tentar usar as chamadas atuais, nelas vem com dezenas de efeitos sonoros e a BGM fica num volume incrivelmente baixo só tocando o trecho saturado dos primeiros 8 segundos.
Mas enfim, eu não sei que programa é esse que você está falando, mas se funciona MESMO, poste aqui um teste seu.
Luciano Junior ✅ escreveu:Eu tenho um programa aqui que remove vocais, acredito que seja mais eficiente que o PhonicMind.
Um programa mais eficiente que o PhonicMind? Que programa de outra galáxia é esse??? Pelo o que eu sei, o PhonicMind é o primeiro e ÚNICO a fazer remoção de vozes e instrumentos utilizando a tecnologia da inteligência artificial (Vocal Remover não conta, é só uma cópia mal feita), de todos os outros programas que já usei, não chega nem um milímetro da qualidade do PhonicMind.
Disseram aqui para usar o Audacity, e eu digo que NÃO vai funcionar, em gravações antigas, quando é selecionado o ruído para diminuir, a faixa inteira some, e quando não some, fica com um som de merda abafado, e a própria BGM já é uma gravação antiga, e pior, em MONO e com vozes e chiados por cima dela, já que tudo o que temos da BGM são de chamadas tão antigas quanto com um som podre, e nem adianta tentar usar as chamadas atuais, nelas vem com dezenas de efeitos sonoros e a BGM fica num volume incrivelmente baixo só tocando o trecho saturado dos primeiros 8 segundos.
Mas enfim, eu não sei que programa é esse que você está falando, mas se funciona MESMO, poste aqui um teste seu.
Bem, o programa que eu uso é o iZotope RX 7, ele tem uma ferramenta chamada Music Rebalance, que também utiliza inteligência artificial. Dependendo do material, ele isola cada instrumento perfeitamente.
Luciano Junior ✅ escreveu:Bem, o programa que eu uso é o iZotope RX 7, ele tem uma ferramenta chamada Music Rebalance, que também utiliza inteligência artificial. Dependendo do material, ele isola cada instrumento perfeitamente.
Segue um vídeo de demonstração dele:
Esse programa realmente parece funcionar, então bora começar os testes.
Mas antes de tudo, devemos primeiro usar os três vídeos mais importantes da BGM:
* Chamada do Chapolin de 2002
* Abertura do Chapolin
* Chamada do Chaves de 1989
Devemos testar primeiro nesses vídeos, pelos seguintes motivos:
- A chamada do chaves de 1989 é a aparição mais antiga encontrada da BGM, vai servir pra sabermos se o programa consegue fazer bons resultados em áudios antigos.
- A chamada do Chapolin de 2002 é a única chamada em que a BGM toca completa, podemos tirar o instrumental inteiro dela.
- A abertura do Chapolin, por estar em maior qualidade nas gravações recentes e livre de sons externos, vai servir para tentarmos isolar os instrumentos da BGM.
Para não atrasar o nosso lado, já deixei aqui os links dos vídeos:
Vocês podem baixar por sites onlines ou por qualquer outro lugar, mas é recomendável que o áudio baixado esteja numa qualidade razoável, para que o programa consiga trabalhar direito, então aconselho baixar em Wav ou em um Mp3 avançado.
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Victor235 escreveu:O Audacity é bom pra tirar chiados. Basta selecionar a parte certa do ruído para ele entender o que deve retirar.
A Televisa fez isso em alguns episódios e vocês sabem o resultado, né? Qualidade de áudio comprometida.
Por não saber usar. Além disso, depende muito do tipo de ruído. Alguns são plenamente retiráveis sem afetar o resto do áudio sim.
Mas tem esse lance que o Bazzo falou. Por serem gravações antigas, fica mais complicado. Só sei que quando eu gravo violão e microfone aqui em casa a placa de som naturalmente capta alguns ruídos juntos, e o Audacity os isola completamente, sem afetar o áudio, e faz isso melhor que o próprio Cubase. Não é porque o Audacity é simples que precisamos condená-lo. Isso ele faz bem.
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Victor235 escreveu:O Audacity é bom pra tirar chiados. Basta selecionar a parte certa do ruído para ele entender o que deve retirar.
A Televisa fez isso em alguns episódios e vocês sabem o resultado, né? Qualidade de áudio comprometida.
Por não saber usar. Além disso, depende muito do tipo de ruído. Alguns são plenamente retiráveis sem afetar o resto do áudio sim.
Mas tem esse lance que o Bazzo falou. Por serem gravações antigas, fica mais complicado. Só sei que quando eu gravo violão e microfone aqui em casa a placa de som naturalmente capta alguns ruídos juntos, e o Audacity os isola completamente, sem afetar o áudio, e faz isso melhor que o próprio Cubase. Não é porque o Audacity é simples que precisamos condená-lo. Isso ele faz bem.
Eu dei esse aviso justamente porque são gravações mais antigas. Deve-se tomar mais cuidado com elas.
Qualquer programa serve pra remover os ruídos, uns são melhores, outros não, mas o que mais importa é que você saiba usar.
Tem um truque que dá pra você criar um ruído semelhante ao do áudio que quer limpar, daí vai no áudio original e retira a mesma frequência dele da qual se encontrava o ruído criado artificialmente. Isso pode funcionar melhor do que selecionar uma parte do próprio áudio para encontrar o ruído, pois desta maneira o programa capta sons e frequências que não são ruídos junto com ele.
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Victor235 escreveu:Tem um truque que dá pra você criar um ruído semelhante ao do áudio que quer limpar, daí vai no áudio original e retira a mesma frequência dele da qual se encontrava o ruído criado artificialmente. Isso pode funcionar melhor do que selecionar uma parte do próprio áudio para encontrar o ruído, pois desta maneira o programa capta sons e frequências que não são ruídos junto com ele.
E qual seria esse truque? Vamos pegar um ruído de TV sem sinal e usar como base do que deve ser subtraído dos áudios que iremos editar?
Exato, é possível gerar diversos tipos de ruídos com alguns programas. O Audacity mesmo tem a opção de gerar ruído "Branco", "Rosa" e "Acastanhado", com diferentes intensidades. De ouvido, podemos ir testando qual é mais parecido com o da gravação antiga.
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Victor235 escreveu:Exato, é possível gerar diversos tipos de ruídos com alguns programas. O Audacity mesmo tem a opção de gerar ruído "Branco", "Rosa" e "Acastanhado", com diferentes intensidades. De ouvido, podemos ir testando qual é mais parecido com o da gravação antiga.
Os caras devem usar uma maconha forte pra enxergar cor em ruídos
No programa que eu uso tem uma função parecida, eu vou testar aqui e postar os resultados.
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