Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Em busca da BGM: chamadas de Chaves (1989) e abertura do Chapolin (1993)

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
Victor Albergaria
Membro
Membro
Mensagens: 212
Registrado em: 03 Jan 2011, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Localização: São Paulo
Curtiu: 13 vezes
Curtiram: 2 vezes

Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Victor Albergaria » 06 Jul 2013, 16:54

Bom, vamos colocando toda a nossa ajuda para encontrar a BGM aqui.

Vamos às minhas pontuações:

1º - Tenho 99,9% de certeza de que ela NÃO é nem da Bruton ou KPM. A sonoridade em nada se assemelha;

2º - Meu palpite é de que seja da Score Productions, já que algumas de suas trilhas já temos certeza de que o SBT usou na mesma época da estreia da música na programação (1989);

3º - O site da Score está fora do ar, e nenhum outro lugar na internet possui este catálogo;

4º - Outra chance é de que seja da Parry Music, que produziu o álbum Bits & Pieces, descoberto recentemente. Mas também quase descarto, pois fiz uma busca em 80% dos álbums da empresa, e a sonoridade também não lembra muito;

5º - lucasoap está de prova, de que NENHUM funcionário do SBT nos ajudou. Dizem que é trilha exclusiva, outro diz que foi o Mário Lúcio que fez (ele já negou isso 892749268348724 de vezes), que não tem nome, etc... Ninguém foi solícito à nossa causa.

6º - Já sabemos que as cornetas NÃO FAZEM PARTE do áudio original dos sintetizadores (ainda tinha gente que acreditava, não sei como);

7º - Também sabemos que o áudio é incrivelmente complexo, com os (conhecidos) 30s iniciais compostos por sons de sintetizador Minimoog, com bateria e baixo: os 6s (conhecidos) finais tem o som de um clarinete ou flauta, ainda acompanhado por um som de sintetizador mais fraco e pela bateria.

8º - A melhor amostra da música que temos foi criada pelo dono do canal BGMsPerdidasCH do YT, que depois acabei incrementando com o som da flauta disponível em uma chamada antiga do Chapo. Ela está disponível no som abaixo:

[soundcloud]92554334[/soundcloud]

Bom, acho que é hora de TODOS procurarem, falarem com alguém do SBT, sei lá. Mas vamos à caça da bendita!!
Esses usuários curtiram o post de Victor Albergaria (total: 1):
YellowVM

Avatar do usuário
Espírito Zombeteiro
Membro
Membro
Mensagens: 183
Registrado em: 21 Ago 2011, 13:59
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 21 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Espírito Zombeteiro » 06 Jul 2013, 21:28

Já tivemos alguns avanços nos últimos meses. Contatei algumas pessoas que podiam saber alguma coisa a respeito do sintetizador e realizei algumas pesquisas que me ajudaram um pouco. Vou retomar os fatos:

1 - Alguns usuários suspeitavam que ela fosse do Jean-Jacques Perrey, compositor das BGM's Baroque Hoedown e The Elephant Never Forgets. Falei com a Pat Prilly, filha do Perrey e também compositora de músicas de sintetizador. Ela não sabia de informação alguma da música. Logo, não é do Perrey e muito menos dela

2 - Um usuário do YouTube, que faz vídeos tocando em diversos sintetizadores, me informou que o sintetizador é claramente um moog minimoog

3 - A música foi composta entre 1970 (lançamento do minimoog) e 1989 (quando apareceu numa propaganda do Chaves)


4 - Postei no Fórum da Moog Music um tópico sobre a música, mas não obtive resposta alguma.

5 - A música pode pertencer à Megatrax, já que o SBT usou Spirit of America para a abertura da Tela de sucessos

Aqui estão alguns links para quem quiser ajudar:

Popcorn Song - Algumas versões de Popcorn (Gershon Kingsley), a música mais conhecida de moog. Existem vários artistas ali, basta procurar por alguma sonoridade similar

Matrixsynth - Aqui tem uma lista de discos de moog.

Space Age Pop - Embora o movimento tenha acabado no fim dos anos 60, tem muitos artistas relacionados e muita informação útil
Lembre-se: Os mortos se comunicam por meio de pancadas :panc:

Avatar do usuário
lucasoap
Membro
Membro
Mensagens: 309
Registrado em: 17 Abr 2010, 11:25
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 25 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por lucasoap » 06 Jul 2013, 22:28

ÓTIMO TÓPICO!
Curioso o fato dessa BGM não ter sido nunca usada na dublagem MAGA (pelo menos até onde se saiba) e ser tão buscada.
Como o Victor disse, ninguém que eu entrei em contato do SBT quis ou soube me ajudar de verdade. Chegaram a me falar que a música quando vai pra alguma chamada do Chapolin, já vai editada e que no SBT só existe o trecho que se escuta na TV, o resto não (vo fingir que acredito <_< ).
Acho que ela não deve ser uma BGM muito longa, calculo uns 1:15 mais ou menos. O que me preocupa é se o trecho que conhecemos toca realmente no início da BGM original ou está no meio dela, se for este ultimo caso fica mais dificil ainda de se achar, pq acho q nem todos, incluindo eu, fica ouvindo as BGM até o final....

Mas eh isso aí, a danada tá complicada de se achar... Deve tá bem moitada por aí, talvez na nossa fuça e a gente ainda não viu.
Imagem

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 22382
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 421 vezes
Curtiram: 3471 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Riddle Snowcraft » 06 Jul 2013, 22:36

Uma pequena trindade pra organizar as informações:

Imagem

Sintam-se livres pra pegar, editar, bagunçar o qnto quiserem.
lucasoap escreveu:O que me preocupa é se o trecho que conhecemos toca realmente no início da BGM original ou está no meio dela, se for este ultimo caso fica mais dificil ainda de se achar, pq acho q nem todos, incluindo eu, fica ouvindo as BGM até o final....
Sem preocupações qnto a isso, nem é necessario ouvir a bgm toda. Se vc ouvir um pedacinho do começo e um pedacinho do meio, ja da pra identificar.
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
TVS-SBT
Membro
Membro
Mensagens: 3209
Registrado em: 27 Jan 2012, 22:50
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre
Curtiu: 164 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por TVS-SBT » 07 Jul 2013, 01:49

Porra, vocês tão obcecados mesmo em encontrar essa BGM hem... :lol: Lá vou eu também criar um topico pro pessoal ajudar a achar a BGM do pianinho do Chapolin de 84 que eu procuro a séculos. :vamp:
"Esperem só até eu ganhar minha bola quadrada!"

Avatar do usuário
Victor Albergaria
Membro
Membro
Mensagens: 212
Registrado em: 03 Jan 2011, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Localização: São Paulo
Curtiu: 13 vezes
Curtiram: 2 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Victor Albergaria » 07 Jul 2013, 02:01

Eu também descarto totalmente a Megatrax. O catálogo dela é novo, de 1993 para cá. Dezenas de trilhas Megatrax o SBT passou a usar na nova fase visual e sonora deles, entre 96 e 97. É da mesma época que foram adquiridas as trilhas da Network Music.

Eu ainda acho que é da Score Production ou de algum desses autores avulsos, como o Moroder ou Enoch Light. É noq eu acredito, até que me provem o contrário rs

Avatar do usuário
Billy Drescher
Membro
Membro
Mensagens: 13267
Registrado em: 05 Ago 2011, 20:35
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 25 vezes
Curtiram: 806 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Billy Drescher » 07 Jul 2013, 02:03

Estudios da TVS escreveu:Porra, vocês tão obcecados mesmo em encontrar essa BGM hem... :lol: Lá vou eu também criar um topico pro pessoal ajudar a achar a BGM do pianinho do Chapolin de 84 que eu procuro a séculos. :vamp:
Use esse mesmo tópico.
Colaborador (08/2011 - 12/2021)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2013 - 11/2013)
Moderador Global (11/2013 - 11/2014)
Administrador (11/2014 - 05/2016)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2016 - 11/2016)
Moderador (11/2016 - 05/2018, 07/2018 - 05/2019 e 11/2019 - 05/2021)
► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
Victor Albergaria
Membro
Membro
Mensagens: 212
Registrado em: 03 Jan 2011, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Localização: São Paulo
Curtiu: 13 vezes
Curtiram: 2 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Victor Albergaria » 07 Jul 2013, 02:14

Aaah não, solicito que o tópico fique apenas para a BGM de abertura, se não for incômodo. Queria um exclusivo pra ela*, já que é a busca mais difícil. Como disse, é melhor usar o outro para as outras. Pode ser?

Avatar do usuário
Billy Drescher
Membro
Membro
Mensagens: 13267
Registrado em: 05 Ago 2011, 20:35
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 25 vezes
Curtiram: 806 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Billy Drescher » 07 Jul 2013, 02:35

Eu não vejo problemas em juntar as buscas, já que o objetivo é o mesmo.

Quem sabe se procurando uma, não acabe achando a outra?
Colaborador (08/2011 - 12/2021)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2013 - 11/2013)
Moderador Global (11/2013 - 11/2014)
Administrador (11/2014 - 05/2016)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2016 - 11/2016)
Moderador (11/2016 - 05/2018, 07/2018 - 05/2019 e 11/2019 - 05/2021)
► Exibir Spoiler

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Victor235 » 07 Jul 2013, 02:37

Sobre o site estar desativado no momento, tente dar uma olhada pelo Web Archive.

Sobre a parte das flautas usadas em uma chamada, tente filtrar o áudio no Audacity, amenizando a fala do locutor por cima.

EDIT: tentei mexer com o áudio mas não foi possível porque ele está com má qualidade de gravação (embora seja a melhor que temos).

É mais ou menos assim: se eu remover os 'ruídos', a faixa toda some :P.

Já tentaram naqueles sites de colocar um trecho da música para perguntar o nome?

E esse compositor aqui, deram uma olhada? http://pt.wikipedia.org/wiki/Riz_Ortolani
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 22382
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 421 vezes
Curtiram: 3471 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Riddle Snowcraft » 07 Jul 2013, 03:39

Com a ajuda da lista de compositores moog da Wikipédia, consegui traçar uma lista de compositores e suas bandas\orquestras que utilizaram em abundancia o Minimoog durante o periodo de 1970 e 1989... Alguns as vezes tem até o nome de um album do lado:

Tim Blake - Crystal Machine -Gong & Hawkwind
Christopher Franke - Tangerine Dream
Edgar Froese- - Tangerine Dream
Herbie Hancock
Mark Kelly - Marillion
Kraftwerk
Jeff Lynne - Electric Light Orchestra - out of the Blue
Manfred Mann
Patrick Moraz - Yes, The Moody Blues - in 1979 he used for "Future Memories" live on TV
Steve Morse - Dixie Dregs, Steve Morse Band, Deep Purple, Kansas
Klaus Schulze
Richard Tandy - Electric Light Orchestra
Frank Zappa

Além disso, na pagina principal da pagina sobre Minimoog da Wikipédia, tem uma lista de usos notaveis do sintetizador. Segue aí:

Heart - The song "Magic Man" features notable Minimoog synthesizer usage
ABBA - Gimme! Gimme! Gimme! bassline was played on Minimoog.
Metronomy's Joseph Mount plays the Minimoog on The English Riviera featured in the songs "The Look" and "The Bay".
Rick Wakeman's albums The Six Wives of Henry VIII, Journey to the Centre of the Earth (album), The Myths and Legends of King Arthur and the Knights of the Round Table, White Rock and No Earthly Connection feature great examples of many of the Minimoog's characteristic sounds.
Yes - many recordings by Yes are notable for their use of the Minimoog, such as the albums Close To The Edge, Tales from Topographic Oceans, Going For The One, Tormato (featuring Rick Wakeman), Relayer (featuring Patrick Moraz), and Drama (featuring Geoff Downes).
Radiohead's 2011 The King Of Limbs From the Basement sessions show Jonny Greenwood playing Minimoog on "Lotus Flower" and Thom Yorke, on "Feral".
Edward Van Halen played a Minimoog on Van Halen's cover of Martha Martha and the Vandellas' Motown classic Dancing in the Street. The song appears on their 1982 album, Diver Down.
Mother Mallard's Portable Masterpiece Company has re-issued its eponymous 1973 LP on Cuneiform Records containing music by David Borden and Steve Drews. They premiered the Minimoog prototype in New York City at Trinity Church in June 1970. They performed "EASTER" which is a track on this CD.
PFM (Premiata Forneria Marconi) - "Impressioni di settembre", the 1971 debut single of this Italian progressive rock band used a Minimoog and was the first Italian hit record to feature a synthesizer.
Emerson, Lake & Palmer - Keith Emerson used a Minimoog on many Emerson, Lake & Palmer songs such as the basslines for "Karn Evil 9" 1st Impression.
Paul Davis owned many Minimoogs. He said in an interview it was the most versatile synth ever made. You can hear it on many of his '70s albums.
Uriah Heep prominently used the Minimoog since their album Magician's Birthday
The album The Zodiac : Cosmic Sounds is claimed to be the first album to feature the moog synthesizer.
Jeff Beck's album Wired, on which Jan Hammer demonstrates pitch-bending technique using the wheel.
Happy The Man's self-titled debut album, on which Kit Watkins Minimoog performances are featured throughout.
Kraftwerk's 1974 album Autobahn, which was a revolutionary record in the development of electronic music.
Passport's 1975 album Cross-Collateral. The Minimoog is featured throughout this brilliant Jazz-Fusion recording.
In 1976 Mother Mallard issued LP Like a Duck to Water
Synergy's Electronic Realizations for Rock Orchestra, recorded with a Minimoog, an Oberheim expander module controlled by an early Oberheim DS-2 digital sequencer and a Mellotron. Also, the second album, Sequencer has several Minimoog and Moog 15 modular synthesizer-based compositions.
Mando Lichtenberger, Jr of La Mafia used on Grammy Winning albums Un Million De Rosas and Vida
Devo used a Minimoog heavily on their first three albums and early singles, notably on the songs "Mongoloid" and "Jocko Homo".
Gary Numan's 1979 album Replicas (under the name Tubeway Army) is essentially built around the Minimoog. His follow-up releases The Pleasure Principle (1979) and Telekon (1980) also heavily feature the instrument.
Michael Jackson used two Minimoogs combined to create the bass sound of the Thriller album's title track released in 1982.
Manfred Mann's Earth Band made the Minimoog an integral part of their sound, especially in their mid-1970s recordings.
Geddy Lee of Rush used a Minimoog on several Rush albums, from 1977's A Farewell to Kings to 1982's Signals. On the live release Exit...Stage Left, Lee can be heard manually "tweaking" the dials to produce unusual sounds in the space between songs "The Trees" and "Xanadu". Additionally, the solos on "Tom Sawyer" and "Subdivisions" were done on the Minimoog.
Tony Hymas used the MiniMoog quite a lot on the Ph.D. album Is It Safe.
Funkadelic and Parliament used a Minimoog played by Bernie Worrell on various hits including "Flash Light" (which created the song's distinctive bassline).
Hot Butter played their song "Popcorn" on a vintage Minimoog at a surprise appearance at the L.L. Bean in Free Port, Maine.
Shooter Jennings uses a Mini-Moog during live performances after releasing his Synth-filled album Black Ribbons.
Eduardo Parra of Los Jaivas used a Minimoog in the 1977's Album Cancion del Sur, 1981's Alturas de Macchu Picchu, 1982's Aconcagua and 1984's Obras de Violeta Parra.
Richard Wright of Pink Floyd used a Minimoog mainly during the song Shine on you Crazy Diamond
Robert Lamm of chicago you can hear the Moog on I've been searching so long and most of their 70s work
Quem diria que a batida de Thriller, do MJ, foi feita no minimoog hein?
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 22382
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 421 vezes
Curtiram: 3471 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Riddle Snowcraft » 07 Jul 2013, 03:42

OPA, ACABO DE PERCEBER ALGO INTERESSANTE NA LISTA!


Tony Hymas used the MiniMoog quite a lot on the Ph.D. album Is It Safe

Tony Hymas, album "Is It Safe"!
Esses usuários curtiram o post de Riddle Snowcraft (total: 1):
Victor235
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Victor235 » 07 Jul 2013, 03:46

Bao, Riddle!

Grande possibilidade da música ser do Tony.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 22382
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 421 vezes
Curtiram: 3471 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Riddle Snowcraft » 07 Jul 2013, 03:48

Da ultima vez que eu tive um bom pressentimento sobre o Hymas, a gente acabou descobrindo a bgm Louis The Moog...

Será que o mesmo acontece dessa vez?
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Victor235 » 07 Jul 2013, 03:55

Não sei, mas também tenho um pressentimento de que iremos encontrá-la em breve.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Trancado